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141Q946852 | Inglês, Conhecimentos gerais, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Genetic Fortune-Telling

One day, babies will get DNA report cards at birth. These reports will offer predictions about their chances of suffering

a heart attack or cancer, of getting hooked on tobacco, and of being smarter than average.


Though the new DNA tests offer probabilities, not diagnoses, they could greatly benefit medicine. For example, if women at high risk for breast cancer got more mammograms and those at low risk got fewer, those exams might catch more real cancers and set off fewer false alarms. The trouble is, the predictions are far from perfect. What if someone with a low risk score for cancer puts off being screened, and then develops cancer anyway? Polygenic scores are also controversial because they can predict any trait, not only diseases. For instance, they can now forecast about 10 percent of a person’s performance on IQ tests. But how will parents and educators use that information?

(Adaptado de Derek Brahney, Genetic Fortune-Telling. MIT Technology Review, Março/Abril 2018)

De acordo com o texto, um dos riscos do prognóstico genético dos indivíduos desde o nascimento seria o de

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142Q945325 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Leia os versos da canção “Silêncio de um cipreste” – composição de Cartola e Carlos Cachaça.

Todo mundo tem o direito

De viver cantando.

O meu único defeito

É viver pensando

Em que não realizei

E é difícil realizar.

Se eu pudesse dar um jeito

Mudaria o meu pensar.

O pensamento é uma folha desprendida

Do galho de nossas vidas

Que o vento leva e conduz,

É uma luz vacilante e cega,

É o silêncio do cipreste

Escoltado pela cruz.

Nesta canção, é possível afirmar que o eu-lírico

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143Q945344 | Português, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Do ponto de vista psicológico, sofrimentos ligados às marcas do pertencimento indígena subjazem esforços para se negar o pertencimento, para apagar as potenciais marcas na língua, gestualidade e até mesmo do cultivo da espiritualidade. Mas o sofrimento persiste quando a pessoa tenta se diluir nas demais categorias. É notável, hoje, que a atuação psicológica no campo do burnout étnico-racial aponte a sobrecarga de pessoas que acabam por se esforçar, muito além do que seria necessário para excelência em seu desempenho no trabalho, com tarefas extras que envolvem apagar os efeitos das marcas de seu pertencimento étnico-racial ou lidar com os efeitos que essas marcas têm no ambiente de trabalho. Chegando, em algunscasos, a situações de grave adoecimento, cujas causas nem sempre são facilmente identificáveis pela pessoa que sofre.

(GUIMARÃES, Danilo Silva. Para celebrar o dia dos povos indígenas. In: Jornal da USP. Disponível em https://jornal.usp.br/articulistas/danilo-silva-guimaraes/para-celebrar-o-dia-dos- -povos-indigenas/. Acesso em 30/08/2024.)
Em “para apagar as potenciais marcas na língua, gestualidade e até mesmo do cultivo da espiritualidade”, o emprego da locução em negrito evidencia
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144Q945363 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

O termo apartheid significa “separação” ou “identidade separada”. Serviu para designar o regime político da África do Sul durante décadas. O apartheid foi estabelecido oficialmente na África do Sul em 1948 pelo Partido dos Nacionalistas que ascendeu ao poder. Nas décadas seguintes, a África do Sul presenciou inúmeras revoltas sociais, duramente reprimidas. Em 1990, o presidente Frederic. W. de Klerk conduziu o regime sul-africano ao fim do apartheid. Nesse mesmo ano, o líder negro Nelson Mandela, que desde 1964 cumpria pena de prisão perpétua, foi posto em liberdade.

(Adaptado de Apartheid - Auge e declínio do regime do Apartheid sul-africano. Disponível em https://educacao.uol.com.br. Acesso em 25/09/2024.)

Sobre o Apartheid da África do Sul, é correto afirmar que
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145Q945366 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Há mais de 150 anos, o Canadá retirou crianças indígenas de suas famílias e as forçou a frequentar internatos. Mais de 150.000 crianças no total, que tiveram seus cabelos cortados e eram proibidas de falar as línguas indígenas. As famílias foram impedidas de visitá-las. A disciplina era inflexível e o abuso era desenfreado. Em 2009, a Comissão da Verdade e Reconciliação do Canadá começou a coletar evidências sobre o que aconteceu nesses colégios internos. Quando a comissão concluiu seu mandato em 2015, foi criado o Centro Nacional para a Verdade e Reconciliação. Para garantir que as vozes das pessoas que passaram por internatos continuassem a ser ouvidas, o Centro instituiu o Círculo de Sobreviventes, que se reúne quatro vezes por ano.

(Tradução e adaptação de trecho de reportagem de Alanna Mitchell, Canadian Geographic, número especial “Povos Indígenas do Canadá”, 08 jan. 2018)

Segundo o texto, os internatos para crianças indígenas, a partir do século XIX, foram uma política de Estado
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146Q944376 | Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Um artigo – publicado no volume 70 da Revista Instituto Adolfo Lutz, de 2011 – relata que, na obtenção do tucupi, a manipueira recém-extraída apresentou uma concentração de 227,8 mg/L de cianeto total e 46,6 mg/L de cianeto livre. Após a fermentação, a concentração de cianeto total foi de 37,1 mg/ml enquanto que a de cianeto livre foi de 8,9 mg/L. Quanto aos demais parâmetros do tucupi, os valores encontrados foram: pH=3,6 e acidez total titulável=12,3 meq NaOH/100 mL. Assim, pode-se concluir que o tucupi é um líquido que apresenta um caráter
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147Q951045 | Português, Morfologia, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2018

Alguns pesquisadores falam sobre a necessidade de um “letramento racial”, para “reeducar o indivíduo em uma perspectiva antirracista”, baseado em fundamentos como o reconhecimento de privilégios, do racismo como um problema social atual, não apenas legado histórico, e a capacidade de interpretar as práticas racializadas. Ouvir é sempre a primeira orientação dada por qualquer especialista ou ativista: uma escuta atenta, sincera e empática. Luciana Alves, educadora da Unifesp, afirma que "Uma das principais coisas é atenção à linguagem. A gente tem uma linguagem sexista, racista, homofóbica, que passa pelas piadas e pelo uso de termos que a gente já naturalizou. ‘A coisa tá preta’, ‘denegrir’, ‘serviço de preto’... Só o fato de você prestar atenção na linguagem já anuncia uma postura de reconstrução. Se o outro diz que tem uma carga negativa e ofensiva, acredite”.
(Adaptado de Gente branca: o que os brancos de um país racista podem fazer pela igualdade além de não serem racistas. UOL, 21/05/2018)
Segundo Luciana Alves, para combater o racismo e mudar de postura em relação a ele, é fundamental
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148Q951079 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2018

A seguir, leia um trecho da petição ao rei de Espanha escrita por Juan Garrido, conquistador residente na cidade do México, em 27 de Setembro de 1538.
Eu, Juan Garrido, de cor negra, membro desta comunidade [vecino], e residente nesta cidade, trago um relato de como servi à Vossa Majestade na conquista e pacificação desta Nova Espanha. Desde quando Cortés entrou nela, estive presente em todas as invasões, conquistas e pacificações realizadas no sul do Pacífico, nas ilhas de Porto Rico e de Cuba. Fiz tudo às minhas custas, sem receber nem salário nem repartimiento de índios ou qualquer outra coisa. De todas estas formas, durante trinta anos, servi e continuo a servir à Vossa Majestade.
(Traduzido e adaptado de Matthew Restall, Probanza of Juan Garrido. Black Conquistadors: Armed Africans in Early Spanish America. The Americas, Cambridge, v. 57, n. 2, out. 2000, p. 171.)
Assinale a alternativa correta.
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149Q951085 | Inglês, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2018

Love is not all
By Edna St. Vincent Millay
Love is not all: It is not meat nor drink Nor slumber nor a roof against the rain; Nor yet a floating spar to men that sink And rise and sink and rise and sink again; Love cannot fill the thickened lung with breath, Nor clean the blood, nor set the fractured bone; Yet many a man is making friends with death Even as I speak, for lack of love alone. It well may be that in a difficult hour, Pinned down by need and moaning for release, Or nagged by want past resolution's power, I might be driven to sell your love for peace, Or trade the memory of this night for food. It may well be. I do not think I would.
(Disponível em https://www.poemhunter.com/. Acessado em 28/05/2018.)
De acordo com o poema
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150Q945205 | História, História Geral, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Estudos, publicados na Nature Geoscience e na revista Science, apontam para a queda acentuada das temperaturas na Europa e na Ásia a partir do ano de 536, gerando a chamada “Pequena Idade do Gelo da Antiguidade Tardia”. As mudanças nas temperaturas podem ter sido causadas por erupções vulcânicas, cujos efeitos foram reforçados pelas correntes oceânicas, pela expansão do gelo e pela coincidência de um mínimo solar (século VI). A conjugação desses fatores teria gerado mudanças efetivas na história, já que a agricultura e a pastagem teriam sido diretamente atingidas. Exemplos dessas relações entre o clima e a história humana podem ser encontrados na Antiguidade, como a invasão da Europa por vários povos das estepes, a queda do segundo império persa, a entrada dos turcos na Anatólia, o início da expansão árabe, entre outros.
(Adaptado de: CRIADO, M.l Á. “Uma pequena ‘idade do gelo’ pode ter mudado a história da Antiguidade (...)”. El País, fev, 2016.)


Com base em seus conhecimentos sobre a Antiguidade e tendo em vista o excerto anterior, é correto afirmar que
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151Q945223 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Excerto 1
Quase todos estão de acordo que a felicidade é o maior de todos os bens que se pode alcançar pela ação; diferem, porém, quanto ao que seja a felicidade. A julgar pela vida que os homens levam em geral, a maioria deles, e os homens de tipo mais vulgar, parecem identificar o bem ou a felicidade com o prazer, e por isso amam a vida dos gozos.
(Adaptado de: Aristóteles. Ética a Nicomaco, Livro I, seções 4 e 5.)

Excerto 2
O conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda a escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que essa é a finalidade da vida feliz. O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Embora o prazer seja nosso primeiro bem inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer.
(Adaptado de: Epicuro. Carta sobre a felicidade. São Paulo: Editora UNESP, p. 35-37, 2002.)


Considerando os excertos dos filósofos gregos Aristóteles e Epicuro, ambos do século IV a.C., é possível afirmar que
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152Q947555 | Física, Oscilação e Ondas, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Em abril de 2019, pesquisadores divulgaram a primeira imagem direta dos arredores de um buraco negro. Um buraco negro recebe este nome porque exerce uma atração gravitacional tão extrema que nem a luz pode escapar. De fato, de maneira mais geral, as cores dos objetos, como observamos, são resultado dos comprimentos de onda da luz visível que eles predominantemente refletem, enquanto os outros comprimentos de onda da luz são por eles absorvidos. Assim, o objeto de cor negra absorve todos os comprimentos de onda da luz visível.

Considere dois objetos que apresentam, respectivamente, as cores branca e vermelha, quando iluminados por luz branca. Quando iluminados por uma luz monocromática de cor azul, os dois objetos apresentam, respectivamente, as cores

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153Q946847 | Física, Oscilação e Ondas, Conhecimentos gerais, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Texto associado.

Texto à questão

A depilação a laser é um procedimento de eliminação dos pelos que tem se tornado bastante popular na indústria de beleza e no mundo dos esportes. O número de sessões do procedimento depende, entre outros fatores, da coloração da pele, da área a ser tratada e da quantidade de pelos nessa área.

Três tipos de laser comumente utilizados para depilação têm comprimentos de onda λ1 = 760 nm , λ2 = 800 nm e λ3 = 1060 nm , respectivamente. Se a velocidade da luz vale c = 3, 0 x 108 m/s, o laser de maior frequência tem uma frequência de aproximadamente
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154Q945314 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

“A terra [Rio de Janeiro] continua ainda a parecer-me muito mal. É rodeada de serras inacessíveis, a maior parte delas são uma rocha viva, e de todas fazem uma vista sumamente desagradável. Acho estes povos sumamente pobres e, como não têm gêneros seus que lhes constituam ao menos um ramo certo de comércio, pouca esperança tenho de os pôr melhor nesta parte. Em uma palavra, meu colega, isto está um cadáver que vai para a sepultura [...]; parece-me ser este o mais próprio retrato emque presentemente se acha o Governo do Rio de Janeiro.”
(Marquês de Lavradio (Governador do Rio de Janeiro, 1769-1779). Carta de Amizade Escrita a Manuel da Cunha de Menezes em Pernambuco, em 13 de dezembro de 1769. In: Marquês de Lavradio. Cartas do Rio de Janeiro, 1769-1776. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação e Cultura, p. 10, 1978.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre o século XVIII e considerando as informações do excerto, assinale a alternativa correta.
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155Q945321 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

A citação a seguir, de Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto, apresenta como o narrador conheceu o protagonista.
Num país em que, com tanta facilidade, se fabricam manipansos milagrosos, ídolos aterradores e deuses onipotentes, causa pasmo que a Secretaria dos Cultos não seja tão conhecida como a da Viação. Há, entretanto, nela, no seu Museu e nos seus registros, muita cousa interessante e digna de exame.
Foi, por ocasião de desempenhar-me da incumbência do meu diretor, que vim a conhecer Gonzaga de Sá, afogado num mar de papeis, na seção de “alfaias, paramentos e imagens”, informando muito seriamente a consulta do vigário de Sumaré, versando sobre o número de setas que devia ter a imagem de S. Sebastião.
(BARRETO, Lima. Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá. São Paulo: Edição da Revista do Brasil, p. 17, 1919.)


A partir dessa citação e da leitura do romance, é correto afirmar que Lima Barreto usa a personagem Gonzaga de Sá para
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156Q945332 | Química, Química Orgânica, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Para a safra de 2023/2024, prevê-se uma produção de 34 bilhões de litros de etanol, com geração de 408 bilhões de litros de vinhaça, subproduto de alto teor de matéria orgânica. Nas últimas décadas, visando à sustentabilidade, o emprego da vinhaçain naturaevoluiu: seu descarte direto em rios e em áreas de sacrifício deu lugar à fertirrigação direta (devido ao alto teor de potássio do subproduto). A partir de 2015, empregando biodigestores anaeróbicos, a vinhaçain naturapassou a ser convertida em biogás, o qual, após purificação, é denominado gás natural renovável. Em média, 1 m3 de vinhaça produz até 14 m3 de biogás, e o subproduto desse processo é a vinhaça líquida biodigerida, que continua sendo utilizada na fertirrigação.
Em vista dessas informações, pode-se concluir que a sustentabilidade do processo de biodigestão da vinhaça in natura é devida à geração de energia renovável a partir da queima do
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157Q945337 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Estima-se que mais de dois milhões de espécies habitem os oceanos; entretanto, somente 10% da vida oceânica é conhecida. Em janeiro de 2024, uma expedição na costa do Chile avaliou um trecho de 2.900 km2 de montanhas subaquáticas criadas por atividade vulcânica, o que resultou em uma região única com correntes marítimas e baixo teor de oxigênio, gerando um nível elevado de endemismo.
Em menos de um mês, a expedição documentou cem novas espécies animais de profundidade, incluindo corais, esponjas, lagostas, polvos, caravelas, águas-vivas, peixes, camarões, entre outros.
(Adaptado de https://www.nytimes.com/2024/03/10/science/new-species-sea-discove ry.html. Acesso em 02/04/2024.)

Sobre essa expedição marinha, é correto afirmar que os animais
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159Q945211 | Geografia, População brasileira, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais. Esses grupos contam com formas próprias de organização social, além de ocuparem e usarem territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica. Para tanto, utilizam conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição (Inciso I, Art. 3º, Decreto 6.040 / 2007). Estima-se que cerca de 4,5 milhões de pessoas fazem parte de comunidades tradicionais atualmente no Brasil.

(Adaptado de: Populações Tradicionais – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/populacoes-tradicionais. Acesso em 12/06/2023.)


Assinale a alternativa que faz a correspondência correta dos povos e comunidades tradicionais com a sua região de atuação e com as suas práticas específicas de organização socioterritorial.
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160Q945311 | História, História Geral, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Quando eu falo em adiar o fim do mundo, não é a este mundo em colapso que estou me referindo. Este tem um esquema tão violento que eu queria mais é que ele desaparecesse à meia noite de hoje e que amanhã a gente acordasse em um novo. No entanto, efetivamente, estamos atuando no sentido de uma transfiguração, desejando aquilo que o Nêgo Bispo chama de confluências, e não essa exorbitante euforia da monocultura, que reúne os birutas que celebram a necropolítica sobre a vida plural dos povos deste planeta. Ao contrário do que estão fazendo, confluências evoca um contexto de mundos diversos que podem se afetar. (...) Se o colonialismo nos causou um dano quase irreparável foi o de afirmar que somos todos iguais. (Adaptado de KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, p. 40-42, 2022.)

Assinale a alternativa que explicita a crítica de Krenak à monocultura, tal como é enunciada no excerto.
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