Início

Questões de Concursos CONSULPLAN

Resolva questões de CONSULPLAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4741Q256399 | Programação, C++, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TSE, CONSULPLAN

Boost é uma biblioteca C++ disponível em muitas plataformas, que cobre várias funcionalidades como date/time, funções hashing, dentre outras. No ambiente Boost, as bibliotecas podem ser de dois tipos, sendo default o valor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4742Q383634 | Biologia, Professor de Ciências, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Os quítons são moluscos, cuja concha é composta por oito placas dorsais que se articulam. Esses animais são marinhos e comuns nos costões rochosos e vivem abrigados sob as pedras. Os quítons são representantes de qual classe do filo mollusca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4743Q740245 | Economia, Contabilidade Social, Analista de Comércio Exterior, INB, CONSULPLAN

*Tendo como informação os dados abaixo do balanço de pagamentos de um determinado país em unidades monetárias, responda as questões a seguir:

• Exportações de mercadorias .................................. 100

• Importações de mercadorias .................................. 50

• Fretes pagos ........................................................... 8

• Seguros pagos ....................................................... 2

• Investimentos diretos recebidos ............................. 10

• Juros remetidos ...................................................... 10

• Lucros remetidos .................................................... 6

• Empréstimos recebidos .......................................... 4

O saldo das transações correntes nesta economia foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4744Q256666 | Engenharia de Software, Técnico Judiciário Programação, TRE MG, CONSULPLAN

Desenvolver  sistemas,  respeitando  os  padrões  de  qualidade  exigidos  pelo  mercado,  é  o  que  as  empresas  de  desenvolvimento,  instituições  e/ou  organizações,  que  têm  o  seu  departamento  de  desenvolvimento  de  soluções  próprias  têm  buscado  atualmente.  Diversas  linguagens  podem  ser  utilizadas,  cada  uma  com  suas  características  próprias,  dependendo  do  tipo  de  aplicação  que  se  pretende.  A  UML  (Unified  Modeling  Language)  tem  papel  importante quando se trata do desenvolvimento com a utilização da linguagem orientada a objetos. Através de seus  vários  diagramas,  é  considerada  uma  linguagem  visual,  para modelar  sistemas  orientados  a  objetos,  e  que  define  elementos  gráficos  (visuais),  utilizados  na modelagem  de  sistemas.  Tomando-se  como  base  a  versão  2.0  da UML,  esses  diagramas  podem  ser  divididos  em  estruturais  e  comportamentais.  Assinale  a  alternativa  que  apresenta  APENAS diagramas estruturais. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4746Q261288 | Direito Eleitoral, Inelegibilidade, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TSE, CONSULPLAN

Texto associado.

Texto III para as questões de nº. 48 a 50.

José Maria, nascido em dezembro de 1992, filho do Prefeito
de Rio Novo, eleito para a gestão 2009/2012, possui domicílio
eleitoral na cidade circunvizinha de Rio Doce e pretende se
candidatar a um cargo eletivo nas próximas eleições
municipais de 2012. Em janeiro de 2011, José Maria contraiu
núpcias com Maria Rita, vereadora do município de Rio
Bonito. Em fevereiro de 2011, a vereadora Maria Rita foi eleita
Presidente da Câmara de seu município e, em julho de 2011,
separou-se de fato de José Maria. No mês seguinte, José Maria
finalizou o curso técnico em Topografia e constituiu união
estável com Adriana Cláudia, servidora pública efetiva do
município de Rio Novo. Em janeiro de 2012, o prefeito de Rio
Novo veio a falecer. Permanecendo a situação acima descrita
com todos os vínculos dos envolvidos acima mantidos (civil,
funcional e eleitoral), e tendo todos os três municípios menos
de 10.000habitantes, conforme último censo divulgado,
responda às questões de número 48 a 50, de acordo com a
legislação pertinente.
 

José Maria poderá candidatar-se a prefeito em 2012 em pelo menos uma das três cidades citadas?

  1. ✂️
  2. ✂️

4747Q438446 | Direito Constitucional, Assistência Social, Auxiliar de Programas Sociais, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

A assistência social, reconhecida como política pública de dever do Estado a partir da Constituição Federal de 1988, é uma política de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4748Q453552 | Direito do Trabalho, Disposições gerais, Advogado, TERRACAP DF, CONSULPLAN

Sobre o contrato de trabalho, analise as afirmativas.

I. O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.

II. Considera?se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos.

III. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 1 ano.

IV. O contrato de experiência não poderá exceder de 60 dias.

V. O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando: de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; de atividades empresariais de caráter transitório; ou, de contrato de experiência.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4749Q340153 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Numa empresa com 1.200 funcionários realizou-se uma pesquisa sobre o conhecimento dos funcionários acerca da missão e dos valores da empresa. Pelo resultado dessa pesquisa, verificou-se que 600 funcionários conhecem a missão da empresa, 500 conhecem os valores e 300 desconhecem a missão e os valores. Assim, escolhendo-se, ao acaso, um funcionário e sabendo-se que ele não conhece a missão da empresa, a probabilidade de que esse funcionário conheça os valores desta empresa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4751Q700870 | Contabilidade Geral, Bacharel em Ciências Contábeis 2 Exame, CFC, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.

O contador Y foi contratado por uma empresa que realiza práticas ilícitas, especialmente lavagem de dinheiro, estando, inclusive, envolvida em esquema nacional de desvio de dinheiro. Ao perceber a conduta da empresa, é correto afirmar que o contador Y deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4752Q820423 | Legislação Federal, Lei 8142 1990, Médico do Trabalho, TERRACAP DF, CONSULPLAN

“Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.” A afirmativa refere?se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4753Q374230 | Português, Pronome, Auxiliar Legislativo, Câmara Municipal de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN

Quanto ao emprego do pronome de tratamento (reverência) ?vós?, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4754Q815064 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Fiscal de Transportes, Prefeitura de Guarapari ES, CONSULPLAN

O Código de Trânsito Brasileiro dispõe que, onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima permitida nas vias urbanas será de, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4755Q817117 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, Prefeitura Municipal de Guaxupé MG, CONSULPLAN

As políticas sociais assumem novas configurações diante das transformações ocorridas na contemporaneidade. Sobre as novas bases estabelecidas na relação entre Estado e sociedade civil no Brasil, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4756Q385757 | Biologia, Professor de Ciências, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Os artrópodes constituem o maior filo do reino animal, e a classe insecta é a maior do filo em número de espécie. O sucesso dos insetos se deve a algumas características que os possibilitam explorar maior área como território, capturar alimento e escapar de predadores. De acordo com as características dos insetos, analise.

I. Apresentam o exoesqueleto reforçado por sais de cálcio e o corpo está dividido em cefalotórax e abdômen.

II. A excreção é feita pelos túbulos de Malpighi, que lançam as excretas das cavidades do corpo no intestino.

III. A cabeça apresenta um par de antenas sensoriais, dois olhos compostos e três ocelos ou olhos simples.

IV. Nos insetos hemimetábolos, a metamorfose é incompleta e o animal que sai do ovo (ninfa) é pouco diferente do adulto.

V. A respiração é feita por filotraqueias, tubos finos que levam oxigênio para as células e trazem gás carbônico sem que esses gases passem pelo sangue.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4757Q820190 | Legislação Federal, Lei 9433 1997, Engenheiro, MAPA, CONSULPLAN

A Lei nº 9.433/97 instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SNGRH). De acordo com os fundamentos dispostos no art. 1º desta Lei, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4758Q560363 | Informática, Softwares, Engenheiro, CESAN ES, CONSULPLAN

Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda:

1. Editor de Textos.                                                    ( ) Excel.

2. Planilha Eletrônica.                                                  ( ) PowerPoint.

3. Software de Apresentação.                                     ( ) Word.

4. Sistema Operacional.                                              ( ) Windows.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4759Q442887 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico de Gestão, CBTU, CONSULPLAN

A Constituição Federal veda expressamente a acumulação remunerada de cargos públicos, ressalvado, quando houver compatibilidade de horário, nos casos autorizados pelo próprio texto constitucional. Neste contexto, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um destes casos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4760Q645642 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Na configuração de microcomputadores versão desktop, são inseridos diversos dispositivos de entrada e saída de dados, cada um com uma função específica. Nesse sentido, dependendo do momento em que são utilizados, podem realizar a função de entrada em um instante e de saída de dados, em outro. São exemplos de dispositivos que se enquadram nessa categoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.