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Questões de Concursos COPESE

Resolva questões de COPESE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q28353 | Direito Tributário, Procurador, Prefeitura de Araguaína TO, COPESE

Existindo simultaneamente dois ou mais débitos vencidos do mesmo sujeito passivo para com a mesma pessoa jurídica de direito público, relativos ao mesmo ou a diferentes tributos ou provenientes de penalidade pecuniária ou juros de mora, a autoridade administrativa competente para receber o pagamento determinará a respectiva imputação.

Neste sentido, segundo preceitua o Código Tributário Nacional, assinale a alternativa que contém ordem de imputação INCORRETA.
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422Q34254 | Administração Pública, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

Sobre o Decreto Federal n. 5.378/2005 é correto afirmar, EXCETO:
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423Q34230 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

Leia os itens e assinale a alternativa CORRETA.
Nos termos da Lei Complementar nº 132/09 compete à Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública:

I. Receber e encaminhar ao Corregedor-Geral representação contra membros e servidores da Defensoria Pública do Estado, assegurada a defesa preliminar;
II. Propor aos órgãos de administração superior da Defensoria Pública do Estado medidas e ações que visem à consecução dos princípios institucionais e ao aperfeiçoamento dos serviços prestados;
III. Elaborar e divulgar relatório semestral de suas atividades, que conterá também as medidas propostas aos órgãos competentes e a descrição dos resultados obtidos;
IV. Promover atividades de intercâmbio com a sociedade civil;
V. Estabelecer meios de comunicação direta entre a Defensoria Pública e a sociedade, para receber sugestões e reclamações, adotando as providências pertinentes e informando o resultado aos interessados;
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424Q851137 | Administração Geral, Gestão Estratégica, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Segundo Robert L. Katz, todo administrador deve possuir habilidades que irão ajudá-lo no desempenho da sua atividade e, dependendo do nível hierárquico que atua, essas habilidades são mais específicas. Diante do exposto, marque a opção que apresenta a afirmação INCORRETA sobre as habilidades do administrador propostas por Katz.
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425Q553974 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Sistemas, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Analise as afirmativas a seguir em relação aos princípios básicos de segurança da informação:

I. Disponibilidade é a garantia de que os sistemas e as informações de um computador estarão disponíveis quando necessário.

II. Confidencialidade é a capacidade de garantir que a informação somente seja acessada por pessoas autorizadas.

III. Integridade garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente.

IV. Criptografia é uma técnica que embaralha a informação por meio de algoritmos, fazendo com que a informação se torne ininteligível para terceiros.

V. Autenticidade garante a veracidade de quem está enviando a informação, ou seja, do autor.

Assinale a alternativa CORRETA.

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426Q686910 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Um dos aspectos da sustentabilidade urbana é o emprego da infraestrutura verde. Sobre ela, pode-se afirmar, EXCETO: 
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427Q34252 | Administração Pública, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

Ao Coordenador do Comitê Gestor do GESPÚBLICA compete, EXCETO:
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428Q47388 | Informática, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Marque a opção que corresponde somente aos tipos de ataques aos sistemas computacionais:
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429Q446050 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Procurador, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

De acordo com o artigo 225 da Constituição da República de 1988, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma incumbência do poder público para assegurar a efetividade desse direito.
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430Q850792 | Legislação Estadual, Lei Complementar n 13, ALEPI Consultor Legislativo Direito, COPESE, 2020

A respeito das hipóteses de exoneração do servidor público estadual do Piauí, julgue os itens a seguir:
I. Quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; II. Tomar posse no cargo público e não tiver em exercício funcional contínuo pelo prazo de seis meses; III. Quando tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício, no prazo determinado; IV. A juízo da autoridade competente quando se tratar de cargo em comissão; V. For promovido para cargo diverso, inserido na mesma carreira a que pertence.
Estão CORRETOS os itens:
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431Q848378 | Informática, Processadores, ALEPI Assessor Legislativo Informática, COPESE, 2020

Analise as afirmativas abaixo sobre o processador.

I. A Unidade de Controle tem como principal função a execução de instruções aritméticas;

II. Os registradores são memórias mais rápidas e caras que a memória RAM;

III. O clock interno é também conhecido como FSB.

Assinale a opção CORRETA.

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432Q841808 | Relações Públicas, Eventos, ALEPI Assessor Legislativo Cerimonial Público, COPESE, 2020

Segundo a Constituição brasileira, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei Federal
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434Q157788 | Português, Conjunções, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o fragmento abaixo e responda às questões de 09 a 11.

Ainda que parcialmente introduzido pelo paternalismo estatal, o trabalho informal é manifestação espúria de flexibilidade, pois apenas degrada a relação entre patrão e empregado. Aceitá-lo como dado da realidade e conformar-se com o ritmo recente da formalização implica admitir a iniquidade de a metade da população ficar relegada à condição de segunda classe.

A construção de sentidos de um texto está associada à relação que se estabelece entre as suas partes. Nesse fragmento, o conectivo ainda que estabelece entre paternalismo estatal e trabalho informal uma relação de

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435Q677512 | Raciocínio Lógico, Assessor Legislativo Taquigrafia, ALEPI, COPESE, 2020

Robson comprou 40% de um torta de frango por 12 reais e 60% de um bolo por 24 reais em uma padaria. Após Robson deixar a padaria, Ana comprou o resto da torta de frango e o resto do bolo que Robson deixou, o valor que Ana pagou em reais é:
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436Q677405 | Taquigrafia, Assessor Legislativo Taquigrafia, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.
Texto 
O texto é o trecho de uma entrevista concedida pelo psicólogo Nelson Pedro da Silva ao repórter Adalberto Piotto, no programa CBN Total da rádio CBN. Leia-o com atenção e responda a questão.
Chave da transcrição:
Barra oblíqua simples (/) – pausa breve                       ? – interrogação
Barra oblíqua dupla (//) – pausa longa                          ! – exclamação
Barra vertical (|) – assalto ou troca de turno               Letra inicial maiúscula – usada com substantivos próprios
... – hesitação                                                                     Trecho transcrito – 3 minutos e 48 segundos
Entenda o que é bullying e como ele pode ser prevenido
(01)      AP – nós temos/ comentado aqui no CBN Total já há alguns dias/ aliás com frequência/ que.../ das
(02)  crianças e adolescentes que são vítimas de bullying/ e o que isso pode acarretar na vida adulta dessa criança
(03)  vítima de bullying/ sobretudo dentro da escola// mas de quem é a responsabilidade/ é.../ sobre o bullying?//
(04)  quem pratica?/ o pai da criança que pratica o bullying e depois pode contar essa história e ser apontado como/
(05)  Oh, você é muito macho, meu filho/ alguma coisa do gênero/ oh, você é muito corajoso?// da escola que
(06)  poderia de alguma forma tentar intimidar/ quem pratica bullying? porque o fato é/ que vítimas acontecem/
(07)  vítimas aparecem/ e elas/ vão crescer um dia// pra falar sobre o assunto/ a gente conversa agora com o
(08)  doutor Nelson Pedro da Silva/ doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade
(09)  de São Paulo/ também com experiência na área de Psicologia da Moralidade Humana/ como violência nas
(10)  escolas/ desenvolvimento moral/ virtudes e ética|
(11)      AP – doutor Nelson/ bem-vindo aqui à CBN/ boa tarde|
(12)      NPS – boa tarde/ Adalberto|
(13)      AP – doutor/ quando se fala em bullying/ ... eu... eu... eu... eu me lembro só de um caso/ não é
(14)  necessariamente bullying mas/ que quando tem torneio de futebol nas escolas/ eh... não raro os pais
(15)  evidentemente vão lá assistir/ e eles orientam os filhos// eu não sei se o futebol provoca isso/ essa.../ desvirtua
(16)  as pessoas/ mas enfim/ ãh... não raro você vê lá um pai exagerado/ cobrando uma performance do filho que
(17)  não tem limite/ e se precisar/ pra entrar duro/ entrar duro/ eh... com deslealdade no coleguinha que tá com a
(18)  bola do outro time e por aí vai// eh/... eh.../ eu só peguei esse exemplo porque/ quando se fala de bullying nas
(19)  escolas/ qual é a parcela de culpa que têm por exemplo a escola/ e o pai/ visto que em algum momento o
(20)  adolescente ou a criança/ tem um grau de inconsequência/ que é parte ainda de um processo de maturação
(21)  que imagino ela vá ter?|
(22)      NPS – Adalberto/ eu diria o seguinte/ que os pais têm uma responsabilidade muito grande/ em relação
(23)  ao fenômeno bullying/ assim como a escola/ mas eu diria também que a.../ a.../ que nós temos que considerar/
(24)  que praticamente toda a sociedade/ e aí eu incluo a comunidade/ os templos religiosos/ os... os meios de
(25)  comunicação de massa/ têm contribuído enormemente pra que/ pra que/ nós tenhamos hoje um quadro que
(26)  eu diria pra você que é quase que é um quadro de epidemia/ né/ porque na verdade praticamente todas as
(27)  escolas/ observamos exatamente/ o.../ o.../ o.../ esse maldito fenômeno eu diria assim chamado bullying|
(28)      AP – agora/ por que o bullying acontece ainda e acontece talvez em maior profusão?// é acesso à
(29)  internet que as crianças têm às vezes ilimitadamente/ crianças e mais jovens né/ e olham.../ e olham.../ pra
(30)  aquilo e conseguem .../ ver formas e práticas/ e começam a achar graça porque/ eh... ãh... u... uma
(31)  criança.../doutor é bullying uma criança se machucar e a outra simplesmente rir/ da desgraça alheia?/ eh|
(32)      NPS – é bullying|
(33)      AP – é?|
(34)      NPS – é bullying sim/ isso bullying é uma forma de bullying e é uma das piores formas de bullying moral
(35)  eu diria/ né|
Fonte da transcrição: FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de; MARUXO JR. José Hamilton. Língua Portuguesa: Linguagem e
interação. São Paulo: Ática, 2013.
Fonte do áudio: CBN Total. São Paulo: Rádio CBN FM de São Paulo, 21 maio 2010. Disponível
em: http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-total/2011/04/12/ENTENDA-O-QUE-E-O-BULLYING-E-COMO-ELE-PODE-SERPREVENID.htm.Trecho transcrito: de 00:00 a 03:48 min. Acesso em: dez. 2019.
Ao convidar um especialista em bullying como Nelson Pedro da Silva, doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, um dos efeitos possíveis, pretendidos pela rádio CBN é:
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437Q847248 | Redes de Computadores, Conceitos Básicos em Redes de Computadores, ALEPI Consultor Legislativo Tecnologia da Informação, COPESE, 2020

Sobre a navegação na Web e Browsers, assinale a opção INCORRETA.
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438Q34224 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

Sobre a fundação da Comissão de Estudos do Norte Goiano (CONORTE), é CORRETO afirmar que foi criada
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439Q840650 | Telecomunicações, Técnicas de Modulação e Multiplexação, ALEPI Assessor Legislativo Radiodifusão, COPESE, 2020

Os sistemas de modulação de Amplitude Modulada (AM) e Frequência Modulada (FM) se diferenciam em vários aspectos, como, por exemplo, amplitude, frequência, interferências, linguagem, custo e complexidade. Assim, é INCORRETO afirmar que:
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440Q842467 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a opção que NÃO diz respeito aos objetivos de uma assessoria de imprensa.
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