Questões de Concursos CIEE

Resolva questões de CIEE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q972061 | Noções de Informática, Navegadores Browser, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Com relação ao uso do navegador Internet Explorer 11.0 (Configuração Padrão), a opção que descreve as teclas de atalho que têm a função de Abrir os favoritos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q972066 | Português, Proparoxítonas, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Farmácia literária

Imagine chegar ao consultório ou ao hospital com um incômodo qualquer e sair de lá com a prescrição de uma terapia intensiva de George Orwell, seguida de pílulas de Fernando Pessoa, emplastros de Victor Hugo e doses generosas de Monteiro Lobato. Você não leu errado: uma boa história ajuda a aliviar depressão, ansiedade e outros problemas que atingem a cabeça e o resto do organismo.

Quem garante esse poder medicamentoso das ficções são as inglesas Ella Berthoud e Susan Elderkin, que acabam de publicar no Brasil Farmácia Literária (Verus). Redigida no estilo de manual médico, a obra reúne cerca de 200 males divididos em ordem alfabética. Para cada um, há dicas de leituras.

As autoras se conheceram enquanto estudavam literatura na Universidade de Cambridge. Entre um debate sobre um romance e outro, viraram amigas e criaram um serviço de biblioterapia, em que apontam exemplares para indivíduos que procuram assistência. “O termo biblioterapia vem do grego e significa a cura por meio dos livros”, ressalta Ella.

O método é tão sério que virou política de saúde pública no Reino Unido. Desde 2013, pacientes com doenças psiquiátricas recebem indicações do que devem ler direto do especialista. Da mesma maneira que vão à drogaria comprar remédios, eles levam o receituário à biblioteca e tomam emprestados os volumes aconselhados.

A iniciativa britânica foi implementada com base numa série de pesquisas recentes que avaliaram o papel das palavras no bem-estar. Uma experiência realizada na Universidade New School, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com o hábito de reservar um tempo às letras costumam ter maior empatia, ou seja, uma capacidade ampliada de entender e se colocar no lugar do próximo. Outra pesquisa da também americana Universidade Harvard apontou que leitores ávidos são mais sociáveis e abertos para conversar.

E olha que estamos falando de ficção mesmo. No novo livro não vemos gêneros comoautoajuda ou biografia. “Eles já tinham o seu espaço, enquanto as ficções eram um recurso pouco utilizado. É difícil lembrar-se de uma condição que não tenha sido retratada em alguma narrativa”, esclarece Susan.

As autoras acreditam que é possível tirar lições valiosas do que fazer e do que evitar a partir da trajetória de heróis e vilões. “Ler sobre personagens que experimentaram ou sentiram as mesmas coisas que vivencio agora auxilia, inspira e apresenta perspectivas distintas”, completa.

As sugestões percorrem praticamente todas as épocas e movimentos literários da humanidade. A obra mais antiga que integra o livro é a epopeia ‘O Asno de Ouro’, assinada pelo romano Lúcio Apuleio, no século II, que serve de fármaco para exagero na autoconfiança. Há também os moderníssimos ‘Reparação’, do inglês Ian McEwan (solução para excesso de mentira), e ‘1Q84’, do japonês Haruki Murakami (potente para as situações em que o amor simplesmente termina).

Disponível em 20 países, cada edição de Farmácia Literária é adaptada para a cultura local, com a inclusão de verbetes e de literatos nacionais. “Nós precisamos contemplar as obras que formaram e moldaram o ideal daquela nação para que nosso ofício faça sentido”, conta Ella. No caso do Brasil, foram inseridos os principais textos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Milton Hatoum, que fazem companhia aos portugueses Eça de Queirós e José Saramago.

(Rosa Maria Miguel Fontes. Jornalista e Escritora. Disponível em: http://blogs.uai.com.br/contaumahistoria/farmaci a-literaria/. Abril de 2017. Com adaptações.)

Conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa e a vigência do Novo Acordo Ortográfico, assinale a afirmativa que apresenta ERRO quanto à acentuação gráfica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q972079 | Atualidades, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com a primeira-ministra do Reino Unido. O americano não apertou às mãos da premiê britânica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q972081 | Atualidades, Política no Brasil, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

A Greve dos Caminhoneiros mudou a rotina do Brasil em maio de 2018. Em relação às reivindicações da categoria, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q972082 | Atualidades, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de um quarto da população venezuelana em torno de sete milhões de pessoas precisa de apoio, segundo um informativo interno que mostra um aumento da desnutrição e de doenças, em meio a uma severa crise econômica e política do presidente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q972596 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Serviço Social, TJDFT, CIEE

No que concerne à Área da Saúde, atualmente, iniciativas do Governo Federal têm sido promovidas, sendo que, após a implantação do Programa “Atenção Básica em Saúde”, teve a estratégia principal o “Saúde da Família”. Porém, busca-se, ainda, a reorientação desse modelo. Entre as dificuldades e os desafios dos programas mencionados, pode-se apontar o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q972104 | Psicologia, Violência Doméstica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

No tocante à violência contra idosos, cabe salientar o papel importante na ampliação e reflexão dessa questão dentro da sociedade, assim, a identificação de situações de risco, principalmente quando idoso está inserido em algum serviço de saúde, pode ser uma oportunidade de detectar tal perpetuação de violência. Assim, quanto às diferenças entre a prática deste tipo de violência em termos de gênero, ou seja, com pessoas idosas do sexo feminino que são internadas em instituições hospitalares, é mais comum a presença de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q972386 | Português, Por que porque/ porquê/ por quê, Direito, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com a gramática normativa, quanto à ortografia, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

1. __________ precisamos discutir?

2. __________ é necessário.

3. Mas __________?

4. O __________ eu não sei.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q972425 | Noções de Informática, Editor de Textos, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Com base no Word 2016, assinale a alternativa que apresenta o comando de atalho utilizado para acessar a opção “Diga-me o que você deseja fazer”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q972228 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2018

Considerando-se o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente sobre o direito à convivência familiar e comunitária, analisar os itens abaixo:

I - A gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para adoção, antes ou logo após o nascimento, será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude.

II - A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q972307 | Noções de Informática, Microsoft Word 2016 e 365, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

No Word 2016 a guia __________ é onde você pode alterar o espaçamento entre linhas de um documento ou controlar a aparência de um documento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q972574 | Psicologia, Psicologia, TJDFT, CIEE

Assinale a alternativa que apresenta as vantagens da realização da técnica de entrevista por competência no processo seletivo, técnica aplicada na contratação de profissionais dos mais variados níveis de senioridade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q972575 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicologia, TJDFT, CIEE

Existem diversos instrumentos psicológicos que contribuem para a avaliação do candidato. Assinale a alternativa que pontua o que estes podem mensurar/ medir.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q972328 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Com relação ao alcoolismo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Não se sabe precisamente a relação entre alcoolismo e hereditariedade, entretanto, é de conhecimento que a relação existe: um indivíduo tem quatro vezes mais chances de ter problemas com a bebida se seus pais eram alcoólatras. Estrutura psíquica e influências familiares e culturais são outros aspectos que podem levar a essa moléstia.

( ) Um primeiro ponto é que o alcoolismo não se dá de forma imediata. Geralmente, torna-se um hábito, tomando um papel de destaque na vida do sujeito. Embriaguez, alteração drástica de humor e, após o evento “ressaca moral”, vão se tornando cada vez mais frequentes: casos sucessivos de abuso do álcool.

( ) Beber pela manhã nos últimos doze meses; tentar, sem sucesso, parar de fazer o uso do álcool por uma semana ou mais; sentir ressentimento das pessoas que tentam oferecer conselho em relação a esta temática; problemas no lar por causa da bebida; não se lembrar de certos momentos que ocorreram enquanto fazia o uso do álcool, dentre alguns outros sintomas, podem indicar o alcoolismo em potencial ou propriamente dito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q972585 | Psicologia, Saúde no trabalho, Psicologia, TJDFT, CIEE

Uma das formas de se promover a saúde e de auxiliar o colaborador a lidar com suas fontes de estresse e problemas no trabalho é oferecer um serviço que o psicólogo organizacional pode utilizar. Assinale a alternativa que apresenta este serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q972586 | Psicologia, Saúde no trabalho, Psicologia, TJDFT, CIEE

Assinale a alternativa que apresenta uma das características do aconselhamento psicológico em uma empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q972593 | Serviço Social, Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Serviço Social, TJDFT, CIEE

No exercício de sua função, para orientar e conduzir situações envolvendo famílias que atende, o assistente social faz uso de técnica denominada “Serviço Social de Caso”, que se caracteriza pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q972594 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA), o Programa “Mais Saúde: direito de todos”, lançado em 5 de dezembro de 2007 pela Presidência da República, consubstanciou um plano detalhado de investimento e atuação prioritária do Ministério da Saúde, no quadriênio 2008-2011. Tal Programa de Aceleração do Crescimento, mais conhecido como “PAC-Saúde”, para compor o chamado Sistema Integrado de Atenção à Saúde, promove, em 2008, a criação dos Núcleos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q972339 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2017

Segundo o Código de Ética do Assistente Social, quanto ao sigilo profissional, analise as assertivas abaixo.

I. O sigilo protegerá o(a) usuário(a) em tudo aquilo de que o(a) Assistente Social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

II. Em trabalho multidisciplinar, só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

III. A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do(a) usuário(a), de terceiros(as) e da coletividade.

IV. Constitui dever do(a) Assistente Social manter o sigilo profissional.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q972119 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Colocação em Família Substituta, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

Assinale e alternativa em conformidade com o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.