Questões de Concursos COPEVE UFAL

Resolva questões de COPEVE UFAL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q474806 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Qual alternativa apresenta apenas verbos irregulares no futuro simples do indicativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q219368 | Pedagogia, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL

Aprovada como a mais recente solução para atender à demanda na formação de professores e para o aprimoramento da Educação no País. [...] Alicerçada no acelerado avanço tecnológico, vai revolucionar a estrutura do sistema de ensino (PALHARES, 2007) Trata-se de (Assinale a opção correta.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q34886 | Português, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

No enunciado: “Os cozinheiros já haviam preparado o banquete, de modo que não utilizaram os outros pratos.”, tem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q185421 | Eletricidade, Luminotécnica, Engenheiro Elétrico, UFAL, COPEVE UFAL

Tomando por base os conceitos referentes a Luminotécnica, entende-se por iluminância

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q182072 | Agronomia, Sementes, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

Um saco de 30 kg de sementes de Brachiaria apresenta as seguintes informações do boletim de análises: 58% de impurezas, 42% de sementes puras e porcentagem de germinação de 70%. De acordo com os dados apresentados, quantos quilos de sementes irão efetivamente germinar no campo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q170561 | Biologia, Vírus, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

Propriedades fundamentais dos vírus, que os distinguem das células vivas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q184055 | Agronomia, Sementes, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

Dadas as afirmativas abaixo, com base no tipo de germinação das sementes,

I. Na germinação epígea os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do epicótilo, como visto em sementes de feijão. Ao passo que na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do hipocótilo, como, por exemplo, em sementes de milho.

II. Na germinação epígea, os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do epicótilo, como em sementes de milho. Enquanto que, na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do hipocótilo, como, por exemplo, em sementes de feijão.

III. Na germinação epígea os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do hipocótilo, como por exemplo em sementes de feijão. Ao passo que na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do epicótilo, como visto, por exemplo, em sementes de milho.

verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q171055 | Biologia, Normas de Segurança em Laboratórios, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

Sobre a segregação de resíduos de serviços de saúde, é incorreto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q704074 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, UFAL, COPEVE UFAL, 2019

O lucro líquido de uma empresa, em 20X8, representava 15,40% das suas vendas líquidas (receitas líquidas). Se o seu giro do ativo era de 0,80, o retorno sobre o ativo total da empresa (rentabilidade do ativo total da empresa) correspondia a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q323155 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação,

I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia.

IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q169431 | Biologia, Limnologia, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

Os parâmetros químicos, indicadores da qualidade da água, estão todos representados na afirmativa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q474889 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Qual alternativa apresenta lo como artigo neutro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q171118 | Biologia, Biomas brasileiros, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

O Estado de Alagoas é coberto predominantemente por dois grandes Biomas, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q378132 | Administração Pública, Governabilidade, Técnico Administrativo, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Dadas as afirmativas acerca dos conceitos relacionados à Administração Pública,

I. A governabilidade é a capacidade política de o Estado governar, decorrente da sua legitimidade e do seu governo com a sociedade.

II. A governança é a capacidade do governo em formular e implementar suas políticas, diante da sua capacidade financeira e administrativa.

III. A accountability é a capacidade do governo em contabilizar votos no Congresso Nacional para aprovar ou modificar Leis.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q642142 | Informática, Gerência de Projetos, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

O quadro de funcionários de uma empresa que desenvolve software possui 10 programadores e 5 designers. A empresa precisa selecionar 5 empregados para formar uma equipe que irá iniciar um novo projeto. De quantas maneiras a empresa poderá compor esta equipe considerando 3 programadores e 2 designers?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q158349 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

Texto associado.


Pode-se caracterizar empiricamente a sociedade de
consumo por diferentes traços: elevação do nível de vida,
abundância das mercadorias e dos serviços, culto dos objetos e
dos lazeres, moral hedonista e materialista, etc. Mas,
estruturalmente, é a generalização do processo de moda que a
define propriamente. A sociedade centrada na expressão das
necessidades é, antes de tudo, aquela que reordena a produção
e o consumo de massa sob a lei da obsolescência, da sedução e
da diversificação, aquela que faz passar o econômico para a
órbita da forma moda (LIPOVETSKY, Gilles. O império do
efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 159).

Considerando-se o contexto, o sentido de uma expressão do texto está corretamente traduzido em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q373316 | Português, Termos Essenciais da Oração, Psicólogo, Prefeitura de Feira Grande AL, COPEVE UFAL

Dadas as frases,

I. O professor ofereceu-lhe um livro de Gabriel García Marquez.

II. Os críticos consideraram o filme um desastre.

III. Aconteceram grandes modificações no Senado Federal.

os constituintes em destaque exercem, respectivamente, as funções sintáticas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q326928 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q159834 | Serviço Social, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

A partir da década de 30, nos governos de Getúlio Vargas, houve mudanças significativas no Estado brasileiro. Com relação a essas mudanças, é incorreto afirmar que elas foram marcadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.