Questões de Concursos CONSULPLAN

Resolva questões de CONSULPLAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q256982 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CONSULPLAN

Considerando as diferenças entre gestão pública e privada, analise.

I. A gestão privada possui mais autonomia decisória relativamente a gestão pública.

II. A gestão pública sofre mais ingerência política relativamente a gestão privada.

III. A gestão privada de empresas tem objetivos econômicos e sociais com mesmo peso.

IV. Para a gestão pública, a lucratividade pode ser dispensável.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q147093 | Português, Proparoxítonas, Analista Judiciário Clínica Médica, TRE MG, CONSULPLAN

Texto associado.
      O auge da vida democrática é o momento do voto. A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, é também o regime da igualdade, em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. Por isso, tenho sustentado que ela é o regime mais ético que existe. Melhor dizendo, é o único regime que hoje podemos considerar ético. As formas de governo que a teoria antigamente chamava de monarquia ou aristocracia, considerando-as legítimas, atualmente apenas podem ser chamadas de ditaduras. Uma ditadura, em nossos dias, é ilegítima. Só a democracia é legítima.
      [...]
      O mínimo, numa democracia, é ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. Porém, se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir “o mal” até mesmo de concorrer. Assim, foi a perseguição ao comunismo, no Brasil, mesmo quando não tínhamos uma ditadura escancarada. Assim foi a perseguição aos partidos liberais nos regimes comunistas. [...]
      Há saída? O mais óbvio é: a Ética é um pré-requisito. Queremos, de todos os candidatos, que sejam honestos. Que não sejam antiéticos. E, entre os postulantes decentes, optaremos por critérios políticos. [...] É preciso grandeza de espírito para sair dessa incapacidade de pensar o que desejamos construir. Porque propor a Política é formular o futuro.
(Ribeiro, Renato Janine. Filosofia. Setembro de 2012. Adaptado.)



Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas graficamente pelo mesmo motivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q48085 | Português, Fiscal Municipal, Prefeitura de Campo Verde MT, CONSULPLAN

Texto associado.
Grandes e pequenas mulheres

  Há mulheres de todos os gêneros. Histéricas, batalhadoras, frescas, profissionais, chatas, inteligentes, gostosas, parasitas, sensacionais. Mulheres de origens diversas, de idades várias, mulheres de posses ou de grana curta. Mulheres de tudo quanto é jeito. Mas se eu fosse homem prestaria atenção apenas num quesito: se a mulher é do tipo que puxa pra cima ou se é do tipo que empurra pra baixo.
  Dizem que por trás de todo grande homem existe uma grande mulher. Meia-verdade. Ele pode ser grande estando sozinho também. Mas com uma mulher xarope ele não vai chegar a lugar algum. Mulher que puxa pra cima é mulher que aposta nas decisões do cara, que não fica telefonando pro escritório toda hora, que tem a profissão dela, que apoia quando ele diz que vai pedir demissão por questões éticas e que confia que vai dar tudo certo.
  Mulher que empurra pra baixo é a que põe minhoca na cabeça dele sobre os seus colegas, a que tem acessos de carência bem na hora que ele tem que entrar numa reunião, a que não avaliza nenhuma mudança que ele propõe, a que quer manter tudo como está.
  Mulher que puxa pra cima é a que dá uns toques na hora de ele se vestir, a que não perturba com questões menores, a que incentiva o marido a procurar os amigos, a que separa matérias de revista que possam interessá-lo, a que indica livros, a que faz amor com vontade.
  Mulher que empurra pra baixo é a que reclama do salário dele, a que não acredita que ele tenha taco para assumir uma promoção, a que acha que viajar é despesa e não investimento, a que tem ciúmes da secretária.
  Mulher que puxa pra cima é a que dá conselhos e não palpite, a que acompanha nas festas e nas roubadas, a que tem bom humor.
  Mulher que empurra pra baixo é a que debocha dos defeitos dele em rodinhas de amigos e que não acredita que ele vá mais longe do que já foi.
  Se por trás de todo grande homem existe uma grande mulher, então vale o inverso também: por trás de um pequeno homem talvez exista uma mulherzinha de nada. (Martha Medeiros)
Assinale a alternativa em que o uso da crase apresenta-se INCORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q145363 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 10, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TSE, CONSULPLAN

De acordo com a NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata da proteção contra incêndio e explosão, no caso dos processos ou equipamentos susceptíveis de gerar ou acumular eletricidade estática, deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q22643 | Português, Assistente de Manutenção, CBTU, CONSULPLAN

Texto associado.
A reconstrução da democracia

A sociedade brasileira acorda para os 50 anos de um trauma que viveu em sua história democrática. O golpe de 1964 atrasou a consolidação das bases da democracia brasileira e o alargamento de suas vias de desenvolvimento político, socioeconômico e cultural. É extremamente oportuno trazer à memória os eventos arbitrários que levaram à destituição do presidente João Goulart, que cumpria legítimo mandato democrático. Tais eventos abriram ao país os terríveis anos de chumbo, fechando as portas da liberdade com a instalação de 21 anos de ditadura.

Todos os desdobramentos, danos e reflexos daquele fatídico 31 de março devem ser lembrados como aprendizado, como antídoto a eliminar, de pronto, eventuais sinais de ameaça que venham a pairar sobre o Estado democrático de Direito.

Regimes de exceção perpetuam privilégios, disseminam a injustiça, atrasam o desenvolvimento, comprometem as perspectivas de emancipação do povo e fecham as janelas do futuro de uma nação.

As sociedades atuais encontraram nas legislações de caráter democrático a referência para estabilizar a convivência entre os homens, sob a base ampla de direitos e deveres comuns a todos. Nesse contexto está a advocacia, profissão com status constitucional que defende os direitos dos cidadãos junto ao Estado, exercendo extraordinária função de caráter social. Na moldura arbitrária e sombria imposta aos brasileiros entre 1964 e 1985, a advocacia emergiu como principal defensora da cidadania, a despeito de pressões, prisões, ameaças e abusos de toda a espécie que se abateram sobre seus quadros.

A seccional paulista e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enfrentaram corajosamente os governos militares pela salvaguarda das prerrogativas dos advogados em seu papel de defesa dos presos e perseguidos políticos, procurando-os em delegacias, quartéis e em centros clandestinos de detenção e tortura. Pesava aí não apenas a demanda pela legalidade processual, mas a urgência da preservação da vida. É sabido que centenas de brasileiros, vítimas de prisões arbitrárias, acabaram mortos sob tortura.

A advocacia emergiu na linha de frente pela reconstrução da ordem democrática, mesmo nos anos mais duros da repressão. Conduziu as bandeiras libertárias a um Congresso que atuava com direitos mínimos e controlados, aos representantes do Judiciário, à imprensa, às entidades organizadas da sociedade civil, às praças. Viveu-se nesse tempo sob a imposição de atos institucionais, como o AI-5, que estabeleceu o estado de sítio, suspendeu direitos políticos e cassou o habeas corpus daqueles acusados de crimes contra a Lei de Segurança Nacional.

Momento digno de nota, porque memorável, foi a leitura da “Carta aos Brasileiros” pelo jurista Goffredo Telles Júnior. Em 8 de agosto de 1977, sob as arcadas da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ele conclamou a volta da democracia, do “Estado de Direito, já”. Goffredo justifica o brado dizendo-se representante da família do Direito, uma “família indestrutível, espalhada por todos os rincões da pátria”.

Nos duros anos do regime militar, os advogados, em todos os espaços do país, assumiram com destemor seu papel em defesa dos cidadãos e da normalidade institucional. Alguns desses nomes ainda permanecem à frente de ações que, hoje, buscam promover o resgate da memória nacional e da verdade, em uma demonstração de que o caminho mais viável para o Brasil superar seus imensos desafios passa, necessariamente, pela democracia.

(Marcos da Costa. Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/04/1434430-marcos-da-costa-a- reconstrucao-da-democracia.shtml. Adaptado.)
Sobre a estruturação sintática do período, “Regimes de exceção perpetuam privilégios, disseminam a injustiça, atrasam o desenvolvimento, comprometem as perspectivas de emancipação [...]” (4º§), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q44225 | Segurança e Saúde no Trabalho, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

“Uma indústria apresenta, em seu ambiente de trabalho, situações como o empilhamento incorreto de matéria-prima e obstrução das passagens para a circulação dos funcionários.” Essas irregularidades técnicas são identificadas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q351828 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Um artista primitivo é alguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética. Geralmente são autodidatas e criadores dos recursos técnicos com que trabalham. Os principais representantes deste estilo no Brasil são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q709349 | Português, Interpretação Textual, Analista de Sistemas, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

Texto associado.

Comprar menos é melhor do que comprar “verde”

Estudo indica que consumir em menor quantidade pode gerar efeitos mais positivos do que aderir à onda do consumo de produtos ditos sustentáveis.

      O direito de comprar o que o dinheiro honestamente juntado permite é um dos bons e inegociáveis avanços do capitalismo – e, no entanto, de um tempo para cá, o exagerado consumismo foi levado ao tribunal do bom comportamento, e com doses de razão. Um estudo publicado no periódico inglês Young Consumers, de pesquisadores de marketing da Universidade do Arizona (EUA), fez barulho ao sugerir que consumir menos traz efeitos mais positivos para o ambiente e para cada indivíduo do que simplesmente substituir produtos por versões que, em teoria, seriam ecologicamente corretas.

      Os analistas se debruçaram em dois perfis de pessoas: aquelas com o hábito de reaproveitar bens, em vez de sair às compras; e os adeptos da aquisição de produtos “verdes”. De acordo com os pesquisadores, o primeiro grupo, menos afoito, apresentou índices mais altos de bem-estar pessoal, além de ter modo de vida pouco danoso para a natureza.

      O resultado da pesquisa bate de frente com uma indústria vigorosa. De acordo com a consultoria Nielsen, estima-se que 64% de lares dos Estados Unidos já compraram itens enquadrados como sustentáveis. Não há levantamento brasileiro, mas por aqui também é tendência forte. A consciência ambiental é sempre louvável. Mas convém ter cautela.

      Há alternativas conservacionistas que são vendidas como tal, mas que não se comprovam “verdes”. É o caso de canudinhos de metal, cuja fabricação demanda energia equivalente à usada para criar noventa modelos de plástico (ressalta-se: ainda é melhor que não se use canudo algum, muito menos os de plástico). Outro exemplo é o das “eco bags”. Para valerem do ponto de vista sustentável, seria necessário usar cada uma 104 vezes. Disse a VEJA Sabrina Helm, coordenadora do estudo da Universidade do Arizona: “Temos que ser conscientes, pensando no que é realmente útil para nossas vidas”. Soa simplório, mas é conselho bom e eficaz.

(Jennifer Ann Thomas, 28 out 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/comprar-menos-e-melhor-do-que-comprar-verde/.)

O título do texto: Comprar menos é melhor do que comprar “verde”:
I. Qualifica o consumismo sustentável como uma atitude nula diante da realidade.
II. Antecipa um posicionamento do enunciador do texto acerca de assunto relacionado ao consumo.
III. Demonstra, por meio do emprego de aspas, o uso de um vocábulo cujo sentido produzido extrapola o usual.
IV. Estabelece uma comparação entre comportamentos diferentes atribuídos a indivíduos com características diferentes.
Estão corretas apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q140891 | Contabilidade Geral, Conceitos, Analista Judiciário Contabilidade, TSE, CONSULPLAN

A contabilidade foi definida no I Congresso Brasileiro de Contabilidade como: a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica. São objetivos da contabilidade, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q247814 | Matemática, Progressão aritmética, Técnico de Informática, SDS SC, CONSULPLAN

Numa estrada existem dois telefones instalados no acostamento: um no quilômetro 3 e outro no quilômetro 88.
Entre eles, serão colocados mais 16 telefones, mantendo-se entre dois telefones consecutivos sempre a mesma distância. Qual marco quilômetro dessa estrada não receberá um telefone?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q847880 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, Prefeitura de Capanema PA Analista de Recursos Humanos, CONSULPLAN, 2020

Ao longo da história da humanidade o homem sempre teve inúmeras responsabilidades e atribuições a serem desempenhadas em seu dia a dia. A partir da Revolução Industrial essas funções passaram a ganhar maior complexidade, sendo necessário, portanto, um maior rigor em sua estruturação. Atualmente, as organizações buscam a estruturação de cargos que resulte em melhor produtividade e satisfação para seus funcionários, sendo essencial nesse processo que uma série de fatores sejam levados em consideração. São condições básicas para o desenho de cargos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q152862 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

Comparando o processo de recrutamento e seleção de pessoal, analise.

I. O recrutamento é a busca de candidatos qualificados, enquanto a seleção é a escolha de candidatos mais aptos.

II. O recrutamento e a seleção de pessoal são processos que têm a mesma finalidade.

III. A função do recrutamento é suprir a seleção de matéria- prima básica, ou seja, candidatos.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q51926 | Raciocínio Lógico, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cascavel PR, CONSULPLAN

As dimensões de um quadrilátero são dadas por quatro números consecutivos. Sabendo que o perímetro deste quadrilátero é de 26 m, qual é o valor do menor dos lados deste quadrilátero? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q187592 | Ética na Administração Pública, Ética empresarial e profissional, Agente de Correios Atendente Comercial, CORREIOS, CONSULPLAN

A ética profissional não se ocupa somente do estudo e normatização das condutas do profissional com seus clientes, mas também com o outro profissional, objetivando a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural, preservando a dignidade humana. A ética profissional, hoje, atinge todas as profissões regulamentadas através de estatutos e códigos específicos. Analise as afirmativas anteriores e identifique abaixo a opção correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q484994 | Geografia, Recursos Hídricos, Professor de Geografia, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Há milênios, as atividades humanas interferem diretamente no ciclo da água no planeta. Nas áreas urbanizadas, o ciclo hidrológico é profundamente alterado pelas atividades industriais. Com base nessas considerações marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As alterações no ciclo hidrológico implicam na diminuição do estoque total de recursos hídricos.

( ) A crise das águas diz respeito à escassez de água potável e, principalmente, ao resultado da poluição dos mananciais disponíveis e ampliação do consumo.

( ) A crise das águas afeta o mundo inteiro em proporção e intensidade semelhante.

( ) Como acontece com os demais recursos naturais, quanto maior a escassez de água potável menor é a sua valorização.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q473891 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais e éticos. Em relação à nova Base Nacional Comum Curricular, a disciplina de educação física pertencerá a qual Área Central de Conhecimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q1244 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

A ampulheta é um instrumento de medida do tempo através do fluxo de areia, contido em um recipiente de vidro entre duas regiões. Considerando que o fluxo é sempre constante, e que para verter toda a areia de uma certa ampulheta são necessários 7 minutos, assinale o tempo transcorrido, quando exatamente 2/3 do volume de areia, se encontrarem na região superior da ampulheta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q119334 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, Chesf, CONSULPLAN

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

O narrador, ao relatar seu descontentamento, enfatiza na mulher a imagem de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q7146 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

Avaliar significa, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q13145 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CBTU, CONSULPLAN

“Papel significa um conjunto de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar.” (Chiavenato, 2003, p. 6.)

Segundo Chiavenato (2003), podem ser identificados dez papéis específicos do administrador, divididos em categorias. Os papéis que envolvem eventos em que o administrador deve fazer uma escolha, requerendo tanto habilidades humanas quanto conceituais, denominam-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.