Questões de Concursos CONSESP

Resolva questões de CONSESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q58662 | Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

A morfologia da hemácia auxilia no diagnóstico diferencial das anemias. Assinale a alternativa em que ambas as anemias são hipocrômica e microcítica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q58663 | Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Adolescente, sexo feminino, 15 anos, refere perda de 15kg nos últimos seis meses e amenorréia. Apresenta vômitos, diarréia, dor abdominal e mal estar. Nega febre. Exame físico revela caquexia, frequência cardíaca de 40 batimentos por minuto. Apresenta potássio sérico de 3,0 mEq/L (normal: 3,5 - 5,1mEq/L), hematócrito de 30% (36 - 43%), velocidade de hemossedimentação de 3 mm/hora (normal: até 10 mm/hora) e colesterol total de 300 mg/dL. Qual a hipótese diagnóstica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q58664 | Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Qual dos achados abaixo determina a escolha do tratamento para um recém-nascido com sífilis congênita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q58665 | Medicina, Pediatria, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Um lactente de 2 meses é trazido ao Pronto Socorro pela mãe devido ao quadro de choro intenso. Ela relata que a criança rolou da cama e caiu no chão. A tomografia de crânio revela hematomas subdurais e no exame físico observa hemorragia retiniana bilateral. Qual a hipótese diagnóstica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q58666 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente de 60 anos, hipertenso, faz uso de hidroclortiazida (diurético) e metoprolol (betabloqueador). Está agendado para cirurgia de prostatectomia por adenocarcinoma. Qual é a conduta em relação àqueles medicamentos anti-hipertensivos na avaliação pré-anestésica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q58667 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Um paciente foi vitima de trauma crânio-encefálico, tendo sido mantido sob intubação traqueal por 3 semanas. Cerca de 1 mês após a alta hospitalar é admitido no pronto socorro com falta de ar, cianótico, agitado e cornagem. Assinale a conduta imediata a ser tomada frente a esse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q58668 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente de 26 anos de idade foi atendida no Pronto Socorro com quadro de pneumotórax espontâneo, negando episódios anteriores. Foi realizada a drenagem pleural mas, após 5 dias, manteve escape aéreo com borbulhamento pelo dreno, quando tossia ou inspirava profundamente. Qual das condutas abaixo é a melhor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q58669 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente na Unidade de Terapia Intensiva apresenta nível 5 na escala de sedação de Ramsay. Em qual estado ele se encontra?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q58670 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Quais paredes da órbita são acometidas com maior frequência nos casos de fraturas isoladas das paredes da órbita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q58671 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

O termo anastomose está reservado em cirurgia para um tipo específico de síntese que envolve estruturas tubulares. Alguns cuidados de técnica operatória são relevantes. Assinale qual alternativa está INCORRETA em relação a uma anastomose gastrintestinal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q58672 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Cirurgião apresentou lesão pérfuro-cortante com agulha de fio de sutura durante ato operatório. Houve transfixação da luva. A conduta é avaliação dos fatores de risco do paciente, coleta de sangue do paciente e do médico e acompanhamento ambulatorial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q58673 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente de 40 anos de idade relata dificuldade persistente para deglutir alimentos sólidos há um ano e para líquidos há dois meses, acompanhada de regurgitação, mas sem pirose. Refere, às vezes, desconforto retroesternal e tosse após alimentação. Nega emagrecimento, contato com barbeiro, etilismo ou tabagismo. O exame físico é normal. Qual é o provável diagnóstico e qual deve ser o primeiro exame para fins de diagnóstico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q58674 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Em relação aos carcinomas uroteliais da bexiga, qual das afirmativas abaixo NÃO é verdadeira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q58675 | Medicina, Cirurgia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Com o objetivo de se tratar uma fratura não cirurgicamente, a ordem correta dos materiais para se confeccionar uma tala gessada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q58677 | Medicina, Obstetrícia e Ginecologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente de 40 anos de idade submeteu-se à cirurgia de Wertheim-Meigs devido a carcinoma espinocelular do colo do útero, estadio FIGO Ib1, com preservação de ovários. O resultado anatomopatológico evidenciou, além do tumor cervical de 3 cm, infiltração de paramétrios laterais com margens cirúrgicas vaginais livres. Qual a conduta subsequente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q58678 | Medicina, Obstetrícia e Ginecologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Durante um procedimento de histerectomia total abdominal em paciente de 50 anos de idade, o laudo da biópsia de congelação foi conclusivo para adenocarcinoma endometrial com invasão miometrial menor do que 50%, sem comprometer colo uterino. Qual o tempo cirúrgico complementar imprescindível, nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q58679 | Medicina, Obstetrícia e Ginecologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente de 26 anos de idade com queixa de caroço doloroso na região inguinal direita há um dia. Refere que antes do aparecimento desse caroço, notou uma “feridinha” na vulva que desapareceu sozinha. Ao exame físico, presença de linfoadenomegalia na região inguinal direita, com sinais flogísticos e um ponto de flutuação. Órgãos genitais externos sem outras lesões. Qual é o agente etiológico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q58680 | Medicina, Obstetrícia e Ginecologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente submetida a histerectomia e salpingooforectomia bilateral por endometriose grave. Após 12 meses, houve recidiva dos sintomas. Ao exame ultrassonográfico, nota-se imagem sugestiva de endometriose em cúpula vaginal. A melhor alternativa medicamentosa para o tratamento dos sintomas e redução da lesão seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q58681 | Medicina, Obstetrícia e Ginecologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Qual é o progestagênio considerado menos trombogênico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q58682 | Medicina, Obstetrícia e Ginecologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Puérpera deu à luz por parto normal, recém-nascido pesando 4200 g há 3 horas. Apresenta-se com sangramento vaginal moderado, descorada +2/+4, pulso = 100 bpm, pressão arterial = 110 x 70 mmHg, com útero na altura da cicatriz umbilical, amolecido.

Qual é a conduta imediata?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.