Início

Questões de Concursos COPESE UFT

Resolva questões de COPESE UFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q911215 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Milton Santos, ao analisar a globalização, o faz sob diversas características. Analise as seguintes afirmativas:
I. Globalização com a ideia de aldeia global como se todos soubessem o que se passa no mundo, bem como a informação do encurtamento das distâncias no qual o mundo se tornou ao alcance de nossas mãos. II. Globalização se apresenta como um processo que aumenta o desemprego crônico, a pobreza, assim como a fome e a falta de abrigo que se generaliza em todo o mundo.
Assinale a alternativa CORRETA. As afirmativas I e II correspondem, respectivamente a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q911280 | Pedagogia, PCN's, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na unidade temática curricular “a noção de espaço público e privado”, podem ser desenvolvidas várias habilidades com os alunos como:
I. Mapear os espaços públicos no lugar em que vivem (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da prefeitura e da câmara de vereadores etc.) e identificar suas funções. II. Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. III. Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. IV. Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços. V. Entender criticamente o lugar em que vivem.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q679105 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

O contexto colonial do século XVIII, em muito era marcado pelo poder dos homens potentados. A historiografia do período assim caracteriza esses homens: ricos e poderosos; protegidos por uma vasta cadeia de clientela; impunham o poder pela força; atraíam para seus domínios todos os tipos de fugitivos e criminosos; desqualificavam seus adversários com trocadilhos cômicos e ofensas em público.
Os confrontos entre os potentados criavam constantes situações de violência, como a verificada entre Manuel Nunes Viana e Jerônimo Pedroso, em razão do sumiço de uma espingarda, fato que se tornou uma das motivações para o desencadeamento da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q679139 | Literatura, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2019

Texto associado.
Leia o fragmento para responder a QUESTÃO .

Corpo meu corpo corpo
que tem um nariz assim uma boca
dois olhos
e um certo jeito de sorrir
de falar
que minha mãe identifica como sendo de seu filho
que meu filho identifica
como sendo de seu pai

corpo que se para de funcionar provoca
um grave acontecimento na família:
sem ele não há José Ribamar Ferreira
não há Ferreira Gullar

e muitas pequenas coisas acontecidas no planeta
estarão esquecidas para sempre

corpo-facho corpo-fátuo corpo-fato
[...]
meu corpo nascido numa porta-e-janela da Rua dos Prazeres
ao lado de uma padaria
sob o signo de Virgo
sob as balas do 24º BC
na revolução de 30
e que desde então segue pulsando como um relógio
num tic tac que não se ouve
(senão quando se cola o ouvido à altura do meu coração)
tic tac tic tac

Fonte: GULLAR, Ferreira. Poema Sujo. São Paulo: Círculo do Livro, 1980, p. 11-
13. (fragmento).
Sobre o fragmento do Poema Sujo, de Ferreira Gullar, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q679150 | Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2019

A Faculdade de Matemática de um Centro Universitário com 400 acadêmicos propôs a oferta de dois cursos opcionais: Yoga e Pilates, para estimular a prática de atividades que promovam benefícios à saúde física e mental. Obteve-se o seguinte resultado em relação às matrículas nos cursos: 250 matricularam-se em Pilates, 200 matricularam-se em Yoga e 150 matricularam-se em ambos os cursos.
Assinale a alternativa CORRETA que indica o número de acadêmicos que não se matricularam nesses cursos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q949326 | Matemática, Frações e Números Decimais, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2018

As oito questões que compõem a avaliação de Matemática e suas Tecnologias deste vestibular, possuem quatro alternativas, das quais apenas uma é correta. Se você assinalar, aleatoriamente, uma alternativa de cada uma destas oito questões, a probabilidade de errar todas as questões, corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q911203 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Uma das formas de organização cultural anterior à modernidade europeia era a rede de proteção envolvendo o cavaleiro. Quando esse estava em perigo, apelava aos amigos carnais. Essa rede de proteção remete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q911205 | História, Estados Liberais América Hispânica, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Com o fim do primeiro regime constitucional espanhol, em 1814, e a volta de Fernando VII ao poder, irromperam vários movimentos de independência na América Hispânica. Na década de 1820, houve esforços para a ruptura da situação colonial de Cuba. Entre os motivos que derrubaram as tentativas de independência cubana nesse período estavam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q679037 | Química, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Sobre a eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl), é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q911245 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – N.º 9.394/1996), a função social da escola pública, gratuita e laica em todos os níveis consiste em:
I. Ser um espaço de garantia de direitos. II. Garantir o pleno desenvolvimento do educando. III. Preparar o educando para o exercício da cidadania. IV. Qualificar o educando para o trabalho. V. Socializar o saber científico aliando-o ao saber prévio dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1071792 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Com relação às características do Jogo Teatral e do Jogo Dramático, analise as afirmativas a seguir:
I. Peter Slade e Jean-Pierre Ryngaert são autores ligados à prática do jogo dramático. II. A noção de regra é muito importante no jogo teatral. III. No jogo teatral, a cena provém da tentativa de solucionar um problema de atuação, sintetizado pelo que Viola Spolin chamou de Foco.
Assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q679136 | Literatura, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2019

Texto associado.
Leia os poemas para responder a QUESTÃO.

Texto I

Bulandeira
O braço
rompe a roda
a roda
vira o ralo
o ralo
na raiz da fome
farinha.


Texto II

Tapioca na gamela
Eita que esse destino de furupa
guarnece a brasa e o tição
o forno de assar o bolo
alvura que ama a tapioca na gamela
amassando a vida com as mãos
pois a festa é certa
quando certo o pão.
Fonte: PEDREIRA, Célio. As tocantinas. Palmas–TO: Universidade Federal do
Tocantins/EDUFT, 2014, p. 36 e 20.
A partir da leitura dos dois poemas do escritor tocantinense Célio Pedreira é CORRETO afirmar que eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q911188 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as sentenças e selecione a opção que apresenta a conjugação INCORRETA do tempo verbal perfeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q679014 | História, Medievalidade Europeia, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Ao longo dos séculos, na progressiva complexidade de relações medievais, surgiram relações de dependência entre senhores feudais.

É CORRETO afirmar que a relação entre suseranos e vassalos ocorria quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q911235 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Música, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A música brasileira é rica e diversificada, refletindo a mistura de diferentes culturas e influências ao longo dos séculos. Analise as seguintes afirmativas sobre características da música no Brasil:
I. O samba, um dos gêneros musicais mais representativos do Brasil, surgiu no início do século XX e tem suas raízes na cultura afrobrasileira. II. A Bossa Nova, que ganhou destaque na década de 1950, é caracterizada por uma combinação de samba e jazz, sendo popularizada por artistas como João Gilberto e Tom Jobim. III. O Tropicalismo foi um movimento musical dos anos 1960 que buscou integrar elementos da música tradicional brasileira com influências do rock e da música psicodélica, sendo liderado por artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil. IV. O Axé Music, que se popularizou na década de 1980, tem origem na cidade de Salvador e combina ritmos afro-brasileiros com pop, reggae e outros estilos.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q911240 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

As alternativas a seguir apresentam habilidades da Unidade Temática Teatro, do componente curricular Arte, conforme o previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental - Anos Finais, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q679133 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Para explicar a ascensão da seiva no xilema, a hipótese mais amplamente aceita é a da coesão-tensão, descrita primeiramente pelo botânico Henry Horatio Dixon, em 1914. Considerando essa hipótese, as palavras que preenchem, respectivamente, as lacunas do texto a seguir são:
Ao perder água por __________________, as _________ criam uma tensão que puxa a seiva dos tubos ________________, com isso, a coluna de seiva sobe. A tensão da coluna chega até _____________, retirando água de suas células; assim, por sua vez, elas absorvem água do solo.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q679137 | Literatura, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2019

Texto associado.
Leia o fragmento para responder a QUESTÃO .

SÃO LOURENÇO:
Mas existe a confissão,
remédio senhor da cura.
Os índios que enfermos são
com ela se curarão,
e a comunhão os segura.

Quando o pecado lhes pesa,
vão-se os índios confessar.
Dizem: "Quero melhorar..."
O padre sobre eles reza
para o seu Deus aplacar.
[...]

AIMBIRÊ: [criado do diabo]:
Afastado,
"quando à morte fôr chegado,
diz o índio, expulsarei
todo o crime que ocultei".

GUAIXARÁ [diabo chefe]:
Ouve, oh! sim; pois com cuidado
seus maus atos desfiei.

SÃO LOURENÇO:
Com todo vosso ódio, sei
que procurais condená-los.
Deles não me afastarei,
mas a Deus suplicarei
para sempre auxiliá-los.
Eles em mim confiaram,
construindo essa capela;
velhos vícios extirparam,
por patrono me tomaram
que em firmá-los se desvela.

Fonte: ANCHIETA, José de. Teatro de Anchieta. In: O auto de São Lourenço.
Edições Loyola: São Paulo, 1977, p. 158. (fragmento). (adaptado).
A partir da leitura do fragmento de O auto de São Lourenço, de José de Anchieta, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q949319 | Inglês, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2018

Texto associado.
Pluto should be reclassified as a planet, experts say

The reason Pluto lost its planet status is not valid, according to new research from the University of Central Florida in Orlando. In 2006, the International Astronomical Union (IAU), a global group of astronomy experts, established a definition of a planet that required it to "clear" its orbit, or in other words, be the largest gravitational force in its orbit. […]
Metzger, who is lead author on the study, reviewed scientific literature from the past 200 years and found only one publication -- from 1802 -- that used the clearing-orbit requirement to classify planets, and it was based on since-disproven reasoning.
"It's a sloppy definition," Metzger said of the IAU's definition. "They didn't say what they meant by clearing their orbit. If you take that literally, then there are no planets, because no planet clears its orbit." […]
Metzger said that the definition of a planet should be based on its intrinsic properties, rather than ones that can change, such as the dynamics of a planet's orbit. "Dynamics are not constant, they are constantly changing," Metzger said. "So, they are not the fundamental description of a body, they are just the occupation of a body at a current era."
Instead, Metzger recommends classifying a planet based on if it is large enough that its gravity allows it to become spherical in shape. "And that's not just an arbitrary definition, Metzger said. "It turns out this is an important milestone in the evolution of a planetary body, because apparently when it happens, it initiates active geology in the body."

Source: University of Central Florida. "Pluto should be reclassified as a planet, experts say."
ScienceDaily, 7 September 2018. Available at:<www.sciencedaily.com/releases/2018/09/180907110422.htm>.
Leia o excerto de Vista parcial da noite, de Luiz Ruffato, para responder a QUESTÃO.
O morto e agora desprendeu a cera-lustosa que tampava a panela-dodente e já a dor pernilonga os ouvidos ambicionando achegar novamente, ferroa, entojada, arrodeando, infla em fogo a bochecha, calafrios relampeiam o corpo moído, de frio curvase a noite azul, ronca a saparia, estrilam grilos, voejam brasas acesas de vagalumes, esconjuro de coruja, vasculha o vento as fantasmáticas árvores, em silêncio o balofo sargento perscruta, espia, fareja, arrulham as escassas águas do Rio Pomba ao longe, perfilados, ambos, o jipe estacado, acesos os faróis alumiam o mato, esfrega as mãos, atento aos mínimos gestos do superior, poderiam permanecer afundados no bem-bom da delegacia não fosse a ocorrência, duro renegar aqueles olhos estatelados, como se, escancarando-os, almejassem agarrar o sopro que se esvaía, e sequer uma nódoa de sangue, a lâmina da faca-de-picar-fumo penetrara com tamanha força na linha do coração que se emaranhara em músculos, tendões, ossos, obstruindo o sangramento, isso explicou o sargento, versado, e sondando vagos indícios buscam acossar o assassino (...)
Fonte: RUFFATO, Luiz. Vista parcial da noite. Rio de Janeiro: Record, 2011, p. 131.
Considerando a leitura do fragmento de O morto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q678985 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2019

Leia o fragmento do início da parte II de O tronco, do goiano Bernardo Élis, para responder a QUESTÃO.

(...) O sertão é triste e feio em julho, as queimadas borrando o céu de fumaça, a vegetação já amarelecida, crestada pelo sol e pelo fogo, as árvores despidas de suas folhas pelo rigor da seca. Pelos ermos e descampados o vento galopa seu febrento bafo de morte, arrastando folhas secas, levantando a poeira fina, erguendo-a nos espaços em funis de redemunhos. (...)

Fonte: ÉLIS, Bernardo. O tronco. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008, p. 61.

De acordo com o fragmento de O tronco, é CORRETO afirmar que o autor apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.