Início

Questões de Concursos CONSULTEC

Resolva questões de CONSULTEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q975286 | Direito Processual Civil, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

Quando uma nova lei processual civil entra em vigor, é correto afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q975327 | Direito Penal, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

Um cidadão, caixa de supermercado, percebeu que um dos clientes da loja, um médico, deixara uma folha em branco de seu receituário médico cair no chão. O caixa apoderou-se da folha em branco e inseriu falso atestado sobre o seu estado de saúde, falsificando a assinatura do médico, com o objetivo de fazer uso desse atestado médico falso, entregando-o a seu empregador para abono de faltas do mês.

Em tese, a conduta do caixa do supernercado configura um crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q975334 | Direito Processual Penal, Procedimento Penal, Conciliador, TJBA, CONSULTEC

Sobre os atos de comunicação nos Juizados Especiais Criminais, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q975339 | Direito Processual Penal, Procedimento Penal, Conciliador, TJBA, CONSULTEC

Diz o Art. 104, parágrafo único, do Código Penal, que não importa renúncia tácita o fato de receber o ofendido a indenização do dano causado pelo crime.
Quanto à aplicação da parte transcrita do referido dispositivo à sistemática dos Juizados Especiais Criminais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q975280 | Direito Constitucional, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

Hans Kelsen, com a sua Teoria pura do direito, introduziu a idéia de um escalonamento de leis, de uma verdadeira hierarquia entre as normas que compõem a ordem jurídica de um Estado, na qual as de hierarquia inferior extraem seu fundamento de validade das normas superiores, até se chegar à constituição jurídico-positiva, que se encontra no ápice da pirâmide normativa estatal (Princípio da Compatibilidade Vertical). Já a Suprema Corte Norte-Americana, na famosa decisão do caso Marbury versus Madison, por intermédio do Chief of Justice, o juiz John Marshall, concluiu que as normas infraconstitucionais deveriam adequar-se aos ditames constitucionais, sob pena de serem consideradas nulas, sendo certo que tal controle deveria ser realizado pelo Poder Judiciário.

Com base no texto, é possível afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q975283 | Direito Constitucional, Disposições Gerais na Administração Pública, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

O Art. 37, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assim está redigido:

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...]

Sobre tal dispositivo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q975295 | Direito Civil, Noções Fundamentais de Direitos Reais, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

São características dos direitos reais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q975311 | Direito do Consumidor, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

Sobre as sanções administrativas previstas pelo Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q975337 | Direito Processual Penal, Procedimento Penal, Conciliador, TJBA, CONSULTEC

Podem ser apresentados oralmente no Juizado Especial Criminal, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q975344 | Direito Processual Civil, Sujeitos da relação processual, Conciliador, TJBA, CONSULTEC

São cautelas exigidas do juiz, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q975326 | Direito Penal, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

Um cidadão estava em sua residência quando recebeu a visita de dois sujeitos, A e B, que se apresentaram como funcionários do Ministério da Saúde, que queriam verificar eventuais focos do mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue) no bairro. A e B apresentaram crachás ao cidadão, que então permitiu a entrada dos referidos indivíduos. A pediu que o cidadão o conduzisse até o jardim da casa, para que fossem verificados focos de água parada. B permaneceu no interior da casa, e, sorrateiramente, apoderou-se de algumas joias que encontrou numa gaveta. Terminada a verificação, A e B despediram-se do cidadão. Horas depois, o cidadão deu por falta das joias, e saiu correndo desesperado pelas ruas do bairro, encontrando A e B, ainda fardados, caminhando em direção a outra residência. O cidadão então abordou A e B, que, para assegurar a subtração da coisa, pegam um pedaço de madeira que encontram no chão, e agridem o cidadão, causando-lhe lesões corporais de natureza grave.

Nesse caso, A e B cometeram crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q975341 | Direito Constitucional, Conciliador, TJBA, CONSULTEC

São direitos sociais, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q975350 | Direito Civil, Parte Geral, Conciliador, TJBA, CONSULTEC

São características para a nulidade do negócio jurídico, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q975349 | Direito Civil, Parte Geral, Conciliador, TJBA, CONSULTEC

Coação é qualquer pressão física ou moral exercida sobre a pessoa, os bens ou a honra de um contratante para obrigá-lo ou induzi-lo a efetivar um negócio jurídico.
Para que se configure a coação moral, é mister a ocorrência dos seguintes requisitos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q975270 | Direito Processual Penal, Procedimento Penal, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

O individuo A foi acusado ter praticado o crime de ameaça contra o individuo B. Encaminhado o termo circunstanciado da ameaça ao Juizado Especial Criminal, foi realizada a audiência preliminar, não havendo, na oportunidade, composição dos danos civis. Assim, o Ministério Público propôs transação penal, na forma do Art. 76 da Lei 9.099/95, que foi aceita por A, consistente no pagamento de três cestas básicas em favor de determinada instituição de caridade. No entanto, A descumpriu a Transação Penal.

De acordo com a jurisprudência dominante no Supremo Tribunal Federal, o descumprimento da transação penal por A acarreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q975323 | Direito Penal, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

Um auditor fiscal da Receita Federal é credor do valor de R$ 50.000,00 que lhes são devidos por um amigo, através de título executivo extrajudicial. Para reaver a dívida, o auditor ajuizou, através de seu advogado, a competente ação de execução, perante o Juízo Cível da Comarca em que moravam as partes. O Oficial de Justiça não encontrou bens a serem penhorados e certificou isso no processo. Temendo não receber sua dívida, o auditor acessa o banco de dados da Receita Federal e obtém a declaração do imposto de renda do amigo devedor, com o fim de descobrir bens para serem penhorados no processo de execução e satisfazer seu crédito.

A infração penal cometida pelo auditor é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q975319 | Direito Processual Penal, Procedimento Especial Crimes Servidores Públicos, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

Um servidor público está sendo acusado de prática de crime de responsabilidade de funcionário público, delito apenado com reclusão e inafiançável. Instaurado o competente inquérito policial, foi relatado pela autoridade policial e encaminhado ao Ministério Público, que ofereceu a denúncia. A peça acusatória foi recebida pelo juiz, que determinou a citação do servidor para responder à acusação, por escrito, no prazo de dez dias. O defensor do acusado arguiu nulidade do processo, porque não foi determinada a notificação do servidor para, que antes do recebimento da denúncia, oferecesse sua resposta, por escrito, no prazo de quinze dias.

Face ao exposto, pode-se concluir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q975329 | Direito Penal, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

Um homem é motorista particular de uma família, composta pelo casal e um filho menor, portador de deficiência mental, que o torna inteiramente incapaz de entender e querer. Depois de adquirir a confiança da família, o motorista induz a criança a retirar um anel de brilhantes que se encontra no quarto de seus pais e entregar-lhe.

A infração penal praticada pelo motorista é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.