Questões de Concursos COPESE UFT

Resolva questões de COPESE UFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q911196 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Lívia, professora do 6º ano da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim está ensinando seus alunos sobre higienização das mãos, dos alimentos e mencionando o avanço da saúde pública em nosso país a partir do tratamento dos esgotos domésticos que tem como objetivo principal remover o material sólido, reduzir substâncias químicas e indesejáveis, exterminar microorganismos entre outros a partir do tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário. Meses após ensinar esse conteúdo e fazer a chamada da turma, ao chamar o aluno Miguel, a turma gritou que ele está doente. Ao perguntar o motivo, Livia descobriu que seu estudante estava com uma doença causada por bactérias, logo Miguel estava com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q911197 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em uma escola de ensino fundamental no Estado do Tocantins, uma professora do 7° ano precisa abordar, de acordo com o Documento Curricular do Estado do Tocantins (DCT), a unidade Vida e Evolução. Considere a habilidade “Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas”, abordando o objeto do conhecimento “Diversidade de ecossistemas: ecossistemas brasileiros”. Em seu planejamento, a professora pesquisou sobre possíveis metodologias para atender a habilidade e o objeto do conhecimento requeridos. Tendo por base o DCT, assinale a assertiva que não contempla a habilidade e o objeto de conhecimento requeridos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q911198 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O modo como a tabela periódica dos elementos químicos é organizada foi estabelecido em 1869 pelo cientista russo Dmitri Ivanovitch Mendeleyev (1834-1907). Em seus estudos sobre as propriedades dos elementos químicos, ele observou que certas propriedades se repetiam periodicamente conforme a massa atômica dos elementos. Analise os itens a seguir sobre a tabela periódica dos elementos químicos
I. Os elementos químicos estão representados por seus símbolos. Em cada quadro, além do símbolo, há o nome, o número atômico e o número de elétrons. II. As linhas verticais ou colunas são referentes às famílias ou grupos, em que ficam os elementos com propriedades diferentes. III. Apesar de estar na coluna 1, o Hidrogênio não é classificado em nenhuma família. IV. Os átomos de um mesmo período apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas (K, L, M...), e o período indica o número de camadas eletrônicas que ele possui.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q911199 | Física, Física Atômica e Nuclear, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Desde a descoberta dos raios-X, em 1895, a radiação ionizante é aplicada em diversos espaços em nossa sociedade, passando desde a indústria, a medicina, a construção e a engenharia civil, mas, também, no espaço escolar. O professor de Ciências do 9º ano, Cleber, ao lecionar na Escola Municipal Benedito Galvão, quis mostrar a aplicabilidade da radiação ionizante e da energia nuclear no espaço escolar para além do conhecimento de senso comum que as estudantes apresentavam pensando que ambos estavam ligados a bombas nucleares e ao câncer, como fora associado no passado. Professor Cleber lembrou do acidente radiológico de Goiânia/GO causado pela violação do Césio (Cs137). Logo, sobre a radiação ionizante e energia nuclear é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q911200 | Biologia, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O professor Thiago, ao ensinar sobre o corpo humano para escolares do 8º ano da Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda mencionou que o número de sistemas do corpo humano pode variar de acordo com os critérios estabelecidos pelos especialistas da área devido à complexidade do corpo humano, como, por exemplo, a interconexão e interdependência entre alguns sistemas. Após ter trabalhado alguns destes temas o professor Thiago notou que alguns estudantes estavam com muitas dúvidas, pois tinham apresentado um entendimento equivocado sobre o seguinte ao afirmar erroneamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q911201 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para a biologia clássica, o que determina o sexo de uma pessoa são seus órgãos reprodutivos. No entanto, um órgão reprodutivo, biologicamente não define o comportamento feminino ou masculino das pessoas, tal fato é marcado por aquilo que chamamos de cultura. Quando pensamos a sexualidade humana ela é formada por 4 elementos (identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual, e sexo biológico) na luta por re(existência) sem violência e pela obtenção de direitos, pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans ... vêm buscando o direito de existir com mais ênfase na década de 70. Faz-se necessário vários espaços da nossa sociedade o debate deste tema, sendo a escola um deles. Sendo assim, o professor José não abre mão de lecionar em suas aulas de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental tal tema. Ao explicar os conceitos de identidade de gênero o professor se equivocou de forma proposital em um conceito com o intuito de verificar a atenção dos estudantes. O conceito equivocado foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q911202 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Cartago ficava no litoral mediterrâneo, perto da atual Túnis, defendida por um sólido circuito de muros com perímetro de 35 quilômetros (os muros que Roma construiu após a invasão dos gauleses tinham menos que a metade disso). Apenas quando Cipião Emiliano isolou a cidade do mar, cortando o acesso a suprimentos, foi que, depois de dois anos de cerco, os romanos conseguiram fazer o inimigo se render e então tomaram a cidade de assalto
Fonte: BEARD, Mary. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo: Planeta, 2023, p. 205.
A partir da conquista de Cartago, Roma expande o seu domínio, contrapondo sua cultura e poderio militar no Mediterrâneo. A conquista final de Cartago ocorreu durante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q911203 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Uma das formas de organização cultural anterior à modernidade europeia era a rede de proteção envolvendo o cavaleiro. Quando esse estava em perigo, apelava aos amigos carnais. Essa rede de proteção remete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q911204 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Houve espíritos práticos – cruéis – que não viram as pobres gentes a não ser como instrumentos maléficos de um desígnio destruidor da ordem construída”
Fonte: ROMERO, José Luís. Crise e ordem no mundo feudoburguês. São Paulo: Editora Palíndromo, 2005, p. 123.
Entre os primórdios do século XIV e as primeiras décadas do século XV, as tensões da vida social na Europa ficaram explícitas. Os camponeses se revoltaram contra a miséria a que estavamsubmetidos, explodiram conflitos entre os príncipes e as cidades, a Igreja Católica passou a ser questionada pelo apoio à ordem. Esse contexto evidenciava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q911205 | História, Estados Liberais América Hispânica, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Com o fim do primeiro regime constitucional espanhol, em 1814, e a volta de Fernando VII ao poder, irromperam vários movimentos de independência na América Hispânica. Na década de 1820, houve esforços para a ruptura da situação colonial de Cuba. Entre os motivos que derrubaram as tentativas de independência cubana nesse período estavam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q911206 | História, História Geral, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“No caso específico da relação escravista, arguiu Godwyn, o batismo e o exercício das práticas religiosas, ao tornarem o escravo mais disciplinado, mais que compensariam os gastos envolvidos na sua conversão: sendo doutrinado, nos ofícios divinos dos domingos, no princípio da obediência aos poderosos, o cativo desempenharia suas tarefas ao longo da semana sem questioná-las”
Fonte: MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do corpo, missionários da mente: senhores letrados e o controle dos escravos nas Américas, 1660-1860. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 45.
A partir da expansão da produção açucareira nas Antilhas Francesas e Inglesas, bem como na Colônia Portuguesa, no século XVII, aumentou, cada vez mais, a necessidade de justificativa do governo dos escravizados. Entre as formas legitimadoras desse tipo trabalho estavam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q911207 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A historiografia sobre a preparação para a boa morte registra ser essa uma prática de longa data. No Brasil, no século XIX, ante à eminência da morte, dívidas antigas eram confessadas. Confessava-se dívidas nunca pagas às casas comerciais, caixeiros confessavam ter negociado indevidamente, há anos, com o dinheiro da esposa. Assim, a morte corrigia os declaradamente desonestos. Dessa forma, a morte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q911208 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

No Brasil, a Primeira República foi marcada por conflitos envolvendo, entre outros, sertanejos, marinheiros, religiosos. Conflitos ora opondo o novo e o antigo sistema de governo, ora o estabelecimento da nova ordem, bem como o questionamento de situações sociais injustas. Considere os seguintes itens.
I. Guerra de Canudos. II. Revolta dos Tenentes. III. Coluna Prestes. IV. Revolta da Chibata. V. Guerra de Contestado.
Entre os conflitos sociais do regime republicano, de1896 a 1917, estão os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q911209 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Cultura, representação, imagem, sensibilidades, memória e subjetividades constituem conceitos que formam um marco e um guia na percepção do historiador diante da pesquisa histórica. Ambos, contemplam uma corrente historiográfica marcada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q911210 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A disciplina de História se caracteriza como um tipo de conhecimento científico construído continuamente (...) proporcionando aos educandos o contato com diferentes saberes através de variadas metodologias. Nesse aspecto, o estudante deve ser incentivado a descobrir os avanços, os limites, as ambiguidades e as incertezas que o homem carrega ao longo do tempo”.
Fonte: Documento Curricular do Tocantins, 2019, pp. 57-58.
Entre as orientações postuladas no referido documento curricular, cabe ao ensino de história:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q911211 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Desde o final dos anos de 1980 as linguagens vêm ganhando destaque em publicações sobre o ensino de história no Brasil. Sob a denominação de ‘linguagens’ ou ‘novas linguagens’, o olhar do professor e do pesquisador do ensino de história tem se ampliado em busca de novas alternativas didáticas para a aula de história”
Fonte: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2015, p. 97(adaptado).
Sobre a perceptiva do ensino e história, o debate sobre a inserção das novas linguagens correspondeu a um contexto em que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q911212 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Memória, história: longe de serem sinônimos, tomamos consciência que tudo opõe uma à outra. A memória é a vida, sempre carregada por grupos vivos e, nesse sentido, ela está em permanente evolução, aberta à dialética da lembrança e do esquecimento (...). A história é a reconstrução sempre problemática e incompleta do que não existe mais”
Fonte: NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, dez., 1993, p.9.
O debate pontuado no campo da historiografia sobre os conceitos de memória e história, adverte que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q911213 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Considere que a distância, em linha reta, entre Palmas e um município do interior do Estado é de 200 km. Na construção do mapa, um cartógrafo, verificou que a distância linear entre duas cidades, na representação cartográfica, ficou com 20 cm. Assinale a alternativa que apresenta a escala do referido mapa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q911214 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber (1924-2012) em sua obra “Os Domínios de Natureza no Brasil”, diz que um domínio Morfoclimático e Fitogeográfico consiste em um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial, onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solo, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas. Aponta ainda a existência de seis grandes domínios no Brasil. Estes domínios são denominados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q911215 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Milton Santos, ao analisar a globalização, o faz sob diversas características. Analise as seguintes afirmativas:
I. Globalização com a ideia de aldeia global como se todos soubessem o que se passa no mundo, bem como a informação do encurtamento das distâncias no qual o mundo se tornou ao alcance de nossas mãos. II. Globalização se apresenta como um processo que aumenta o desemprego crônico, a pobreza, assim como a fome e a falta de abrigo que se generaliza em todo o mundo.
Assinale a alternativa CORRETA. As afirmativas I e II correspondem, respectivamente a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.