Questões de Concursos: COPESE UFT

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: COPESE UFT. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q679047 | Biologia, Sistema Imunológico, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Analise as seguintes afirmativas sobre células do sistema imunitário.

I. Macrófagos são células fagocitárias que se movimentam entre os tecidos. II. Monócitos são células originadas da maturação de macrófagos. III. Linfócitos B produzem anticorpos, proteínas do grupo das imunoglobulinas. IV. Linfócitos T citotóxicos reconhecem e matam células corporais alteradas.

Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

12 Q679013 | História, Descolonização Afroasiática novos Estados, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Quando as colônias europeias da Costa do Ouro e do Sudão Francês, após as independências, escolheram os nomes de República de Gana e de República do Mali, respectivamente, procuravam

13 Q678978 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT

Texto associado.
Texto I
Empatia, o sentimento que pode mudar a sociedade

Sem empatia, sobra intolerância, bullying, violência. Sem gastar um segundo imaginando como o outro se sente, de onde vem, em qual contexto foi criado, ao que foi exposto, sem se lembrar que cada um tem sua história e sem tentar entender como é estar na pele do outro, surgem os crimes de ódio, as discussões acaloradas nas redes sociais, o fim de amizades de uma vida toda. É preciso ter empatia para aprender que não existe verdade absoluta, que tudo depende do ponto de vista.
Segundo uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, o Brasil não é dos países mais empáticos do mundo. Sim, somos conhecidos pela alegria e pela hospitalidade, mas quando falamos em se colocar no lugar do outro e tentar entender o que ele sente, ainda estamos muito longe do ideal. [...] Mas o problema do egocentrismo e da falta de amor ao próximo não é exclusivo dos brasileiros. É uma preocupação mundial.

Afinal, o que é empatia?
A empatia é, em termos simples, a habilidade de se colocar no lugar do outro. Por exemplo, se você, leitor, escuta uma história sobre uma criança que teve muitos problemas de saúde, que vem de uma família muito pobre, e se comove, é possível ter dois tipos de emoção: o dó, que é a simpatia; ou se colocar no lugar daquela criança, imaginar o que ela passou e tentar entender o que ela sentia, enxergar o panorama a partir dos olhos dela. “É ser sensível a ponto de compreender emoções e sentimentos de outras pessoas”, explica Rodrigo Scaranari, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional. E é uma característica que pode, sim, ser aprendida ou, pelo menos, treinada. Para Rodrigo, o exercício passa pelo autoconhecimento: para compreender a emoção do outro, é preciso conhecer e entender o que se passa dentro da própria cabeça. [...]
Mas por que nos colocamos no lugar do outro? Para o psicólogo, psicanalista e professor João Ângelo Fantini, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a empatia seria “uma forma de restabelecer um contato com um objeto de amor perdido, uma parte incompreendida do sujeito”. Enxergamos no outro uma humanidade compartilhada, sentimentos que também temos e que são aplicados em situações completamente diferentes. Por reconhecermos nós mesmos no próximo, temos empatia. [...]

Um caminho desde a infância

Para reverter o cenário de crianças que crescem cada vez mais centradas em si mesmas e nos próprios problemas como reflexo da sociedade atual, a ONG (Organização Não Governamental) americana Roots of Empathy (Raízes da Empatia) atua em escolas tentando ensinar os pequenos a se colocar no lugar do outro. Uma vez por mês, durante nove meses, uma sala de aula recebe um bebê e sua família, além de um instrutor, para que as crianças acompanhem o crescimento da confiança e dos laços emocionais de outras pessoas. Frequentemente, eles começam a enxergar nos colegas emoções que aprenderam com os instrutores.
Os resultados desse experimento são crianças menos agressivas, que combatem o bullying por entender como o outro se sente, e que têm inteligência emocional mais apurada, entendendo as próprias emoções. O programa é internacional, mas o ensino da empatia pode ser feito de diversas outras maneiras.
A servidora pública Clara Fagundes, 32 anos, por exemplo, considera importante estimular a filha, Helena, 3 anos, aconviver harmonicamente com os outros e com o meio ambiente. Fez questão de escolher para a pequena uma escola que seguisse os mesmos valores apreciados por ela. “Minha mãe já era muito adepta ao diálogo comigo nos anos 1980, mas, hoje em dia, há tantas outras questões que não são discutidas, como a do desperdício”, cita Clara.
A festa de aniversário de Helena foi na escola. Não produziram lixo, não foram usados enfeites descartáveis. As crianças ajudaram na organização e em toda a decoração: até as mais velhas, que não a conheciam, ajudaram. Além disso, em vez de receber um presente de cada colega, a aniversariante ganhou apenas um presente coletivo, feito pelos próprios colegas: uma casinha de papelão. Sem egoísmo, todos brincaram com o presente e, no fim, Helena levou à sua casa.
[...]
Fonte: SCARANARI, Rodrigo. Disponível em:
<http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ciencia-esaude/2017/01/04/internas_cienciaesaude,682928/empatia-o-sentimento-quepode-mudar-a-sociedade.shtml> Acesso em: 06 fev. 2019 (adaptado).
Ainda sobre a interpretação do texto I, assinale a alternativa CORRETA.

14 Q911196 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Lívia, professora do 6º ano da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim está ensinando seus alunos sobre higienização das mãos, dos alimentos e mencionando o avanço da saúde pública em nosso país a partir do tratamento dos esgotos domésticos que tem como objetivo principal remover o material sólido, reduzir substâncias químicas e indesejáveis, exterminar microorganismos entre outros a partir do tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário. Meses após ensinar esse conteúdo e fazer a chamada da turma, ao chamar o aluno Miguel, a turma gritou que ele está doente. Ao perguntar o motivo, Livia descobriu que seu estudante estava com uma doença causada por bactérias, logo Miguel estava com:

15 Q679040 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

A quantização da energia do elétron por Bohr e a introdução da função de onda do elétron (a função ‘Ψ’) pelo físico Erwin Schrödinger no modelo atômico de Bohr permitiram a descrição da estrutura eletrônica do átomo em termos de números quânticos.
Analise as afirmativas a seguir em relação aos números quânticos:

I. o número quântico principal corresponde aos níveis de energia do elétron e também é chamado por uma letra de acordo com o nível (K, L, M...).
II. os elementos representativos na tabela periódica possuem sua distribuição eletrônica terminando nos subníveis s e p, enquanto os elementos de transição interna terminam sua distribuição eletrônica no subnível d e os elementos de transição completam sua distribuição eletrônica no subnível f .
III. o número quântico de spin descreve o momento magnético do elétron.
IV. o número quântico magnético descreve o orbital e é a causa do ferromagnetismo das substâncias.
V. os quatro números quânticos somente assumem valores inteiros.

Assinale a alternativa CORRETA.

16 Q679113 | Atualidades, Guerras, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

O Movimento de independência da Catalunha é um movimento político que ocorre em um país da Europa Ocidental. É CORRETO afirmar que este movimento ocorre na

17 Q679131 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Analise as afirmativas sobre o sistema cardiovascular humano.
I. O sistema cardiovascular envolve tanto o sistema sanguíneo quanto o sistema linfático.
II. As paredes do coração são constituídas por tecido muscular liso.
III. O fluido sanguíneo é formado por células e fragmentos celulares dispersos no plasma.
IV. As válvulas no interior das veias de maior calibre impedem o refluxo sanguíneo.
V. As artérias levam sangue dos órgãos e tecidos corporais para o coração.
Assinale a alternativa CORRETA.

18 Q679028 | Sociologia, Desigualdades de raça, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Para Eleonora Menicucci, o feminicídio é “[...] um crime de ódio. O conceito surgiu na década de 1970 com o fim de reconhecer e dar visibilidade à discriminação, opressão, desigualdade e violência sistemática contra as mulheres, que, em sua forma mais aguda, culmina na morte. Essa forma de assassinato não constitui um evento isolado e nem repentino ou inesperado; ao contrário, faz parte de um processo contínuo de violências, cujas raízes misóginas caracterizam o uso de violência extrema. Inclui uma vasta gama de abusos, desde verbais, físicos e sexuais, como o estupro, e diversas formas de mutilação e de barbárie”.
Fonte: https:\dossies.agenciapatriciagalvao.org.brfeminicidiocapituloso-que-efeminicidio

Em relação ao tema apresentado, assinale a alternativa CORRETA:

19 Q679130 | Biologia, Anelídeos e Moluscos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Cinco classes do filo Mollusca apresentam organismos com as seguintes características:
1. vivem enterrados na areia ou no lodo, têm um pé afilado e a concha se assemelha a uma pequena presa de elefante.
2. são exclusivamente marinhos, a concha é dividida em placas e o pé é achatado.
3. muitas espécies vivem aderidas a rochas e outros substratos, enquanto outras escavam túneis em madeira e provocam estragos no casco de embarcações.
4. são os mais diversos dentre os moluscos, vivem nos ambientes marinho, água doce e terrestre, havendo espécies com e sem concha.
5. são animais marinhos e alguns têm concha espiralada; muitos têm células que permitem mudar rapidamente de cor.
De acordo com as características enumeradas, assinale a alternativa CORRETA que indica, respectivamente, os nomes das classes:

20 Q949299 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

A física quântica oferece as bases conceituais que permitem avaliar o estado do elétron no átomo. Um destes princípios é a regra de Hund a qual estabelece que, para orbitais atômicos degenerados, o menor valor de energia será obtido quando o número de elétrons com
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.