Questões de Concursos COPEVE UFAL

Resolva questões de COPEVE UFAL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q34884 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Texto associado.
      “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta. Era noite de Natal. Havendo ajustado com um vizinho irmos à missa do galo, preferi não dormir; combinei que eu iria acordá-lo à meia-noite.
      A casa em que eu estava hospedado era a do escrivão Meneses, que fora casado, em primeiras núpcias, com uma de minhas primas. A segunda mulher, Conceição, e a mãe desta acolheram-me bem, quando vim de Mangaratiba para o Rio de Janeiro, meses antes, a estudar preparatórios. Vivia tranquilo, naquela casa assobradada da Rua do Senado, com os meus livros, poucas relações, alguns passeios. A família era pequena, o escrivão, a mulher, a sogra e duas escravas. Costumes velhos. Às dez horas da noite toda a gente estava nos quartos; às dez e meia a casa dormia. Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa; ele não respondia, vestia-se, saía e só tornava na manhã seguinte. Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em ação. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. Conceição padecera, a princípio, com a existência da comborça; mas, afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito.
      Boa Conceição! Chamavam-lhe “a santa”, e fazia jus ao título, tão facilmente suportava os esquecimentos do marido. Em verdade, era um temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lágrimas, nem grandes risos. No capítulo de que trato, dava para maometana; aceitaria um harém, com as aparências salvas. Deus me perdoe, se a julgo mal. Tudo nela era atenuado e passivo. O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio. Era o que chamamos uma pessoa simpática. Não dizia mal de ninguém, perdoava tudo. Não sabia odiar; pode ser até que não soubesse amar.
      Naquela noite de Natal foi o escrivão ao teatro. Era pelos anos de 1861 ou 1862. Eu já devia estar em Mangaratiba, em férias; mas fiquei até o Natal para ver a missa do galo na Corte. A família recolheu-se à hora do costume; eu meti-me na sala da frente, vestido e pronto. Dali passaria ao corredor da entrada e sairia sem acordar ninguém. Tinha três chaves a porta; uma estava com o escrivão, eu levaria outra, a terceira ficava em casa.”

Machado de Assis, Missa do Galo.
Quanto à compreensão geral do texto e aos elementos que compõem a narrativa, verifique as seguintes asserções:

I. O foco narrativo é de terceira pessoa e o narrador é onisciente, pois implica uma visão mais distanciada da narrativa, já que ele (o narrador) nos informa sobre o estado de espírito das personagens, seus sentimentos, intenções e pensamentos.
II. O narrador é em primeira pessoa, cujo indício formal é dado não apenas pela flexão dos verbos e pronomes (pude, tive, contava eu...) como também pela observação de que ele é uma personagem da narrativa.
III. O narrador-protagonista cria, no presente da narrativa, um espaço de reflexão para que, por meio da reconstrução dos acontecimentos, o homem de hoje entenda o que se passou com o jovem de ontem.
IV. O narrador em primeira pessoa nos informa sobre o juízo que ele faz sobre as demais personagens e acontecimentos do texto. Portanto, ter consciência de que estamos tomando contato com uma história através do olhar particularizado do narrador é importante.
V. O narrador-protagonista é uma personagem secundária da sua própria narrativa, pelo fato de ele contar uma história que testemunhou, mas que está centrada em outra personagem.

São corretas 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q182253 | Matemática, Juros e descontos simples, Economista, UFAL, COPEVE UFAL

Numa aplicação a juro simples um capital produz em 2 meses o montante de R$ 5 460,00. Se aplicado à mesma taxa mensal, o mesmo capital produziria, ao final de 5 meses, o montante de R$ 5 850,00. Qual o valor desse capital?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q181160 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

Os nutrientes minerais exercem funções específicas e essenciais ao metabolismo da planta. Considere as seguintes informações.

I. Constituinte da lamela média das paredes celulares, atua também como mensageiro secundário. Imóvel no floema.

II. Sua deficiência induz clorose internerval, levando também à abscisão prematura de folhas. Excesso de K pode induzir tal deficiência.

III. Constituinte de proteínas carreadoras de elétrons na fotossíntese, como os citocromos. Sua deficiência causa clorose internerval nas folhas mais jovens.


IV. Envolvido nas reações de cisão da molécula de água, na fotossíntese. Sua deficiência leva a clorose internerval associada ao desenvolvimento de pequenos pontos necróticos.

V. Elemento encontrado em dois aminoácidos proteicos. Os sintomas de sua deficiência, tais como clorose, surgem inicialmente nas folhas mais jovens.

VI. Componente da plastocianina, proteína transportadora de elétrons na fase fotoquímica da fotossíntese. Sua deficiência reduz tal processo fisiológico e também a nodulação em raízes, no processo de fixação biológica do nitrogênio.

A sequência dos elementos que corresponde às respectivas descrições acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q160017 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Patrimônio, Assistente de Administração, UFAL, COPEVE UFAL

O patrimônio é o objeto administrado que serve para propiciar às entidades a obtenção de seus fins. Como tal, são atribuições do setor de patrimônio, exceto a opção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q34923 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Em uma assembleia de 12 professores do IFAL, três são matemáticos. Quantas comissões de cinco membros podem ser formadas, incluindo, no mínimo, um professor de matemática? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q323385 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo

I. envolve elementos culturais.

II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.

III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q34925 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Ou Socorro será Bancária, ou Sônia será Médica, ou Graça será Enfermeira. Se Ana for Repórter, então Graça será Enfermeira. Se Sônia for Médica, então Ana será Repórter. Ora, Graça não será Enfermeira. Então: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q171543 | Biologia, Recursos hídricos, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

Em relação à água, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q169697 | Biologia, Biologia Molecular, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

As seguintes etapas constituem a reação em cadeia da polimerase (PCR), onde milhões de cópias do fragmento de DNA que se quer amplificar são gerados,

I. Desnaturação do DNA genômico (94ºC, 30s).

II. Anelamento dos iniciadores no DNA genômico (30-60ºC, 30s).

III. Desnaturação do DNA genômico (94ºC, 5min).

IV. Síntese do DNA pela polimerase (72ºC, 2-5 min).

a sequência correta da reação apresentada está na opção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q22693 | Direito Ambiental, Advogado, CASAL, COPEVE UFAL

Sobre a Responsabilidade Ambiental na esfera penal, verifica-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q342798 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Técnico do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Nenhum universitário é estudioso. Alguns estudiosos são candidatos aprovados em concursos. Logo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q158187 | Administração de Recursos Materiais, Inventário, Assistente de Administração, UFAL, COPEVE UFAL

Em relação ao processo de inventário na administração pública, não é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q171321 | Biologia, Biologia Molecular, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

Viroides e príons são agentes infecciosos constituídos, respectivamente, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q474655 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Qual a alternativa correta quanto ao uso do verbo gustar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q171772 | Biologia, Botânica, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

O termo Rizoma refere-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q328383 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

O sistema educacional, ao longo da história, tem desempenhado um importante papel na evolução das sociedades, uma vez que prepara as gerações para os desafios evolutivos das nações. No contexto da formação de professores, têm sido produzidos saberes e conhecimentos sobre o planejamento da ação docente como espaço privilegiado para adequar a escola aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o planejamento constitui-se em um ato pedagógico fundado na necessidade de aproximar a escola das demandas da sociedade. São objetivos do planejamento pedagógico:

I. produzir planos escolares;

II. definir objetivos e metas do ensino;

III. estabelecer procedimentos de avaliação.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q158817 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Assistente de Administração, UFAL, COPEVE UFAL

Para McGee e Prusak, a informação é constituída de dados que, independentemente da forma sob as quais são coletados, processados, organizados e ordenados, assumem significado e contexto. Dados em uso são aqueles que pressupõem a participação de usuários para manipulá- los no seu contexto. Assinale a opção abaixo relacionada que se caracteriza como um motivo relevante para uma pessoa procurar informação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q218671 | Pedagogia, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL

A construção do Projeto Político-pedagógico somente se dá na perspectiva da gestão democrático-participativa, e para que esteja de fato voltada às necessidades de mudança na educação, no currículo e no processo ensino-aprendizagem, precisa nortear-se pelos pressupostos (I) filosófico- sociológicos, (II) epistemológicos e (III) didático- metodológicos. Relacione as afirmações aos pressupostos a que se referem.

( ) O conhecimento se constrói num processo de ensino- aprendizagem que precisa ser sistematizado por meio de métodos e técnicas que valorizam as relações solidárias e democráticas.

( ) Parte do princípio que a educação é direito de todos e deve ser um compromisso político do Poder Público.

( ) Por considerar o conhecimento como algo que é construído e transformado coletivamente, afirma que a produção deste conhecimento deve pautar-se na socialização e na democratização do saber.

Indique a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q219317 | Pedagogia, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL

A autonomia da escola exige a responsabilidade de todos na organização do seu trabalho pedagógico. Esta autonomia, segundo Libâneo (2004), pode se dar nas esferas:

I. Administrativa; II. Jurídica; III. Financeira; IV. Pedagógica.

Identifique a que esfera da autonomia da escola se referem as afirmações a seguir.

( ) Possibilita à instituição educativa garantir condições de funcionamento por meio da administração total ou parcial dos recursos repassados.

( ) Ela se efetiva por meio do processo eleitoral para diretores, e possibilita à instituição escolar elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.

( ) Dá liberdade de ensino e pesquisa. Possibilita a elaboração da proposta curricular em consonância com as políticas públicas vigentes e as orientações dos sistemas de ensino.

( ) Traduz-se na elaboração de normas e orientações escolares próprias como, por exemplo, o Regimento Escolar.

Indique a opção que apresenta a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q34921 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

“Se é verdade que “alguns meninos são loiros” e que “nenhum músico é loiro”, então, também é necessariamente verdade que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.