Início

Questões de Concursos CONSULPLAN

Resolva questões de CONSULPLAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2342Q248944 | História e Geografia de Minas Gerais, Técnico de Laboratório Informática, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

A atividade industrial em Congonhas é marcada, em especial, pela presença de grandes empresas do ramo de mineração e siderurgia, tornando-se a principal fonte de arrecadação do município e geração de riquezas. Sobre este setor, analise:

I. Movimentos de fusões e incorporações, tão comuns atualmente no mercado, já podem ser percebidos no setor de mineração em Congonhas, onde ocorreu a aquisição da Companhia de Fomento Mineral pela CSN.

II. Congonhas, em função da antiga Ferteco e, hoje, da Vale, foi por muito tempo a única cidade mineira a possuir uma pelotizadora.

III. O fato de possuir duas grandes usinas siderúrgicas a Vale e a Companhia Siderúrgica Nacional transformam Congonhas num dos maiores centros produtores de minério de ferro do Brasil.

IV. No início desta década, o município assistiu a uma acirrada disputa entre a Gerdau Açominas e a CSN pelo controle da antiga Ferteco e da mina de Casa de Pedra.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2343Q40831 | Português, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUC RN, CONSULPLAN

Texto associado.
TEXTO:
                                    A crise que estamos esquecendo

      O tema do momento é a crise financeira global. Eu aqui falo de outra, que atinge a todos nós, mas especialmente jovens e crianças: a violência contra professores e a grosseria no convívio em casa. Duas pontas da nossa sociedade se unem para produzir isso: falta de autoridade amorosa dos pais (e professores) e péssimo exemplo de autoridades e figuras públicas.

      Pais não sabem resolver a má-criação dos pequenos e a insolência dos maiores. Crianças xingam os adultos, chutam a babá, a psicóloga, a pediatra. Adolescentes chegam de tromba junto do carro em que os aguardam pai ou mãe: entram sem olhar aquele que nem vira o rosto para eles. Cumprimento, sorriso, beijo? Nem pensar. Como será esse convívio na intimidade? Como funciona a comunicação entre pais e filhos? Nunca será idílica, isso é normal: crescer é também contestar. Mas poderíamos mudar as regras desse jogo: junto com afeto, deveriam vir regras, punições e recompensas. Que tal um pouco de carinho e respeito, de parte a parte? Para serem respeitados, pai e mãe devem impor alguma autoridade, fundamento da segurança dos filhos neste mundo difícil, marcando seus futuros relacionamentos pessoais e profissionais. Mal-amados, mal-ensinados, jovens abrem caminho às cotoveladas e aos pontapés.

      Mal pagos e pouco valorizados, professores se encolhem, permitindo abusos inimagináveis alguns anos atrás. Um adolescente empurra a professora, que bate a cabeça na parede e sofre uma concussão. Um menininho chama a professora de “vadia”, em aula. Professores levam xingações de pais e alunos, além de agressões físicas, cuspidas, facadas, empurrões. Cresce o número de mestres que desistem da profissão: pudera. Em escolas e universidades, estudantes falam alto, usam o celular, entram e saem da sala enquanto alguém trabalha para o bem desses que o tratam como um funcionário subalterno. Onde aprenderam isso, se não, em primeira instância, em casa? O que aconteceu conosco? Que trogloditas somos – e produzimos –, que maltrapilhos emocionais estamos nos tornando, como preparamos a nova geração para a vida real, que não é benevolente nem dobra sua espinha aos nossos gritos? Obviamente não é assim por toda a parte, nem os pais e mestres são responsáveis por tudo isso, mas é urgente parar para pensar.

      Na outra ponta, temos o espetáculo deprimente dos escândalos e da impunidade reinante. Um Senado que não tem lugar para seus milhares de funcionários usarem computador ao mesmo tempo, e nem sabia quantos diretores tinha: 180 ou trinta? Autoridades que incitam ao preconceito racial e ao ódio de classes? Governos bons são caluniados, os piores são prestigiados. Não cedemos ao adversário nem o bem que ele faz: que importa o bem, se queremos o poder? Guerra civil nas ruas, escolas e hospitais precários, instituições moralmente falidas, famílias desorientadas, moradias sub-humanas, prisões onde não criaríamos porcos. Que profunda e triste impressão, sobretudo nos mais simples e desinformados e naqueles que ainda estão em formação. Jovens e adultos reagem a isso com agressividade ou alienação em todos os níveis de relacionamento. O tema “violência em casa e na escola” começa a ser tratado em congressos, seminários, entre psicólogos e educadores. Não vi ainda ações eficazes.

      Sem moralismo (diferente de moralidade) nem discursos pomposos ou populistas, pode-se mudar uma situação que se alastra – ou vamos adoecer disso que nos enoja. Quase todos os países foram responsáveis pela gravíssima crise financeira mundial. Todos os indivíduos, não importa a conta bancária, profissão ou cor dos olhos, podem reverter esta outra crise: a do desrespeito geral que provoca violência física ou grosseria verbal em casa, no trabalho, no trânsito. Cada um de nós pode escolher entre ignorar e transformar. Melhor promover a sério e urgentemente uma nova moralidade, ou fingimos nada ver, e nos abancamos em definitivo na pocilga.

                 (Luft, Lya. Revista Veja. Edição 2107 – ano 42- nº 14. Ed. Abril. 08 de abril de 2009)
O emprego da palavra se, em “... que importa o bem, se queremos o poder?” (4º§) é o mesmo que se encontra em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2344Q712319 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Estagiário Administração, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Para fazer uma unidade de determinado tipo de doce, uma confeitaria consome 1/4 de litro de leite. Sabendo que o leite custa R$ 3,00 por litro, então o custo total com leite para fazer 200 unidades desse tipo de doce será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2345Q22657 | Informática, Assistente de Manutenção, CBTU, CONSULPLAN

Utilizando a ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão), o procedimento para alternar o modo de exibição de uma planilha para tela inteira é: clicar na guia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2346Q333703 | Matemática, Eletricista de Rede, CODEGi ES, CONSULPLAN

A soma do quadrado de um número com o seu dobro é igual a 15. Sendo esse número positivo, podese afirmar que o mesmo também é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2347Q134542 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TSE, CONSULPLAN

O conjunto de documentos que pertence a duas ou mais unidades territoriais, não podendo ser dividido sob pena da perda de sua integridade física e orgânica, denomina-se patrimônio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2348Q44215 | Informática, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

Em relação aos termos comuns utilizados no Microsoft Excel 2010, relacione adequadamente as colunas a seguir.  

1.  Conjunto de células, organizadas em linhas e colunas.   
2.  Cada um dos “quadrinhos” que formam uma planilha. São formados pelo encontro de uma linha e uma coluna.    
3.  Sequência vertical de células identificada por uma letra, que fica no topo da planilha.
4.  Sequência horizontal de células, identificada por um número que fica do lado esquerdo da planilha.   
5.Sequência de texto e símbolos usados para realizar qualquer cálculo no Excel. Deve começar com o sinal de igual.   
6.  Fórmula pré-montada, pronta para o preenchimento de valores. 

(     ) Célula. 
(     ) Função.  
(     ) Planilha. 
(     ) Fórmula.  
(     ) Coluna.  
(     ) Linha.  

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2349Q45521 | Informática, Analista de Sistemas, INB, CONSULPLAN

Analise as ferramentas que auxiliam a manter a segurança das informações em sistemas computacionais: 

I.   Os roteadores são a primeira linha de defesa. Sua função é o roteamento de pacotes, mas ele também pode ser configurado para bloquear ou filtrar o encaminhamento de tipos de pacotes vulneráveis. 
II.  Não é recomendado fazer as atualizações fornecidas pelo fabricante de firewall e sistemas operacionais, pois isto torna o computador mais vulnerável para a invasão de hackers. 
III. Os vírus de computador podem vir junto com o download de programas ou através de uma mensagem de correio eletrônico. 

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2350Q478193 | Farmácia, Epidemiologia, Coordenador Técnico, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

“________________ é a frequência de novos casos de determinado agravo, em uma população, em um dado período.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2351Q649220 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

Barramento (bus) é “a designação dada a um conjunto de ligações relacionadas que ligam em paralelo cada um dos dispositivos interligados”. Qualquer processador possui três barramentos. Assinale o INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2352Q39186 | Direito Eleitoral, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

A  respeito dos Tribunais e  Juízes Eleitorais, é correto afirmar  que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2353Q832317 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Suzano SP Assistente Jurídico, CONSULPLAN, 2021

‘Somos cada vez menos felizes e produtivos porque estamos viciados na tecnologia’
[...]
O cotidiano digital descrito pela jornalista espanhola Marta Peirano, autora do livro El enemigo conoce el sistema (O inimigo conhece o sistema, em tradução livre), esconde na verdade algo nada trivial: um sequestro rotineiro de nossos cérebros, energia, horas de sono e até da possibilidade de amar no que ela chama de “economia da atenção”, movida por tecnologias como o celular. Nesse ciclo, os poderosos do sistema enriquecem e contam com os melhores cérebros do mundo trabalhando para aumentar os lucros enquanto entregamos tudo a eles.
O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você oferece em troca”, diz a jornalista. Desde os anos 90, quando descobriu a cena dos hackers em Madri, até hoje, ela não parou de enxergar a tecnologia com um olhar crítico e reflexivo. Seu livro narra desde o início libertário da revolução digital até seu caminho para uma “ditadura em potencial”, que para ela avança aos trancos e barrancos, sem que percebamos muito. Marta Peirano foi uma das participantes do evento Hay Festival Cartagena, um encontro de escritores e pensadores que aconteceu na cidade colombiana entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro. A seguir, leia a entrevista concedida à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.
BBC News Mundo: Você diz que a “economia da atenção” nos rouba horas de sono, descanso e vida social. Por quê?
Marta Peirano: A economia da atenção, ou o capitalismo de vigilância, ganha dinheiro chamando nossa atenção. É um modelo de negócios que depende que instalemos seus aplicativos, para que eles tenham um posto de vigilância de nossas vidas. Pode ser uma TV inteligente, um celular no bolso, uma caixinha de som de última geração, uma assinatura da Netflix ou da Apple. E eles querem que você os use pelo maior tempo possível, porque é assim que você gera dados que os fazem ganhar dinheiro.
BBC News Mundo: Quais dados são gerados enquanto alguém assiste a uma série, por exemplo?
Peirano: A Netflix tem muitos recursos para garantir que, em vez de assistir a um capítulo por semana, como fazíamos antes, você veja toda a temporada em uma maratona. Seu próprio sistema de vigilância sabe quanto tempo passamos assistindo, quando paramos para ir ao banheiro ou jantar, a quantos episódios somos capazes de assistir antes de adormecer. Isso os ajuda a refinar sua interface. Se chegarmos ao capítulo quatro e formos para a cama, eles sabem que esse é um ponto de desconexão. Então eles chamarão 50 gênios para resolver isso e, na próxima série, ficaremos até o capítulo sete. 
BBC News Mundo: Os maiores cérebros do mundo trabalham para sugar nossa vida?
Peirano: Todos os aplicativos existentes são baseados no design mais viciante de que se tem notícia, uma espécie de caça-níquel que faz o sistema produzir o maior número possível de pequenos eventos inesperados no menor tempo possível. Na indústria de jogos, isso é chamado de frequência de eventos. Quanto maior a frequência, mais rápido você fica viciado, pois é uma sequência de dopamina. Toda vez que há um evento, você recebe uma injeção de dopamina — quanto mais eventos encaixados em uma hora, mais você fica viciado.
BBC News Mundo: Todo tuíte que leio, todo post no Facebook que chama minha atenção, toda pessoa no Tinder de quem gosto é um “evento”?
Peirano: São eventos. E, na psicologia do condicionamento, há o condicionamento de intervalo variável, no qual você não sabe o que vai acontecer. Você abre o Twitter e não sabe se vai retuitar algo ou se vai se tornar a rainha da sua galera pelos próximos 20 minutos. Não sabendo se receberá uma recompensa, uma punição ou nada, você fica viciado mais rapidamente. A lógica deste mecanismo faz com que você continue tentando, para entender o padrão. E quanto menos padrão houver, mais seu cérebro ficará preso e continuará, como os ratinhos na caixa de [B.F.] Skinner, que inventou o condicionamento de intervalo variável. O rato ativa a alavanca obsessivamente, a comida saindo ou não.
[...]
BBC News Mundo: Poderíamos nos caracterizar como viciados em tecnologia?
Peirano: Não somos viciados em tecnologia, somos viciados em injeções de dopamina que certas tecnologias incluíram em suas plataformas. Isso não é por acaso, é deliberado. Há um homem ensinando em Stanford (universidade) àqueles que criam startups para gerar esse tipo de dependência. Existem consultores no mundo que vão às empresas para explicar como provocá-la. A economia da atenção usa o vício para otimizar o tempo que gastamos na frente das telas.
[...]
BBC News Mundo: Essa conscientização, de entender como funciona, ajuda? É o primeiro passo?
Peirano: Acho que sim. Também percebo que o vício não tem nada a ver com o conteúdo dos aplicativos. Você não é viciado em notícias, é viciado em Twitter; não é viciado em decoração de interiores, é viciado em Pinterest; não é viciado em seus amigos ou nos seus filhos maravilhosos cujas fotos são postadas, você é viciado em Instagram. O vício é gerado pelo aplicativo e, quando você o entende, começa a vê-lo de maneira diferente. Não é falta de vontade: eles são projetados para oferecer cargas de dopamina, que dão satisfação imediata e afastam de qualquer outra coisa que não dá isso na mesma medida, como brincar com seu filho, passar tempo com seu parceiro, ir para a natureza ou terminar um trabalho — tudo isso exige uma dedicação, já que há satisfação, só que não imediata.
[...]
(Diana Massis, Da BBC News Mundo. 23 fevereiro 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51409523.)
O verbo destacado deve sua flexão à palavra sublinhada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2354Q668742 | Contabilidade Geral, Depreciação, Bacharel em Ciências Contábeis, CFC, CONSULPLAN, 2020

A diminuição do valor de um bem contabilizado no ativo imobilizado será registrada periodicamente nas contas de depreciação. Dentre as causas que justificam a depreciação, podemos citar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2355Q12624 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

Os mais modernos postulados da gestão administrativa, tanto no setor privado quanto no âmbito dos órgãos públicos,  determinam  que  os  atos  administrativos  observem  os  padrões  usuais  de moralidade  que  estão  indissociavelmente  vinculados a critérios de escolha pautados pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2356Q672848 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Formiga MG, Consulplan, 2020

Na construção civil, as telhas são largamente utilizadas para execução de telhados em geral, bem como existem o tipo “plana” e o tipo “curva”. Correspondem às telhas planas e curvas, com telhas bastante conhecidas no mercado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2357Q813141 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Auxiliar de Pessoal, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idosos serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos, EXCETO.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2358Q442208 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Assessor Jurídico, Câmara Municipal de Natal RN, CONSULPLAN

Sobre:

I. Imposto de importação;

II. Imposto sobre a transmissão causa mortis;

III. Imposto sobre a transmissão de imóveis inter vivos. Os impostos acima competem, respectivamente:

Os impostos acima competem, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2359Q789617 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Artífice, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Assinale a alternativa INCORRETA sobre fios e cabos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2360Q557169 | Informática, Estação de trabalho e Servidor, Técnico em Informática, Prefeitura de Guarapari ES, CONSULPLAN

Assinale o nome dado a um servidor que atende a requisições repassando os dados de outros servidores, como por exemplo, um usuário (cliente) que se conecta a este servidor requisitando algum serviço: arquivo, conexão à internet, website ou outro recurso disponível em outro servidor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.