Questões de Concurso COPEVEUFAL

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q1001824 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Os pacientes esperam que o profissional de enfermagem lhes preste cuidados com competência, habilidade e segurança. Para que isso ocorra, todos os cuidados devem ser previamente planejados e organizados. A não observância desses princípios pode levar à ocorrência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). São exemplos desses eventos:

I. diarreias por Clostridium difficile;

II. inflamação do trato urinário;

III. pneumonia bacteriana;

IV. inflamação do sítio cirúrgico.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

42 Q1001825 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

O gerenciamento adequado dos resíduos provenientes dos serviços à atenção em saúde humana é complexo e requer uma eficiente articulação quanto às etapas de segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final. Ao retornar ao posto de enfermagem após a realização de uma punção venosa para administração de medicamento no paciente ACM, o técnico de enfermagem separou para descarte seringas agulhadas e scalp por serem materiais perfurocortantes. Esses materiais tratam de qual grupo da classificação de resíduos em saúde?

43 Q1001826 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

No que se refere aos Componentes da Rede de Atenção Psicossocial, dentro da Política Nacional de Saúde Mental, os Serviços Residenciais Terapêuticos e o Programa de Volta para Casa dizem respeito a

44 Q1001827 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao RecémNascido, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

No tratamento ao recém-nascido com icterícia neonatal é comum a utilização da fototerapia. São alterações que devem ser observadas e monitoradas, e que estão relacionadas à fototerapia:

I. hipertermia;

II. queimaduras;

III. diarreia.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

45 Q1001831 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Como devem agir os administradores escolares diante das situações de violência presente no cotidiano das escolas?

46 Q1001834 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Na terapia cognitivo-comportamental, o manejo da ansiedade é uma intervenção que tem como objetivo ajudar a criança e/ou adolescente a reconceituar os seus problemas, aprendendo a lidar com as novas situações sem sentir-se em constante ameaça ou perigo. Qual a técnica utilizada para corrigir pensamentos antecipatórios catastróficos e expectativas negativas sobre acontecimentos futuros não realistas que contribuem para o agravamento de comportamentos disfuncionais?

47 Q1001807 | Auditoria Governamental, Comunicação de Resultados Parecer de auditoria, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Em relação à forma de opinião do auditor, assinale a alternativa correta.

48 Q1001793 | Medicina, Médico, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Segundo o Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil, é doença de notificação compulsória imediata:

49 Q1001796 | Medicina, Médico, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Paciente 62 anos, masculino, 67 kg, recebendo medicação domiciliar para tratamento de hipertensão arterial sistêmica, apresentou hemiplegia em dimídio direito e afasia. Deu entrada em unidade de emergência 1 hora após início do quadro clínico. Fez tomografia computadorizada de crânio sem contraste 2 horas após início do quadro clínico que evidenciou lesão isquêmica cerebral. Qual a conduta terapêutica para esse caso?

50 Q1001797 | Medicina, Médico, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Um homem de 45 anos, cor negra, diabético tipo 2, tabagista, com fortes antecedentes familiares de hipertensão arterial sistêmica, esteve em consulta de rotina com um cardiologista. Sua pressão arterial era 120/80 mmHg, medida da forma correta. Assintomático, seu exame físico era normal. O médico solicitou exames rotineiros e 15 dias após o paciente retornou ao consultório. Achados dignos de nota apenas uma proteinúria (++/4+) ao exame de sedimento urinário, e critérios eletrocardiográficos claros de hipertrofia ventricular esquerda. Considerando a história clínica e exames complementares, qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.