Início

Questões de Concursos CONSULPLAN

Resolva questões de CONSULPLAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


6241Q449015 | Direito Constitucional, STF, Titular de Serviços de Notas, Tribunal de Justiça MG, CONSULPLAN, 2018

Sobre o processo discriminatório judicial, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6242Q190972 | Geografia, Advogado, Prefeitura de Sertaneja PR, CONSULPLAN

São municípios limítrofes ao município de Sertaneja, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6243Q741373 | Economia, Interligação Entre Lado Real e Monetário, Economista, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

De acordo com o modelo IS-LM para uma economia aberta e assumindo que a curva BP é menos inclinada do que a curva LM, analise.

I. Sob mobilidade perfeita de capitais e taxa de câmbio fixa, a política monetária é totalmente ineficaz no sentido de ser capaz de afetar a renda.

II. Sob mobilidade imperfeita de capitais, a política monetária é mais eficaz, no sentido de ser capaz de afetar a renda, sob taxa de câmbio fixa do que flexível.

III. Sob mobilidade perfeita de capitais e taxa de câmbio flexível, a política fiscal é totalmente ineficaz no sentido de ser capaz de afetar a renda.

IV. Sob mobilidade imperfeita de capitais, a política fiscal é mais eficaz, no sentido de ser capaz de afetar a renda, sob taxa de câmbio fixa do que flexível.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6244Q550910 | Informática, Navegadores, Auxiliar de Laboratório, CESAN ES, CONSULPLAN

Para navegação na Internet é utilizado um software específico denominado Browser ou navegador. Considere os softwares a seguir:

I. Netscape.

II. Google Chrome.

III. Android.

 IV. Opera.

V. Mozila.

VI. Safari.

VII. Thunderbird.

NÃO são navegadores os seguintes softwares:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6245Q256264 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TSE, CONSULPLAN

Com base na Lei nº 8.112/90 e suas alterações, analise.

I. O servidor perderá a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências e saídas antecipadas, iguais ou superiores a sessenta minutos.

II. As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

III. Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6246Q426510 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Procurador Jurídico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Nos termos do art. 74 da Constituição Federal, são atribuições do controle interno municipal, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6247Q432412 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu como instrumentos do planejamento público, três leis orçamentárias, que devem ser integradas entre si: Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA. Em relação aos instrumentos de planejamento definidos pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6248Q751902 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

O sistema de gotejamento é combinado a emissores, designados de gotejadores por meio do qual a água escorre após a dissipação de pressão ao longo da rede de condutos. Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos gotejadores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6250Q707366 | Legislação do Ministério Público, Estagiário Direito, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A aprovação do Regulamento do Estágio no Ministério Público, que disciplina seleção, investidura, atribuições, vedações e dispensa de estagiários, é de competência do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6251Q753449 | Engenharia Ambiental, Analista de Gestão, CBTU, CONSULPLAN

Na Conferência das Nações Unidas, também chamada “Rio 92”, foi desenvolvido um relatório que ficou conhecido como “Nosso Futuro Comum”. Tal relatório contém informações colhidas pela comissão ao longo de 3 anos de pesquisa e análise, destacando-se as questões sociais, principalmente no que se refere ao uso da terra, sua ocupação, suprimento de água, abrigo e serviços sociais, educativos e sanitários, além de administração do crescimento urbano. Neste relatório está exposta uma das definições mais difundidas do conceito: “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. São principais atitudes para atingir o desenvolvimento sustentável, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6252Q184362 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Texto associado.

A educação possível

A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e escolas é mais nociva do que
uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos.

Educação é algo bem mais amplo do que escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações
sobre o mundo (com criança também se conversa!), noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida
pública, nem sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima
dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo
propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares
de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem
bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito.
Mas vamos à educação nas escolas: o que é educar? Como deveria ser uma boa escola? Como se forma e se mantém
um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm direito de
construir sua vida e desenvolver sua personalidade?
É bem mais simples do que todas as teorias confusas e projetos inúteis que se nos apresentam. Não sou contra
colocarem um computador em cada sala de aula neste reino das utopias, desde que, muito mais e acima disso, saibamos
ensinar aos alunos o mais elementar, que independe de computadores: nasce dos professores, seus métodos, sua
autoridade, seu entusiasmo e seus objetivos claros. A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e
escolas prejudica mais do que uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos. Estudar não é brincar, é
trabalho. Para brincar temos o pátio e o bar da escola, a casa.
Sair do primeiro grau tendo alguma consciência de si, dos outros, dacomunidade onde se vive, conseguindo contar,
ler, escrever e falar bem (não dá para esquecer isso, gente!) e com naturalidade, para se informar e expor seu pensamento,
é um objetivo fantástico. As outras matérias, incluindo as artísticas, só terão valor se o aluno souber raciocinar, avaliar,
escolher e se comunicar dentro dos limites de sua idade.
No segundo grau, que encaminha para a universidade ou para algum curso técnico superior, o leque de
conhecimentos deve aumentar. Mas não adianta saber história ou geografia americana, africana ou chinesa sem conhecer
bem a nossa, nem falar vários idiomas se nem sequer dominamos o nosso. Quer dizer, não conseguimos nem nos colocar
como indivíduos em nosso grupo nem saber o que acontece, nem argumentar, aceitar ou recusar em nosso próprio
benefício, realizando todas as coisas que constituem o termo tão em voga e tão mal aplicado: cidadania.
O chamado terceiro grau, a universidade, incluindo conhecimentos especializados, tem seufundamento eficaz nos
dois primeiros. Ou tudo acabará no que vemos: universitários que não sabem ler e compreender um texto simples, muito
menos escrever de forma coerente. Universitários, portanto, incapazes de ter um pensamento independente e de aprender
qualquer matéria, sem sequer saber se conduzir. Profissionais competindo por trabalho, inseguros e atordoados, logo,
frustrados.
Sou de uma família de professores universitários. Fui por dez anos titular de linguística em uma faculdade particular.
Meu desgosto pela profissão que depois abandonei, embora gostasse do contato com os alunos deveu-se em parte à
minha dificuldade de me enquadrar (ah, as chatíssimas e inócuas reuniões de departamento, o caderno de chamada, o
currículo, as notas...) e em parte ao desalento. Já nos anos 70 recebíamos na universidade jovens que mal conseguiam
articular frases coerentes, muito menos escrevê-las. Jovens que não sabiam raciocinar nem argumentar, portanto
incapazes de assimilare discutir teorias. Não tinham cultura nem base alguma, e ainda assim faziam a faculdade, alguns
com sacrifício, deixando-me culpada quando os tinha de reprovar.
Em tudo isso, estamos melancolicamente atrasados. Dizem que nossa economia floresce, mas a cultura, senhores, que
inclui a educação (ou vice-versa, como queiram...), anda mirrada e murcha. Mais uma vez, corrigir isso pode ser muito
simples. Basta vontade real. Infelizmente, isso depende dos políticos, depende dos governos. Depende de cada um de nós,
que os escolhemos e sustentamos. (>Lya Luft. Veja. 23 de maio de 2007. Adaptado)

O sentido da palavra destacada está devidamente traduzido em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6253Q734768 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Juiz de Direito Substituto, Tribunal de Justiça MG, CONSULPLAN, 2018

No tocante aos procedimentos atinentes aos crimes de competência do Tribunal do Júri, analise as afirmativas a seguir.

I. Os jurados poderão formular diretamente perguntas ao ofendido e às testemunhas.

II. Durante a sessão de julgamento não é permitida a leitura de documento ou a exibição de objeto que não tiver sido juntado aos autos com a antecedência mínima de 3 (três) dias úteis, dando-se ciência à outra parte.

III. O desaforamento pode ser requerido se o interesse da ordem pública o reclamar ou se houver dúvida sobre a imparcialidade do júri ou a segurança pessoal do acusado e, ainda, em razão do comprovado excesso de serviço.

IV. O Juiz, na fase do sumário da culpa, absolverá desde logo o acusado, quando provada a inexistência do fato; provado não ser ele autor ou partícipe do fato; o fato não constituir infração penal; demonstrada a inimputabilidade prevista no caput do art. 26 do Decreto-Lei nº 2.848/1940, não sendo está a única tese defensiva.

De acordo com o Código Processual Penal, estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6254Q821809 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Economista, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Considerando o conceito de ética profissional, a LRF, a Lei nº 4.320/1964 e as atribuições de um servidor público em qualquer esfera da federação brasileira, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6255Q134458 | Direito Administrativo, Licitação, Analista Judiciário Biblioteconomia, TSE, CONSULPLAN

NÃO é hipótese de contrato sujeito à licitação dispensável:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6256Q712250 | Legislação Municipal, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

Considerando a Lei nº 4.392/10, somente poderá concorrer à evolução funcional pela via não acadêmica, servidor que, cumulativamente, preencha os requisitos estabelecidos pela Lei. Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6257Q144705 | Engenharia Elétrica, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TSE, CONSULPLAN

A empresa Eletricidade Total Ltda. utiliza 5 máquinas, sendo que o motor de cada uma consome 1000W. Se todas forem utilizadas durante 12 horas por dia, em 4 dias da semana, pode-se verificar que a energia consumida é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6258Q709954 | Edificações, Agente Fiscal de Postura, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

“Funciona como um planejamento da resposta e, por isso, deve ser elaborado na normalidade, quando são definidos os procedimentos, as ações e as decisões que devem ser consideradas na ocorrência do desastre. Por sua vez, na etapa de resposta, tem-se a operacionalização, quando todo o planejamento feito anteriormente é adaptado à situação real do desastre. Os documentos podem incluir um ou mais tipos de riscos, devendo prever ações para cada cenário possível.” Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6259Q478534 | Farmácia, Farmacêutico, MAPA, CONSULPLAN

Os agentes hipertensivos atuam apenas em alguns locais específicos e podem ser classificados de acordo com este mecanismo de ação. Com base no exposto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6260Q255559 | Contabilidade Geral, Técnico Judiciário Contabilidade, TRE MG, CONSULPLAN

A  receita  orçamentária  é  classificada  visando  a  identificação  da  origem  do  recurso  segundo  o  fato  gerador.  Sua  classificação  contém  todas  as  informações  necessárias para  as  alocações  orçamentárias.  Quanto  à  classificação econômica, as receitas são classificadas em correntes e de capital.  É classificada como receita corrente somente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.