Início

Questões de Concursos CONSULPLAN

Resolva questões de CONSULPLAN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q140488 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TSE, CONSULPLAN

Em relação à corrente capacitiva nos circuitos RC paralelo e RC série, as tensões estão, respectivamente, nas condições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

862Q11099 | Português, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

Texto associado.
As verdades da razão

            Raciocinar não é algo que aprendemos na solidão, mas algo que inventamos ao nos comunicar e nos confrontar com os semelhantes: toda razão é fundamentalmente conversação. “Conversar” não é o mesmo que ouvir sermões ou atender a vozes de comando. Só se conversa - sobretudo só se discute - entre iguais. Por isso o hábito filosófico de raciocinar nasce na Grécia, junto com as instituições políticas da democracia. Ninguém pode discutir com Assurbanipal ou com Nero, e ninguém pode conversar abertamente em uma sociedade em que existem castas sociais inamovíveis. [...] Afinal de contas, a disposição a filosofar consiste em decidir-se a tratar os outros como se também fossem filósofos: oferecendo-lhes razões, ouvindo as deles e construindo a verdade, sempre em dúvida, a partir do encontro entre umas e outras.
            [...]Oferecemos nossa opinião aos outros para que a debatam e por sua vez a aceitem ou refutem, não simplesmente para que saibam “onde estamos e quem somos”. E é claro que nem todas as opiniões são igualmente válidas: valem mais as que têm melhores argumentos a seu favor e as que melhor resistem à prova de fogo do debate com as objeções que lhe sejam colocadas.
            [... ]A razão não está situada como um árbitro semidivino acima de nós para resolver nossas disputas; ela funciona dentro de nós e entre nós. Não só temos que ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações como também - e isso é muito importante e, talvez, mais difícil ainda - devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões, venham de quem vierem. [...] A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. Não como afirmação da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade objetiva através das múltiplas subjetividades.

(Fernando Savater. “As verdades da razão”. In: As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.)
 
De acordo  com os  recursos e a estruturação  textual utilizados, é  correto afirmar que o  texto apresentado  tem por  objetivo principal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

863Q1250 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Duas televisões de tamanhos diferentes apresentam 20 e 29 polegadas, cujas medidas são das diagonais de suas telas. Qual é a diferença entre as diagonais desses dois aparelhos, se cada polegada equivale a 2,54cm?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q812304 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

É vedado à escola de acordo com a LDB – Lei 9394/96:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q374253 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN

Acerca das figuras de linguagem, recurso estilístico usado para propiciar maior expressividade ao texto literário, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

866Q324735 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Em relação à alfabetização e letramento, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q44408 | Português, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

Texto associado.
                                   Repolhos iguais 

     Sempre me impressiona o impulso geral de igualar a todos: ser diferente, sobretudo ser original, é defeito. Parece perigoso. E, se formos diferentes, quem sabe aqui e ali uma medicaçãozinha ajuda. Alguém é mais triste? Remédio nele. Deprimido? Remédio nele (ainda que tenha acabado de perder uma pessoa amada, um emprego, a saúde). Mais gordinho? Dieta nele. Mais alto? Remédio na adolescência para parar de crescer. Mais relaxado na escola? Esse é normal. Mais estudioso, estudioso demais? A gente se preocupa, vai virar nerd (se for menina, vai demorar a conseguir marido). 

     Não podemos, mas queremos tornar tudo homogêneo: meninas usam o mesmo cabelo, a mesma roupa, os mesmos trejeitos; meninos, aquele boné virado. Igualdade antes de tudo, quando a graça, o poder, a força estão na diversidade. Narizes iguais, bocas iguais, sobrancelhas iguais, posturas iguais. Não se pode mais reprovar crianças e jovens na escola, pois são todos iguais. Serão? É feio, ou vergonhoso, ter mais talento, ser mais sonhador, ter mais sorte, sucesso, trabalhar mais e melhor. 

     Vamos igualar tudo, como lavouras de repolhos, se possível… iguais. E assim, com tudo o que pode ser controlado com remédios, nos tornamos uma geração medicada. Não todos - deixo sempre aberto o espaço da exceção para ser realista, e respeitando o fato de que para muitos os remédios são uma necessidade -, mas uma parcela crescente da população é habitualmente medicada. Remédios para pressão alta, para dormir, para acordar, para equilibrar as emoções, para emagrecer, para ter músculos, para ter um desempenho sexual fantástico, para ter a ilusão de estar com 30 anos quando se tem 70. Faz alguns anos reina entre nós o diagnóstico de déficit de atenção para um número assustador de crianças. Não sou psiquiatra, mas a esta altura de minha vida criei e acompanhei e vi muitas crianças mais agitadas, ou distraídas, mas nem por isso precisadas de medicação a torto e a direito. Fala-se não sei em que lugar deste mundo louco, em botar Ritalina na merenda das escolas públicas. Tal fúria de igualitarismo esconde uma ideologia tola e falsa. 

     Se déssemos a 100 pessoas a mesma quantidade de dinheiro e as mesmas oportunidades, em dois anos todas teriam destino diferente: algumas multiplicariam o dinheiro; outras o esbanjariam; outras o guardariam; outras ainda o dedicariam ao bem (ou ao mal) alheio. 

     Então, quem sabe, querer apaziguar todas as crianças e jovens com medicamentos para que não estorvem os professores já desesperados por falta de estímulo e condições, ou para permitir aos pais se preocuparem menos, ou ajudar as babás enquanto os pais trabalham ou fazem academia ou simplesmente viajam, nem valerá a pena. Teremos mais crianças e jovens aturdidos, crianças e jovens mais violentos e inquietos quando a medicação for suspensa. Bastam, para desatenção, agitação e tantas dificuldades relacionadas, as circunstâncias da vida atual. [...] 

    Mudar de vida é difícil. Em lugar de correr mais, parar para pensar, roubar alguns minutos para olhar, contemplar, meditar, também é difícil, pois é fugir do padrão. Então seguimos em frente, nervosos com nossos filhos mais nervosos. Haja psicólogo, psiquiatra e medicamento para sermos todos uns repolhos iguais. 

( LUFT, Lya. Revista Veja - 07 de maio de 2014.) 
Assinale a alternativa que remete a um conceito implícito na sociedade patriarcal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

868Q35743 | Direito Processual Civil, Novo Código de Processo Civil CPC 2015, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MG, CONSULPLAN

Relativamente à restauração de autos, assinale a afirmação INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

869Q3314 | Específico Agente de Endemias, Agente de Endemias ACE, Epidemia, CONSULPLAN

De acordo com a Lei nº. 8142/90, analise:

I. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências de Saúde será paritária em relação ao
conjunto dos demais segmentos.
II. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas
em regimento próprio aprovados pelo respectivo Conselho.
III. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS – e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de
Saúde – CONASEMS – terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q545294 | Física, Técnico Industrial, CBTU, CONSULPLAN

Acerca dos motores de combustão interna do Ciclo OTTO, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A admissão de combustível é feita por sistema de carburação ou injeção.

( ) O sistema de ignição utilizado é o de autoignição.

( ) Possui taxas de compressão entre 14 e 22.

( ) São utilizados combustíveis pesados para seu funcionamento.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

871Q35768 | Direito Empresarial e Comercial, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MG, CONSULPLAN

A respeito do nome empresarial e à luz do Código Civil brasileiro, é correto afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

872Q29800 | Português, Técnico em Informática, CODEVASF, CONSULPLAN

Texto associado.
Alguém paga

Trinta anos após a Declaração de Alma-Ata, aprovada na Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, cuja meta era levar “Saúde para Todos no Ano 2000”, um terço da população mundial continua sem acesso a serviços básicos de saúde. Em todo o mundo, centenas de milhões de pessoas sofrem com a falta de alimentos, água potável, moradia, saneamento básico e educação.
A situação persiste e desafia a liderança e a capacidade de ação de autoridades e especialistas porque lida com uma complexa conjunção de fatores políticos, sociais, econômicos e científico-tecnológicos. Problemas globais demandam soluções globais. Nesta categoria está a ampliação do acesso das populações aos medicamentos.
E o ponto central quando se aborda a questão da oferta de medicamentos a “preços acessíveis” são as fontes de financiamento para a pesquisa e o desenvolvimento (P&D) de substâncias para o tratamento de doenças de larga incidência em países pobres e ricos.
Pois os custos envolvidos nas diversas etapas de P&D de um medicamento são estimados em centenas de milhões de dólares. E o dinheiro precisa vir de algum lugar: Poder Público (isto é, a população), empresas (acionistas e investidores), etc.
Recentemente, um laboratório público anunciou a venda de um novo medicamento a “preço de custo”. Na verdade, a pesquisa do produto foi paga por um consórcio de países e organizações não-governamentais. O tal preço de custo referia-se apenas aos gastos de fabricação. Se o medicamento tivesse de ser desenvolvido integralmente – da pesquisa básica à última fase da pesquisa clínica –, seu preço seria muito maior.
Para o economista Jeffrey Sachs, assessor especial do secretário-geral da ONU para as Metas de Desenvolvimento do Milênio, doenças como a malária poderiam ser superadas por meio de investimentos coordenados mundialmente. Ele reconhece, no entanto, que faltam fundos globais para que este objetivo seja alcançado.
Enquanto a comunidade internacional não chega a um consenso sobre um grande pacto que defina fontes de financiamento, a indústria farmacêutica realiza os elevados investimentos necessários ao desenvolvimento de moléculas inovadoras, que serão mais tarde recuperados no preço de venda desses produtos.
Sem a decisiva contribuição da indústria, a mobilização para o controle da epidemia de Aids não teria tido o sucesso que alcançou, no bojo de um processo que levou à criação de 88 medicamentos e atualmente financia o teste de 92 novas substâncias.
Em 2006, a indústria farmacêutica mundial investiu mais de US$ 75 bilhões na pesquisa de moléculas para o tratamento de milhares de doenças, como tuberculose (19 substâncias), malária (20), doenças materno-infantis (219), doenças predominantes entre as mulheres (mais de 700), etc.
Para além da retórica e de projetos ainda incipientes, o fato é que os principais avanços das últimas décadas na síntese de medicamentos resultaram da iniciativa da indústria farmacêutica e não de governos, organismos internacionais ou ONGs.

(Ciro Mortella, O Globo, 25/08/2008)
Assinale a alternativa em que as palavras são acentuadas pela mesma razão, respectivamente de:conferência, potável, farmacêutica e além:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q1816 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Poço Redondo SE, CONSULPLAN

São vacinas produzidas a partir de vírus vivos atenuados, inativados ou frações de vírus, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

874Q422656 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Titular de Serviços de Notas, Tribunal de Justiça MG, CONSULPLAN, 2018

Em relação ao mandato, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

875Q320228 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

O registro principal da gestão democrática é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q48084 | Português, Fiscal Municipal, Prefeitura de Campo Verde MT, CONSULPLAN

Texto associado.
Grandes e pequenas mulheres

  Há mulheres de todos os gêneros. Histéricas, batalhadoras, frescas, profissionais, chatas, inteligentes, gostosas, parasitas, sensacionais. Mulheres de origens diversas, de idades várias, mulheres de posses ou de grana curta. Mulheres de tudo quanto é jeito. Mas se eu fosse homem prestaria atenção apenas num quesito: se a mulher é do tipo que puxa pra cima ou se é do tipo que empurra pra baixo.
  Dizem que por trás de todo grande homem existe uma grande mulher. Meia-verdade. Ele pode ser grande estando sozinho também. Mas com uma mulher xarope ele não vai chegar a lugar algum. Mulher que puxa pra cima é mulher que aposta nas decisões do cara, que não fica telefonando pro escritório toda hora, que tem a profissão dela, que apoia quando ele diz que vai pedir demissão por questões éticas e que confia que vai dar tudo certo.
  Mulher que empurra pra baixo é a que põe minhoca na cabeça dele sobre os seus colegas, a que tem acessos de carência bem na hora que ele tem que entrar numa reunião, a que não avaliza nenhuma mudança que ele propõe, a que quer manter tudo como está.
  Mulher que puxa pra cima é a que dá uns toques na hora de ele se vestir, a que não perturba com questões menores, a que incentiva o marido a procurar os amigos, a que separa matérias de revista que possam interessá-lo, a que indica livros, a que faz amor com vontade.
  Mulher que empurra pra baixo é a que reclama do salário dele, a que não acredita que ele tenha taco para assumir uma promoção, a que acha que viajar é despesa e não investimento, a que tem ciúmes da secretária.
  Mulher que puxa pra cima é a que dá conselhos e não palpite, a que acompanha nas festas e nas roubadas, a que tem bom humor.
  Mulher que empurra pra baixo é a que debocha dos defeitos dele em rodinhas de amigos e que não acredita que ele vá mais longe do que já foi.
  Se por trás de todo grande homem existe uma grande mulher, então vale o inverso também: por trás de um pequeno homem talvez exista uma mulherzinha de nada. (Martha Medeiros)
Dizem que por trás de todo grande homem existe uma grande mulher.” O ponto final ( · ) utilizado no trecho anterior foi utilizado para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

877Q42956 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

“O domínio da função f(x) = log5(2x – 4) é D(f) = {x ∈ R ǀ  __________}." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

878Q6858 | Informática, Assistente Securitário, Banestes Seguros, CONSULPLAN

Na ferramenta Microsoft Office Excel 2003 (configuração padrão), ao clicar com o botão esquerdo do mouse no quadrado do cruzamento do cabeçalho de colunas com o de linhas localizado na parte superior esquerda, toda a planilha será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q707606 | Matemática, Progressões 102 Progressão Geométrica PG, Agente Fiscal de Postura, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

As notas de três alunos, Marta, Cláudio e Felipe, formam, nesta ordem, uma progressão geométrica. Considerando que a soma das notas de Cláudio e Felipe é 108 e que o produto das três notas é igual 46.656, então a nota de Felipe é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.