Início

Questões de Concursos CONSULPLAN

Resolva questões de CONSULPLAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4261Q484450 | Geografia, Geografia Física, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

De acordo com a sua origem ou formação, as rochas podem ser agrupadas em magmáticas, sedimentares e metamórficas. Analise o grupo de rochas citadas a seguir. Grupo 1 – calcário; sal gema; e, carvão mineral.

Grupo 2 – gnaisse; mármore; e, ardósia.

Grupo 3 – granito; basalto; e, riolito.

Os grupos de rochas 1, 2 e 3 podem ser classificados, respectivamente, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4262Q641637 | Informática, Analista Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

Sobre os campos do Datagrama UDP, assinale a alternativa que contempla o campo utilizado para demultiplexação das mensagens encapsuladas nos datagramas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4263Q808299 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Agente de Secretaria Escolar, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sobre histórico escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Deve ser preenchido com dados de identificação do estabelecimento de ensino e do aluno, bem como especificações de sua vida escolar.

( ) Deve ser preenchido em duas vias, sendo uma para arquivar no estabelecimento de ensino e outra para ser levada pelo aluno.

( ) Ao expedir o documento, todos os espaços não preenchidos devem ficar em branco.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4264Q420459 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Juiz de Direito Substituto, Tribunal de Justiça MG, CONSULPLAN, 2018

Quanto aos contratos, segundo o Código Civil, analise as afirmativas a seguir.

I. A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos.

II. Aquele que tiver prometido fato de terceiro responderá por perdas e danos, quando este o não executar, exceto se o terceiro for o cônjuge do promitente, dependendo da sua anuência o ato a ser praticado, e desde que, pelo regime do casamento, a indenização, de algum modo, venha a recair sobre os seus bens.

III. É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante, independente do regime de bens, expressamente houverem consentido.

IV. O vendedor pode executar a cláusula de reserva de domínio em razão do não pagamento integral do valor devido, independente de constituir o comprador em mora pelo protesto do título ou interpelação judicial.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4265Q813934 | Legislação Federal, Lei 11419 2006, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

A Lei nº 11.419/2006 dispõe sobre a informatização do processo judicial. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4266Q558965 | Informática, Windows, Assistente de Manutenção de Sistemas, CBTU, CONSULPLAN

Um computador com o Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (configuração padrão) é utilizado por diversos estudantes na biblioteca de uma faculdade. Considerando que cada aluno possui um usuário no computador, o método para encerrar as atividades, deixando o computador disponível para que outro possa utilizá-lo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4267Q609404 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN

Sobre a revisão 2002 do Código de Catalogação Anglo-Americano (CCAA2), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Foram introduzidas mudanças no capítulo 3, ?Materiais cartográficos?, visando a descrição de materiais cartográficos de forma eletrônica.

( ) O título do capítulo 12, ?Publicações periódicas?, foi alterado para ?Recursos contínuos?, incluindo recursos que não eram cobertos pelas regras anteriores ou o eram de forma inadequada.

( ) Foram excluídos os apêndices, visando possibilitar a portabilidade e facilitar a utilização da obra.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4268Q635783 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Em relação à arquitetura, a CPU é representada pelo microprocessador, sendo responsável pela principal função dos microcomputadores, que é o processamento dos dados. Conceitualmente, a CPU é constituída de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4269Q686483 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Titular de Servicos de Notas e de Registros Provimento, TJ MG, CONSULPLAN, 2019

O servidor A foi demitido, por decisão da administração pública proferida em procedimento administrativo, já transitada em julgado. Todavia, o servidor A recorreu ao Poder Judiciário e a demissão foi invalidada, tendo a decisão judicial transitado em julgado quatro anos depois da efetivação da demissão administrativa. Todavia, nesse ínterim, o servidor B foi convocado na lista de aprovados em concurso público e nomeado para o cargo vago em razão da demissão do servidor A, tendo também alcançado a estabilidade constitucional, ao decurso de três anos. Por ocasião do cumprimento da sentença que invalidou a demissão do servidor A, foi determinada a sua imediata reintegração ao cargo que ocupava. Diante da situação exposta acima e à luz do texto constitucional, a Administração Pública deverá proceder da seguinte forma: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4271Q383391 | Biologia, Biólogo, CODERN RN, CONSULPLAN

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os seres vivos mantêm constante troca de matéria com o ambiente.

( ) O carbono é fixado pelos seres heterótrofos por meio da fotossíntese ou quimiossíntese.

( ) O CO2 retorna para o meio ambiente por meio da respiração ou fermentação.

( ) O O2, produzido durante a fotossíntese, também poderá participar da formação da camada de ozônio.

( ) A fixação do nitrogênio pode ser feita por radiação ou biofixação.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4272Q421794 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN

José da Silva colocou uma casa de sua propriedade à venda. Antônio Pedro e Paulo Nogueira, corretores autônomos, passando pelo local viram a placa de ?vende-se? e procuraram individualmente o dono José da Silva e ofereceram os serviços de intermediação. José Silva concordou, mas não deu exclusividade para nenhum deles, combinando percentual de 4% sobre valor, em caso de venda, como remuneração. Então ambos os corretores colocam os números de seus telefones ao lado da placa ?vende-se?. Maria Pia passou pelo local, viu os números de telefones e ligou para Antônio Pedro, agendando visita ao imóvel. Foi ao local, tirou fotos, gostou muito, perguntou preço, fez proposta de compra, mas não fechou o negócio no ato, porque o corretor ficou de conversar com o proprietário. Passados 15 dias, Maria Pia ligou para Antônio Pedro para saber notícia do imóvel, mas não conseguiu o contato com o corretor, pois todas as ligações davam ocupadas ou fora de área. Então, como tinha outro telefone na placa, ligou para Paulo Nogueira, que passou as informações complementares e tirou as dúvidas que Maria Pia tinha, mostrou-lhe a documentação, tudo legal, dispensando nova visita ao imóvel, porque já o conhecia. Então, fechou o negócio de compra e venda, assinou contrato e pagou ao proprietário o valor e entrou na posse do imóvel. A comissão de corretagem foi paga a Paulo Nogueira. Antônio Pedro, posteriormente, viu que a placa ?vende-se? foi retirada do local e que havia nova moradora no imóvel. Ela lhe contou o ocorrido e Antônio Pedro entende que tem direito à comissão de corretagem. A esse respeito, marque a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4274Q134597 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TSE, CONSULPLAN

No que se refere aos requisitos desejáveis para um software de biblioteca digital, aquele que possui a habilidade de um pacote de software que pode ser executado em diferentes ambientes operacionais é o da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4275Q145610 | Administração Pública, Analista Judiciário Estatística, TRE MG, CONSULPLAN

A administração pública pode ser extremamente enxuta, quando é formada apenas por órgãos e funcionários ligados à polícia, às Forças Armadas, ao Judiciário e ao fisco. Uma maior complexidade é observada no caso de: contração de obras públicas, como hidroelétricas, estradas, ferrovias, portos; atividades públicas associadas à educação de crianças e jovens; apoio à ciência e tecnologia; saúde da população; dentre outros. A Administração Pública Direta inclui serviços desempenhados pela estrutura administrativa (no caso da administração federal) da Presidência da República e dos seus ministérios. A Administração Pública Indireta ou descentralizada inclui as autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações que desempenham atividades que lhes foram atribuídas (ou descentralizadas). Diante do exposto, é correto afirmar que

I. as entidades da Administração Pública Direta possuem personalidade jurídica própria, patrimônio próprio e podem ou não ser vinculadas à administração direta.
II. autarquias são serviços autônomos, criados por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da administração pública, que requeiram, para melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizadas.
III. fundações são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público, com ou sem fins lucrativos, criadas em virtude de autorização legislativa, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.
IV. empresas públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União criados por Lei para a exploração de atividades econômicas que o governo seja levado a exercer. Um caso típico é a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
V. sociedades de economia mista são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, criadas por Lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou à entidade da administração indireta, como, por exemplo, a Petrobras S.A.
Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4276Q471245 | Direito Tributário, Garantias e privilégios do crédito tributário, Titular de Serviços de Notas, Tribunal de Justiça MG, CONSULPLAN, 2018

Sobre as imunidades tributárias, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4277Q538322 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Entende?se por rede de distribuição o conjunto de tubulações e peças especiais destinadas a conduzir a água até os pontos de tomada das instalações prediais, ou aos pontos de consumo público. As tubulações geralmente distribuem em marcha e se dispõem formando uma rede. De acordo com o traçado das redes de distribuição de água, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Conduto tronco que passa pelo centro da cidade, dele derivando, como ramificações, os outros condutos principais; é um traçado comumente adotado nas cidades lineares.

2. Condutos troncos dispostos mais ou menos paralelamente. Numa mesma extremidade são ligados a uma canalização mestra alimentadora; dessa extremidade para jusante os seus diâmetros decrescem gradativamente.

3. Canalizações principais formando circuitos fechados nas zonas principais a serem abastecidas, resultando na rede de distribuição tipicamente malhada.

4. Canalização distribuidora com um sentido único de alimentação. Uma interrupção no escoamento em uma tubulação compromete todo o abastecimento à jusante da mesma.

( ) Espinha de peixe.

( ) Grelha.

( ) Anel.

( ) Rede ramificada.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4278Q112598 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Informática, SDS SC, CONSULPLAN

Texto associado.

Imagem 001.jpg

As afirmativas abaixo refletem opiniões que a autora expressou no texto, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4279Q686551 | Legislação dos Tribunais de Justiça, Titular de Servicos de Notas e de Registros Provimento, TJ MG, CONSULPLAN, 2019

Levando em consideração as normas editadas pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, você, na qualidade de Tabelião, caso seja solicitado para lavrar uma escritura de compra e venda em que parte vendedora seja representada por procurador, deverá solicitar a apresentação do seguinte documento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4280Q113623 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais, Analista de Informática, SDS SC, CONSULPLAN

Reportagem divulgada no site jornalístico G1 (http://g1.globo.com) da Rede Globo informou que em 14 das 16 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos (Dieese), o preço da cesta básica teve alta no mês de maio. Recife foi a capital onde se registrou a maior alta, com 14,19% de aumento no preço dos produtos da cesta seguida por Natal (8,91%) e Florianópolis (7,61%), enquanto Goiânia e Salvador foram as duas únicas cidades que apresentaram redução nos preços da cesta básica, com queda de 1,19% e 0,35%, respectivamente. São alimentos que fazem parte da cesta básica brasileira, de acordo com o Decreto Lei número 399, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.