Questões de Concursos CIEE

Resolva questões de CIEE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

122Q972100 | Psicologia, Violência Doméstica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

As práticas abusivas que permeiam a infância têm recebido mais atenção quanto à promoção de atuações que possibilitem a proteção dessas vítimas, como é o caso da violência sexual, que é considerada um problema de saúde pública, por atingir um grande número de crianças. Tal violência causa prejuízos significativos no desenvolvimento, podendo gerar consequências futuras, como no âmbito das relações, no aprendizado etc. Para que possam ser realizados trabalhos de avaliação preventiva, esta pode ser caracterizada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q972444 | Estatuto da Pessoa Idosa, Direito à Vida, Serviço Social, TJDFT, CIEE

De acordo com o Estatuto do Idoso, é obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

I. faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários ressalvadas as restrições legais.

II. prática de esportes e de diversões.

III. participação na vida política, na forma da lei.

IV. faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q972236 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2018

Considerando-se o direito à convivência familiar e comunitária assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente, é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q972288 | Conhecimentos Gerais, Migração, Direito, TJDFT, CIEE, 2017

Das alternativas a seguir, qual apresenta o maior continente do mundo em extensão territorial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q972291 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Direito, TJDFT, CIEE, 2017

Complete corretamente a frase: "A Inconfidência Mineira partiu ___ de Minas Gerais, na segunda metade do século XVIII. Os impostos exigidos pela Coroa Portuguesa, além da "Derrama, - imposto que exigia que toda a população, pagasse 20% sobre o ouro, - desencadeou o movimento."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q972300 | Noções de Informática, Google Chrome, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

Durante a navegação utilizando o Google Chrome, ao se clicar sobre uma página com o botão direito do mouse (exceto sobre uma imagem), aparecem as seguintes opções, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q972327 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

As drogas são substâncias capazes de produzir alterações nas sensações

I. físicas.

II. psíquicas.

III. emocionais.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q972078 | Atualidades, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

A Justiça ampliou, nesta quinta-feira, (...) as acusações contra Cristina Kirchner, ex-presidente e atual senadora, no caso que ficou conhecido como “Cadernos das Propinas”, no qual ela e integrantes de seu governo são investigados por receber dinheiro de empresários do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q972566 | Conhecimentos Gerais, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Segundo notícia veiculada em julho de 2015, no portal G1, a Polícia Federal e a Casa da Moeda apresentaram o novo modelo de passaporte comum brasileiro, que passa a ter o dobro do tempo de validade dos anteriores e itens de segurança mais avançados. O valor também mudou: de R$157,05 para R$257,25, um aumento de 64,8%. É correto afirmar que, com a mudança, o passaporte comum passa a ter validade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q972576 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Psicologia, TJDFT, CIEE

É correto afirmar que a integração do planejamento de RH com o planejamento estratégico da empresa tem como finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q972600 | Serviço Social, Assessoria e Consultoria em Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE

O assistente social, no que concerne aos aspectos institucionais e ao exercício de suas competências, inclusive no âmbito de Recursos humanos, conforme Lei que regulamenta a profissão, está apto a

I. planejar, a organizar e a administrar benefícios e serviços sociais.

II. a prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

III. planejar, a executar e a avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q972460 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE

Com relação à psicoterapia em intervenções na Dependência Química, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Dentro das psicoterapias, nos deparamos com várias propostas interventivas com diferentes referenciais teóricos e modalidades: a cognitivo-comportamental, a prevenção de recaída, a terapia motivacional, a psicodinâmica, a terapia individual, a de grupo e a de família. Esta última vem ganhando força na área do tratamento de dependentes de drogas no Brasil.

( ) As intervenções breves também chamam atenção para a importância de detectar precocemente o problema na rede básica de atenção à saúde, pois, muitas vezes, a pessoa está em fase intermediária do problema e dificilmente buscará tratamento em um serviço especializado para drogas. Vários resultados com intervenções breves apontam que estas não são menos efetivas do que as intervenções mais longas, principalmente se a pessoa ainda não desenvolveu a dependência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q972466 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicologia, TJDFT, CIEE

Com relação ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) em crianças, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q972246 | Português, MalMau, Nível Médio, TJDFT, CIEE, 2017

Luzia está de ___ humor, pois está ___ de saúde. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q972036 | Direito Processual Penal, Da Prisão em Flagrante, Direito, TJDFT, CIEE, 2019

O art. 306 do CPP dispõe que a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q972293 | Português, Problemas da língua culta, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q972041 | Português, Problemas da língua culta, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Quando confrontados pelos aspectos mais obscuros ou espinhosos da existência, os antigos gregos costumavam consultar os deuses (naquela época, não havia psicanalistas). Para isso, existiam os oráculos – locais sagrados onde os seres imortais se manifestavam, devidamente encarnados em suas sacerdotisas. Certa vez, talvez por brincadeira, um ateniense perguntou ao conceituado oráculo de Delfos se haveria na Grécia alguém mais sábio que o esquisitão Sócrates. A resposta foi sumária: “não”.

O inesperado elogio divino chegou aos ouvidos de Sócrates, causando-lhe uma profunda sensação de estranheza. Afinal de contas, ele jamais havia se considerado um grande sábio. Pelo contrário: considerava-se tão ignorante quanto o resto da humanidade. Após muito meditar sobre as palavras do oráculo, Sócrates chegou à conclusão de que mudaria sua vida (e a história do pensamento). Se ele era o homem mais sábio da Grécia, então o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da própria ignorância. Para colocar à prova sua descoberta, ele foi ter com um dos figurões intelectuais da época. Após algumas horas de conversa, percebeu que a autoproclamada sabedoria do sujeito era uma casca vazia. E concluiu: “Mais sábio que esse homem eu sou. É provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um tantinho mais sábio que ele exatamente por não supor saber o que não sei”. A partir daí, Sócrates começou uma cruzada pessoal contra a falsa sabedoria humana – e não havia melhor palco para essa empreitada que a vaidosíssima Atenas. Em suas próprias palavras, ele se tornou um “vagabundo loquaz” – uma usina ambulante de insolência iluminadora, movida pelo célebre bordão que Sócrates legou à posteridade: “Só sei que nada sei”.

Para sua tarefa audaz, Sócrates empregou o método aprendido com os professores sofistas. Mas havia grandes diferenças entre a dialética de Sócrates e a de seus antigos mestres. Em primeiro lugar, Sócrates não cobrava dinheiro por suas “lições” – aceitava conversar com qualquer pessoa, desde escravos até políticos poderosos,sem ganhar um tostão. Além disso, os diálogos de Sócrates não serviam para defender essa ou aquela posição ideológica, mas para questionar a tudo e a todos sem distinção. Ele geralmente começava seus debates com perguntas diretas sobre temas elementares: “O que é o amor?” “O que é a virtude?” “O que é a mentira?” Em seguida, destrinchava as respostas que lhe eram dadas, questionando o significado de cada palavra. E continuava fazendo perguntas em cima de perguntas, até levar os exaustos interlocutores a conclusões opostas às que haviam dado inicialmente – e tudo isso num tom perfeitamente amigável. Assim, o pensador demonstrava uma verdade que até hoje continua universal: na maior parte do tempo, a grande maioria das pessoas (especialmente as que se consideram mais sabichonas) não sabe do que está falando.

(José Francisco Botelho. Revista Vida Simples. Edição 91. Com adaptações.)

Considerando a adequação linguística, assinale a afirmativa grafada INCORRETAMENTE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q972554 | Noções de Informática, Microsoft Powerpoint, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Assinale a alternativa que apresenta um formato de vídeo incompatível com uma apresentação feita no Microsoft PowerPoint 2010.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q972044 | Português, Dígrafos, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Quando confrontados pelos aspectos mais obscuros ou espinhosos da existência, os antigos gregos costumavam consultar os deuses (naquela época, não havia psicanalistas). Para isso, existiam os oráculos – locais sagrados onde os seres imortais se manifestavam, devidamente encarnados em suas sacerdotisas. Certa vez, talvez por brincadeira, um ateniense perguntou ao conceituado oráculo de Delfos se haveria na Grécia alguém mais sábio que o esquisitão Sócrates. A resposta foi sumária: “não”.

O inesperado elogio divino chegou aos ouvidos de Sócrates, causando-lhe uma profunda sensação de estranheza. Afinal de contas, ele jamais havia se considerado um grande sábio. Pelo contrário: considerava-se tão ignorante quanto o resto da humanidade. Após muito meditar sobre as palavras do oráculo, Sócrates chegou à conclusão de que mudaria sua vida (e a história do pensamento). Se ele era o homem mais sábio da Grécia, então o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da própria ignorância. Para colocar à prova sua descoberta, ele foi ter com um dos figurões intelectuais da época. Após algumas horas de conversa, percebeu que a autoproclamada sabedoria do sujeito era uma casca vazia. E concluiu: “Mais sábio que esse homem eu sou. É provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um tantinho mais sábio que ele exatamente por não supor saber o que não sei”. A partir daí, Sócrates começou uma cruzada pessoal contra a falsa sabedoria humana – e não havia melhor palco para essa empreitada que a vaidosíssima Atenas. Em suas próprias palavras, ele se tornou um “vagabundo loquaz” – uma usina ambulante de insolência iluminadora, movida pelo célebre bordão que Sócrates legou à posteridade: “Só sei que nada sei”.

Para sua tarefa audaz, Sócrates empregou o método aprendido com os professores sofistas. Mas havia grandes diferenças entre a dialética de Sócrates e a de seus antigos mestres. Em primeiro lugar, Sócrates não cobrava dinheiro por suas “lições” – aceitava conversar com qualquer pessoa, desde escravos até políticos poderosos,sem ganhar um tostão. Além disso, os diálogos de Sócrates não serviam para defender essa ou aquela posição ideológica, mas para questionar a tudo e a todos sem distinção. Ele geralmente começava seus debates com perguntas diretas sobre temas elementares: “O que é o amor?” “O que é a virtude?” “O que é a mentira?” Em seguida, destrinchava as respostas que lhe eram dadas, questionando o significado de cada palavra. E continuava fazendo perguntas em cima de perguntas, até levar os exaustos interlocutores a conclusões opostas às que haviam dado inicialmente – e tudo isso num tom perfeitamente amigável. Assim, o pensador demonstrava uma verdade que até hoje continua universal: na maior parte do tempo, a grande maioria das pessoas (especialmente as que se consideram mais sabichonas) não sabe do que está falando.

(José Francisco Botelho. Revista Vida Simples. Edição 91. Com adaptações.)

O dígrafo consiste no encontro de duas letras que, juntas, emitem um único som, correspondente a um determinado fonema.

São considerados dígrafos consonantais, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.