Início

Questões de Concursos COMPERVE UFRN

Resolva questões de COMPERVE UFRN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q919876 | Contabilidade Pública, Classificação da Receita Orçamentária, Técnico em Contabilidade, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público tem ganhado relevância no Brasil, e um dos conteúdos mais relevantes dessa área da contabilidade é o que trata da receita pública. Em função dessa relevância e das aplicações, a receita pública recebe diversas classificações oficiais, estabelecidas pelo poder público. Porém, o MCASP dá destaque a uma classificação que não é normatizada, mas sim oriunda da doutrina e tem uso acadêmico. Essa classificação separa as receitas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q1072015 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O ator-pedagogo francês Jacques Lecoq (1921-1999) junto ao escultor e mascareiro italiano Amleto Sartori (1915-1962) desenvolveram, em suas pesquisas, uma máscara didática. Conhecida como máscara neutra, sua geometria é simétrica, cobre o rosto inteiro, é pintada de uma única cor e apresenta expressão suave. É considerada a máscara do silêncio, pois com ela não é possível utilizar o recurso da voz. Por ser uma máscara que foi desenvolvida como meio pedagógico, ela vem sendo utilizada em aulas do Ensino Fundamental, a fim de compreender melhor a ideia do corpo como veículo de expressão cênica. O contato entre o rosto e a máscara proporciona diferentes sensações, pois possibilita aos aprendizes uma conexão maior com o tempo presente, despertando a percepção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q920471 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Técnicos de uma empresa de petróleo planejam realizar a perfuração de um poço de petróleo em um reservatório com alta pressão e alta temperatura (HPHT), e que tem regiões argilosas e plásticas em muitas camadas. Para tanto, foram testadas diferentes bases de fluidos de perfuração com a finalidade de se conhecer qual seria o mais apropriado, tecnicamente, para o caso em questão. Findos os testes, concluiu-se corretamente pela recomendação do uso de um fluido à base de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q920074 | Engenharia Civil, Materiais de Construção na Engenharia Civil, Área Edificações, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Para melhorar certas propriedades na fase final do processo de produção do cimento Portland, são adicionados em sua composição final determinados elementos. Com objetivo de regular o tempo de pega do cimento, o elemento adicionado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q920088 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Na universidade, o (in)sucesso acadêmico é uma das problemáticas que, desde sempre, tem preocupado os responsáveis pelas políticas educacionais, a gestão assim como todos os atores desse tipo de instituição de formação profissional. É importante que o Assistente de Alunos da UFRN conheça essa realidade, pelo fato de ser um conhecimento necessário ao exercício de sua atividade profissional. Em relação à essa problemática, considere as afirmações abaixo.
I. O insucesso acadêmico é um fenômeno multivariável, determinado pelas condições econômicas dos estudantes e por seus hábitos de estudo.
II. A adaptação dos estudantes à cultura universitária, durante o primeiro ano, é um fator que influencia fortemente no insucesso acadêmico deles.
III. O sucesso acadêmico é uma condição objetiva da vida dos estudantes, determinada pelo desempenho acadêmico.
IV. A organização da instituição é um fator que influencia no sucesso acadêmico dos estudantes.
Das afirmações, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q981873 | Português, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Texto associado.
A questão refere-se aos textos reproduzidos a seguir.


TEXTO 1


Cinemas sofrem com público que canta, faz baderna e fuma maconha nas salas

Guilherme Luis


O caos se anunciava desde o saguão. Dezenas de pessoas bradavam que estavam na fila do cinema só para admirar Lady Gaga na telona. Quem queria mesmo ver o filme "Coringa: delírio a dois" pedia licença e, com cautela, se espremia entre os fãs para alcançar a porta.


É cada vez mais comum presenciar tumultos assim nas salas. Em maio, uma sessão da cinebiografia de Bob Marley, em Pernambuco, foi interrompida pela Polícia Militar após jovens fumarem maconha no escuro. No TikTok, vídeos mostram gente brigando em sessões de "Divertida Mente 2", filme que reuniu multidões no país e deixou sentimentos à flor da pele.


O fenômeno é global. Exibições do musical "Wicked" pelo mundo todo estão sendo atrapalhadas por espectadores que entoam as canções em voz alta. Já se multiplicam os vídeos de cenas inteiras na internet, publicadas por pessoas que não se acovardaram em fazer gravações com o celular por minutos a fio, o que caracteriza pirataria.


A revista Variety publicou uma reportagem sobre esse novo comportamento do público diante de um filme, no cinema. Um executivo de Hollywood afirmou, em condição de anonimato, que a indústria já notou que as atitudes das pessoas mudaram drasticamente desde a pandemia. É o que afirma também Marcos Barros, presidente da Abraplex, a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex. "Não sou otimista quanto ao comportamento das pessoas. É outra cabeça. Não vamos voltar para aquilo de todos prestarem atenção no filme", disse ele, num debate de um evento do setor.


Virais, os vídeos que registram cenas como essas divertem na mesma medida em que espantam. Nas redes sociais, usuários clamam pela volta da lanterninha, funcionário que monitorava as sessões para garantir que o público mantivesse a etiqueta. Há anos, o cargo foi extinto para redução de custos. Há também, cada vez mais, relatos de gente incomodada com quem usa celular na sala ou comenta em voz alta o que vê na tela. Essa desinibição tem a ver com novos tipos de vídeos exibidos pelos cinemas, como gravações de shows, que fazem o público cantar e dançar, afirma Luiz Fernando Angi, gerente de marketing da rede Cinépolis.


Em crise, com salas esvaziadas, os exibidores precisaram lembrar ao público por que uma telona, caixas de som superpotentes e sacos de pipoca engordurados casam tão bem. Para atrair os mais inquietos, redes, como a Cinemark e a Cinépolis, passaram a exibir conteúdos que remetem a eventos ao vivo. O mais emblemático deles foi a gravação da turnê de Taylor Swift, no ano passado. As sessões, cheias de fãs fantasiados, viraram uma extensão dos palcos por onde a cantora passava. Numa sessão vista por este repórter no Cinemark do shopping Eldorado, em São Paulo, os espectadores gritavam desde o início e não ficaram sentados. Logo estavam dançando pela sala.


Um tumulto parecido ocorreu no Cine Marquise, na avenida Paulista, mas por causa de Beyoncé, que também levou um show às telas. Os funcionários, assustados com a multidão que se levantou para dançar, tiveram de instalar barreiras que os impedissem de chegar à tela, onde o chão é mais frágil.


Para desincentivar o mau comportamento nas salas, em especial o uso de celular, o Cine Marquise decidiu não compartilhar, nas suas redes, fotos e vídeos da tela publicados pelos clientes. "Surgiu uma falta de noção. Hoje tudo é ‘instragramável’", diz Marcelo Lima, diretor da rede. “Não é novidade que o celular e as redes viciam”, lembra a psicóloga Marcelle Alfinito. "O uso abusivo é associado a uma ansiedade social, e o celular vira mecanismo de fuga da realidade", diz ela, acrescentando que isso explica a vontade de mostrar que se está em um cinema.


Exibidores procuram formas de contornar o problema, mas não apresentam medidas sólidas. "A gente tem tentado criar campanhas para constranger quem não segue a etiqueta", conta Lima, do Cine Marquise, sem detalhar como serão as ações. Angi, da Cinépolis, diz que a rede desincentiva o uso de celular com o vídeo educativo exibido antes dos filmes — o que a maioria das exibidoras já faz —, e que recompensa o cliente que se sente lesado oferecendo outra sessão. Procurada, a Cinemark não quis comentar o assunto.

Disponível em: https ://www1.folha.uol.com.br/ilustrada. Acesso em: 10 fev. 2025. [Adaptado]


TEXTO 2


Terra de ninguém e de todo mundo

Ruy Castro


E pensar que, algumas vezes, neste espaço, me queixei de que, ao ir ao cinema, a sinfonia de maxilares triturando pipoca ao meu redor me impedia de escutar os diálogos. Pipoca no cinema nunca foi novidade, claro. Vem desde os tempos da manivela. Só não era obrigatória. Imagine comer pipoca em filmes como "M, o Vampiro de Dusseldorf" (1931), de Fritz Lang, ou "O Silêncio" (1962), de Ingmar Bergman, com aquelas longas pausas silenciosas cheias de significado. O próprio roedor de pipoca ficaria sem jeito ao ouvir-se a si mesmo.


Estou ciente de que cada um come o quê, quem, quanto, quando e onde quiser, e os incomodados que se mudem. O que me intrigava era se as pessoas estavam comendo tanta pipoca fora dos cinemas — na rua, em casa, no escritório — quanto dentro. Ao saber que 90% do consumo mundial de pipoca se dá nas salas de projeção, convenci-me de que os filmes tinham se tornado só um pretexto para o consumo do principal produto dos estúdios: a pipoca.


Mas recente e assustadora reportagem de Guilherme Luis na Folha ("Sessões sofrem com público, que não sai do celular, fala alto e até canta no filme", 14/12) fez-me suspeitar que fui injusto com o pessoal que se limitava a britar grãos de milho com seus molares. De fato, não era tão incômodo assim, mesmo porque os cinemas compensavam elevando a música a volumes centibélicos, capazes de abafar até o ronco de uma betoneira no palco.


Segundo a matéria, o problema, hoje, é que, conforme os proprietários das salas, cada espectador acha que pode fazer o que quiser dentro do cinema. Gravar trechos inteiros do filme e jogá-los nas redes. Ir lá na frente e tirar selfies com os atores na tela. Participar do filme, vaiando, aplaudindo ou discutindo-o com a turma em voz alta. Se for um musical, cantar junto com o artista e dançar nos corredores ou em cima das poltronas. Fumar vape ou um baseado em certas cenas.


Não sei se a sério, alguém sugeriu a volta do lanterninha, aquele antigo funcionário que passeava pelo escurinho para inibir os casais mais excitados. Hoje, ser lanterninha será uma profissão de risco.

Disponível em: https ://www1.folha.uol.com.br/colunas /ruy castro. Acesso em: 10 fev. 2025. [Adaptado]
Considerando a progressão discursiva do Texto 1, o sexto parágrafo, cuja ideia central está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q679318 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Técnico em Massoterapia, UFRN, COMPERVE UFRN, 2019

A massoterapia engloba várias técnicas que apresentam a função de reequilibrar, tonificar, estimular, relaxar, alongar e promover a homeostase orgânica e energética. Assim, considere as definições abaixo, referentes a alguns tipos de massagem.

I - Acupressão, acupressura ou digitopuntura é uma técnica milenar que visa o equilíbrio energético por meio de estímulos em pontos dos meridianos energéticos corporais.

II - A massagem de pedras quentes consiste na aplicação de termoterapia, em que a condução do calor se dá por intermédio de pedras plutônicas cuja energia penetra profundamente nos músculos, permitindo a desobstrução e a normalização do fluxo energético à medida que atinge a temperatura de 50° a 60°C.

III - Reflexologia ou terapia por zona é uma prática que estimula pontos nos pés, nas mãos ou nas orelhas (chamados de zona de reflexo), promovendo um estado de profundo relaxamento e estimulando os processos curativos do corpo.

IV - Massagem antiestresse é sinônimo de massagem relaxante, e o direcionamento do fluxo da terapia deve ocorrer do centro para as extremidades do corpo com o intuito de promover relaxamento.

Das definições apresentadas, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q920051 | Engenharia Mecânica, Leis e Propriedades da Termodinâmica, Área Mecânica, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O correto funcionamento de um sistema de refrigeração ocorre a partir do adequado funcionamento de cada componente do sistema. Dessa forma, o dispositivo responsável por realizar a troca de calor entre o fluido refrigerante e o ambiente de forma que, em condições normais, a saída do fluido refrigerante de seu interior seja na forma de líquido sub-resfriado denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q920084 | Engenharia Civil, Materiais de Construção na Engenharia Civil, Área Edificações, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Os resíduos de Classe C são materiais que não podem ser reciclados, pois ainda não existem técnicas para o processo de reaproveitamento deles. Portanto, é necessária atenção especial em relação a resíduos durante o processo de execução de uma obra para que não haja desperdício de materiais. São exemplos de resíduos da classe C:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q919837 | Informática, Assistente em Administração, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

No Google Planilhas, é possível utilizar funções. As funções permitem automatizações diversas, como cálculos matemáticos, operações lógicas e com data, entre outras. Normalmente, a função recebe algum dado de entrada e retorna algum valor de saída. Analise as afirmações abaixo sobre essas funções.
I. A função DATEDIF calcula o número de dias, meses ou anos entre duas datas.
II. A função CHOOSE retorna um elemento de uma lista de opções de forma aleatória.
III. A função SORTN retorna os primeiros n itens em um conjunto de dados, após o seu ordenamento.
IV. A função CONCATENATE retorna a soma do número de caracteres de um conjunto de valores.
Das afirmações, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q1072017 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Fundado em 1944, por Abdias Nascimento, o Teatro Experimental do Negro (TEN), tinha como objetivo valorizar o negro e sua cultura através da linguagem teatral. Como proposta pedagógica, suas primeiras ações foram voltadas para uma conscientização racial e, ao invés de uma formação tradicional, a alfabetização se daria por meio de uma iniciação cultural, a partir de leituras de peças teatrais, estudo de outras línguas, aulas de dicção, empostação de voz, declamação e História do Teatro. Vale ressaltar que, nesse primeiro momento, o público-alvo foi composto por operários, empregadas domésticas e pessoas que ainda não tivessem uma profissão definida. A natureza pedagógica do TEN visava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q919811 | Direito Administrativo, Demais aspectos da lei 9784/99, Assistente em Administração, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Considerando o que expressamente dispõe a Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, a qual regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, analise as afirmativas abaixo.
I. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, incluindo-se na contagem o dia do começo e excluindo-se o do vencimento.
II. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.
III. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.
IV. Terão prioridade na tramitação, em qualquer órgão ou instância, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado pessoa com idade igual ou superior a cinquenta e cinco anos.
Das afirmativas, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q919816 | Administração Geral, Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O assistente em administração pode apoiar as ações universitárias em vários contextos da instituição, tais como os processos de trabalho ligados ao ensino, à pesquisa, à extensão, à inovação, à gestão e, por fim, os vinculados ao suporte dos processos finalísticos. Tendo em vista que a incubação de empresas é uma dessas ações, relacionada ao processo finalístico de inovação, e que as empresas incubadas passam por processos de avaliação, um dos indicadores financeiros a serem utilizados é a taxa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q920086 | Engenharia Civil, Materiais de Construção na Engenharia Civil, Área Edificações, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A NBR NM 248 (ABNT, 2003) normatiza a determinação da composição granulométrica. Conforme essa norma, a soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da série normal, dividida por 100, define
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q919868 | Direito Administrativo, Definições gerais, Técnico em Contabilidade, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, a qual regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, estabelece expressamente alguns direitos para o administrado, dentre os quais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q1024363 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Texto associado.
Considere o seguinte texto para responder à questão.


Babies cry with an accent


A study found newborns cry with the melody of their parent’s language.


By ABC News


Think newborns just eat, sleep and wail the same way across the world? That’s not so, according to a new study which found that babies cry with an accent within the first week of life.

By recording cries of 60 babies born to French or German parents, researchers discovered that babies cry with the same “prosody” or melody used in their native language by the second day of life.

French newborns in the study ended their cries with a lilt at the end typically heard in French. German babies, however, started their cries intensely and dropped off at the end – much like the emphasis their German parents put in a sentence, according to a study published Thursday in Current Biology.

Experts in child development say the most exciting part of this discovery is not that infants recognize the melody of their language, but that the newborns may have the ability to use what they heard in the womb to then control their cries.


Adaptado de: https ://abcnews .go.com/Health/MindMoodNews /newborns -cry -accent-study-finds /story? id=9006266. Acesso em: 08 nov. 2024.
A principal descoberta ao gravar os choros de 60 bebês, nascidos de pais franceses ou de pais alemães, foi que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q679305 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Técnico em Massoterapia, UFRN, COMPERVE UFRN, 2019

Texto associado.

O texto abaixo servirá de base para a questão.

A família Monteiro vive em uma cidade do interior de um estado da região Nordeste e vivencia os problemas comuns nesse contexto social. O senhor João, 83 anos de idade, passou a morar recentemente com a família do filho mais velho, após a morte de sua esposa, a senhora Maria, de acidente vascular grave. Seu filho mais velho, Pedro, de 63 anos, mora com uma família de três filhos e a esposa Lúcia, de 52 anos, em uma casa de periferia com cinco cômodos, sendo três quartos, um banheiro, uma sala e uma cozinha. Os filhos, Pedro Júnior (16 anos), Maria Eduarda (15 anos) e Luís Paulo (9 anos) dividem um dos quartos e estudam em uma escola pública do bairro. Essa família vivencia a rotina e os desafios cotidianos de uma família de classe média baixa.

A relação dos irmãos tem se mostrado conflituosa e com problemas de ordem física e emocional, o que tem causado tristeza e aborrecimento ao senhor João, que tem problemas cardíacos. Com a morte da esposa e a mudança em sua vida, o senhor João tem se apresentado calado e sem se alimentar direito. Além disso, Maria Eduarda teve que dividir um quarto pequeno com os irmãos, no qual cabe apenas uma cama, em que dormem dois juntos, e o outro em uma rede acima da cama. Eduarda reclama bastante, porque Pedro Júnior fica muito tempo no banheiro, preocupado, pois observou que, em seu pênis, há uma ferida que não dói, não coça, não arde e não tem pus. Ele também tem sentido ínguas (caroços) na região da virilha que causam incômodo.

A doença de Maria Eduarda é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que tem a função de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q981900 | Gerência de Projetos, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Em uma organização, há uma série de projetos que acontecem concomitantemente. Segundo o PMBOK, há um grupo de projetos, de programas, de operações e de outros elementos, que são gerenciados em grupo para alcançar objetivos estratégicos. Esse grupo é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q920469 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

É de conhecimento geral que não é possível prever com exatidão onde existe petróleo e, sim, onde há as condições favoráveis para sua existência. Por isso, para encontrar novas jazidas de petróleo, é necessária uma análise das bacias sedimentares a fim de verificar os locais mais favoráveis à presença dessas jazidas e, para isso, podem ser utilizados métodos de prospecção de petróleo. Sobre esse tipo de investigação, analise as afirmativas abaixo.
I Para a análise inicial de uma bacia, podem ser utilizados os métodos geológicos, métodos potenciais e métodos sísmicos.
II É necessário realizar um estudo exploratório para conhecer os possíveis lugares com acumulação de hidrocarbonetos, por meio de consulta a mapas de superfícies, entre outros.
III Para a análise inicial de uma bacia, devem ser utilizados métodos de injeção de vapor, métodos de injeção de gás e métodos de injeção de água.
IV É necessária a perfuração de diferentes poços em diferentes locais no início da prospecção de petróleo.
Em relação à análise das bacias sedimentares, estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q981912 | Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Pessoas, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

De acordo com Chiavenato, o conjunto de competências composto por atitudes, conhecimentos e habilidades, o qual permite a uma empresa destacar-se em relação às demais, é denominado de competências
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.