Início

Questões de Concursos COMPERVE

Resolva questões de COMPERVE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q559046 | Informática, Programação de Sistemas, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

As árvores de pesquisa binária são estruturas de dados que podem ser utilizadas como dicionários e também como uma fila de prioridades. A operação mais comum executada sobre uma árvore de pesquisa binária é a busca por uma chave armazenada na árvore. Considerando uma árvore desse tipo, o tempo admitido para uma operação de busca, no pior caso, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

802Q846319 | Legislação dos Tribunais de Justiça, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, TJ RN Técnico de Suporte Sênior, COMPERVE, 2020

Gustavo acabou de lograr êxito no concurso de juiz de direito do RN. Já nomeado, Gustavo tomou posse e entrou em pleno exercício de suas atividades jurisdicionais. Entretanto, ao receber seu primeiro subsídio, o magistrado percebeu alguns valores adicionais. Nesse contexto, considere as vantagens apresentadas abaixo.

I Gratificação para prestação de serviços à Justiça Militar.

II Auxílio-alimentação, de natureza indenizatória.

III Gratificação de magistério por aula proferida em curso de direito da UFRN.

IV Diárias, de natureza indenizatória.

Em relação ao caso exposto, os valores adicionais percebidos por Gustavo seriam justificados pelas vantagens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

803Q561912 | Informática, Tipos de Redes, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

As LANs sem fio estão cada vez mais populares e permitem que computadores, tablets e smartphones se conectem à Internet através de um sinal em broadcast. Por isso, a segurança é um fator primordial para garantir a confidencialidade dos dados que trafegam por essas redes.

Levando em consideração os aspectos de segurança no contexto ao qual se refere o texto, um bom par de protocolos de segurança e criptografia para evitar o máximo de intrusões é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

804Q848382 | Sistemas Operacionais, Windows, TJ RN Técnico de Suporte Sênior, COMPERVE, 2020

Nos sistemas MS Windows 10, a combinação de teclas Tecla Windows + R abrirá a janela executar. Ao digitar nessa janela “services.msc” e teclar ENTER, o Windows abrirá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

805Q644896 | Informática, Linguagens, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Hibernate é um framework que implementa uma solução para persistência de objetos em Java. Nesse sentido, e sobre eleo Hibernate, pode-se afirmar:

I. É uma solução que oculta, para o usuário do framework, a linguagem banco de dados SQL empregada no gerenciamento dos objetos persistentes, não permitindo seu uso direto e, portanto, tornando a SQL transparente para o usuário.

II. Implementa uma solução de mapeamento objeto-relacional para a linguagem Java.

III. Usa arquivos XML com a extensão .hbm.xml para mapear classes Java para tabelas em bancos de dados.

IV. Permite modelar relacionamentos de herança, de associação e de composição.

V. Suporta uma linguagem de consulta própria, denominada HQL (Hibernate Query Language).

Está correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q559158 | Informática, Linux Unix, Técnico do Ministério Público Estadual, MPE RN, COMPERVE

Usuários de sistemas operacionais baseados em Linux fazem uso dos diversos programas disponibilizados com a distribuição utilizada. O aplicativo Terminal permite abrir um prompt de comando a fim de que sejam digitados comandos para operação do sistema. Com o intuito de criar um arquivo do tipo archive contendo todos os arquivos do tipo txt em um determinado diretório, no Ubuntu 16.04 LTS, utiliza-se o comando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q354625 | Contabilidade Geral, Administrador, UFRN, COMPERVE

O hospital X apresenta os seguintes dados financeiros e estatísticos, no ponto de equilíbrio: custo fixo total = R$ 500.000,00; custo variável unitário = R$ 2.300,00; quantidade de produção = 200 unidades. Qual a receita unitária no ponto de equilíbrio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

808Q712308 | Legislação Federal, Analista de Tecnologia da Informação, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados ou GDPR (General Data Protection Regulation) recentemente adotado pela União Europeia (UE) é um rigoroso conjunto de regras sobre privacidade, válido para a UE, baseado em três pilares: governança de dados, gestão de dados e transparência de dados. No Brasil, existe a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709) ou LGPD, sancionada em 14 de agosto de 2018 e que entrará em vigor a partir de agosto de 2020. O principal objetivo da LGPD é garantir transparência no uso dos dados das pessoas físicas em quaisquer meios. Esta lei altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, popularmente chamada de Marco Civil da Internet.

Considerando que a empresa Security10, criada e sediada apenas no Brasil, comercializa soluções de TI no mercado nacional e recentemente fechou contrato com uma empresa em Londres para a comercialização de seus produtos na UE, ela deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

809Q711052 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Tecnólogo em Gestão Pública, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

A análise de processos de uma organização requer a revisão dos vários elementos que os compõem. Nesse sentido, a primeira tarefa dessa análise consiste em identificar e mapear os principais tipos de processos organizacionais. Nas organizações públicas, os que entregam valor diretamente aos cidadãos/usuários são os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

810Q448681 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Assistente Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O modelo de seguridade social inscrito na Constituição de 1988 incluiu as políticas de saúde, assistência e previdência social e se orienta por princípios que, apesar da sua integração no mesmo conceito de seguridade, não se aplicam igualmente às três políticas. Dentre esses princípios, o que se aplica especificamente ao Sistema Único de Saúde é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

811Q850912 | Português, Pontuação, TJ RN Técnico de Suporte Sênior, COMPERVE, 2020

O texto abaixo servirá de base para a questão.

 Óculos com luz e joia no rosto são novas armas contra reconhecimento facial

Letícia Naísa

A indústria fashion começa a oferecer produtos para quem não quer ser reconhecido por câmeras de vigilância. Podem ser óculos que emitem luz, joias que confundem o scanner facial ou máscaras que distorcem as feições. A rápida expansão da tecnologia de reconhecimento inspirou a artista polonesa Ewa Nowak a criar máscaras para driblar as autoridades. Feitas de metal, as joias prometem embaralhar os algoritmos e impedir que os rostos sejam reconhecidos por câmeras.

O projeto foi chamado de "Incognito" e consiste em um tipo de óculos que cobre parte da testa e das maçãs do rosto. "Este projeto foi precedido por um estudo de longo prazo sobre forma, tamanho e localização dos elementos da máscara para que ela realmente cumprisse sua tarefa", escreve Nowak em sua página. Segundo ela, a máscara foi testada no algoritmo DeepFace, do Facebook, e passou na prova: seu rosto não foi reconhecido.

Ainda há muito debate e muita pesquisa em torno da eficiência da tecnologia de reconhecimento facial, especialmente com os falsos positivos: a câmera diz que uma pessoa é, na verdade, outra. Especialistas apontam que ainda há muitas falhas em reconhecer rostos fora do padrão de homens brancos. "Se a gente aplica essas tecnologias de maneira errônea e ela indica que o meu rosto é de uma pessoa suspeita, a tendência é que oficiais deem crédito ao equívoco, e abre-se margem a abuso policial, porque tem indício de que você é uma pessoa suspeita e aí pode-se inverter o princípio da inocência, que é fundamental", afirma Joana Varon, diretora executiva da Coding Rights, organização de defesa dos direitos humanos na internet.

A preocupação com o reconhecimento facial tem crescido nos últimos anos, visto que a tecnologia tem sido usada para fins de segurança pública e privada e de marketing. No Brasil, a novidade já chegou. Durante o carnaval deste ano, um homem foi preso depois de ser reconhecido por uma câmera, e a ViaQuatro do metrô paulista foi impedida de usar o reconhecimento facial. O debate sobre a regulamentação da tecnologia está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto de 2020.

Para Pollyana Ferrari, professora da PUC-SP e pesquisadora de mídias sociais, é preciso que os governos regulamentem o uso de nossas "pegadas digitais", sejam likes, compras, navegação ou biometria. "Os riscos da tecnologia são os usos não declarados; na maior pa rte das vezes, não sabemos o que será feito da nossa biometria", diz. "Cada vez a driblamos menos", afirma.

Quanto à eficiência do Incognito, as especialistas ainda são céticas, mas Varon reconhece que há uma tendência na tentativa de hackear o sistema de vigilância da tecnologia de reconhecimento facial. O próprio "Incognito" foi inspirado em um projeto japonês que criou óculos com luzes que impedem a tecnologia de reconhecer rostos. Em Hong Kong, durante a onda de protestos na China, os jovens usaram máscaras, lenços e lasers para enganar as câmeras. 

Para Varon, a via legislativa e moratórias para uso da tecnologia são vias eficientes. Nos Estados Unidos, algumas cidades já baniram o uso de reconhecimento facial na segurança e impediram empresas que desenvolvem softwares de venderem para esse fim. "O que funciona é ter uma visão crítica e ampliar o debate sobre quão nocivo pode ser o uso dessa tecnologia, seja por discriminação de pessoas, seja por coleta abusiva de expressões faciais, sentimentos, humores, visando manipular mentes, e o debate sobre o guardo e o compartilhamento desses dados, que são extremamente sensíveis", afirma. 

Para Ferrari, o projeto enquanto artístico é válido. "O papel da arte sempre foi nos tirar da zona de conforto. Então, esse movimento que se declara contra a vigilância governamental e corporativa, com joias, óculos de LED e máscaras, é bem oportuno, pois nos alerta para algo que já nos afeta diariamente", opina. 

Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2019/10/30/artista -cria-mascara-anti-reconhecimento-facial.htm. Acesso em: 27 jan. 2020. [Adaptado]

Para responder às questão, considere o excerto transcrito abaixo.

A preocupação com o reconhecimento facial tem crescido nos últimos anos, visto que a tecnologia tem sido usada para fins de segurança pública e privada e de marketing. No Brasil, a novidade já chegou. Durante o carnaval deste ano, um homem foi preso depois de ser reconhecido por uma câmera, e a ViaQuatro do metrô paulista foi impedida de usar o reconhecimento facial. O debate sobre a regulamentação da tecnologia está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto de 2020.

De acordo com a tradição gramatical,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

812Q526586 | Direito Processual Civil, Forma dos atos processuais, Advogado, CODERN RN, COMPERVE

Assinale a opção correta em relação aos seguintes enunciados:

I) Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, reformar sua decisão.

II) A impugnação ao valor da causa será apresentada no prazo da contestação, sendo autuada em apenso, após o que o juiz determinará a suspensão do processo principal até a fixação do valor da causa, no prazo de 10 (dez) dias.

III) A contestação e a reconvenção serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas, sendo que a exceção será processada em apenso aos autos principais.

IV) Proposta a ação, é defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do réu, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituições permitidas em lei.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

813Q711675 | Gestão de Projetos, Tecnólogo em Gestão Pública, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

A UFRN tem, em sua estrutura organizacional, a Secretaria de Gestão de Projetos (SGP), responsável por disseminar melhores práticas em gestão de projetos e processos para serem incorporados às rotinas da instituição. No desenvolvimento de suas atividades, a secretaria tem utilizado um importante modelo de gestão de projetos, que foi concebido sob a ótica da simplificação, da integração com o planejamento estratégico e da operação de tarefas. Essa ferramenta utilizada pela SGP é um modelo híbrido que integra à gestão visual as práticas consagradas de gestão de projetos. Esse modelo é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

814Q709931 | Direito Administrativo, Advogado, Prefeitura de Parnamirim RN, COMPERVE, 2019

A administração pública brasileira, a partir da normativa e dogmática que tradicionalmente a caracterizam, deve agir sempre com vistas a atingir finalidades de interesse público e de modo a respeitar as ideias de supremacia e indisponibilidade desse interesse. Nesse sentido, inúmeros institutos e temas do direito administrativo se estruturam com vistas a assegurar a efetividade dessas ideias no dia a dia da administração. Com base no exposto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

815Q320852 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A educação tem um papel crucial na chamada "sociedade da informática", pois é um dos meios pelos quais os indivíduos serão capazes de compreender e de se situar na contemporaneidade. Assim, é correto afirmar que o educador deverá compreender e utilizar as novas tecnologias (computador e internet) como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q601269 | Biblioteconomia, Planejamento e Orçamento Governamental, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Planejamento é um processo e, como tal, permite que os rumos do plano possam ser revistos em qualquer de suas fases e, conseqüentemente, corrigidos. Essa atividade de percepção dos desvios e de correção é chamada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q319676 | Pedagogia, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Segundo Dinsmore (1992, p. 19), um projeto "é um empreendimento com começo e fim definidos, dirigidos para pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade". Assim, dentre as exigências para elaboração de projetos, podem-se considerar:

I. Definir claramente, e com visão realista, os resultados pretendidos pelas ações, de modo a minimizar os esforços para a consecução dos resultados mais significativos.

II. Agir a partir de situações claramente entendidas.

III. Dimensionar, articular e organizar os recursos.

IV. Discutir condições razoáveis, retroalimentação e melhoria contínua das ações.

V. Compreender, pela reflexão a partir do monitoramento e avaliação, a relação entre processos e resultados.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q352970 | Contabilidade Geral, Analista do Ministério Público Estadual, MPE RN, COMPERVE

Os custos recebem diferentes classificações em função da necessidade de geração de informação para que se possam tomar decisões ou, simplesmente, atribuir valor aos bens produzidos ou aos serviços prestados. A soma de todos os custos de produção, exceto os relativos a matérias-primas e a outros eventuais adquiridos e empregados sem nenhuma modificação pela empresa, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

819Q707418 | Administração Pública, Tecnólogo em Gestão Pública, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

A Nova Administração Pública (NAP) surgiu na segunda metade do século XX, entre o fim da década de 60 e o início da década de 70, preconizando a administração gerencial e trazendo, para a esfera governamental, os valores de eficiência, eficácia e competitividade. Um princípio basilar da eficiência na gestão pública tem sido o interesse público, que pode ser incluído no modelo desenvolvido por Kaplan e Norton na década de 80. Para acompanhar o desempenho das instituições, eles sugerem a utilização de indicadores operacionais, além dos financeiros, agrupando-os em quatro conjuntos de parâmetros. O alcance do interesse público, portanto, deve ser medido por meio de indicadores do conjunto, que fazem parte da perspectiva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

820Q850308 | Português, Interpretação de Textos, TJ RN Técnico de Suporte Sênior, COMPERVE, 2020

O texto abaixo servirá de base para a questão.

 Óculos com luz e joia no rosto são novas armas contra reconhecimento facial

Letícia Naísa

A indústria fashion começa a oferecer produtos para quem não quer ser reconhecido por câmeras de vigilância. Podem ser óculos que emitem luz, joias que confundem o scanner facial ou máscaras que distorcem as feições. A rápida expansão da tecnologia de reconhecimento inspirou a artista polonesa Ewa Nowak a criar máscaras para driblar as autoridades. Feitas de metal, as joias prometem embaralhar os algoritmos e impedir que os rostos sejam reconhecidos por câmeras.

O projeto foi chamado de "Incognito" e consiste em um tipo de óculos que cobre parte da testa e das maçãs do rosto. "Este projeto foi precedido por um estudo de longo prazo sobre forma, tamanho e localização dos elementos da máscara para que ela realmente cumprisse sua tarefa", escreve Nowak em sua página. Segundo ela, a máscara foi testada no algoritmo DeepFace, do Facebook, e passou na prova: seu rosto não foi reconhecido.

Ainda há muito debate e muita pesquisa em torno da eficiência da tecnologia de reconhecimento facial, especialmente com os falsos positivos: a câmera diz que uma pessoa é, na verdade, outra. Especialistas apontam que ainda há muitas falhas em reconhecer rostos fora do padrão de homens brancos. "Se a gente aplica essas tecnologias de maneira errônea e ela indica que o meu rosto é de uma pessoa suspeita, a tendência é que oficiais deem crédito ao equívoco, e abre-se margem a abuso policial, porque tem indício de que você é uma pessoa suspeita e aí pode-se inverter o princípio da inocência, que é fundamental", afirma Joana Varon, diretora executiva da Coding Rights, organização de defesa dos direitos humanos na internet.

A preocupação com o reconhecimento facial tem crescido nos últimos anos, visto que a tecnologia tem sido usada para fins de segurança pública e privada e de marketing. No Brasil, a novidade já chegou. Durante o carnaval deste ano, um homem foi preso depois de ser reconhecido por uma câmera, e a ViaQuatro do metrô paulista foi impedida de usar o reconhecimento facial. O debate sobre a regulamentação da tecnologia está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto de 2020.

Para Pollyana Ferrari, professora da PUC-SP e pesquisadora de mídias sociais, é preciso que os governos regulamentem o uso de nossas "pegadas digitais", sejam likes, compras, navegação ou biometria. "Os riscos da tecnologia são os usos não declarados; na maior pa rte das vezes, não sabemos o que será feito da nossa biometria", diz. "Cada vez a driblamos menos", afirma.

Quanto à eficiência do Incognito, as especialistas ainda são céticas, mas Varon reconhece que há uma tendência na tentativa de hackear o sistema de vigilância da tecnologia de reconhecimento facial. O próprio "Incognito" foi inspirado em um projeto japonês que criou óculos com luzes que impedem a tecnologia de reconhecer rostos. Em Hong Kong, durante a onda de protestos na China, os jovens usaram máscaras, lenços e lasers para enganar as câmeras. 

Para Varon, a via legislativa e moratórias para uso da tecnologia são vias eficientes. Nos Estados Unidos, algumas cidades já baniram o uso de reconhecimento facial na segurança e impediram empresas que desenvolvem softwares de venderem para esse fim. "O que funciona é ter uma visão crítica e ampliar o debate sobre quão nocivo pode ser o uso dessa tecnologia, seja por discriminação de pessoas, seja por coleta abusiva de expressões faciais, sentimentos, humores, visando manipular mentes, e o debate sobre o guardo e o compartilhamento desses dados, que são extremamente sensíveis", afirma. 

Para Ferrari, o projeto enquanto artístico é válido. "O papel da arte sempre foi nos tirar da zona de conforto. Então, esse movimento que se declara contra a vigilância governamental e corporativa, com joias, óculos de LED e máscaras, é bem oportuno, pois nos alerta para algo que já nos afeta diariamente", opina. 

Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2019/10/30/artista -cria-mascara-anti-reconhecimento-facial.htm. Acesso em: 27 jan. 2020. [Adaptado]

Para responder às questão, considere o excerto transcrito abaixo.

A preocupação com o reconhecimento facial tem crescido nos últimos anos, visto que a tecnologia tem sido usada para fins de segurança pública e privada e de marketing. No Brasil, a novidade já chegou. Durante o carnaval deste ano, um homem foi preso depois de ser reconhecido por uma câmera, e a ViaQuatro do metrô paulista foi impedida de usar o reconhecimento facial. O debate sobre a regulamentação da tecnologia está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto de 2020.

O terceiro período do excerto contém uma informação cuja compreensão exata

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.