Início

Questões de Concursos CONTEMAX

Resolva questões de CONTEMAX comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q847764 | Português, Fonética e Fonologia, Prefeitura de Passira PE Agente de Combate às Endemias, CONTEMAX, 2020

TEXTO

Importância do Pantanal

O Pantanal é um dos biomas mais importantes do Brasil e do mundo e é extremamente rico quando se trata da fauna brasileira. A região abriga grande parte dos animais existentes no país, com mais de 1,2 mil espécies de animais nativos e dezenas deles em extinção. Em suas dimensões, o Pantanal chega a cerca de 220 mil km², sendo que 120 mil km² estão em solo brasileiro, nos estados do Mato Grosso do Sul (65%) e Mato Grosso (35%), na região Centro-Oeste. O Pantanal também abrange os países da Bolívia e Paraguai, que fazem fronteira com a região.

A importância do Pantanal, além da fauna e de sua rica vegetação, também se destaca como uma das áreas contribuintes para a redução do aquecimento global, já que sua capacidade de absorção do carbono ajuda a conter o efeito estufa. As características do local levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a considerar o Pantanal como Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial.

A principal característica do bioma é a planície inundada, mas também há a presença do Cerrado, Caatinga e Floresta Tropical. A área do Pantanal é cercada por planaltos com elevada altitude, o que faz o bioma ser a nascente de vários rios pantaneiros, e possuir a característica de inundações. A paisagem da região é diversificada, possui árvores de médio e grande porte, assim como árvores tortuosas, comuns no Cerrado. Também há vegetações aquáticas, muitas utilizadas de forma medicinal. Além disso, nas matas ciliares, a vegetação é densa e possui muitas árvores altas.

Causas dos incêndios

Essa é uma região que possui duas estações climáticas muito bem definidas. Ocorre o verão, com grandes chuvas, tempo úmido e inundação das planícies. A outra estação, o inverno, tem poucas chuvas, a umidade do ar fica muito baixa e o clima extremamente seco. É no período do inverno que as queimadas costumam surgir em maior número, já que o tempo seco facilita para que os incêndios possam se propagar. No entanto, as ações do homem também interferem no aumento das queimadas, agravando ainda mais a situação. Por isso, as origens do fogo no Pantanal são causadas tanto pelos aspetos naturais da região como pelas atividades exercidas pelo homem no local, principalmente pelo desmatamento e da transformação de áreas vegetais em pastos para a prática agropecuária.

Segundo a professora de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, Andreza Bernardi, os atuais incêndios no Pantanal têm causas humanas, geralmente relacionadas ao desenvolvimento e à expansão de atividades agropecuárias: prática da queima da área de pastagem, incêndios em equipamentos agrícolas e fogo nas raízes das árvores para extração de mel. Mesmo que essas atividades sejam frequentes na região, muitas vezes são feitas de forma ilegal e as consequências têm sido grandes. "Apesar de o fogo poder ser utilizado em alguns casos, como forma de manejo, há a necessidade de autorização prévia dos órgãos públicos competentes para utilização da técnica, fato que tem sido negligenciado", informou a professora.

Neste ano, o clima registrado foi ainda mais seco que o de costume, assim como o nível de chuvas muito abaixo. Consequentemente, houve a contribuição do aumento das queimadas, chegando ao número recorde informado pelo Inpe. Dos mais de 2 milhões de hectares queimados, 1,2 milhão está registrado no Mato Grosso e mais de 1 milhão no Mato Grosso do Sul. O aumento começou a se tornar mais preocupante em julho, quando a umidade do ar era registrada abaixo de 10%. Neste período, queimadas começaram a ser registradas em propriedades privadas da região.

Fauna e os impactos

Uma das maiores preocupações com os incêndios na região do Pantanal está ligada à sua riquíssima fauna. Por conter espécies raras de animas, a região já sofre com fatores, como a caça e a pesca, que, mesmo proibidas em algumas situações, ainda são frequentes no local e contribuem para a extinção de alguns animais.

Com os incêndios, muitos animais estão morrendo queimados ou por falta de alimentação e água. Além disso, os hábitats estão sendo perdidos e o ecossistema da região sofrendo alterações. De acordo com a professora de biologia, Paula Gadioli, as consequências virão em médios e longos prazos. "A preocupação não é apenas com a morte direta dos animais incinerados ou mortos por asfixia, mas também com as consequências a médio e longo prazo, já que com a destruição de seus hábitats há uma consequente alteração das populações, uma vez que as queimadas estão eliminando as fontes de alimento, bem como os locais de abrigo, repouso e reprodução dos animais", afirma.

Entre as espécies presentes no Pantanal, é possível encontrar mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes. Entre eles, estão alguns dos seguintes animais:

- Mamíferos: mais de 130 espécies entre antas, capivaras, veados, onças-pintadas, morcegos;

- Répteis: mais de 80 espécies, sendo a maior variedade de jacarés;

- Aves: mais de 400 espécies entre tucanos, araras, tuiuiú, carão;

- Anfíbios: mais de 30 espécies como a rã verde;

- Peixes: mais de 200 espécies de pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).

Entre toda a atual situação enfrentada pelas queimadas na região, a professora também relembrou a presença do Parque Estadual Encontro das Águas. No local há a maior concentração de onças-pintadas do mundo e mais de 80% do território foi destruído pelas queimadas, de acordo com dados da ONG SOS Pantanal. "A onçapintada (Panthera onca) é um dos animais em risco de extinção, juntamente com a onça-parda (Puma concolor), que já sofriam com a caça punitiva. Além destes, o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), a ariranha (Pteronura brasiliensis) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) também estão nas listas de ameaçados de extinção", comentou Paula.

Fumaça e a população

Um outro fator preocupante é a fumaça proveniente das queimadas. Nos últimos dias, algumas cidades, já incluindo também a região Sul e Sudeste do país, relataram que houve uma chuva de tom escuro. De acordo com o Inpe, essas partículas de fumaça são liberadas na atmosfera e levadas pelos ventos para as demais localidades. No entanto, além do Pantanal, a Amazônia e o Cerrado também têm sofrido com queimadas, contribuindo mais ainda para a ocorrência desse tipo de fenômeno.

Essa fumaça que chega às cidades é altamente prejudicial à saúde da população. Podem acarretar novas doenças ou piorar quadros de situações já existentes, como até mesmo a situação de pandemia do coronavírus. "As queimadas podem liberar diferentes gases tóxicos, como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, além de material particulado. Essas substâncias podem causar problemas a curto, médio e longo prazo, provocando desde problemas oftálmicos, doenças dermatológicas, cardiovasculares e pulmonares, até câncer, devido aos efeitos carcinogênicos de substâncias tóxicas liberadas", informou a professora de biologia.

Além disso, as queimadas alteram totalmente as questões ambientais como a temperatura, o que pode influenciar na vegetação, populações animais e, consequentemente, na distribuição de insetos vetores de doenças. Já nas áreas atingidas pelo fogo, além dos animais, os moradores ribeirinhos também são diretamente afetados, ficando desabrigados e necessitando, em alguns casos, de serem resgatados.

Nesse sentido, de acordo com a professora de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, Andreza Bernardi, os impactos que estão sendo causados no Pantanal podem ser irreversíveis. "Apesar de haver a possibilidade de regeneração da flora em algumas localidades, a perda de extensas áreas com cobertura vegetal causa queda na evapotranspiração, aumento dos poluentes na atmosfera e perda da diversidade vegetal", afirmou. Animais estão morrendo, pessoas estão sendo desabrigadas e a fumaça das queimadas já atingem as cidades, sendo extremamente prejudicial à saúde humana. Com isso, a situação do Pantanal, assim como dos biomas Amazônia e Cerrado, que também estão sofrendo com as queimadas neste período, é muito preocupante.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/atualidades/queimadas-no-pantanal-causas-e-impactos-no-meio-ambiente.htm (com adaptações). Acesso em 30-09-20.

Levando-se em consideração a Fonética e Fonologia, área da Gramática que trata do plano sonoro da língua, analise os vocábulos abaixo e assinale a opção em que NÃO haja um ditongo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q859152 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

Sobre a Leptospirose, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

( ) O homem, hospedeiro terminal e acidental da doença, infecta-se ao entrar em contato com a urina de animais infectados de modo direto ou indireto, por meio do contato com água, lama ou solo contaminados.

( ) A leptospirose é uma zoonose de importância mundial, causada por leptospiras. patogênicas transmitidas pelo contato com urina de animais infectados ou água e lama contaminadas pela bactéria.

( ) É uma doença infectocontagiosa febril de início abrupto, cujo espectro clínico pode variar.

( ) Doença de distribuição epidêmica no país, com ocorrência durante todos os meses do ano e com coeficiente médio de incidência anual de 1,9/100.000 habitantes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q859024 | Fisioterapia, Avaliação funcional, Prefeitura de Passira PE Fisioterapeuta, CONTEMAX, 2020

As articulações do ombro incluem:

I - Articulação escapulotorácica.

II - Articulação subacromial.

III - Articulação acromioclavicular.

Não são verdadeiras as articulações citadas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q848416 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

A abordagem da psicologia no âmbito da educação no Brasil se caracterizou como uma área de conhecimento e como um campo de prática social. Sobre essa afirmação é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q844859 | Farmácia, Análises Clínicas, Prefeitura de Passira PE Farmacêutico, CONTEMAX, 2020

A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar. Sobre a doença e seu agente etiológico, considere a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q859461 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Passira PE Intérprete de Libras, CONTEMAX, 2020

Não é verdadeiro afirmar que:

I - a LIBRAS é linguagem e não língua.

II - a LIBRAS é restrita aos surdos.

III - a LIBRAS usada em Portugal é a mesma usada no Brasil.

IV - a LIBRAS é mímica

São falsas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q845837 | Enfermagem, Saúde Mental, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Com relação ao mal de Alzheimer, considere as asserções abaixo:

I - A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

II - A doença de Alzheimer costuma evoluir para vários estágios de forma lenta e inexorável, ou seja, não há o que possa ser feito para barrar o avanço da doença. A partir do diagnóstico, a sobrevida média das pessoas acometidas por Alzheimer oscila entre 8 e 10 anos. O quadro clínico costuma ser dividido em seis estágios.

III - O primeiro sintoma, e o mais característico, do Mal de Alzheimer é a perda de memória recente. Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves como, a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q843135 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de Passira PE Enfermeiro Plantonista, CONTEMAX, 2020

O DM tipo 2 costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos. Sobre o DM tipo 2 é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q845225 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Alagoa Nova PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Foi prescrito uma bolsa de Plasma Fresco (120 mL), para infusão rápida, em 35 minutos. O gotejamento será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q859211 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Passira PE Agente de Combate às Endemias, CONTEMAX, 2020

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é CORRETO afirmar que a definição de saúde constituem-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q859076 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passira PE Nutricionista Ambulatorial, CONTEMAX, 2020

São alimentos não recomendados em uma dieta laxativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q845928 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Passira PE Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

O Sr. R.G.A, idoso, apresentou diarreia há 4 dias, por esse motivo ao dar entrada na Unidade de Saúde, o médico prescreveu 2000 ml de Soro Fisiológico 0,9% para correr em 24 horas. Nessa situação hipotética, é CORRETO afirmar que o profissional da enfermagem deverá instalar o gotejamento do soro aproximado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q859412 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

A Epidemiologia é Ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, cujo o objetivo é promover medidas específicas de prevenção, controle de erradicação de doenças e fornecendo indicadores de saúde que sirvam de suporte ao planejamento, administração e a avaliação das ações em Saúde. Dentre os principais indicadores de saúde, a letalidade se caracteriza por ser o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q857534 | Direito Constitucional, Ordem Social, Prefeitura de Passira PE Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

A Constituição Federal define textualmente uma série de atribuições do Sistema Único de Saúde, sendo uma delas “colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido [...]”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q859121 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passira PE Nutricionista, CONTEMAX, 2020

Das dietas hospitalares, considere a alternativa que descreve a indicação da prescrição de dieta hipossódica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q859182 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Prefeitura de Alagoa Nova PB Cirurgião Dentista, CONTEMAX, 2020

A candidíase oral é uma infeção fúngica comum, que é causada por um crescimento excessivo de espécies Candida spp., sendo a maior responsável a C. albicans. Embora a candidíase oral seja bem reconhecida, as suas manifestações clínicas são diversas e cabe aos cirurgiões dentistas estarem cientes desse fato a fim de efetuarem um diagnóstico com precisão. O tipo de candidíase que se caracteriza pela presença de uma camada espessa e aveludada de cor branca/amarelada ou por placas individuais nos tecidos orofaríngeos que podem ser removidas à raspagem, deixando uma base eritematosa e dolorosa que prontamente sangra. O local mais frequente é a mucosa oral, mas todo o tecido orofaríngeo pode ser afetado. Também pode ser frequentemente observada em recém-nascidos, em pacientes imunocomprometidos (infeção pelo HIV), ou que tomam fármacos imunossupressores (citotóxicos, corticosteróides). Trata-se da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q841136 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Prefeitura de Mataraca PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

O Sr. Q.P.A realizará um exame de próstata. Nessa situação, é CORRETO afirmar que o Técnico de Enfermagem deverá colocar o cliente na posição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q859027 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde SUS, Medico ESF, CONTEMAX, 2020

De acordo com a Lei 8080/90, em seu artigo 33, os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde. Na esfera federal, os recursos financeiros, originários do Orçamento da Seguridade Social, de outros Orçamentos da União, além de outras fontes, serão administrados pelo Ministério da Saúde, por meio do/da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q859423 | Fisioterapia, Avaliação funcional, Prefeitura de Passira PE Fisioterapeuta, CONTEMAX, 2020

Sobre o exame físico da amplitude do movimento articular, analise os itens, abaixo:

I - Cada articulação deve ser avaliada quanto ao grau de mobilidade que apresenta por meio do ângulo que as extremidades articulares formam entre si.

II - O exame de cada articulação deve comparar o grau de amplitude de movimento com valores mínimos considerados normais, ou com a articulação do lado oposto, caso não esteja comprometida.

III - No exame articular, deve-se realizar a avaliação minuciosa das principais articulações do corpo.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.