Início

Questões de Concursos COPESE UFT

Resolva questões de COPESE UFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q910966 | Pedagogia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Lei Nº 14.640, de 31 de julho de 2023, institui o Programa Escola em Tempo Integral. Em seu artigo segundo define o fundamento do programa. Assinale a alternativa CORRETA que descreve como a lei define o programa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q910970 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A prática de análise linguística distingue-se do ensino tradicional de gramática. Neste, a linguagem é uma estrutura dada, acabada; naquela (prática de análise linguística), a linguagem é uma forma de interação social, que funciona segundo certas condições de produção dos gêneros textuais/discursivos, caracterizados pelo tema, composição, estilo, forma de circulação, interlocutores, situação comunicativa, intencionalidade, aceitabilidade, etc. Na sala de aula escolar, a prática de análise linguísticaconsidera a construção de efeitos de sentido como o ponto central do trabalho docente.
Fonte: MENDONÇA, M. Análise linguística: refletindo sobre o que a há de especial nos gêneros. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. C. B. (orgs.) Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 73-88. (adaptado).
Na sala de aula, é INCORRETO afirmar que a prática de análise linguística
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q911228 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A educação física adaptada é uma área especializada que tem ganhado destaque na última década nos estudos em educação física escolar (EFE). Professor Rodrigo, lotado na escola de Tempo Integral Margarida Lemos Gonçalvez é um exemplo de docente engajado com os processos inclusivos em EFE. Ele compreende a necessidade de garantir o acesso e a inclusão a todos os alunos independentemente de suas capacidades físicas e/ou cognitivas. Rodrigo sempre busca promover o desenvolvimento físico e social de seus estudantes, pois ele compreende que criar um ambiente acolhedor e acessível é tarefa de todos os docentes para que todos os alunos, professores e comunidade escolar possam ter oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades motoras, promover saúde, bemestar e lazer. Porém, o professor Rodrigo sabe que ser docente é ter consciência da necessidade de identificar as necessidades específicas de cada aluno com vistas a adaptar as práticas pedagógicas de forma efetiva e eficaz. Logo, sempre que necessário, ele conta com o apoio de diversos profissionais de suporte que a prefeitura de Palmas oferece à Secretaria de Municipal de Educação, como, por exemplo, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, entre outros. A partir disso, assinale a alternativa CORRETA no que tange a uma reflexão sobre os princípios da educação física adaptada e dos processos inclusivos em EFE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q911244 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre as atividades do cargo de supervisor pedagógico, que está imbuído de várias e distintas atividades, analise as afirmativas a seguir:
I. É sua atividade elaborar planos, programas e projetos educacionais no âmbito específico de sua área de atuação. II. Deve participar com todos os setores da escola, da gestão, dos aspectos administrativos e pedagógicos do estabelecimento de ensino. III. Deve participar da elaboração do projeto político pedagógico da escola. IV. Deve participar de ações administrativas e das interações educativas com a comunidade. V. Deve acompanhar o rendimento escolar dos alunos e executar tarefas de recuperação para aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q911253 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em relação à Sexualidade, Gênero e Educação para Prevenção de Violências e Garantias de Direitos, os estabelecimentos públicos e privados de ensino têm a função de promover a liberdade, a tolerância, a igualdade, a diversidade e o respeito entre as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Analise as afirmativas sobre direitos das pessoas LGBTI+.
I. Os profissionais da educação têm a responsabilidade de abordar os temas relativos à sexualidade, adotando materiais didáticos que não reforcem a discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero. II. É passível de responsabilidade civil e penal a omissão de gestores, supervisores, orientadores e dos professores que não coibirem, no ambiente escolar, condutas que visem intimidar, ameaçar, ofender, castigar, submeter, ridicularizar, difamar, injuriar, caluniar ou expor aluno a constrangimento físico ou moral, em decorrência de sua orientação sexual ou identidade de gênero. III. Em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, bem como nos cursos superiores, é assegurado aos transgêneros e intersexuais, desde o ato da matrícula e a qualquer tempo, o uso do nome social, que deverá constar em todos os assentamentos escolares e registros acadêmicos. IV. Os professores, diretores, supervisores, psicólogos, psicopedagogos e todos os que trabalham em estabelecimentos de ensino públicos e privados têm a obrigação de evitar qualquer atitude preconceituosa ou discriminatória por orientação sexual e identidade de gênero. V. As escolas públicas e privadas têm a responsabilidade de promover a liberdade, a tolerância, a igualdade, a diversidade e o respeito entre as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q911284 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicólogo, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

As dificuldades de aprendizagem se constituem como um grande impasse aos processos de escolarização. No que se refere aos seus fatores constituintes, pode-se destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q911287 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Psicólogo, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Segundo Lev S. Vygotsky (1896 – 1934), a Zona de Desenvolvimento Proximal pode ser definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q911295 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Psicólogo, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A respeito da atuação dos psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q1014307 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre as estratégias de expressão de plural na Libras, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q1014310 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre os sinais topônimos das cidades tocantinenses, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q1014311 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A posse é um domínio complexo e está presente em todas as línguas do mundo. Envolve uma relação entre, pelo menos, dois itens linguísticos: uma entidade possuidora e uma entidade possuída. Em relação ao sistema de posse na Libras, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q910963 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão.

Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino?

A incorporação das novas tecnologias no ensino tornou-se um dos principais debates da educação na atualidade. Robótica, jogos eletrônicos, inteligência artificial e realidade aumentada são apenas algumas das novidades que têm movimentado o mercado educacional e sido inseridas nas escolas.
Na realidade da sala de aula, porém, ainda há muita discussão sobre como integrar as novidades ao dia a dia escolar. Por mais que a desconfiança docente com relação ao uso das novas tecnologias venha diminuindo, ainda há muitos desafios para incorporar essas ferramentas de forma efetiva, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Para compreender quais são esses obstáculos, professores da educação básica falaram sobre o panorama da área e compartilharam suas experiências com o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas pelos educadores está a formação docente insuficiente para a área.
“As novas tecnologias ajudam no aprendizado a partir do momento em que o professor se apropria desse conhecimento”, avalia Diego Trujillo: “Mas vejo que a formação ainda é carente. Há um desejo do professor de aprender, mas ele não sabe para onde ou como ir.”
Os números demonstram que a formação é mesmo um dos grandes desafios no que diz respeito ao uso da tecnologia. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 54% dos professores não cursaram na graduação disciplina específica sobre como usar computador e internet em atividades com os alunos. Além disso, 70% não realizaram formação continuada sobre o tema no ano anterior ao levantamento. Dos que realizaram, 20% afirmaram que a capacitação “contribuiu muito” para a atualização na área.
Nesse cenário, a busca por novas formas de explorar os recursos tecnológicos acaba por depender da iniciativa do próprio professor. Na visão de Trujillo, a própria escola pode ajudar a reverter o quadro oferecendo apoio ao docente. “É necessário que a equipe pedagógica tenha um especialista em tecnologia educacional. Esse éum novo profissional de extrema importância”, afirma.
Dada a formação insuficiente, torna-se mais difícil explorar as potencialidades pedagógicas das novas tecnologias. E, em muitos casos, isso pode levar a uma certa resistência com relação ao seu uso, fazendo com que métodos mais tradicionais sigam sendo reproduzidos.
“O maior desafio atualmente é os professores conseguirem notar que a tecnologia pode tornar o processo de ensino-aprendizagem melhor”, opina Rafael Ribeiro. Para o educador, parte da desconfiança de alguns docentes com relação ao uso das novas tecnologias vem das mudanças que elas causam na própria rotina da aula. “É algo que tira o professor da zona de conforto. É uma ferramenta que precisa de estudo em casa, de um planejamento maior, de um período semanal que exige reflexão e estudo.” Outro fator que gera desconfiança é o medo de a tecnologia atuar como um distrator. No uso da internet, por exemplo, o receio é que os alunos acabem desviando a atenção do conteúdo para as redes sociais.
Na visão de Edilene von Wallwitz, driblar o problema também passa pela formação docente. “O professor precisa dominar essas ferramentas, participar de cursos, se inteirar a respeito, praticar. É preciso estar embasado para manter a atenção do aluno”, analisa.
No caso da rede pública, há um problema ainda anterior à apropriação das novas tecnologias: a falta de infraestrutura. Segundo uma pesquisa de 2017 do movimento Todos pela Educação, 66% dos professores da rede apontam o número insuficiente de equipamentos como limitador no uso dos recursos tecnológicos no ensino. Além disso, 64% indicam a velocidade insuficiente da internet como restrição. “[Nas escolas públicas] temos o básico, que é internet na escola para documentação, secretaria. Para uso de aluno e professor, a gente não tem”, conta Regina de Freitas, professora de língua portuguesa na rede pública.
Quando a escola dispõe do equipamento, podem surgir novos empecilhos — como a falta de manutenção. “A gente não consegue terminar o trabalho com o aluno porque o computador está com problema, a lousa digital tem algum defeito, a internet não funciona legal”, diz Angélica Guimarães, professora de Língua Portuguesa na rede pública. “Muitos professores optam por não utilizar [os recursos tecnológicos] para não perder tempo da aula. Às vezes, ao invés de otimizar o aprendizado, otimizar o tempo, acaba prejudicando.”

O que eles fazem:

Regina de Freitas, professora de Língua Portuguesa na rede pública, criou, um projeto que incorporou o uso do WhatsApp para o estudo dos gêneros textuais. Para isso, ela criou grupos com os estudantes dos oitavo e nono anos, que passaram a mandar os textos produzidos em casa pelo aplicativo de mensagens. Com um projeto simples, ela afirma ter observado como resultados a facilitação da comunicação e um aumento da motivação das turmas. “Alguns alunos que já tinham gosto pela escrita me enviaram até outros textos, que não estavam relacionados com o gênero que eu estava pedindo. Eu aceitava e revisava”, conta.
Edilene von Wallwitz, professora de Língua Portuguesa e Alemão na rede privada, é uma entusiasta do uso da tecnologia na educação, especialmente pela aproximação com o cotidiano dos adolescentes. A educadora utiliza, entre outras ferramentas, aplicativos que permitem gamificar as aulas — como o Kahoot. “O fator motivação, com jogos e competição, ajuda no aprendizado”, avalia.
Rafael Ribeiro, professor de Biologia na rede privada, explora a tecnologia em sala de aula desde 2014. Entre as principais vantagens da utilização desses recursos, ele destaca a possibilidade de mostrar vídeos e modelos 3D aos alunos, o que facilita a visualização dos conteúdos estudados. Além disso, o educador busca utilizar ferramentas que otimizem processos. “Também aplico provas utilizando formulário Google, que corrige automaticamente as questões-testes. Já as dissertativas eu corrijo individualmente e envio a nota para o aluno por e-mail com o gabarito embaixo. Ou seja, todo esse processo ficou muito mais instantâneo.”

Fonte: FONTOURA, Juliana. Revista Educação. Edição 249. 09 maio 2018. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br>. Acesso em: 09 jul. 2024 (adaptado).

Sobre as ações envolvendo tecnologia em sala de aula, apresentadas pelos professores, nos 11º, 12º e 13º parágrafos do texto, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q911292 | Psicologia, Código de Ética Profissional do Psicólogo, Psicólogo, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação aos princípios fundamentais do Código de Ética do Psicólogo.
I. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural. II. O psicólogo manterá a posição de neutralidade mediante as relações de poder nos contextos em que atua, evitando que os impactos dessas relações incidam sobre as suas análises. III. O psicólogo trabalhará para promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, com respeito aos limites éticos da profissão e imparcialidade nas situações de opressão. IV. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q1016023 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Conforme legislação vigente, os sistemas de ensino contarão com as entidades representativas das pessoas surdas para prover a modalidade Educação Bilíngue de surdos, incluindo contratação e avaliação de professores. Sobre o nome de entidades representativas das pessoas surdas, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q911220 | Geografia, Geografia Política, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

No dia 26 de junho de 2024, soldados e veículos militares tomaram por algumas horas o controle da Plaza Murillo, e entraram no Palácio Quemado, sede do governo nacional, liderados pelo general Juan José Zuñiga. Algumas horas depois, este general foi preso e o presidente do país descreveu a ação como uma tentativa de golpe de Estado. Alguns dias depois, no início de julho, formalizouse a adesão deste mesmo país ao MERCOSUL. O texto faz referência a qual país?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q911255 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A proteção social que vise a prevenção dos riscos sociais e das vulnerabilidades de crianças, adolescentes, jovens, idosos mulheres e pessoas com necessidades especiais, requer da gestão e das equipes multiprofissionais um olhar que vai além do reconhecimento dos fatores ou situações de desproteção no contexto familiar e territorial. Torna-se essencial a identificação e o reconhecimento de fatores protetivos, nas várias áreas da vida. Sobre essas questões, analise as afirmativas a seguir:
I. O envelhecimento no Brasil na sua diversidade e heterogeneidade, requer compreender a pessoa idosa como uma geração que, para além de conquistar longevidade, passou a ter direitos humanos e sociais garantidos após a CF de 1988. II. A situação de dependência das pessoas com deficiência é um conceito relacional que varia em função da interação da pessoa com o meio onde vive e suas barreiras de ordem física, atitudinal, de comunicação, dentre outras. III. A proteção social básica tem por objetivos a prevenção de situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. IV. A proteção social básica destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos e da fragilização de vínculos afetivos, discriminações etárias, étnico-raciais, de gênero ou por deficiência, entre outras. V. A proteção social especial oferece um conjunto de serviços e programas especializados de média e alta complexidade a famílias e indivíduos, inclusive a pessoas idosas e a pessoas com deficiência, em situação de risco ou com direitos violados, incluindo os riscos e violações relacionados à situação de dependência de cuidados de terceiros em virtude da idade (pessoa idosa) e da deficiência.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q911259 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O currículo pode ser organizado por eixos temáticos, temas geradores ou contextuais em seus componentes curriculares, áreas de conhecimento e itinerários formativos, tendo em vista vários níveis e formas de articulação. Sobre a interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I. A multidisciplinaridade ocorre quando há mais de uma área de conhecimento em um determinando projeto ou propósito, mas cada uma destas disciplinas mantém seus métodos e teorias em perspectiva. II. Na interdisciplinaridade mais de uma disciplina se une em um projeto comum, com um planejamento que as relacione. III. A transdisciplinaridade trata de um nível bem superior e complexo de integração contínua e ininterrupta dos conhecimentos. IV. A pluridisciplinaridade é um sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; cooperação,mas sem coordenação; há troca entre elas, ainda que não seja organizada. V. O objetivo da interdisciplinaridade é a unidade do saber; a interdisciplinaridade não é algo que se ensine ou que se aprenda, mas ação que se vive.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q1071793 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Se olharmos para as obras de arte criadas no ano em que nascemos, o que podemos descobrir sobre nós? “O museu sem fim de 1976”, da artista de teatro, crítica e curadora Daniele Avila Small, é uma visita guiada por um museu imaginário com uma exposição de obras de arte e de pensamento crítico criadas por mulheres no ano de seu nascimento, 1976, escolhidas a partir de entrelaçamentos entre sua história pessoal, o imaginário da astrologia e a história da arte. Ao falar dessas obras, compartilhando imagens e ideias, ela reflete sobre as mentalidades e os afetos que estavam em pauta em meados doss 1970 para mulheres em diferentes contextos, como Beatriz Nascimento, Susan Sontag, Ana Mendieta e Francesca Woodman.
Fonte: Revista DasArtes, O Museu sem Fim de 1976 (adaptado).
“O Museu sem Fim de 1976” caracteriza-se como uma forma artística híbrida contemporânea que conjuga elementos estéticos e discursivos, mesclando uma forma de arte e uma forma típica de transmissão de conhecimento. Outra produção que assume essa forma é “Descolonizando o Conhecimento”, de Grada Kilomba.
Assinale alternativa que indica CORRETAMENTE a forma artística de “O Museu sem Fim de 1976”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q911291 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação às contribuições da teoria freudiana ao campo da educação.
I. Por meio da relação transferencial, os professores reforçam comportamentos e estabelecem propositadamente as contingências necessárias para o condicionamento operante. II. O conceito de transferência, utilizado por Sigmund Freud ao longo do desenvolvimento da sua teoria psicanalítica, oferece subsídios para a compreensão acerca da relação professor-aluno no contexto educativo. III. As pulsões de morte estão diretamente associadas ao fracasso escolar, uma vez que fomentam violência em detrimento de aprendizagem, possível apenas em função das pulsões de vida. IV. A dimensão desejante do sujeito é fundamental para o seu engajamento frente aos objetos de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q911256 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas sobre o cargo de orientador educacional que está imbuído de várias e distintas atividades.
I. Elaborar planos, programas e projetos educacionais no âmbito específico de sua área de atuação. II. Participar da elaboração e seleção de material utilizado em sala de aula. III. Participar com todos os setores da escola, da gestão, dos aspectos administrativos e pedagógicos do estabelecimento de ensino. IV. Participar da elaboração do projeto político pedagógico da escola. V. Participar de ações administrativas e das interações educativas com a comunidade.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.