Questões de Concursos CIEE

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81Q704677 | Informática, Estagiário Nível Superior, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

Considerando o BrOffice Cal, Configuração Local, Idioma Português-Brasil, “na opção Exibir > Barra de ferramentas localizada na barra de ____________ é possível selecionar as barras que ficarão ativas.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 
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82Q701270 | História, Estagiário Nível Superior, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

A unificação da Itália foi um processo de união entre os vários reinos que compunham a Península Itálica, após a expulsão dos austríacos. Ocorreu na segunda metade do século XIX e terminou em 1871. A Itália é um país europeu localizado no sul do continente; seu território é banhado pelo mar:
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83Q698938 | Informática, Estagiário Nível Superior, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

“Programa que armazena todas as informações que um usuário digitou em um micro infectado por esse tipo de programa”. A afirmativa se refere a:
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84Q698844 | Português, Estagiário Nível Médio, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

Texto associado.
Conversa de água quente 
Discordar a boca pequena, antes de mostrar respeito, pode esconder inveja. Discordar em público, antes de parecer afronta, pode ser reverência. É neste sentido que ouso ocupar este espaço para contrapor os conceitos defendidos pela grande cronista Martha Medeiros em sua recente coluna denominada “Mulher escrevendo enquanto toma chá”. Em resumo (e resumos são sempre perigosos), ela diz admirar os títulos simples e meramente descritivos das telas de mestres da pintura para justificar insegurança e preguiça no momento de nomear suas próprias criações. Junto, relativiza a importância daquelas poucas palavras que merecerão destaque garrafal no texto – o oposto do que acontece nas galerias. E se contradiz, em parte: reconhece a dúvida (logo, o sofrimento) para escolher os títulos de seus livros. No fundo, sabe que não pode ser tão relaxada quanto deseja que acreditemos. Aprendi a importância da sedução nos títulos em tempos pretéritos, compondo “chamadas” publicitárias (por onde também circulou a poeta Martha). Mais tarde, enquanto preparava a terra a qual sustenta o que escrevo, o professor Assis Brasil ensinou em oficina: títulos devem conter promessas. O casamento deste par de conceitos, sedução e promessa, é síntese prodigiosa. Há mil maneiras de prometer e outras mil de seduzir – alguma será mais eficaz. Sob medida. Para quê? Para convencer até mesmo o sujeito mais distraído de que vale a pena abrir o livro, assistir ao filme, ver a exposição. Especialmente na crônica, títulos não miram o leitor habitual: servem para tornar leitor quem está de passagem. Abatê?lo e carregar para dentro dos parágrafos. Talvez (belo propósito!), fazê?lo contumaz dali em diante. 
Bons títulos não salvam mau conteúdo e vice?versa. O ideal é estarem parelhos. Se investi muitas horas de revisão e polimento no texto, vale a mesma regra para compor o título. Por exemplo: “Meio intelectual, meio de esquerda” é como se chama o ótimo livro do excelente Antonio Prata. “Bar ruim é lindo, bicho” é o nome da crônica da qual ele pescou a expressão levada à capa da obra. Viram como a mesma matriz pode gerar um título genial e outro meia?boca? Pergunto: qual dos dois recebeu olhar mais atento? Por fim, na condição de arte, títulos devem trazer estranhamento, novidade. Luz. Ainda falando em sedução e promessa, o que dizer do nome deste livro: “Topless”? Nem preciso dizer quem é a autora… 
Martha conclui a crônica (outro momento crucial) dizendo que, a partir daquele título simplório, o leitor pulou para dentro do texto. Verdade. Sou prova viva. Porém, o fiz por causa de outro destaque na página: o nome da colunista – este sim construído com apreço e ao longo de muitos anos. Registro aos jovens escritores: nada que se faça com preguiça e insegurança. 
Muito bem, respeitarei o ponto de vista de uma das mais consagradas colunistas deste nosso tempo. Mas reitero que discordo de maneira fervorosa. Bons títulos dão trabalho? Muito. Exigem do escritor? Ao extremo. Valem o esforço? Sim! Isto é o que pensa, humildemente, este “Homem escrevendo enquanto toma chimarrão”.

(Rubem Penz. Conversa de água quente. Adaptado.)
A palavra “título” transcrita do texto é acentuada pela mesma razão que a seguinte expressão: 
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85Q699025 | Informática, Estagiário Nível Superior, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

“Tipo de ataque que objetiva fazer com que o computador/servidor pare de responder às requisições/solicitações e, com isso, paralisem os serviços que nele estão hospedados.” Trata-se de:
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86Q706235 | Informática, Estagiário Nível Superior, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

“Envio de mensagens de e-mail em grande número (sem autorização dos destinatários).” A afirmativa se refere a:
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87Q700546 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Estagiário Nível Superior, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

Texto associado.
Quanto aos fatores que contribuíram para o processo de industrialização no Brasil, analise as afirmativas. 
I. A exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria. 
II. Os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos. 
III. A dificuldade de importação de produtos industrializados durante a Primeira Guerra Mundial estimulou a indústria. 
IV. O êxodo rural foi o fator determinante para a mão de obra na criação das indústrias. 
Assinale a alternativa correta. 
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88Q703208 | Português, Estagiário Nível Superior, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

Texto associado.

Conversa de água quente 

Discordar a boca pequena, antes de mostrar respeito, pode esconder inveja. Discordar em público, antes de parecer afronta, pode ser reverência. É neste sentido que ouso ocupar este espaço para contrapor os conceitos defendidos pela grande cronista Martha Medeiros em sua recente coluna denominada “Mulher escrevendo enquanto toma chá”. Em resumo (e resumos são sempre perigosos), ela diz admirar os títulos simples e meramente descritivos das telas de mestres da pintura para justificar insegurança e preguiça no momento de nomear suas próprias criações. Junto, relativiza a importância daquelas poucas palavras que merecerão destaque garrafal no texto – o oposto do que acontece nas galerias. E se contradiz, em parte: reconhece a dúvida (logo, o sofrimento) para escolher os títulos de seus livros. No fundo, sabe que não pode ser tão relaxada quanto deseja que acreditemos. Aprendi a importância da sedução nos títulos em tempos pretéritos, compondo “chamadas” publicitárias (por onde também circulou a poeta Martha). Mais tarde, enquanto preparava a terra a qual sustenta o que escrevo, o professor Assis Brasil ensinou em oficina: títulos devem conter promessas. O casamento deste par de conceitos, sedução e promessa, é síntese prodigiosa. Há mil maneiras de prometer e outras mil de seduzir – alguma será mais eficaz. Sob medida. Para quê? Para convencer até mesmo o sujeito mais distraído de que vale a pena abrir o livro, assistir ao filme, ver a exposição. Especialmente na crônica, títulos não miram o leitor habitual: servem para tornar leitor quem está de passagem. Abatê?lo e carregar para dentro dos parágrafos. Talvez (belo propósito!), fazê?lo contumaz dali em diante. 

Bons títulos não salvam mau conteúdo e vice?versa. O ideal é estarem parelhos. Se investi muitas horas de revisão e polimento no texto, vale a mesma regra para compor o título. Por exemplo: “Meio intelectual, meio de esquerda” é como se chama o ótimo livro do excelente Antonio Prata. “Bar ruim é lindo, bicho” é o nome da crônica da qual ele pescou a expressão levada à capa da obra. Viram como a mesma matriz pode gerar um título genial e outro meia?boca? Pergunto: qual dos dois recebeu olhar mais atento? Por fim, na condição de arte, títulos devem trazer estranhamento, novidade. Luz. Ainda falando em sedução e promessa, o que dizer do nome deste livro: “Topless”? Nem preciso dizer quem é a autora… 

Martha conclui a crônica (outro momento crucial) dizendo que, a partir daquele título simplório, o leitor pulou para dentro do texto. Verdade. Sou prova viva. Porém, o fiz por causa de outro destaque na página: o nome da colunista – este sim construído com apreço e ao longo de muitos anos. Registro aos jovens escritores: nada que se faça com preguiça e insegurança. 

Muito bem, respeitarei o ponto de vista de uma das mais consagradas colunistas deste nosso tempo. Mas reitero que discordo de maneira fervorosa. Bons títulos dão trabalho? Muito. Exigem do escritor? Ao extremo. Valem o esforço? Sim! Isto é o que pensa, humildemente, este “Homem escrevendo enquanto toma chimarrão”. 

(Rubem Penz. Conversa de água quente. Adaptado.)

Considerando o título do texto “Conversa de água quente”, podemos inferir que o autor:
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89Q702360 | Português, Estagiário Nível Médio, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

Texto associado.

Conversa de água quente 

Discordar a boca pequena, antes de mostrar respeito, pode esconder inveja. Discordar em público, antes de parecer afronta, pode ser reverência. É neste sentido que ouso ocupar este espaço para contrapor os conceitos defendidos pela grande cronista Martha Medeiros em sua recente coluna denominada “Mulher escrevendo enquanto toma chá”. Em resumo (e resumos são sempre perigosos), ela diz admirar os títulos simples e meramente descritivos das telas de mestres da pintura para justificar insegurança e preguiça no momento de nomear suas próprias criações. Junto, relativiza a importância daquelas poucas palavras que merecerão destaque garrafal no texto – o oposto do que acontece nas galerias. E se contradiz, em parte: reconhece a dúvida (logo, o sofrimento) para escolher os títulos de seus livros. No fundo, sabe que não pode ser tão relaxada quanto deseja que acreditemos. Aprendi a importância da sedução nos títulos em tempos pretéritos, compondo “chamadas” publicitárias (por onde também circulou a poeta Martha). Mais tarde, enquanto preparava a terra a qual sustenta o que escrevo, o professor Assis Brasil ensinou em oficina: títulos devem conter promessas. O casamento deste par de conceitos, sedução e promessa, é síntese prodigiosa. Há mil maneiras de prometer e outras mil de seduzir – alguma será mais eficaz. Sob medida. Para quê? Para convencer até mesmo o sujeito mais distraído de que vale a pena abrir o livro, assistir ao filme, ver a exposição. Especialmente na crônica, títulos não miram o leitor habitual: servem para tornar leitor quem está de passagem. Abatê?lo e carregar para dentro dos parágrafos. Talvez (belo propósito!), fazê?lo contumaz dali em diante. 

Bons títulos não salvam mau conteúdo e vice?versa. O ideal é estarem parelhos. Se investi muitas horas de revisão e polimento no texto, vale a mesma regra para compor o título. Por exemplo: “Meio intelectual, meio de esquerda” é como se chama o ótimo livro do excelente Antonio Prata. “Bar ruim é lindo, bicho” é o nome da crônica da qual ele pescou a expressão levada à capa da obra. Viram como a mesma matriz pode gerar um título genial e outro meia?boca? Pergunto: qual dos dois recebeu olhar mais atento? Por fim, na condição de arte, títulos devem trazer estranhamento, novidade. Luz. Ainda falando em sedução e promessa, o que dizer do nome deste livro: “Topless”? Nem preciso dizer quem é a autora… 

Martha conclui a crônica (outro momento crucial) dizendo que, a partir daquele título simplório, o leitor pulou para dentro do texto. Verdade. Sou prova viva. Porém, o fiz por causa de outro destaque na página: o nome da colunista – este sim construído com apreço e ao longo de muitos anos. Registro aos jovens escritores: nada que se faça com preguiça e insegurança. 

Muito bem, respeitarei o ponto de vista de uma das mais consagradas colunistas deste nosso tempo. Mas reitero que discordo de maneira fervorosa. Bons títulos dão trabalho? Muito. Exigem do escritor? Ao extremo. Valem o esforço? Sim! Isto é o que pensa, humildemente, este “Homem escrevendo enquanto toma chimarrão”. 

(Rubem Penz. Conversa de água quente. Adaptado.)

Nos trechos “Bons títulos dão trabalho? Exigem do escritor? Valem o esforço?” (5º§), o ponto de interrogação foi empregado para:
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90Q699645 | Informática, Estagiário Nível Médio, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

Ao editar um texto com o BrOffice Writer, Configuração Local, Idioma Português-Brasil, repentinamente todo o texto fica selecionado. É correto afirmar que as telas acionadas são:
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91Q702972 | Português, Estagiário Nível Médio, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

Levando em consideração a coerência textual, em “O ideal é estarem parelhos.” (3º§), a expressão destacada significa: 
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92Q702399 | Não definido, Estagiário Nível Médio, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

Três amigos, Adam, Brian e Charles, criaram um programa computacional que lhes rendeu uma quantia de R$ 270.000,00 ao ser vendido. Para distribuir justamente esse valor, eles resolveram dividi-lo de modo proporcional ao tempo gasto por cada um no desenvolvimento do programa, a saber: Adam gastou 15 horas no desenvolvimento; Brian gastou 30 horas desenvolvendo o programa; e, Charles gastou 45 horas. Qual foi a quantia que Charles recebeu pela venda do programa computacional?
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93Q703847 | , Estagiário Nível Médio, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

Texto associado.
Quanto aos fatores que contribuíram para o processo de industrialização no Brasil, analise as afirmativas. 
I. A exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria. 
II. Os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos. 
III. A dificuldade de importação de produtos industrializados durante a Primeira Guerra Mundial estimulou a indústria. 
IV. O êxodo rural foi o fator determinante para a mão de obra na criação das indústrias. 
Assinale a alternativa correta.
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94Q972550 | Português, Proparoxítonas, Nível Superior, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação à acentuação, assinale a alternativa correta.
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95Q972553 | Noções de Informática, Teclas de atalho, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Acerca dos atalhos de teclado da versão em Português (Brasil) do Microsoft Word 2010 (Coluna A) e suas respectivas funções (Coluna B), correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Ctrl + A

2. Ctrl + P

3. Ctrl + Shift + C

4. Ctrl + Shift + U

Coluna B

( ) Pincel de formatação.

( ) Imprimir.

( ) Abrir um novo arquivo.

( ) Aplicar estilos.

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96Q972290 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Direito, TJDFT, CIEE, 2017

O período compreendido entre o Descobrimento do Brasil em 1500 até a Independência do Brasil é chamado de
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97Q972304 | Noções de Informática, Teclas de atalho, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

No Outlook 2016 ao se clicar na tecla de função F12 no modo de exibição de E-mail é acessado qual recurso?
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98Q972563 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Leia o trecho abaixo, retirado de notícia veiculada em julho de 2015, no portal do Correio Braziliense, e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

“Conhecido por causar câncer e doenças cardiovasculares, o(a) __________ também poderia aumentar o risco de transtornos psiquiátricos graves, como psicoses como a esquizofrenia – segundo um estudo publicado na revista Lancet Psychiatry. Uma ‘associação’ estatística entre o fumo e as psicoses, em especial a esquizofrenia, foi descoberta em estudos anteriores, lembram os investigadores europeus que assinam o trabalho.”

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99Q972564 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Nível Superior, TJDFT, CIEE

De acordo com notícia veiculada em julho de 2015, no portal do Correio Braziliense, muito produzida por humanos, a proteína reelin protege os neurônios contra os efeitos tóxicos dos fragmentos de beta-amiloides, placas que se acumulam no cérebro, provocam a degeneração dessas células nervosas e desencadeiam esta doença, na qual, de início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a que doença se refere a descrição.
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100Q972450 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no ECA forem ameaçados ou violados. Uma das medidas de proteção envolve o acolhimento institucional e o acolhimento familiar, que são medidas _______________________, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

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