Questões de Concursos COMVEST UNICAMP

Resolva questões de COMVEST UNICAMP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q945343 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Do ponto de vista psicológico, sofrimentos ligados às marcas do pertencimento indígena subjazem esforços para se negar o pertencimento, para apagar as potenciais marcas na língua, gestualidade e até mesmo do cultivo da espiritualidade. Mas o sofrimento persiste quando a pessoa tenta se diluir nas demais categorias. É notável, hoje, que a atuação psicológica no campo do burnout étnico-racial aponte a sobrecarga de pessoas que acabam por se esforçar, muito além do que seria necessário para excelência em seu desempenho no trabalho, com tarefas extras que envolvem apagar os efeitos das marcas de seu pertencimento étnico-racial ou lidar com os efeitos que essas marcas têm no ambiente de trabalho. Chegando, em algunscasos, a situações de grave adoecimento, cujas causas nem sempre são facilmente identificáveis pela pessoa que sofre.

(GUIMARÃES, Danilo Silva. Para celebrar o dia dos povos indígenas. In: Jornal da USP. Disponível em https://jornal.usp.br/articulistas/danilo-silva-guimaraes/para-celebrar-o-dia-dos- -povos-indigenas/. Acesso em 30/08/2024.)
Com base no texto, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q951073 | Matemática, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2018

A representação decimal de certo número inteiro positivo tem dois algarismos. Se o triplo da soma desses algarismos é igual ao próprio número, então o produto dos algarismos é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q947540 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado em novembro de 2018, o Brasil está de volta ao Mapa da Fome, de onde havíamos saído em 2014.

Esse relatório aponta que a exclusão é a principal causa da fome. Entre os brasileiros mais pobres, em especial mulheres e crianças indígenas ou afrodescendentes das áreas rurais, houve uma mudança no ciclo de produção e acesso à comida. “Enquanto muitos aumentaram o consumo de alimentos saudáveis, como leite e carne, outros precisaram optar por produtos baratos, com alto teor de carboidrato e gordura”, diz o estudo. O resultado é que também cresceu a obesidade no país.

(Adaptado de https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/29/internacional/1553860893_4908 10.html.)


Segundo o relatório mencionado no texto,


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q945238 | Inglês, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

No trecho a seguir, observa-se o uso de uma variedade linguística de inglês conhecida como African American Vernacular English (AAVE). Ainda que tão diversa e sofisticada quanto quaisquer outras variedades, a AAVE ainda é estigmatizada por ter características linguísticas diferentes daquelas que marcam a variedade de prestígio, isto é, a padrão.


“– Listen, God love everything you love – and a mess of stuff you don't. (…) It always making little surprises and springing them on us when us least expect. (…) Man corrupt everything (…) He try to make you think he everywhere (…), you think he God. But he ain't. (…) I start to wonder why us suffer. Why us black. It didn’t take long to realize I didn’t hardly know nothing.”
(Adaptado de: WALKER, Alice. The Color Purple. London: The Orion Publishing Group, 1983.)


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no trecho a seguir:
É correto dizer que o excerto apresenta aspectos linguísticos – que diferem dos observados na variedade padrão – como (i) _________, e que sua temática central é a (ii) ________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q947542 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Texto associado.

O trecho a seguir se refere à questão. Ele foi retirado de um texto de Ailton Krenak publicado em 1992.


Alguns anos atrás, quando vi o quanto a ciência dos brancos estava desenvolvida, com seus aviões, máquinas, computadores, mísseis, fiquei um pouco assustado. Comecei a duvidar que a tradição do meu povo, que a memória ancestral do meu povo, pudesse sobreviver num mundo dominado pela tecnologia. E pensei que nossa cultura, os nossos valores, fossem muito frágeis para subsistir num mundo prático onde os homens organizam seu poder e submetem a natureza, derrubam as montanhas. Onde um homem olha uma montanha e calcula quantos milhões de toneladas de cassiterita, de bauxita, de ouro ela pode ter. Enquanto meu avô, meus primos olham aquela montanha e veem o humor da montanha e veem se ela está triste, feliz ou ameaçadora e fazem cerimônia para ela.


(Adaptado de Ailton Krenak, “Antes o mundo não existia”, em Adauto Novaes (org.), Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 202-203.)

Neste texto, Ailton Krenak apresenta dois entendimentos acerca do modo como a natureza é vista. Esses dois modos de ver a natureza são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q945331 | Matemática, Álgebra, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

O gráfico de uma parábola de equação y = ax2 + bx + c passa pelos pontos P = (0,–4), Q = (2,–1) e M = (–2,5). O valor do produto a ⋅ b ⋅ c é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q951052 | Português, Figuras de Linguagem, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2018

“Picado pelo ciúme, abriu o ourives seu peito à órfã, ofereceu-lhe a mão, e uma pulseira de brilhantes nela, com a condição de me esquecer.
Leontina disse que sim, cuidando que mentia; mas passados oito dias admirou-se de ter dito a verdade. Nunca mais soube de mim, nem eu dela; até que, um ano depois, a criada, que a servia, me contou que a menina casara com o padrinho e que as enteadas, coagidas pelo pai, se tinham ido para o recolhimento do Grilo com uma pequena mesada e a esperança de ficarem pobres. Não sei mais nada a respeito da primeira das sete mulheres que amei, em Lisboa.”
(Camilo Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago, p. 4. Disponível em www.dominiopublico.gov.br. Acessado em 20/05/2018.)
O excerto anterior apresenta uma síntese acerca do primeiro dos setes amores da personagem Silvestre da Silva. Considere essa experiência amorosa no contexto da primeira parte da narrativa e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q945199 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Texto 1
“Que século, meus Deus! – exclamaram os ratos E começaram a roer o edifício”.
(“Edifício Esplendor” (1955), de Carlos Drummond de Andrade, epígrafe do conto “Seminário dos Ratos”, de Lygia Fagundes Telles.)

Texto 2
Epígrafe é um paratexto (um texto que acompanha o texto principal), que pode justificar ou comentar um título ou texto; referenciar a relação entre o autor do texto e o da epígrafe; criar um efeito por meio do qual a presença da epígrafe já evoca a identificação do autor do texto com uma época ou movimento.
(Adaptado de: GENETTE, G. Paratextos Editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.)


Considerando os textos 1 e 2, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q945202 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

“Um deles viu umas contas brancas de rosário, acenou que lhas dessem e divertiu-se muito com elas. Enrolou-as ao pescoço, depois tirou-as e embrulhou-as no braço, e acenava para a terra e depois para as contas, e em seguida para o colar do capitão, dando a entender que eles dariam ouro por aquilo. Isto nós entendíamos assim porque queríamos. Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto nós não queríamos entender, porque não lho daríamos."
(CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de Achamento do Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, p. 108, 2001.)

Em seu relato de viagem, Pero Vaz de Caminha
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q945234 | Inglês, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

O texto a seguir é parte de uma chamada para publicação de artigos em uma edição especial da revista Nature.

The environmental and ethical implications of traditional livestock rearing, combined with an increasing global population and demand for protein-rich nutrition, has led to investments in alternative protein research. One emerging approach is cellular agriculture, in which traditional ‘meat’ tissues, such as muscle and fat cells from cows, chicken and fish, or alternative protein sources, such as algae, are cultivated under controlled laboratory conditions. However, the optimisation of these protocols is highly dependent on cell types, and further development is required to make cellular agriculture an economically viable alternative to traditional sources of protein. This special issue welcomes research on improvements to cellular agriculture protocols to maximize sustainable protein production.

(Adaptado de: https://www.nature.com/collections/chhdggaffd. Acesso em 12/05/2023.)

Qual seria o tópico específico da edição especial ao qual o texto se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q947567 | História, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

“Parece-me que nós não aprendemos com a nossa própria história, pois somos capazes de repetir, como cacoete, as alianças espúrias entre escravos e a casa-grande. As pessoas da senzala demoram a aprender a lição: sempre que há um pequeno espaço de liberdade, se esquecem do quanto foram aviltadas, do quanto foram violentadas, e voltam a estabelecer essa espécie de conluio com os interesses da oligarquia, do latifúndio, das velhas hierarquias coloniais que sempre marcaram nossa realidade como um fator de discriminação, segregação e exclusão.”

(Adaptado de Ailton Krenak, Compartilhar a Memória em: Camila Loureiro Dias e Artionka Capiberibe (orgs.), Os Índios na Constituição. Cotia: Ateliê, 2019, p. 17-33.)

“Eu sou Álvaro Tukano, nasci numa aldeia no alto do Rio Negro, em 1953. Naquela época não tinha esse negócio de se organizar os povos indígenas, porque os índios já estavam organizados ao seu modo, mas de uma maneira errada eles ajudaram a difundir a economia e o avanço do Estado brasileiro.”

(Adaptado de Álvaro Tukano em Kaká Werá (org.), Álvaro Tukano, Coleção Tembetá. Rio de Janeiro: Azougue, 2017, p. 13.)

Os dois textos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q947568 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

O artigo 231 do capítulo “Dos Índios” da Constituição Federal de 1988 diz: “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcálas, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.”

A partir do texto constitucional e de seus conhecimentos mais amplos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q945355 | Ciências, Elementos Químicos e Classificação Periódica, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Em uma granja, há galinhas botando ovos com casca mole ou até mesmo sem casca. Um técnico em avicultura sugeriu adicionar à ração das aves calcário em pó (CaCO3) ou osso em pó (Ca5(PO4)3(OH)). Isso poderia resolver o problema, pois falta algum nutriente na alimentação das galinhas. Levando em conta apenas essas informações, o problema na alimentação das galinhas é devido à ausência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q944375 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Os hormônios são substâncias que controlam diversas funções do organismo. Eles são liberados na corrente sanguínea e atuam em várias partes do corpo e agem, praticamente, sobre todos os sistemas.
Sobre os hormônios, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q947571 | Atualidades, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Segundo o governo mineiro, análises de amostras da lama da barragem Córrego do Feijão detectaram “metais que já haviam sido identificados na água do Rio Paraopeba" – para onde a lama da barragem de rejeitos de mineração desceu. No caminho até o rio, a lama deixou 169 mortos e 141 desaparecidos. Residências, comércios, pousadas e plantações foram destruídas, e a água do Rio Paraopeba está inutilizável em boa parte de seus 546 km de extensão.

(Adaptado de https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/02/19/exames-detec tam-aluminio-alterado-no-sangue-de-bombeiros-em-brumadinho.htm.)

O texto trata do rompimento da barragem de rejeitos de minério da empresa mineradora Vale, ocorrido no início de 2019, no município de Brumadinho (MG). Sobre esse acontecimento, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q945306 | Inglês, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Texto associado.
Texto 1

The fact that so few African Americans write science fiction is perplexing since they, in a very real sense, inhabit a sci-fi nightmare in which unseen but no less palpable acts of intolerance frustrate their movement; official histories undo what has been done; and technology is too often brought to bear on black bodies. Moreover, the sublegitimate status of science fiction in literature mirrors the subaltern position to which blacks have been relegated throughout American history. The notion of Afrofuturism gives rise to a troubling antinomy: can a community whose past has been deliberately rubbed out, and whose energies have been consumed by the search for legible traces of its history, imagine possible futures?


(Adaptado de DERY, M. Black to the future: interviews with Samuel R. Delany, Greg Tate, and Tricia Rose. In: ___. (Ed.) The Discourse of cyberculture. Durham; London: Duke University Press, p. 179-222, 1994.)
De acordo com o texto 1, a escassez de autores afro-americanos em obras de ficção científica representa um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q945308 | Inglês, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Leia o resumo de uma pesquisa que, em 2021, já alertava para questões climáticas e fatores a elas relacionados.

Politics of attributing extreme events to climate change

Climate change shapes weather events. However, describing it as the cause of disasters can be misleading, since disasters are caused by pre-existing fragilities and inequalities on the ground. Attribution is not neutral. Hence, analytic frames that attribute disaster to climate can divert attention from place-based vulnerabilities and their sociopolitical causes. While politicians may blame climate change, the public may hold the government accountable for inadequate investments in flood or drought prevention. To be strategic and moral, framing choices must therefore be sensitive to context and to how the values implicit within analytic frames about the causes of disasters shape policy responses. Such sensitivity requires multicausal analysis of weather-linked disasters to reduce the damages. Through examples from around the world, especially Brazil, we discuss how and why climate-centric disaster framing can erase from view—and, thus, from policy agendas—the very socioeconomic and political factors that centrally cause vulnerability and suffering in weather extremes.
(Adaptado de https://wires.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/wcc.750. Acesso em 15/05/2024.)

Qual alternativa expressa corretamente os argumentos dos autores do texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q945328 | Matemática, Problemas, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Ana está treinando as habilidades matemáticas de seu irmão mais novo. Ela escolheu dois números reais x, y e avisou para seu irmão que os números satisfazem às desigualdades | x – 2 | ≤ 2 e | y – 3 | ≤ 1. O que o irmão de Ana pode concluir corretamente sobre esses números?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.