Início

Questões de Concursos CONSULPLAN

Resolva questões de CONSULPLAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q18271 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar TO, CONSULPLAN

Em relação à hierarquia e disciplina, é correto afirmar que a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

382Q1806 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Poço Redondo SE, CONSULPLAN

São deveres e responsabilidades dispostos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q560543 | Informática, Outlook, Técnico de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Acerca dos principais indicadores do painel das mensagens do Outlook Express, analise.

I. O ícone do clips indica que a mensagem em questão contém um arquivo anexo.

II. O ícone de exclamação vermelho indica que a mensagem em questão está sinalizada.

III. O ícone da bandeira indica que a mensagem de e-mail em questão foi classificada como alta prioridade pelo remetente.

IV. Um ícone de mensagem com uma seta curva para a esquerda indica que a mensagem em questão já foi respondida pelo usuário.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q852241 | Probabilidade e Estatística, Estatística descritiva, Prefeitura de Capanema PA Analista de Recursos Humanos, CONSULPLAN, 2020

Considerando um levantamento de dados realizado pelo departamento de Recursos Humanos do Município de Capanema/PR, sobre a idade dos servidores públicos, observada a idade que mais se repete no conjunto de dados, tem-se o conceito estatístico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q251399 | Administração de Recursos Materiais, Cadeia de suprimentos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CONSULPLAN

Texto associado.

Uma forma de melhorar o fluxo de caixa é aumentar o
giro das mercadorias. Estoques altos demais significam menos
dinheiro em caixa (...) Os grandes fornecedores deverão tentar
receber em prazos menores e os grandes clientes farão de
tudo para conseguir prazos maiores (...) A produção ao longo
do ano deve ser programada de forma a acompanhar a
demanda dos clientes o mais próximo possível da realidade.
Dentro dessa filosofia, as empresas precisam atuar de forma
logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão
de seus estoques, na produção propriamente dita e no
pronto-atendimento aos clientes.
(Receitas para o ano novo. Revista PME Exame. Dezembro/2011,
adaptado
)

Analise o seguinte trecho do texto apresentado [...] as empresas precisam atuar de forma logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão de seus estoques, na produção propriamente dita e no pronto-atendimento aos clientes. O trecho refere-se a

  1. ✂️
  2. ✂️

388Q155822 | Pedagogia, EAD, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

O Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, em seu artigo 1º, parágrafo 2º, normatiza que as atividades presenciais obrigatórias em um curso a distância são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q46754 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

Apesar do enorme progresso tecnológico disponível para a preservação da dentição, a restauração protética e a reabilitação do sistema mastigatório ainda são uma necessidade em pacientes edêntulos, ou parcialmente edêntulos. Sobre as cirurgias pré‐protéticas, analise as afirmativas.

I. A técnica de alveoplastia intrasseptal ou técnica de Dean é mais bem utilizada em áreas nas quais o rebordo alveolar é de contorno relativamente regular e altura adequada, porém, apresenta uma depressão no fundo do vestíbulo. A principal vantagem desta técnica é o aumento da espessura do rebordo. 
II. Quando os toros mandibulares são bilaterais e se deseja removê‐los simultaneamente, a manutenção de uma pequena faixa de tecido ceratinizado na linha média entre as extensões anteriores das duas incisões reduz a formação de hematoma na região anterior do assoalho de boca.   
III. A técnica de vestibuloplastia localizada, utilizada para frenectomia labial, é especialmente vantajosa quando a base da inserção de freio é extremamente larga. 
IV. Em todos os casos de redução da tuberosidade maxilar (remoção de tecido duro) onde houver perfuração do seio maxilar, o uso de antibiótico (amoxicilina) pós‐operatório e descongestionante sinusal é recomendado. Os medicamentos devem ser mantidos por um período de 7 a 14 dias. 

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q183474 | Português, Sintaxe, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Texto associado.

A educação possível

A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e escolas é mais nociva do que
uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos.

Educação é algo bem mais amplo do que escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações
sobre o mundo (com criança também se conversa!), noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida
pública, nem sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima
dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo
propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares
de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem
bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito.
Mas vamos à educação nas escolas: o que é educar? Como deveria ser uma boa escola? Como se forma e se mantém
um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm direito de
construir sua vida e desenvolver sua personalidade?
É bem mais simples do que todas as teorias confusas e projetos inúteis que se nos apresentam. Não sou contra
colocarem um computador em cada sala de aula neste reino das utopias, desde que, muito mais e acima disso, saibamos
ensinar aos alunos o mais elementar, que independe de computadores: nasce dos professores, seus métodos, sua
autoridade, seu entusiasmo e seus objetivos claros. A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e
escolas prejudica mais do que uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos. Estudar não é brincar, é
trabalho. Para brincar temos o pátio e o bar da escola, a casa.
Sair do primeiro grau tendo alguma consciência de si, dos outros, dacomunidade onde se vive, conseguindo contar,
ler, escrever e falar bem (não dá para esquecer isso, gente!) e com naturalidade, para se informar e expor seu pensamento,
é um objetivo fantástico. As outras matérias, incluindo as artísticas, só terão valor se o aluno souber raciocinar, avaliar,
escolher e se comunicar dentro dos limites de sua idade.
No segundo grau, que encaminha para a universidade ou para algum curso técnico superior, o leque de
conhecimentos deve aumentar. Mas não adianta saber história ou geografia americana, africana ou chinesa sem conhecer
bem a nossa, nem falar vários idiomas se nem sequer dominamos o nosso. Quer dizer, não conseguimos nem nos colocar
como indivíduos em nosso grupo nem saber o que acontece, nem argumentar, aceitar ou recusar em nosso próprio
benefício, realizando todas as coisas que constituem o termo tão em voga e tão mal aplicado: cidadania.
O chamado terceiro grau, a universidade, incluindo conhecimentos especializados, tem seufundamento eficaz nos
dois primeiros. Ou tudo acabará no que vemos: universitários que não sabem ler e compreender um texto simples, muito
menos escrever de forma coerente. Universitários, portanto, incapazes de ter um pensamento independente e de aprender
qualquer matéria, sem sequer saber se conduzir. Profissionais competindo por trabalho, inseguros e atordoados, logo,
frustrados.
Sou de uma família de professores universitários. Fui por dez anos titular de linguística em uma faculdade particular.
Meu desgosto pela profissão que depois abandonei, embora gostasse do contato com os alunos deveu-se em parte à
minha dificuldade de me enquadrar (ah, as chatíssimas e inócuas reuniões de departamento, o caderno de chamada, o
currículo, as notas...) e em parte ao desalento. Já nos anos 70 recebíamos na universidade jovens que mal conseguiam
articular frases coerentes, muito menos escrevê-las. Jovens que não sabiam raciocinar nem argumentar, portanto
incapazes de assimilare discutir teorias. Não tinham cultura nem base alguma, e ainda assim faziam a faculdade, alguns
com sacrifício, deixando-me culpada quando os tinha de reprovar.
Em tudo isso, estamos melancolicamente atrasados. Dizem que nossa economia floresce, mas a cultura, senhores, que
inclui a educação (ou vice-versa, como queiram...), anda mirrada e murcha. Mais uma vez, corrigir isso pode ser muito
simples. Basta vontade real. Infelizmente, isso depende dos políticos, depende dos governos. Depende de cada um de nós,
que os escolhemos e sustentamos. (>Lya Luft. Veja. 23 de maio de 2007. Adaptado)

Em ...saibamos ensinar aos alunos o mais elementar,... (3º§), o verbo destacado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q43287 | Física, Aspirante do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SC, CONSULPLAN

Um automóvel percorre uma rodovia em 1he30min, com velocidade de 90 km/h. Após uma parada, o motorista muda seu percurso e o automóvel segue por outra estrada, numa velocidade de 80 km/h onde termina sua viagem, quatro horas depois. Qual a velocidade média desenvolvida pelo automóvel, em m/s, nesta viagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q390180 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Titular de Serviços de Notas, Tribunal de Justiça MG, CONSULPLAN, 2018

A política do café com leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

393Q483703 | Geografia, Clima, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

As massas de ar de maior extensão e influência nos diversos tipos de clima recebem os nomes associados aos ambientes em que se formaram. Na América do Sul atuam as seguintes massas de ar: Polar Atlântica e Polar Pacífica; Tropical Continental; Tropical Atlântica e Equatorial Pacífica; e, Equatorial Continental. Relacione as massas de ar às suas respectivas características.

1. Polar Atlântica e Polar Pacífica.

2. Tropical Continental.

3. Tropical Atlântica e Equatorial Pacífica.

4. Equatorial Continental.

( ) Quente e úmida, forma-se sobre a região da Amazônia.

( ) Frias, originam-se sobre as geleiras da Antártida e do Oceano Glacial Antártico.

( ) Quentes e úmidas, originam-se sobre os oceanos Atlântico e Pacífico, respectivamente.

( ) Quente e seca, forma-se no interior do continente sul-americano.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

394Q212962 | Saúde Pública, SUS, Médico Cardiologia, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPLAN

Na busca de uma política de qualidade para humanização do SUS, tendo como diretriz uma política transversal entendida como uma construção coletiva, a estratégia de alcance deverá ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q11095 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

Analise as afirmativas correlatas, verificando se há ou não relação entre.

I. “A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), órgão da ONU sediado em Roma, lançou em 2013 um programa com o objetivo de incentivar a criação de insetos para combater a fome.”

PORQUE

II. “A agência dirigida pelo sul-coreano Ban Ki-moon acredita que os insetos poderão ser uma resposta para o futuro na luta contra a fome no planeta e já vem implantando algumas espécies no cardápio de países das Américas Central e do Sul, onde há regiões em que a fome atinge índices alarmantes.”

Assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q704256 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Bacharel em Ciências Contábeis, CFC, CONSULPLAN, 2019

De acordo com a NBC TG 01 (R4), a Companhia G & F S.A. possui em seu ativo imobilizado uma máquina que, com o passar do tempo, verificou-se perda do valor de mercado e também de desempenho econômico. Diante disso, decidiu-se calcular o valor da possível redução ao valor recuperável desse ativo, de acordo com os dados a seguir: 
Valor Contábil da Máquina – R$ 425.000,00; 
Valor em Uso da Máquina – R$ 414.800,00; 
Valor Justo da Máquina – R$ 415.000,00; e,
Gastos para colocar a Máquina à Venda – R$ 35.000,00. 
Nesse contexto, a perda por desvalorização a ser reconhecida é de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q154590 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Numa relação professor-aluno cujo contrato didático seja construído a partir de laços de confiança, são atributos imprescindíveis

I. contar com os conhecimentos e as contribuições dos alunos, tanto no início das atividades quanto durante sua realização.

II. ajudar os estudantes a encontrar sentido no que estão pesquisando e estudando.

III. promover um clima, no qual a autoestima e o autoconceito fiquem minimizados.

IV. potencializar progressivamente a autonomia e a dependência dos estudantes na definição de objetivos para o trabalho.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q336427 | Matemática, Aritmética e Algebra, Assistente Administrativo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sabendo-se que um elevador leva 18 segundos para subir do 7º ao 15º andar de um prédio. Quantos andares têm o prédio no qual está instalado esse elevador, se leva 63 segundos para subir do primeiro ao último andar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q44224 | Segurança e Saúde no Trabalho, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

Sobre os conceitos de segurança do trabalho, analise 

I. Acidente é todo aquele que se verifica pelo exercício do trabalho, provocando direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional, ou doença que determine a morte, a perda total ou parcial, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. 
II. O acidente de trabalho é reflexo somente da relação do colaborador com os colegas de trabalho. 
III. Acidente típico é aquele que ocorre durante a execução do trabalho. 
IV. Acidente de trajeto é aquele que ocorre durante o percurso entre a residência e o trabalho, ou vice‐versa. 
V.   Doença ocupacional é aquela produzida ou desencadeada em virtude do exercício do trabalho específico à determinada atividade 

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q43290 | Física, Aspirante do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SC, CONSULPLAN

Uma garrafa pet de dois litros totalmente vazia e devidamente vedada encontra‐se 100% flutuando em água numa caixa d’água. Considere a massa específica da água na caixa d’água igual a 1 g/cm3 , g = 10 m/s2 e desconsidere o peso da garrafa. Calcule a intensidade do empuxo sobre a garrafa vazia, e com V = 1.500 ml em seu interior, ambas totalmente submersas em água. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.