Início

Questões de Concursos COPESE

Resolva questões de COPESE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q851831 | Informática, Banco de Dados Relacionais, ALEPI Consultor Legislativo Tecnologia da Informação, COPESE, 2020

Para mudar alguns processos do negócio, um técnico de TI da ALEPI necessita fazer algumas alterações no Modelo de Entidade-Relacionamento que possui algumas entidades e atributos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O MER contém detalhes de configuração para a implantação física do banco de dados; II. Entidade fraca é uma entidade que não possui existência própria (sua existência depende da existência de outra entidade) ou que para ser identificada depende da identificação de outra entidade; III. O Relacionamento de 1..n (um para muitos) requer que a chave primária da tabela que tem o lado 1 conste na tabela do lado N, onde é chamada de chave estrangeira; IV. Dependência existencial (ou de participação total) ocorre quando a existência de uma determinada entidade não está condicionada à existência de uma outra entidade a ela relacionada.
Marque a opção que corresponde somente às afirmativas verdadeiras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q856282 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

A Administração Pública direta e indireta, de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, Entidades, Órgãos e Agentes, obedecerá a princípios legais que os permitirão alcançar seus objetivos. Marque a opção que NÃO apresenta um princípio legal da Administração Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q672756 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, Consultor Legislativo Redação de Atas e Debates, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.


Vinte times de futebol disputam um torneio por pontos corridos, cada time joga apenas uma única vez contra cada um dos outros times, por cada vitória o time vencedor ganha 3 pontos, a cada empate o time ganha 1 ponto e na derrota o time continua com a mesma pontuação. Após todos os jogos serem realizados, a opção que contém a informação CORRETA sobre o torneio é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q377853 | Administração Pública, Gestão de Pessoas, Gestor Público, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Em relação à Gestão de Pessoas, na Administração Pública, julgue as afirmativas a seguir.

I. O comportamento dos gestores e o funcionamento da organização influenciam a motivação do servidor.

II. O processo de Gestão de Pessoas como responsabilidade somente do Departamento de Recursos Humanos, que atua como um parceiro estratégico.

III. A gestão estratégica de pessoas é uma área funcional responsável exclusivamente por atividades de admissão, demissão e pagamento de pessoal.

IV. Em relação à liderança, o gestor deve ter um estilo de liderança fixa e inalterada para com os seus subordinados.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q674312 | Português, Consultor Legislativo Redação de Atas e Debates, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.


Observe este período: 

Por sua vez, compõe o núcleo desse modelo o princípio democrático e todos os direitos e liberdades que dele decorrem, sendo atribuído papel essencial à liberdade de voto do cidadão no processo eleitoral. 
A reescrita desse período, além de estar gramaticalmente CORRETA, preserva os sentidos originais do texto em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q684136 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

Leia as afirmações a seguir: 
I. As receitas públicas representam os recursos que o governo obtém por meio da atividade de tributação. Essa atividade é a única forma de o governo obter recursos para financiar suas atividades; 
II. As receitas públicas servem para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos; 
III. O orçamento público é o instrumento que os governos usam para organizar os seus recursos financeiros; 
IV. No Brasil, as despesas só poderão ser realizadas se forem previstas ou incorporadas ao orçamento; 
V. As despesas públicas representam os gastos autorizados para o governo nas diversas atividades e programas que compõem o orçamento público, como saúde, educação, transporte, segurança etc. 
A(s) afirmação(ões) FALSA(S) em relação ao enunciado é(são): 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q186011 | Administração Geral, Planejamento e Orçamento Governamental, Administrador, UFT, COPESE

A coluna da esquerda apresenta termos relacionados ao Planejamento nas organizações, e a da direita, o significado de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Missão
2 - Plano Tático
3 - Visão
4 - Plano Operacional
5 - Cenário
( )Baseia-se na suposição de especular variedade de futuros para definir estratégia.
( )Define o propósito fundamental e único que a organização tenta seguir.
( )Corresponde aos objetivos e ações elaborados para departamentos ou áreas funcionais.
( )Define as atividades e recursos, cronograma e ações de curto prazo para alcançar os objetivos.
( )Explica como a organização se posiciona no futuro.
Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

488Q677545 | Taquigrafia, Assessor Legislativo Taquigrafia, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.
Texto 
O texto é o trecho de uma entrevista concedida pelo psicólogo Nelson Pedro da Silva ao repórter Adalberto Piotto, no programa CBN Total da rádio CBN. Leia-o com atenção e responda a questão.
Chave da transcrição:
Barra oblíqua simples (/) – pausa breve                       ? – interrogação
Barra oblíqua dupla (//) – pausa longa                          ! – exclamação
Barra vertical (|) – assalto ou troca de turno               Letra inicial maiúscula – usada com substantivos próprios
... – hesitação                                                                     Trecho transcrito – 3 minutos e 48 segundos
Entenda o que é bullying e como ele pode ser prevenido
(01)      AP – nós temos/ comentado aqui no CBN Total já há alguns dias/ aliás com frequência/ que.../ das
(02)  crianças e adolescentes que são vítimas de bullying/ e o que isso pode acarretar na vida adulta dessa criança
(03)  vítima de bullying/ sobretudo dentro da escola// mas de quem é a responsabilidade/ é.../ sobre o bullying?//
(04)  quem pratica?/ o pai da criança que pratica o bullying e depois pode contar essa história e ser apontado como/
(05)  Oh, você é muito macho, meu filho/ alguma coisa do gênero/ oh, você é muito corajoso?// da escola que
(06)  poderia de alguma forma tentar intimidar/ quem pratica bullying? porque o fato é/ que vítimas acontecem/
(07)  vítimas aparecem/ e elas/ vão crescer um dia// pra falar sobre o assunto/ a gente conversa agora com o
(08)  doutor Nelson Pedro da Silva/ doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade
(09)  de São Paulo/ também com experiência na área de Psicologia da Moralidade Humana/ como violência nas
(10)  escolas/ desenvolvimento moral/ virtudes e ética|
(11)      AP – doutor Nelson/ bem-vindo aqui à CBN/ boa tarde|
(12)      NPS – boa tarde/ Adalberto|
(13)      AP – doutor/ quando se fala em bullying/ ... eu... eu... eu... eu me lembro só de um caso/ não é
(14)  necessariamente bullying mas/ que quando tem torneio de futebol nas escolas/ eh... não raro os pais
(15)  evidentemente vão lá assistir/ e eles orientam os filhos// eu não sei se o futebol provoca isso/ essa.../ desvirtua
(16)  as pessoas/ mas enfim/ ãh... não raro você vê lá um pai exagerado/ cobrando uma performance do filho que
(17)  não tem limite/ e se precisar/ pra entrar duro/ entrar duro/ eh... com deslealdade no coleguinha que tá com a
(18)  bola do outro time e por aí vai// eh/... eh.../ eu só peguei esse exemplo porque/ quando se fala de bullying nas
(19)  escolas/ qual é a parcela de culpa que têm por exemplo a escola/ e o pai/ visto que em algum momento o
(20)  adolescente ou a criança/ tem um grau de inconsequência/ que é parte ainda de um processo de maturação
(21)  que imagino ela vá ter?|
(22)      NPS – Adalberto/ eu diria o seguinte/ que os pais têm uma responsabilidade muito grande/ em relação
(23)  ao fenômeno bullying/ assim como a escola/ mas eu diria também que a.../ a.../ que nós temos que considerar/
(24)  que praticamente toda a sociedade/ e aí eu incluo a comunidade/ os templos religiosos/ os... os meios de
(25)  comunicação de massa/ têm contribuído enormemente pra que/ pra que/ nós tenhamos hoje um quadro que
(26)  eu diria pra você que é quase que é um quadro de epidemia/ né/ porque na verdade praticamente todas as
(27)  escolas/ observamos exatamente/ o.../ o.../ o.../ esse maldito fenômeno eu diria assim chamado bullying|
(28)      AP – agora/ por que o bullying acontece ainda e acontece talvez em maior profusão?// é acesso à
(29)  internet que as crianças têm às vezes ilimitadamente/ crianças e mais jovens né/ e olham.../ e olham.../ pra
(30)  aquilo e conseguem .../ ver formas e práticas/ e começam a achar graça porque/ eh... ãh... u... uma
(31)  criança.../doutor é bullying uma criança se machucar e a outra simplesmente rir/ da desgraça alheia?/ eh|
(32)      NPS – é bullying|
(33)      AP – é?|
(34)      NPS – é bullying sim/ isso bullying é uma forma de bullying e é uma das piores formas de bullying moral
(35)  eu diria/ né|
Fonte da transcrição: FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de; MARUXO JR. José Hamilton. Língua Portuguesa: Linguagem e
interação. São Paulo: Ática, 2013.
Fonte do áudio: CBN Total. São Paulo: Rádio CBN FM de São Paulo, 21 maio 2010. Disponível
em: http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-total/2011/04/12/ENTENDA-O-QUE-E-O-BULLYING-E-COMO-ELE-PODE-SERPREVENID.htm.Trecho transcrito: de 00:00 a 03:48 min. Acesso em: dez. 2019.
O texto é a transcrição do áudio de uma entrevista veiculada pela rádio CBN em 2010. Nos últimos anos, os arquivos de áudio passaram a ser amplamente divulgados e consumidos, sendo conhecidos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q677140 | Raciocínio Lógico, Assessor Legislativo Taquigrafia, ALEPI, COPESE, 2020

Em uma cesta existem x maçãs verdes e y maçãs vermelhas com x e y sendo números inteiros positivos. Após adicionar 15 maças verdes à cesta, o percentual da quantidade de maças verdes passou a ser 60% da quantidade total de maçãs. A opção que contém a relação correta entre x e y é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q846387 | Jornalismo, História do Jornalismo, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O Jornalismo Gonzo segue um estilo de narrativa em que o narrador abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura profundamente com a ação. Devido à total parcialidade e ao desprezo por todas as regras básicas do jornalismo clássico, esse tipo de jornalismo tem recebido muitas críticas. O Jornalismo Gonzo é considerado uma extensão ou derivação de um tipo de jornalismo que faz uso de técnicas literárias e cujo termo foi criado por Tom Wolf numa coletânea lançada em 1973. Marque a opção que condiz com esse estilo de jornalismo definido por Wolf e desenvolvido entre os anos 1960 e 1970.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q854540 | Informática, Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, ALEPI Assessor Legislativo Informática, COPESE, 2020

Uma secretaria está editando um documento no Microsoft Word 2016 e deseja justificar completamente o texto. Marque a opção que apresenta as ações que ela precisa realizar, na ordem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q673298 | Não definido, Consultor Legislativo Redação de Atas e Debates, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.


Analise este trecho adaptado de Dom Casmurro, de Machado de Assis: 
No meio da confusão, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas. 
Sobre ele, NÃO é correto dizer: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q677580 | Taquigrafia, Assessor Legislativo Taquigrafia, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.
Texto
Leia atentamente o texto e responda a questão.
Em código
(01)  Fui chamado ao telefone. Era o chefe de escritório de meu irmão:
(02)  - Recebi de Belo Horizonte um recado dele para o senhor. É uma mensagem meio esquisita, com vários
(03)  itens, convém tomar nota: o senhor tem um lápis aí?
(04)  - Tenho. Pode começar.
(05)  - Então lá vai. Primeiro: minha mãe precisa de uma nora.
(06)  - Precisa de quê?
(07)  - De uma nora.
(08)  - Que história é essa?
(09)  - Eu estou dizendo ao senhor que é um recado meio esquisito. Posso continuar?
(10)  - Continue.
(11)  - Segundo: pobre vive de teimoso. Terceiro: não chora, morena, que eu volto.
(12)  - Isso é alguma brincadeira.
(13)  - Não é não, estou repetindo o que ele escreveu. Tem mais. Quarto: sou amarelo, mas não opilado. Tomou
(14)  nota?
(15)  - Mas não opilado - repeti, tomando nota. - Que diabo ele pretende com isso?
(16)  - Não sei não, senhor. Mandou transmitir o recado, estou transmitindo.
(17)  - Mas você há de concordar comigo que é um recado meio esquisito.
(18)  - Foi o que eu preveni ao senhor. E tem mais. Quinto: não sou colgate, mas ando na boca de muita gente.
(19)  Sexto: poeira é minha penicilina. Sétimo: carona, só de saia. Oitavo...
(20)  - Chega! - protestei, estupefato. - Não vou ficar aqui tomando nota disso, feito idiota.
(21)  - Deve ser carta em código ou coisa parecida - e ele vacilou: - Estou dizendo ao senhor que também não
(22)  entendi, mas enfim... Posso continuar?
(23)  - Continua. Falta muito?
(24)  - Não, está acabando: são doze. Oitavo: vou mas volto. Nono: chega à janela, morena. Décimo: quem fala de
(25)  mim tem mágoa. Décimo primeiro: não sou pipoca, mas também dou meus pulinhos.
(26)  - Não tem dúvida, ficou maluco.
(27)  - Maluco não digo, mas como o senhor mesmo disse, a gente até fica com ar meio idiota... Está acabando,
(28)  só falta um. Décimo segundo: Deus, eu e o Rocha:
(29)  - Que Rocha?
(30)  - Não sei: é capaz de ser a assinatura.
(31)  - Meu irmão não se chama Rocha, essa é boa!
(32)  - É, mas foi ele que mandou, isso foi.
(33)  Desliguei, atônito, fui até refrescar o rosto com água, para poder pensar melhor. Só então me lembrei:
(34)  haviam-me encomendado uma crônica sobre essas frases que os motoristas costumam pintar, como lema, à
(35)  frente dos caminhões. Meu irmão, que é engenheiro e viaja sempre pelo interior fiscalizando obras,
(36)  prometera ajudar-me, recolhendo em suas andanças farto e variado material. E ele viajou, o tempo passou,
(37)  acabei me esquecendo completamente o trato, na suposição de que o mesmo lhe acontecera.
(38)  Agora, o material ali estava, era só fazer a crônica. Deus, eu e o Rocha! Tudo explicado: Rocha era o
(39)  motorista. Deus era Deus mesmo, e eu, o caminhão.
Fonte: SABINO, Fernando. A mulher do vizinho. São Paulo: Record, 1962.
A organização discursiva passa pela escolha adequada dos tempos verbais. As formas verbais “prometera” (linha 36) e “acontecera” (linha 37), indicam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q160515 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Sobre atribuições asseguradas às universidades, no exercício de sua autonomia, considere:

I - Fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.
II - Conferir graus, diplomas e outros títulos.
III - Firmar contrato, acordos e convênios.

São atribuições asseguradas às universidades de acordo com a Lei NO 9.394/1996:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q340772 | Raciocínio Lógico, Negação Não p, Analista de Sistemas, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

A negação da sentença: “Ontem foi sexta-feira e domingo não vou trabalhar” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q691608 | Ética na Administração Pública, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

É expressamente vedado ao servidor público: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q846787 | Relações Públicas, Eventos, ALEPI Assessor Legislativo Cerimonial Público, COPESE, 2020

O planejamento é a peça fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade humana e, de modo especial, na organização de eventos, cerimonial e protocolo. No planejamento de um evento, devem-se considerar os fatores básicos: os recursos humanos; os recursos financeiros e os recursos materiais. A mesma atenção precisa ser dada às bases de sustentação no planejamento do evento: organização, avaliação, públicos, objetivos e estratégias, que, numa sequência lógica, oferece maior possibilidade de êxito. Esta sequência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q160155 | Português, Conotação e Denotação, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 08.

Esse é o hino De quatro em quatro anos, por ocasião das Copas do Mundo, milhões de pessoas pelo planeta afora têm a oportunidade de entrar em contato com uma das melhores realizações que o Brasil já foi capaz de pôr em pé o Hino Nacional Brasileiro, tocado e transmitido globalmente antes do começo de cada jogo. É sempre um momento de sucesso garantido junto ao público. O time, no campo, pode ir melhor ou pior, mas o hino não falha nunca. Seus primeiros acordes já deixam claro para a plateia presente aos estádios que ela vai ouvir, nos instantes que se seguem, música de primeira qualidade no gênero; dali para frente as coisas só melhoram. Ao se executar a última nota, todos os que prestaram atenção ao que estavam ouvindo ficam com a impressão de ter recebido um brinde inesperado antes do jogo: em vez da monotonia habitual dos hinos nacionais, em geral áridas arrumações de movimentos marciais que têm como característica mais notável o fato de parecerem todas iguais umas às outras, o que se ouve é uma das melodias mais vibrantes, calorosas e inspiradas que se podem escutar numa cerimônia oficial. Não há momento sequer de tédio no Hino Nacional; tudo ali é energia, emoção, vigor. Com quase 200 anos de vida, a peça composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 mantém intactas até hoje todas as qualidades que fizeram dela uma das composições mais bem-sucedidas na história da música brasileira. Escrita originalmente em homenagem à Independência, e oficializada como Hino Nacional Brasileiro após a proclamação da República, a obra de Francisco Manuel tem um longo histórico de aplausos. Louis Gottschalk, o grande compositor americano do século XIX, que morreu no Brasil em 1869 e tinha entre seus admiradores Chopin, Liszt e Berlioz, considerava-a um dos melhores momentos da criação musical de sua época; em sua homenagem, escreveu a celebrada Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. [...] Mas e a letra? Já se falou mal o suficiente da letra do Hino Nacional para que se ganhe alguma coisa insistindo no assunto. Sua linguagem, provavelmente, já era antiquada na época em que foi escrita, 101 anos atrás; é confusa, às vezes absurda, e muito pouca gente consegue decorá-la direito, mesmo porque muita pouca gente entende o que ela está dizendo. Mas isso não afeta a melodia nem embaraça o gênio de Francisco Manuel que, por sinal, já estava morto quase meio século antes de colocarem palavras em sua música. Além do mais, a letra do Hino Nacional nunca causou prejuízo a ninguém e, francamente, talvez nem seja pior que a média das letras presentes em hinos de outros países, em geral, obcecados por sangue, morte, canhões, tiranias e outros horrores. O mais prático, portanto, é deixar tudo como está, antes que venha a ideia de adotar uma nova letra através de concurso público. Com certeza, teríamos muita saudade, aí, do lábaro estrelado e dos raios fúlgidos.

(GU??O, J.R. Veja, edição 2170 ano 43 nº 25, 23 de junho de 2010.)

Neste texto de opinião, o autor recorre também à linguagem conotativa. Marque o trecho que NÃO comprova essa afirmativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

500Q674521 | Português, Consultor Legislativo Redação de Atas e Debates, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.


A ausência do acento grave NÃO provocaria alteração semântica apenas em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.