Início

Questões de Concursos CONSULPLAN

Resolva questões de CONSULPLAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4221Q134329 | Arquivologia, Princípios, Analista Judiciário Arquivologia, TSE, CONSULPLAN

Relacione as colunas a seguir.

1. Princípio da unicidade.
2. Princípio da organicidade.
3. Princípio da proveniência.
4. Princípio da indivisibilidade.
5. Princípio da cumulatividade.

( ) Fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor.

( ) Fundos arquivísticos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

( ) Apesar da forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.

( ) Arquivo é uma formação progressiva, natura e orgânica.

( ) Qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4222Q239033 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar TO, CONSULPLAN

Com base no Índice de Oportunidade Digital (DOI) e demais informações da União Internacional de Telecomunicações – agência da Organização das Nações Unidas (ONU) – é correto afirmar sobre a situação dos países em relação ao acesso a computadores, Internet e outras tecnologias de comunicação, que

I. a média de uso da Internet em países “desenvolvidos” é superior a dos “em desenvolvimento”.

II. há regiões no planeta que o número de linhas de celulares já supera o total de habitantes.

III.metade das residências do planeta já possui pelo menos um computador com Internet.

IV. o continente americano, com EUA e Brasil, lidera o DOI, seguidos da Ásia e Europa.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4223Q788170 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Engenheiro, INB, CONSULPLAN

Assinale abaixo a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4224Q479178 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“O Piroxicam é um fármaco anti-inflamatório não esteroide, de natureza ácida, devido à presença da função enólica e estabilização da base conjugada correspondente por ressonância e interações de hidrogênio intramoleculares.”

(Química medicinal – 3ª ed. Eliezer J. Barreiro.)

Sobre o Piroxicam, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Após a absorção, é extensamente ligado às proteínas plasmáticas (99%).

( ) A dose recomendada é de 7,5 mg uma vez ao dia.

( ) Exibe seletividade pela Cox 2 cerca de 10 vezes maior.

( ) A principal transformação metabólica em seres humanos é a hidroxilação do anel piridil.

( ) A dose diária habitual é de 20 mg. A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4225Q140750 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista Judiciário Contabilidade, TSE, CONSULPLAN

A empresa A é controladora da empresa B, e esta é auditada por auditores independentes diferentes daqueles da empresa A. Considerando a situação apresentada, o auditor da empresa A deverá, segundo as normas de auditoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4226Q484827 | Geografia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

São variados os tipos de migrações (deslocamentos da população) e podem ser classificados como: permanente, semipermanente, sazonal ou diária. De acordo com os exemplos a seguir, enquadram?se como uma migração semipermanente as migrações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4227Q318707 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Édipo é filho de Laios, o rei de Tebas amaldiçoado, cujo primeiro filho tornar-se-ia seu assassino e desposaria a própria mãe. Tentando escapar da ira dos deuses, Laios manda matar Édipo logo após seu nascimento. No entanto, a vontade do destino foi mais forte e Édipo sobreviveu, salvo por um pastor que o entregou a Políbio, rei de Corinto.”

Este é um trecho da tragédia grega – Édipo Rei, que foi escrita por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4228Q535043 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Sobre as alvenarias, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4229Q463900 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Sobre os crimes contra a administração pública, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4230Q449584 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Juiz de Direito Substituto, Tribunal de Justiça MG, CONSULPLAN, 2018

Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. “Não ofende o preconizado pelo art. 100, 8º §, da Constituição da República – segundo o qual é vedado o fracionamento, repartição ou quebra de valores da execução, para fins de enquadramento – a execução individual de sentença condenatória genérica proferida em ação coletiva que tem, como objeto, a tutela a direitos individuais homogêneos.”

PORQUE

II. “Na hipótese, a sentença de mérito limita-se à análise do núcleo dos direitos controvertidos.”

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4231Q709176 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Estagiário Direito, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Bens públicos podem ser conceituados como todos aqueles que, de qualquer natureza e a qualquer título, pertençam às pessoas jurídicas de direito público, sejam elas federativas, como a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, sejam da Administração descentralizada, como as autarquias, nestas incluindo-se as fundações de direito público e as associações públicas. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4232Q722745 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Guerras, Operador de ETA até 500 pts, CESAN ES, CONSULPLAN

Uma onda de revoltas no mundo árabe vem destituindo antigos líderes que governavam seus países por muitos anos. Hosni Mubarak, no Egito, é um exemplo, tendo governado praticamente a metade das seis décadas de ditadura militar implantada no país. Oriundo de uma das civilizações mais prósperas da antiguidade quando era governada pelos faraós, essa nação está localizada no continente, denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4233Q528442 | Engenharia Civil, Analista de Suporte Técnico Administrativo, CODERN RN, CONSULPLAN

Para o dimensionamento das unidades de tratamento de esgoto e órgãos auxiliares, os seguintes parâmetros básicos devem ser obtidos para as diversas etapas do plano, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4234Q820282 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Analista de Suporte Técnico Administrativo, CODERN RN, CONSULPLAN

Segundo as regras deontológicas traçadas pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público (Decreto nº 1.171/1994), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.

( ) A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade. Logo, a lei não admite, mesmo em casos excepcionais, sigilo em relação a tais atos, ensejando a omissão da publicidade, comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

( ) O servidor público que deixar qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas, principalmente, grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

( ) Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito da mentira. Assim, toda pessoa tem direito à verdade, não podendo o servidor omiti-la ou falseá-la, ressalvados os casos em que contraria aos interesses da administração pública.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4235Q144962 | Probabilidade e Estatística, Analista Judiciário Estatística, TSE, CONSULPLAN

Sobre análise multivariada, analise.

I. Os componentes principais amostrais são combinações lineares das variáveis mensuradas que maximizam a variação total da amostra e que são mutuamente ortogonais.

II. O algoritmo das k-médias é um tipo de agrupamento não hierárquico que particiona n objetos em k grupos.

III. O método de correlação canônica analisa combinações não lineares das variáveis em dois grupos para determinar as combinações que possuem a maior correlação.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4236Q350544 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, CEFET RJ, CONSULPLAN

De acordo com o conhecimento arquivístico sistematizado, nas organizações , os documentos mais recentes e frequentemente consultados localizam-se nos Arquivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4237Q806753 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Analista de Comunicação Jornalista, CREA RJ, CONSULPLAN

Sobre o tema Improbidade Administrativa, marque a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4238Q266340 | Veterinária, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

As normas para controle e erradicação da doença de Aujeszky em suídeos domésticos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento impõem condições específicas para que as Unidades da Federação elaborem o plano estadual para o controle e erradicação dessa doença. Assinale a alternativa que NÃO configura uma condição específica para a elaboração ao plano estadual para o controle e erradicação da doença de Aujeszky.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4239Q785771 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Artífice, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sobre a instalação de um chuveiro elétrico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para evitar choques deve-se instalar um fio-terra no chuveiro.

( ) A voltagem do chuveiro (volts) deve ser compatível à resistência em que será instalado.

( ) Deve-se utilizar conectores de porcelana ao fazer a ligação do chuveiro, pois proporciona maior segurança contra curtos e superaquecimento dos fios, resultando numa economia de energia.

( ) O fio que conduz energia para o chuveiro deve ter a mesma bitola que a especificada na embalagem do produto em mm2, ou maior, nunca menor.

( ) A potência do produto está expressa em watts, quanto menor o número de watts, maior é a capacidade de aquecimento do chuveiro.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4240Q819063 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Cuidador de Aluno, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção devem, obrigatoriamente, ser encaminhadas para o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.