Início

Questões de Concursos COPESE

Resolva questões de COPESE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q559856 | Informática, Windows, Assistente Administrativo, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Qual ferramenta disponível na versão 7 do sistema operacional Microsoft Windows tem como função explorar os arquivos armazenados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

842Q692079 | Administração Pública, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

Marque a opção FALSA sobre as características da Administração Pública Gerencial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

843Q375191 | Português, Interpretação de Textos, COPESE, 2020

A redação do texto que apresenta plena correção é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

844Q687826 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Para a realização de uma análise de implantação de uma edificação no terreno, faz-se necessária a compreensão dos estudos planialtimétricos do terreno. Considerando as assertivas relacionadas às linhas topográficas, é CORRETO afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

845Q681700 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

Marque a opção que apresenta a definição INCORRETA acerca do elemento de comunicação em destaque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q845217 | Relações Públicas, Eventos, ALEPI Assessor Legislativo Cerimonial Público, COPESE, 2020

No caso da precedência dos governadores, esta é dada de acordo com a ordem de criação do Estado que eles representam, conforme o Decreto Federal que regulamenta as “Normas do Cerimonial Público e Ordem Geral de Precedência. Assim, um evento oficial em que estão presentes os governadores dos Estados de São Paulo, Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco, os governadores anunciados primeiro, pelo cerimonial, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

847Q623522 | Informática, COBIT, Analista de Tecnologia da Informação, UFPI PI, COPESE

Assinale a opção CORRETA sobre Governança de TI e o modelo COBIT 4.1.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q857772 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, ALEPI Consultor Legislativo Direito, COPESE, 2020

As comissões parlamentares de inquérito (CPI) são comissões temporárias criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, a partir do requerimento de 1/3 dos seus membros, para apurar fato certo por prazo determinado. Sobre isto, assinale a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

849Q158906 | Administração Pública, Princípios da Administração Pública, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia a situação hipotética abaixo e responda às questões de 32 a 34.

Após entrega e aceite de equipamentos adquiridos por uma Universidade Federal Brasileira, a empresa Norte Equipamentos Ltda teve dificuldades no recebimento dos valores devidos, sendo que houve o pagamento somente dois meses após a entrega. De acordo com a empresa, os equipamentos foram entregues no dia 30 de dezembro de 2013, com conferência e aceite pela universidade no dia 02 de janeiro de 2014. A universidade, seguindo os aspectos legais, informou que o atraso no pagamento foi ocasionado pelas situações operacionais imprevistas que ocorreram com o término de um exercício financeiro e início de outro.

Qual princípio determina que o orçamento deve ter vigência limitada a um exercício financeiro?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

850Q684488 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Nas fachadas das edificações, em muitos casos são utilizados revestimentos cerâmicos e, neste caso, devem-se ter alguns cuidados para garantir a sua durabilidade e estética. Assim, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

851Q693967 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Acerca do parcelamento e loteamento do solo urbano, o Arquiteto Urbanista deve ter o conhecimento das restrições ao uso do solo. Sobre estas restrições, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

853Q649826 | Informática, Sistema Detecção de Intrusão IDS, Analista de Sistemas, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Os Sistemas de Prevenção de Intrusão (IPS) baseados em estação fazem uso de técnicas de verificação de assinaturas, bem como detecção de anomalias para identificar ataques. Assinale a alternativa que NÃO indica um padrão de comportamento realizado por uma aplicação maliciosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

854Q844734 | Relações Públicas, Eventos, ALEPI Assessor Legislativo Cerimonial Público, COPESE, 2020

No caso da precedência de personalidades nacionais e estrangeiras, a colocação de Cardeais da Igreja Católica Romana, possíveis sucessores do Papa na ordem de precedência, apesar da separação da Igreja e do Estado em vigor no Brasil, é justificada com o argumento de que eles são de uma potência estrangeira (Santa Sé) e tem situação correspondente a de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

855Q158962 | Português, Morfologia, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 08.

Esse é o hino De quatro em quatro anos, por ocasião das Copas do Mundo, milhões de pessoas pelo planeta afora têm a oportunidade de entrar em contato com uma das melhores realizações que o Brasil já foi capaz de pôr em pé o Hino Nacional Brasileiro, tocado e transmitido globalmente antes do começo de cada jogo. É sempre um momento de sucesso garantido junto ao público. O time, no campo, pode ir melhor ou pior, mas o hino não falha nunca. Seus primeiros acordes já deixam claro para a plateia presente aos estádios que ela vai ouvir, nos instantes que se seguem, música de primeira qualidade no gênero; dali para frente as coisas só melhoram. Ao se executar a última nota, todos os que prestaram atenção ao que estavam ouvindo ficam com a impressão de ter recebido um brinde inesperado antes do jogo: em vez da monotonia habitual dos hinos nacionais, em geral áridas arrumações de movimentos marciais que têm como característica mais notável o fato de parecerem todas iguais umas às outras, o que se ouve é uma das melodias mais vibrantes, calorosas e inspiradas que se podem escutar numa cerimônia oficial. Não há momento sequer de tédio no Hino Nacional; tudo ali é energia, emoção, vigor. Com quase 200 anos de vida, a peça composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 mantém intactas até hoje todas as qualidades que fizeram dela uma das composições mais bem-sucedidas na história da música brasileira. Escrita originalmente em homenagem à Independência, e oficializada como Hino Nacional Brasileiro após a proclamação da República, a obra de Francisco Manuel tem um longo histórico de aplausos. Louis Gottschalk, o grande compositor americano do século XIX, que morreu no Brasil em 1869 e tinha entre seus admiradores Chopin, Liszt e Berlioz, considerava-a um dos melhores momentos da criação musical de sua época; em sua homenagem, escreveu a celebrada Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. [...] Mas e a letra? Já se falou mal o suficiente da letra do Hino Nacional para que se ganhe alguma coisa insistindo no assunto. Sua linguagem, provavelmente, já era antiquada na época em que foi escrita, 101 anos atrás; é confusa, às vezes absurda, e muito pouca gente consegue decorá-la direito, mesmo porque muita pouca gente entende o que ela está dizendo. Mas isso não afeta a melodia nem embaraça o gênio de Francisco Manuel que, por sinal, já estava morto quase meio século antes de colocarem palavras em sua música. Além do mais, a letra do Hino Nacional nunca causou prejuízo a ninguém e, francamente, talvez nem seja pior que a média das letras presentes em hinos de outros países, em geral, obcecados por sangue, morte, canhões, tiranias e outros horrores. O mais prático, portanto, é deixar tudo como está, antes que venha a ideia de adotar uma nova letra através de concurso público. Com certeza, teríamos muita saudade, aí, do lábaro estrelado e dos raios fúlgidos.

(GU??O, J.R. Veja, edição 2170 ano 43 nº 25, 23 de junho de 2010.)

Em relação aos recursos de linguagem utilizados, NÃO é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

856Q413402 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico Legislativo, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Assinale a alternativa CORRETA. São elementos do ato administrativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

857Q410101 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista de Tecnologia da Informação, UFPI PI, COPESE

Otoniel Mobílio da Rocha, servidor federal concursado, é submetido a processo administrativo e demitido do cargo que exercia no serviço público. Otoniel recorre judicialmente desta decisão e, quase dois anos após o ato de demissão, obtém uma sentença favorável invalidando a decisão que o afastou do exercício do cargo. Otoniel Mobílio retorna ao serviço público. A lei 8.112/90 prevê esta situação definindo que a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

858Q190894 | Português, Administrador, UFT, COPESE

Quebrar bancos e lojas, invadir prefeituras e assembleias, impedir civis de entrar e sair de casa, até de ir trabalhar, é uma forma de ditadura momentânea e pontual, de péssimo gosto e efeito contrário.
(LUFT, Lya. Veja, 28/08/2013.)
A respeito desse trecho, analise as afirmativas.
I - Apesar de o verbo ser referir-se a três ações, está empregado no singular, pois a concordância é feita com a expressão uma forma de ditadura.
II - A preposição de, em até de ir trabalhar, não é necessária, pois ela não estabelece relação entre palavras, constituindo inadequação.
III - Os adjetivos momentânea e pontual produzem redundância, pois o sentido de cada um, que emerge da leitura, é semelhante.
IV - A expressão efeito contrário indica que quem pratica essa forma de ditadura não alcança seus objetivos.
Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

859Q444630 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

O constituinte originário estabeleceu mecanismos de controle dos atos normativos, a fim de verificar sua adequação às regras e princípios estabelecidos na Constituição Federal. Acerca do tema controle de constitucionalidade, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

860Q677335 | Taquigrafia, Assessor Legislativo Taquigrafia, ALEPI, COPESE, 2020

Texto associado.
Texto
Leia atentamente o texto e responda a questão.
Em código
(01)  Fui chamado ao telefone. Era o chefe de escritório de meu irmão:
(02)  - Recebi de Belo Horizonte um recado dele para o senhor. É uma mensagem meio esquisita, com vários
(03)  itens, convém tomar nota: o senhor tem um lápis aí?
(04)  - Tenho. Pode começar.
(05)  - Então lá vai. Primeiro: minha mãe precisa de uma nora.
(06)  - Precisa de quê?
(07)  - De uma nora.
(08)  - Que história é essa?
(09)  - Eu estou dizendo ao senhor que é um recado meio esquisito. Posso continuar?
(10)  - Continue.
(11)  - Segundo: pobre vive de teimoso. Terceiro: não chora, morena, que eu volto.
(12)  - Isso é alguma brincadeira.
(13)  - Não é não, estou repetindo o que ele escreveu. Tem mais. Quarto: sou amarelo, mas não opilado. Tomou
(14)  nota?
(15)  - Mas não opilado - repeti, tomando nota. - Que diabo ele pretende com isso?
(16)  - Não sei não, senhor. Mandou transmitir o recado, estou transmitindo.
(17)  - Mas você há de concordar comigo que é um recado meio esquisito.
(18)  - Foi o que eu preveni ao senhor. E tem mais. Quinto: não sou colgate, mas ando na boca de muita gente.
(19)  Sexto: poeira é minha penicilina. Sétimo: carona, só de saia. Oitavo...
(20)  - Chega! - protestei, estupefato. - Não vou ficar aqui tomando nota disso, feito idiota.
(21)  - Deve ser carta em código ou coisa parecida - e ele vacilou: - Estou dizendo ao senhor que também não
(22)  entendi, mas enfim... Posso continuar?
(23)  - Continua. Falta muito?
(24)  - Não, está acabando: são doze. Oitavo: vou mas volto. Nono: chega à janela, morena. Décimo: quem fala de
(25)  mim tem mágoa. Décimo primeiro: não sou pipoca, mas também dou meus pulinhos.
(26)  - Não tem dúvida, ficou maluco.
(27)  - Maluco não digo, mas como o senhor mesmo disse, a gente até fica com ar meio idiota... Está acabando,
(28)  só falta um. Décimo segundo: Deus, eu e o Rocha:
(29)  - Que Rocha?
(30)  - Não sei: é capaz de ser a assinatura.
(31)  - Meu irmão não se chama Rocha, essa é boa!
(32)  - É, mas foi ele que mandou, isso foi.
(33)  Desliguei, atônito, fui até refrescar o rosto com água, para poder pensar melhor. Só então me lembrei:
(34)  haviam-me encomendado uma crônica sobre essas frases que os motoristas costumam pintar, como lema, à
(35)  frente dos caminhões. Meu irmão, que é engenheiro e viaja sempre pelo interior fiscalizando obras,
(36)  prometera ajudar-me, recolhendo em suas andanças farto e variado material. E ele viajou, o tempo passou,
(37)  acabei me esquecendo completamente o trato, na suposição de que o mesmo lhe acontecera.
(38)  Agora, o material ali estava, era só fazer a crônica. Deus, eu e o Rocha! Tudo explicado: Rocha era o
(39)  motorista. Deus era Deus mesmo, e eu, o caminhão.
Fonte: SABINO, Fernando. A mulher do vizinho. São Paulo: Record, 1962.
Considerando-se o contexto enunciativo, assinale a opção que apresenta sinônimos para as palavras “opilado” (linha 13); “estupefato” (linha 20) e “atônito” (linha 33).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.