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Questões de Concursos COPESE

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721Q412883 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico Legislativo, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Analise as afirmativas a seguir. São exemplos de atos administrativos:

I. licença conferida a um particular para construir.

II. autorização de porte de arma.

III. nomeação de candidato aprovado em concurso.

IV. contrato firmado entra a administração pública com pessoa privada vencedora de licitação.

Assinale a alternativa CORRETA.

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722Q677366 | Taquigrafia, Assessor Legislativo Taquigrafia, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.
Texto 
O texto é o trecho de uma entrevista concedida pelo psicólogo Nelson Pedro da Silva ao repórter Adalberto Piotto, no programa CBN Total da rádio CBN. Leia-o com atenção e responda a questão.
Chave da transcrição:
Barra oblíqua simples (/) – pausa breve                       ? – interrogação
Barra oblíqua dupla (//) – pausa longa                          ! – exclamação
Barra vertical (|) – assalto ou troca de turno               Letra inicial maiúscula – usada com substantivos próprios
... – hesitação                                                                     Trecho transcrito – 3 minutos e 48 segundos
Entenda o que é bullying e como ele pode ser prevenido
(01)      AP – nós temos/ comentado aqui no CBN Total já há alguns dias/ aliás com frequência/ que.../ das
(02)  crianças e adolescentes que são vítimas de bullying/ e o que isso pode acarretar na vida adulta dessa criança
(03)  vítima de bullying/ sobretudo dentro da escola// mas de quem é a responsabilidade/ é.../ sobre o bullying?//
(04)  quem pratica?/ o pai da criança que pratica o bullying e depois pode contar essa história e ser apontado como/
(05)  Oh, você é muito macho, meu filho/ alguma coisa do gênero/ oh, você é muito corajoso?// da escola que
(06)  poderia de alguma forma tentar intimidar/ quem pratica bullying? porque o fato é/ que vítimas acontecem/
(07)  vítimas aparecem/ e elas/ vão crescer um dia// pra falar sobre o assunto/ a gente conversa agora com o
(08)  doutor Nelson Pedro da Silva/ doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade
(09)  de São Paulo/ também com experiência na área de Psicologia da Moralidade Humana/ como violência nas
(10)  escolas/ desenvolvimento moral/ virtudes e ética|
(11)      AP – doutor Nelson/ bem-vindo aqui à CBN/ boa tarde|
(12)      NPS – boa tarde/ Adalberto|
(13)      AP – doutor/ quando se fala em bullying/ ... eu... eu... eu... eu me lembro só de um caso/ não é
(14)  necessariamente bullying mas/ que quando tem torneio de futebol nas escolas/ eh... não raro os pais
(15)  evidentemente vão lá assistir/ e eles orientam os filhos// eu não sei se o futebol provoca isso/ essa.../ desvirtua
(16)  as pessoas/ mas enfim/ ãh... não raro você vê lá um pai exagerado/ cobrando uma performance do filho que
(17)  não tem limite/ e se precisar/ pra entrar duro/ entrar duro/ eh... com deslealdade no coleguinha que tá com a
(18)  bola do outro time e por aí vai// eh/... eh.../ eu só peguei esse exemplo porque/ quando se fala de bullying nas
(19)  escolas/ qual é a parcela de culpa que têm por exemplo a escola/ e o pai/ visto que em algum momento o
(20)  adolescente ou a criança/ tem um grau de inconsequência/ que é parte ainda de um processo de maturação
(21)  que imagino ela vá ter?|
(22)      NPS – Adalberto/ eu diria o seguinte/ que os pais têm uma responsabilidade muito grande/ em relação
(23)  ao fenômeno bullying/ assim como a escola/ mas eu diria também que a.../ a.../ que nós temos que considerar/
(24)  que praticamente toda a sociedade/ e aí eu incluo a comunidade/ os templos religiosos/ os... os meios de
(25)  comunicação de massa/ têm contribuído enormemente pra que/ pra que/ nós tenhamos hoje um quadro que
(26)  eu diria pra você que é quase que é um quadro de epidemia/ né/ porque na verdade praticamente todas as
(27)  escolas/ observamos exatamente/ o.../ o.../ o.../ esse maldito fenômeno eu diria assim chamado bullying|
(28)      AP – agora/ por que o bullying acontece ainda e acontece talvez em maior profusão?// é acesso à
(29)  internet que as crianças têm às vezes ilimitadamente/ crianças e mais jovens né/ e olham.../ e olham.../ pra
(30)  aquilo e conseguem .../ ver formas e práticas/ e começam a achar graça porque/ eh... ãh... u... uma
(31)  criança.../doutor é bullying uma criança se machucar e a outra simplesmente rir/ da desgraça alheia?/ eh|
(32)      NPS – é bullying|
(33)      AP – é?|
(34)      NPS – é bullying sim/ isso bullying é uma forma de bullying e é uma das piores formas de bullying moral
(35)  eu diria/ né|
Fonte da transcrição: FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de; MARUXO JR. José Hamilton. Língua Portuguesa: Linguagem e
interação. São Paulo: Ática, 2013.
Fonte do áudio: CBN Total. São Paulo: Rádio CBN FM de São Paulo, 21 maio 2010. Disponível
em: http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-total/2011/04/12/ENTENDA-O-QUE-E-O-BULLYING-E-COMO-ELE-PODE-SERPREVENID.htm.Trecho transcrito: de 00:00 a 03:48 min. Acesso em: dez. 2019.
Com base nos discursos presentes no texto é CORRETO afirmar o seguinte:
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723Q690685 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Ao servidor público federal é concedido o direito de licença, conforme estabelecido na lei que institui o regime do servidor público federal. Diante desse aspecto e do que está previsto na Lei 8.112/90, é INCORRETO dizer que:
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724Q849490 | Português, Pontuação, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Observe este período:
Os problemas e as desigualdades da Educação são o grande desafio para todo governo sério.
A reescrita desse período, além de estar gramaticalmente correta, preserva os sentidos originais do texto em:
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725Q684178 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

Texto associado.
TEXTO II
A HORA MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA
Nascer não é fácil. Os primeiros 60 minutos são a fase crucial da vida – em que o coração, o cérebro e o sistema imunológico sofrem as mudanças mais profundas. Veja o que acontece, minuto a minuto, com uma pessoa logo após o nascimento – e como isso pode marcá-la para sempre.
MINUTO ZERO O que está em jogo – As funções vitais do organismo. Como acontece – O médico mede o ritmo cardíaco da criança, verifica a coloração da pele, move pernas e braços do recém-nascido para testar sua resistência muscular e avalia como ele reage a um beliscão.
MINUTO 2 O que está em jogo – A capacidade de respirar normalmente. Como acontece – Durante a gestação, o bebê fica com os pulmões cheios de líquido amniótico. Agora é hora de expelir esse líquido e se preparar para encher os pulmões de ar. 
MINUTO 4 O que está em jogo – Sobreviver sem o cordão umbilical. Como acontece – O corte dele provoca um choque no organismo: a criança começa a respirar ar, seu sistema digestivo se dilata e a pressão arterial dispara – sobe 50%. 
MINUTO 7 O que está em jogo – O cérebro. Como acontece – A circulação sanguínea ainda é ruim – por isso, o nível de oxigênio no cérebro é de apenas 44%. Nos próximos minutos atingirá seu nível normal. Mas falhas nesse processo podem causar paralisia cerebral e problemas cognitivos. 
MINUTO 8 O que está em jogo – O coração. Como acontece – Os bebês nascem com um furo dentro do coração que ajuda na irrigação da placenta. Agora ele não é mais necessário – e precisa começar a fechar. Se isso não acontecer, há risco de problemas cardíacos. 
MINUTO 12 O que está em jogo – Uma possível cirurgia. Como acontece – O médico introduz um cateter em cada um dos orifícios do bebê para ver se estão abertos – é raro, mas a criança pode nascer com o ânus fechado (o que requer uma intervenção cirúrgica imediata). 
MINUTO 14 O que está em jogo – Os olhos e o sangue. Como acontece – Um colírio de nitrato de prata é pingado para evitar conjuntivite. E a criança recebe uma injeção de vitamina K – nascemos sem ela, que é essencial para a cicatrização de ferimentos. 
MINUTO 20 O que está em jogo – A pele. O que acontece – As mãos e os pés da criança, enrugados por causa dos 9 meses que ela passou imersa em líquido, começam a se desamassar. A irrigação sanguínea melhora, e a pele perde seu tom azulado.
MINUTO 22 O que está em jogo – A capacidade de andar ereto. O que acontece – Os bebês nascem com a coluna curvada (consequência da posição fetal). O recémnascido começa a se espreguiçar – para que sua coluna assuma o formato normal, um leve “S”. 
MINUTO 24 O que está em jogo – A temperatura corporal. O que acontece – No bebê, os mecanismos de regulação de calor são frágeis – ele pode ter convulsões se for exposto a variações. Por isso, a sala de parto é climatizada – e a criança é encostada à mãe. 
MINUTO 28 O que está em jogo – O coração (de novo). O que acontece – O bebê nasce estressado, lutando – e com o coração disparado, batendo 160 vezes por minuto (o dobro de um adulto). Agora ele começa a desacelerar e cai para “apenas” 120 bpm.
MINUTO 29 O que está em jogo – O amor materno. O que acontece – O bebê reconhece o rosto da mãe pela primeira vez. A ocitocina, hormônio que age no cérebro e provoca a formação de vínculos afetivos, alcança o nível máximo. 
MINUTO 30 O que está em jogo – A resistência a infecções. O que acontece – O bebê mama no peito pela primeira vez. O leite materno é rico em anticorpos que ativam o sistema imunológico da criança. 
MINUTO 51 O que está em jogo – O sistema digestivo. O que acontece – O bebê ingere microrganismos presentes na pele da mãe. Eles formam sua flora intestinal – população de micróbios vital para a digestão de alimentos. A primeira hora está no fim. Mas a vida só no começo. 
Otavio Cohen. Adaptado. Disponível em:  https://super.abril.com.br/saude/a-hora-mais-importante-da-sua-vida/  Acesso em: 16/06/2019
Assinale a opção em que a palavra em negrito NÃO faz uma retomada na construção da coesão textual do texto II:
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726Q626899 | Informática, Tipos, Analista de Tecnologia da Informação, UFPI PI, COPESE, 2017

Assinale a opção que apresenta SOMENTE exemplos de sistemas gerenciadores de banco de dados.
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727Q852606 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, ALEPI Consultor Legislativo Contabilidade, COPESE, 2020

Nos termos da Lei Federal nº 4.320/1964, a realização das receitas tributárias se dá nos estágios:
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728Q846465 | Relações Públicas, Eventos, ALEPI Assessor Legislativo Cerimonial Público, COPESE, 2020

Tipo de evento com participação de autoridades de alto escalão, requer aplicação de princípios de hierarquia, precedência e exige cumprimentos de normas protocolares rígidas; é função do chefe do cerimonial nesse tipo de evento não permitir ocorrência de deslizes e falhas protocolares. Esse evento é do tipo:
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729Q672955 | Não definido, Consultor Legislativo Redação de Atas e Debates, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.



As palavras podem exercer outros papéis que não apenas aqueles de sua própria categoria gramatical, o que seria o “pressuposto”. Em qual das construções abaixo, NÃO há uma palavra expressando um pressuposto: 
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730Q159989 | Português, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Considere o fragmento abaixo do qual foram retirados elementos da língua.
Lançar uma palavra nos quatro ventos, _________entendêssemos do que se trata, não quer dizer que vivamos segundo___________. A ética, por exemplo, nestes dias há de estar _________contemplando consternada, pobre senhora: não do Olimpo dos deuses,_________nas esquinas da nossa tresloucada humanidade, _____ ______abandonamos em troca de comportamentos perversos.
(LUFT, Lya. Em outras palavras. Rio de Janeiro: Record, 2006.)

Assinale a sequência que preenche corretamente as lacunas de modo a tornar esse fragmento coeso e coerente.

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731Q724472 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Jornalista, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Sobre a história da economia, emprego e distribuição de renda no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
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732Q692564 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

A estrutura organizacional é formada pelas unidades de trabalho. Estas, por sua vez, são atribuídas às pessoas individualmente ou a grupos de pessoas. Sobre as unidades de trabalho, marque a opção FALSA. 
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734Q688411 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Quando um escoamento de um líquido numa tubulação é bruscamente interrompido, produz-se um esforço nas tubulações e demais peças, esse choque é denominado de golpe de aríete e pode originar depressões e sobrepressões que comprometem o desempenho e a vida útil da tubulação. Para atenuar os efeitos do golpe de aríete, pode-se utilizar de alguns recursos, EXCETO: 
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735Q446776 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Procurador, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Sobre os fundamentos da República Federativa do Brasil previstos na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA.
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736Q375190 | Português, Interpretação de Textos, COPESE, 2020

Observe este período:


O profissional que sabe se comunicar possui um diferencial a seu favor. Dominando bem a norma culta da língua; e sendo apto a escrever e falar corretamente, está sempre à frente, distingue-se da maioria que comete erros banais ou até os mais grosseiros.


A reescrita desse período, além de estar gramaticalmente CORRETA, preserva os sentidos originais do texto em:

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737Q449020 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Sobre os princípios que regem a Administração Pública previstos na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA.
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738Q685359 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Para o bom entendimento dos desenhos arquitetônicos, o Arquiteto Urbanista deve utilizar, de forma clara e normativa, as linhas de representação. Sobre elas pode-se afirmar: 
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739Q159061 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, UFT, COPESE

NÃO é vedado ao servidor público, segundo o Decreto NO 1.171/1994:

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740Q687990 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Os contratos regidos pela Administração Pública inerente a obras e serviços de Engenharia e Arquitetura poderão ser alterados unilateralmente pela Administração, com as devidas justificativas, no seguinte caso: 
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