Início

Questões de Concursos COPEVE UFAL

Resolva questões de COPEVE UFAL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q462727 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

A doutrina penal é unânime de que na expressão “não há crime sem lei anterior que o defina” firma-se um dos fundamentos mais importantes do direito penal: o princípio constitucional da legalidade penal no que diz respeito aos delitos. Pergunta-se: quais são os corolários extraídos desta locução?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q121758 | Inglês, Interpretação de Textos, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

Dados os procedimentos abaixo que se referem ao processo de organizar um evento (pré-evento, evento propriamente dito e pós evento),

I. One procedure the person in charge should do is to gather essential information (contact information, checklist, logistical details, etc) that will be referred to on a continuous basis throughout the event planning process and organize it into a userfriendly system.

II. After organizing reference information, the person responsible for the event has to establish communication with the team. It is important to develop a support network and preventing duplication of efforts. The first meeting should bring all participants to the same page.

III. In order to follow up, it is important to have some sort of follow up in form of document for the purpose of evaluating the planned activities and determining whether the projected goals of the event were met.

IV. If the big day has arrived, make sure that you have checked and double checked to verify that all items. The best way to do this may be by using a checklist.

verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q170686 | Biologia, Ecologia, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

. Entende-se por Nicho Ecológico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q608216 | Biblioteconomia, Bibliotecário de referencia, Bibliotecário, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

As atividades culturais são importantes ferramentas na atuação profissional do Bibliotecário. Além da dimensão cultural e educativa, a ação cultural possui uma dimensão política e de caráter transformador, uma vez que pode operar mudanças na realidade. Dadas as afirmativas,

I. No processo de ação cultural, o bibliotecário deve criar as condições para que, no decorrer das atividades, os leitores participantes possam desenvolver e expressar suas linguagens culturais, tornando-se sujeitos das ações.

II. A fabricação cultural constitui-se de um processo com início, meio e fim pré-determinados, tendo como objetivo a produção de algum produto e/ou objeto material.

III. Na animação cultural, os leitores assistem a diferentes expressões e manifestações culturais, tendo como meta principal o aprendizado e o desenvolvimento de um processo pedagógico.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q320480 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q440314 | Direito Constitucional, Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, Técnico do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Considere o artigo 5º, inciso XIII, da Constituição de 1988. “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. Com base na tradicional classificação de José Afonso da Silva, sobre a eficácia e a aplicabilidade normas constitucionais, pode-se afirmar que o art. 5º, XIII, da Constituição Federal é uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q552735 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

A impressora é um dispositivo que produz informações no papel. Existem vários tipos de impressora que difere por suas características no que diz respeito à forma de impressão. Quais são as características da impressora a laser?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q411687 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

O ato de interdição temporária de estabelecimento comercial, efetuado por autoridade administrativa, manifesta em caráter principal o atributo da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q341048 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Técnico do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Considere a proposição: Se um time de futebol de areia é do interior, então, ele é desacreditado. Qual opção abaixo define a sua proposição contrapositiva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q444481 | Direito Constitucional, Ministério Público, Técnico do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

São deveres dos membros do Ministério Público, além de outros previstos em lei, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q120408 | Informática , SQL, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

O comando SQL que representa a seguinte consulta "nome e salário dos empregados do departamento 142, em ordem decrescente de salário; em caso de funcionários com o mesmo salário, deve prevalecer a ordem alfabética dos nomes"

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q639813 | Informática, Segurança da Informação, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Dadas as sentenças a seguir,

I. A tríade CIA (Confidentiality, Integrity and Availability - Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade) representa os principais atributos que, atualmente, orientam a análise, o planejamento e a implementação da segurança da informação.

II. Confidencialidade é a propriedade que limita o acesso informação para somente as entidades legítimas.

III. Integridade é a propriedade que garante que a informação chegue de forma integral, ou seja, completa às entidades legítimas.

IV. Disponibilidade é a propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo.

V. A chamada segurança física está relacionada a ameaças, tais como: incêndios, desabamentos, relâmpagos, alagamento, acesso indevido de pessoas etc.

verifica-se que estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q552523 | Informática, Internet, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Dadas as sentenças seguintes sobre os protocolos e tecnologias da Internet,

I. O DNS permite o mapeamento de nomes em endereços IP.

II. O HTTP é um protocolo da camada de transporte (no modelo OSI) que permite a transferência de Hipertextos.

III. O SMTP é o protocolo responsável pela comunicação através de e-mails.

IV. O protocolo FTP foi criado para facilitar a transferência de arquivos e é muito utilizado em aplicações P2P.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q160088 | Informática, Windows, Assistente de Administração, UFAL, COPEVE UFAL

A proposição seguinte,

No Windows XP, a tecla TAB, dentre outras funções, é utilizada para alternar o foco ou seleção entre os objetos, botões, ícones e atalhos contidos na Área de Trabalho. está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q408684 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

“São plexos unitários de atribuições, criados por lei, correspondentes a encargos de direção, chefia ou assessoramento”:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q319852 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.

II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar novas interações.

III. As crianças se desenvolvem em situações de interação social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q807581 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente Social, MPE AL, COPEVE UFAL

Segundo o Art. 12, a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, os estabelecimentos de ensino, no que se refere à questão dos alunos que têm número de faltas acima de 50% do percentual permitido em lei, deverão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q816076 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Analista de Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

A Lei de improbidade administrativa prevê ressarcimento, perda dos bens ilicitamente acrescidos ao patrimônio, indisponibilidade de bens, perda de função pública, suspensão de direitos políticos de 5 a 8 anos, multa e proibição de contratar ou receber benefícios ou incentivos fiscais por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q644113 | Informática, Sistema de arquivos, Técnico do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Sobre o comando chmod, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q119904 | Português, Sintaxe, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

Texto associado.

As questões 6 e 7 referem-se ao texto seguinte.

Imagem 002.jpg

Dadas as proposições seguintes,

I. Há, no texto, uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

II. O último período do texto é composto por oração principal e oração subordinada adverbial condicional.

III. Os verbos conseguir (linha 1), vir (linha 5) e haver (linha 7) introduzem orações reduzidas de infinitivo.

IV. Na expressão, em debate no parlamento espanhol (linhas 3-4), há dois adjuntos adverbiais.

verifica-se que estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.