Início

Questões de Concursos COPEVE UFAL

Resolva questões de COPEVE UFAL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q459401 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Paulo Sérgio esgotou seu potencial lesivo ao atirar 12 vezes, com sua pistola, contra Luís Antônio. Este, atingido por seis projéteis, foi internado em um hospital e submetido a uma cirurgia. A morte, porém, ocorreu por força de uma infecção causada por uma bactéria alojada em um dos projéteis. No caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q183997 | Economia, Economista, UFAL, COPEVE UFAL

Se a planta de produção de uma empresa é considerada custo fixo, então,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q419293 | Direito Civil, Bens, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Sobre os bens públicos, dadas as seguintes assertivas,

I. Segundo o Código Civil, são bens públicos os pertencentes às pessoas jurídicas de direito público.

II. A inalienabilidade dos bens públicos é absoluta.

III. A impenhorabilidade dos bens públicos é a característica que impede o penhor e a hipoteca deles.

IV. Um hospital público é exemplo de bem público de uso especial.

V. Os bens dominicais são aqueles que não se encontram afetados a qualquer finalidade pública.

verifica-se que estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q699618 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Assistente em Administração, UFAL, COPEVE UFAL, 2019

Segundo o art. 6º do regimento geral da UFAL: ”O Conselho Universitário é constituído de 02 (duas) Câmaras, sendo uma Acadêmica e outra Administrativa.” 
Com base nas competências das Câmaras Administrativa e Acadêmica, assinale a alternativa correta: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q183053 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, UFAL, COPEVE UFAL

Os serviços de impermeabilização representam uma pequena parcela do custo e do volume de uma obra, quando devidamente planejados. O sistema de impermeabilização normalmente executado contra a umidade do solo é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q377940 | Administração Pública, Governabilidade, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

A respeito da governança no setor público, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

807Q553557 | Informática, Gerenciamento de Dados e Arquivos, Assistente em Administração, Universidade Federal de Viçosa MG, COPEVE UFAL

Considere as seguintes afirmativas relacionadas às funcionalidades de um gerenciador de arquivos.

I. Permite a criação de pastas (diretórios) para organizar os arquivos.

II. Elimina automaticamente os arquivos com mais de um ano sem acesso.

III. Pode exibir os arquivos ordenados por data de atualização.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

808Q639840 | Informática, Redes de computadores, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

A arquitetura de firewall formada por um filtro de pacotes e um bastion host junto à rede interna é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q419938 | Direito Civil, Pessoas, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Assinale a opção correta de acordo com a legislação civil brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q190603 | Direito Processual Civil, Processo de execução, Advogado, CASAL, COPEVE UFAL

Assinale a opção incorreta a respeito da execução no processo civil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q189686 | Direito Administrativo, Consórcios Públicos, Advogado, CASAL, COPEVE UFAL

Quanto aos Consórcios Públicos, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q188414 | Direito Econômico, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Advogado, CASAL, COPEVE UFAL

Segundo a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, também conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, a empresa estatal dependente é conceituada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q701795 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, UFAL, COPEVE UFAL, 2019

Classifique as contas abaixo relacionadas, quanto à natureza e quanto ao saldo, e assinale a opção a opção correspondente. 
1. Compras de mercadorias; 
2. Descontos Incondicionais Concedidos; 
3. Vendas; 
4. Ações em Tesouraria; 
5. Alugueis;
6. Nota Promissória de sua emissão; 
7. Duplicata de seu aceite; 
8. Rendimento de aplicação financeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q809579 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Auditor do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Com base na Lei n. 6.404/76, nas demonstrações contábeis, as contas semelhantes poderão ser agrupadas, considerando o agrupamento das contas do ATIVO. Avalie as afirmativas abaixo e indique a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q607108 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, MPE AL, COPEVE UFAL

Dentre as bases de dados de referências, aquelas que mostram o acervo de uma determinada biblioteca, ou de uma rede de bibliotecas, é a base de dados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q132263 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei nº 8666 93, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Segundo a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, Lei de Licitações e Contratos, é nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração,salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, feitas em regime de adiantamento,assim entendidas aquelas de valor não superior a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q120759 | Segurança da Informação , Criptografia, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

Avaliando as sentenças seguintes a respeito de segurança em sistemas de informação,

I. O RSA é um algoritmo de criptografia (codificação) muito utilizado na WEB e se baseia no conceito de chave pública e privada, que utilizam senhas diferentes para cifrar e decifrar os dados.

II. O algoritmo RSA pode ser utilizado para implementar assinatura digital, uma vez que cada usuário utiliza a sua chave privada exclusiva para cifrar (codificar) a mensagem, enquanto a chave pública é utilizada pelo receptor para decifrar a mensagem recebida.

III. Por mais que haja investimento em prevenção de desastres, é sempre necessário haver um plano de backups frequentes como forma de redução de riscos e recuperação de desastres.

IV. A utilização de firewalls pode proteger contra ataques de invasores. Por essa razão, são considerados locais apropriados para execução de mecanismos de detecção de intrusão.

verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q158441 | Administração Pública, Contratos e convêniosparcerias, Assistente de Administração, UFAL, COPEVE UFAL

O Decreto nº 6.170/2007 define convênio como sendo acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e tenha como partícipe, de um lado, órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta, e, de outro lado, órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando à execução de programa de governo, envolvendo a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação". Entre os principais partícipes de um convênio há aquele que propõe o ajuste, sugerindo seus principais objetivos e apresentando plano de trabalho a ser aceito pelo(s) outro(s) partícipe(s). Esse partícipe é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q711195 | Português, Procurador Jurídico, Prefeitura de Porto Calvo AL, COPEVE UFAL, 2019

Solar, feliz. É assim que Gustavo Black Alien, ex Planet Hemp, descreve seu segundo trabalho, Babylon by gus – Vol. II – No princípio era o verbo, que chega ao mercado mais de uma década após seu primeiro disco solo. Depois de anos de luta contra a dependência de álcool, o rapper, há um ano sem beber, diz que compor sóbrio lhe fez bem. “Demoro mais, porém, estou mais rigoroso, reflito melhor”, diz Alien, que, na faixa “Terra”, o primeiro single do álbum, fala sobre sua busca pela espiritualidade. Há versos mais duros, como em “Rolo compressor”, que abordam a opressão. “O papel do artista é também o de informar o povo, dar educação que o governo não oferece”, diz.
Revista GOL, set. 2015, p. 72.
Como se pode conferir, o texto apresenta uma série de variáveis significativas e expressivas, ou seja, aponta para diferentes linhas temáticas que servem para apresentar um trabalho artístico. Esse fenômeno está presente no texto da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.