Questões de Concursos CIEE

Resolva questões de CIEE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q972029 | Direito Processual Penal, Sistemas processuais, Direito, TJDFT, CIEE, 2019

São características do sistema inquisitório, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q972030 | Direito Processual Penal, Desenvolvimento diligências e providências, Direito, TJDFT, CIEE, 2019

Acerca do inquérito policial, previsto no Código de Processo Penal (CPP), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q972040 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Quando confrontados pelos aspectos mais obscuros ou espinhosos da existência, os antigos gregos costumavam consultar os deuses (naquela época, não havia psicanalistas). Para isso, existiam os oráculos – locais sagrados onde os seres imortais se manifestavam, devidamente encarnados em suas sacerdotisas. Certa vez, talvez por brincadeira, um ateniense perguntou ao conceituado oráculo de Delfos se haveria na Grécia alguém mais sábio que o esquisitão Sócrates. A resposta foi sumária: “não”.

O inesperado elogio divino chegou aos ouvidos de Sócrates, causando-lhe uma profunda sensação de estranheza. Afinal de contas, ele jamais havia se considerado um grande sábio. Pelo contrário: considerava-se tão ignorante quanto o resto da humanidade. Após muito meditar sobre as palavras do oráculo, Sócrates chegou à conclusão de que mudaria sua vida (e a história do pensamento). Se ele era o homem mais sábio da Grécia, então o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da própria ignorância. Para colocar à prova sua descoberta, ele foi ter com um dos figurões intelectuais da época. Após algumas horas de conversa, percebeu que a autoproclamada sabedoria do sujeito era uma casca vazia. E concluiu: “Mais sábio que esse homem eu sou. É provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um tantinho mais sábio que ele exatamente por não supor saber o que não sei”. A partir daí, Sócrates começou uma cruzada pessoal contra a falsa sabedoria humana – e não havia melhor palco para essa empreitada que a vaidosíssima Atenas. Em suas próprias palavras, ele se tornou um “vagabundo loquaz” – uma usina ambulante de insolência iluminadora, movida pelo célebre bordão que Sócrates legou à posteridade: “Só sei que nada sei”.

Para sua tarefa audaz, Sócrates empregou o método aprendido com os professores sofistas. Mas havia grandes diferenças entre a dialética de Sócrates e a de seus antigos mestres. Em primeiro lugar, Sócrates não cobrava dinheiro por suas “lições” – aceitava conversar com qualquer pessoa, desde escravos até políticos poderosos,sem ganhar um tostão. Além disso, os diálogos de Sócrates não serviam para defender essa ou aquela posição ideológica, mas para questionar a tudo e a todos sem distinção. Ele geralmente começava seus debates com perguntas diretas sobre temas elementares: “O que é o amor?” “O que é a virtude?” “O que é a mentira?” Em seguida, destrinchava as respostas que lhe eram dadas, questionando o significado de cada palavra. E continuava fazendo perguntas em cima de perguntas, até levar os exaustos interlocutores a conclusões opostas às que haviam dado inicialmente – e tudo isso num tom perfeitamente amigável. Assim, o pensador demonstrava uma verdade que até hoje continua universal: na maior parte do tempo, a grande maioria das pessoas (especialmente as que se consideram mais sabichonas) não sabe do que está falando.

(José Francisco Botelho. Revista Vida Simples. Edição 91. Com adaptações.)

Assinale a afirmativa transcrita do texto que evidencia um fato atual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q972558 | Noções de Informática, Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Com relação à inserção de imagens em provedores de email, analise as assertivas abaixo.

I. Quando uma figura é anexada em um e-mail, de qualquer provedor, a imagem é convertida para um formato automaticamente menor para facilitar a transmissão dos dados para a Internet.

II. Todos os provedores limitam o número de cinco fotos enviadas em um e-mail.

III. Um arquivo Bitmap do Windows pode ser anexado em qualquer provedor de e-mail.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q972560 | Atualidades, Atualidades do ano de 2015, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Segundo notícia veiculada em julho de 2015, no portal do Correio Braziliense, um estudo Mobile Phone Monthly Tracker, realizado pela IDC, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, apontou que as vendas de celulares inteligentes registraram queda pela primeira vez no país: em abril, foram cerca de 4,86 milhões de aparelhos comercializados, 1% a menos do que no mesmo mês de 2014. É correto afirmar que esses celulares inteligentes são mais conhecidos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q972050 | Matemática, Frações e Números Decimais, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Dois amigos, Merlin e Artur, resolveram morar juntos e dividir o aluguel de um apartamento, cujo valor é de R$ 1.100,00. Sabe-se que cada amigo paga metade do aluguel, sendo esses valores correspondentes a:

• 2/5 do salário de Merlin;

• 2/7 do salário de Artur.

Desse modo, é possível concluir que o salário de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q972562 | Atualidades, Atualidades do ano de 2015, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Este ator egípcio, famoso por estrelar filmes como “Lawrence da Arábia”, “Doutor Jivago” e “Funny girl – Uma garota genial”, morreu, no último dia 10 de julho, aos 83 anos. Assinale a alternativa que apresenta seu nome.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q972312 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Mato Grosso do Sul, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

Complete corretamente a frase: O ___, considerado o de menor extensão territorial do país, abrange dois estados brasileiros, a saber: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q972316 | Conhecimentos Gerais, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

Assinale a alternativa correta. No que se refere ao descarte irregular de resíduos sólidos no meio ambiente, em áreas protegidas, como mananciais, por exemplo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q972583 | Psicologia, Saúde no trabalho, Psicologia, TJDFT, CIEE

Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta que o RH utiliza para coleta de dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho destes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q972077 | Conhecimentos Gerais, Saúde, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

Os quase 8.400 profissionais cubanos que atendiam o Programa ________________, do governo federal, deixaram o Brasil. Depois da saída dos cubanos, o Ministério da Saúde abriu inscrições para brasileiros nesse programa. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q972120 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Internação, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Sobre o assunto, assinale a alternativa em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q972162 | Noções de Informática, Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2018

Podem ser consideradas algumas atividades do correio eletrônico:

I - Solicitar informações.

II - Fazer download de arquivos.

III - Mandar mensagens.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q972163 | Conhecimentos Gerais, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2018

Em relação ao voto e ao alistamento eleitoral, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O alistamento eleitoral é obrigatório para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, porém o voto não.

( ) O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos.

( ) O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q972165 | Conhecimentos Gerais, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2018

Os municípios são governados pelos prefeitos e vice-prefeitos, que fazem parte do Poder:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q972190 | Direito Processual Penal, Denúncia e Queixa, Direito, TJDFT, CIEE, 2018

Com base na Lei nº 3.689/1941 - Código de Processo Penal, em regra geral, na ação penal, nos crimes de ação pública, as ações serão promovidas mediante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q972206 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

De acordo com Formigoni, em relação ao fenômeno da tolerância ao efeito da droga de abuso, assinalar a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q972501 | Português, Proparoxítonas, Nível Técnico, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à acentuação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q972506 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Nível Técnico, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância verbal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q972280 | Noções de Informática, Teclas de atalho, Direito, TJDFT, CIEE, 2017

No Power Point 2016 pode-se adicionar um novo slide a uma apresentação utilizando as teclas de atalho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.