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Questões de Concursos COPESE

Resolva questões de COPESE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q855061 | Informática, Redes de Computadores, ALEPI Assessor Legislativo Informática, COPESE, 2020

Leia as afirmativas a seguir sobre o conjunto de protocolos TCP/IP.

I. O protocolo HTTPS fica na camada de aplicação;

II. Assim como o modelo de referência OSI, possui sete camadas;

III. O TCP é um protocolo orientado a conexões confiáveis.

Assinale a opção CORRETA.

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222Q852781 | Contabilidade Geral, Contabilidade Pública Noções Introdutórias, ALEPI Consultor Legislativo Contabilidade, COPESE, 2020

Comparabilidade é uma das características qualitativa da informação contábil. Marque a opção que NÃO reflete essa característica considerada fundamental (Pronunciamento Conceitual Básico (R1)).
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223Q851552 | Programação, Programação Orientada a Objetos, ALEPI Consultor Legislativo Tecnologia da Informação, COPESE, 2020

Considere as seguintes afirmativas sobre a Programação Orientada a Objeto:
I. Construtor de uma classe determina que ações devem ser executadas quando da criação de um objeto. II. Encapsulamento especifica que, um mesmo tipo de objeto, sob certas condições, pode realizar ações diferentes ao receber uma mesma mensagem. III. Com o Polimorfismo, os mesmos atributos e objetos podem ser utilizados em objetos distintos, porém, com implementações lógicas diferentes. IV. Herança é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos.
Indique a opção que contenha as afirmações verdadeiras.
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224Q28354 | Direito Tributário, Procurador, Prefeitura de Araguaína TO, COPESE

Em relação ao processo administrativo tributário, assinale a alternativa que contém afirmação INCORRETA.
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225Q846950 | Engenharia de Software, Métricas de Software, ALEPI Consultor Legislativo Tecnologia da Informação, COPESE, 2020

Para garantir um bom gerenciamento e desenvolvimento das aplicações desenvolvidas na ALEPI, foram implementadas na casa, Métricas de Software. Sobre tais métricas analise as seguintes afirmativas a seguir:
I. As Métricas Orientadas ao Tamanho consiste na contagem de linhas de código como medida-chave. Está fortemente ligado à linguagem de programação utilizada, impossibilitando a utilização de dados históricos para projetos que não utilizam a mesma linguagem. Um conjunto de métricas de qualidade e produtividade pode ser desenvolvido com esta técnica; II. Métricas Orientadas à Função consiste em um método para medição de software do ponto de vista do usuário, que determina de forma consistente o tamanho e complexidade de um software, sob a perspectiva do usuário. Ela dimensiona um software, quantificando a funcionalidade proporcionada ao usuário a partir do seu desenho lógico. Ou seja, são medidas indiretas do software e do processo por meio do qual ele é desenvolvido; III. Confiabilidade, complexidade, funcionalidade, qualidade e eficiência são exemplos de medidas diretas de métricas de software. IV. A partir dos resultados apresentados pela métrica ponto por função, é possível estimar a quantidade de erros que serão encontrados durante o teste.
Marque a opção que corresponde somente às afirmativas verdadeiras.
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226Q6409 | Arquivologia, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

As organizações desenvolvem diversas atividades de acordo com as suas atribuições e os documentos refletem essas atividades. São variados os tipos de documentos produzidos e acumulados, bem como são diferentes os formatos, espécies, gêneros e tipos.

 Relativamente ao tema assinale V (verdadeira) e F (falsa) para as assertivas a seguir:

I. Tipo de documento é a configuração que assume um documento de acordo com a atividade que o gerou;

II. Gênero é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nesse contidas;

III. Formato é a configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado;

IV. Espécie é a configuração que assume o documento de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo;
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227Q845178 | Jornalismo, História do Jornalismo, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Num contexto marcado pela repressão à liberdade de imprensa, a Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal publicado em território nacional. Era um órgão oficial do governo português e começou a circular em 10 de setembro de 1808, com impressão feita em máquinas trazidas da Inglaterra. Porém, em 1º. de julho do mesmo ano, o exilado Hipólito José da Costa lançou, de Londres, um impresso que defendia ideias liberais e a emancipação da Colônia. O texto faz referência ao impresso que, para muitos, é considerado o primeiro jornal brasileiro, ainda que editado fora do Brasil. Marque a opção que diz respeito ao impresso citado.
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228Q28389 | Direito Processual do Trabalho, Procurador, Prefeitura de Araguaína TO, COPESE

Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, NÃO está sujeita à execução.
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229Q6397 | Direito Constitucional, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

Nos termos da Constituição Federal de 1988 marque a alternativa CORRETA. Sobre o Poder Legislativo Federal:
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230Q644671 | Informática, Algoritmos, Analista de Tecnologia da Informação, UFPI PI, COPESE, 2017

A ideia da ordenação por bolha (Bubble Sort) é percorrer o vetor de elementos sequencialmente e, em cada passagem comparar cada elemento com seu sucessor, fazendo-o chegar ao topo da sequência. Dado que n é o número de elementos do vetor, a complexidade do pior caso desse algoritmo é
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231Q34240 | Administração Geral, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

O processo administrativo é constituído por quatro funções básicas: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Sobre a função planejar é CORRETO afirmar que:
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232Q843757 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

A conduta ética do assessor de imprensa é fundamental para o exercício de sua função. Para tanto, ele deve se relacionar com os jornalistas de forma transparente. Neste sentido, faz parte do comportamento ético do assessor de imprensa a opção:
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233Q553990 | Informática, Segurança da Informação, Técnico em Informática, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Do ponto de vista da segurança, os sistemas computacionais têm objetivos gerais que norteiam os modelos e os mecanismos de segurança. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

I. A disponibilidade do sistema não é um aspecto de interesse no ponto de vista da segurança, uma vez que ela determina que ninguém possa perturbar o sistema para deixa-lo inutilizável, o que não é desejado para sistemas multiusuário.

II. A confidencialidade de dados consiste em manter em segredo os dados secretos. Assim, se o proprietário de um grupo de dados decidir que esses devem ser disponibilizados apenas para um grupo específico de pessoas, os sistemas devem garantir que não ocorra a liberação dos dados para pessoas não autorizadas.

III. A integridade de dados significa que usuários não autorizados não devem ser capazes de modificar qualquer dado sem a permissão do proprietário, incluindo, por exemplo, a remoção e inserção de dados falsos.

Assinale a alternativa CORRETA.

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234Q692742 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Crisaldina Rosa da Silva, servidora pública federal estável, foi demitida em razão de processo administrativo disciplinar. Não se conformando com a decisão administrativa, Crisaldina recorreu ao Poder Judiciário. Quatro (4) anos após sua demissão, Crisaldina obteve na Justiça decisão definitiva de invalidação de sua demissão e, portanto, favorável a sua reinvestidura no cargo que ocupava no serviço público. Nesse caso, a Lei 8.112/90: 
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235Q677507 | Taquigrafia, Assessor Legislativo Taquigrafia, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.
Texto 
O texto é o trecho de uma entrevista concedida pelo psicólogo Nelson Pedro da Silva ao repórter Adalberto Piotto, no programa CBN Total da rádio CBN. Leia-o com atenção e responda a questão.
Chave da transcrição:
Barra oblíqua simples (/) – pausa breve                       ? – interrogação
Barra oblíqua dupla (//) – pausa longa                          ! – exclamação
Barra vertical (|) – assalto ou troca de turno               Letra inicial maiúscula – usada com substantivos próprios
... – hesitação                                                                     Trecho transcrito – 3 minutos e 48 segundos
Entenda o que é bullying e como ele pode ser prevenido
(01)      AP – nós temos/ comentado aqui no CBN Total já há alguns dias/ aliás com frequência/ que.../ das
(02)  crianças e adolescentes que são vítimas de bullying/ e o que isso pode acarretar na vida adulta dessa criança
(03)  vítima de bullying/ sobretudo dentro da escola// mas de quem é a responsabilidade/ é.../ sobre o bullying?//
(04)  quem pratica?/ o pai da criança que pratica o bullying e depois pode contar essa história e ser apontado como/
(05)  Oh, você é muito macho, meu filho/ alguma coisa do gênero/ oh, você é muito corajoso?// da escola que
(06)  poderia de alguma forma tentar intimidar/ quem pratica bullying? porque o fato é/ que vítimas acontecem/
(07)  vítimas aparecem/ e elas/ vão crescer um dia// pra falar sobre o assunto/ a gente conversa agora com o
(08)  doutor Nelson Pedro da Silva/ doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade
(09)  de São Paulo/ também com experiência na área de Psicologia da Moralidade Humana/ como violência nas
(10)  escolas/ desenvolvimento moral/ virtudes e ética|
(11)      AP – doutor Nelson/ bem-vindo aqui à CBN/ boa tarde|
(12)      NPS – boa tarde/ Adalberto|
(13)      AP – doutor/ quando se fala em bullying/ ... eu... eu... eu... eu me lembro só de um caso/ não é
(14)  necessariamente bullying mas/ que quando tem torneio de futebol nas escolas/ eh... não raro os pais
(15)  evidentemente vão lá assistir/ e eles orientam os filhos// eu não sei se o futebol provoca isso/ essa.../ desvirtua
(16)  as pessoas/ mas enfim/ ãh... não raro você vê lá um pai exagerado/ cobrando uma performance do filho que
(17)  não tem limite/ e se precisar/ pra entrar duro/ entrar duro/ eh... com deslealdade no coleguinha que tá com a
(18)  bola do outro time e por aí vai// eh/... eh.../ eu só peguei esse exemplo porque/ quando se fala de bullying nas
(19)  escolas/ qual é a parcela de culpa que têm por exemplo a escola/ e o pai/ visto que em algum momento o
(20)  adolescente ou a criança/ tem um grau de inconsequência/ que é parte ainda de um processo de maturação
(21)  que imagino ela vá ter?|
(22)      NPS – Adalberto/ eu diria o seguinte/ que os pais têm uma responsabilidade muito grande/ em relação
(23)  ao fenômeno bullying/ assim como a escola/ mas eu diria também que a.../ a.../ que nós temos que considerar/
(24)  que praticamente toda a sociedade/ e aí eu incluo a comunidade/ os templos religiosos/ os... os meios de
(25)  comunicação de massa/ têm contribuído enormemente pra que/ pra que/ nós tenhamos hoje um quadro que
(26)  eu diria pra você que é quase que é um quadro de epidemia/ né/ porque na verdade praticamente todas as
(27)  escolas/ observamos exatamente/ o.../ o.../ o.../ esse maldito fenômeno eu diria assim chamado bullying|
(28)      AP – agora/ por que o bullying acontece ainda e acontece talvez em maior profusão?// é acesso à
(29)  internet que as crianças têm às vezes ilimitadamente/ crianças e mais jovens né/ e olham.../ e olham.../ pra
(30)  aquilo e conseguem .../ ver formas e práticas/ e começam a achar graça porque/ eh... ãh... u... uma
(31)  criança.../doutor é bullying uma criança se machucar e a outra simplesmente rir/ da desgraça alheia?/ eh|
(32)      NPS – é bullying|
(33)      AP – é?|
(34)      NPS – é bullying sim/ isso bullying é uma forma de bullying e é uma das piores formas de bullying moral
(35)  eu diria/ né|
Fonte da transcrição: FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de; MARUXO JR. José Hamilton. Língua Portuguesa: Linguagem e
interação. São Paulo: Ática, 2013.
Fonte do áudio: CBN Total. São Paulo: Rádio CBN FM de São Paulo, 21 maio 2010. Disponível
em: http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-total/2011/04/12/ENTENDA-O-QUE-E-O-BULLYING-E-COMO-ELE-PODE-SERPREVENID.htm.Trecho transcrito: de 00:00 a 03:48 min. Acesso em: dez. 2019.
Numa atividade de transcrição, o conhecimento acerca dos fonemas e letras é imprescindível. Em relação às palavras: “filho”, “macho”, “graça” e “hoje”, é CORRETO afirmar que elas possuem, respectivamente:
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236Q857092 | Informática, Hardware Dispositivos de Armazenamento, ALEPI Assessor Legislativo Informática, COPESE, 2020

Com relação às unidades de memória no computador, marque a opção INCORRETA.
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237Q47403 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção CORRETA.
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238Q378194 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Gestor Público, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Analise as afirmativas a seguir em relação à Administração Pública.

I. As funções de planejamento, organização, direção e controle compõem o processo administrativo. II. Enseja-se que a administração pública seja incapaz de compreender a organização informal.

III. Uma organização pode ser composta por órgãos de linha e de staff, sendo estes últimos definidos como órgãos de assessoria.

IV. Para um melhor funcionamento, toda organização deve ter divisão de trabalho, tanto no sentido horizontal como vertical.

V. Ao executar a função administrativa de direção, um gestor irá realizar atividades de orientação, de monitoramento e de avaliação do desempenho humano, fazendo correções necessárias.

Assinale a alternativa CORRETA.

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239Q851796 | Administração Geral, Abordagem Estruturalista da Administração, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

As origens da burocracia remontam à antiguidade. No entanto, a burocracia, como conhecemos hoje, como forma de organização, teve sua origem nas mudanças religiosas ocorridas após o Renascimento. Para um melhor entendimento sobre as origens, Weber apresentou os tipos de sociedade e autoridade. Com base no que foi dito, marque a opção que contém a afirmação CORRETA sobre os tipos de sociedade e autoridade.
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240Q28382 | Direito do Trabalho, Procurador, Prefeitura de Araguaína TO, COPESE

Quanto às fontes do direito do trabalho, analise os itens a seguir.

I. O direito comum será fonte solidária do direito do trabalho.
II. Os usos e costumes não poderão ser utilizados como fonte do direito do trabalho na ausência de disposição legal ou contratual.
III. A analogia pode ser entendida como a operação lógica em virtude da qual o intérprete estende o dispositivo da lei a casos por ela não previstos.
IV. As convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) ratificadas no Brasil podem ser classificadas como fontes formais do Direito do Trabalho.

Assinale a alternativa CORRETA.
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