As pessoas que são surdas (pessoas com perda auditiva
profunda) têm capacidades auditivas que as proveem com pouca
audição útil, ainda que usem aparelhos auditivos. Mesmo que
quase todas as pessoas surdas percebam alguns sons, elas não
podem usar a audição como seu principal meio de obter
informação. As pessoas com dificuldades auditivas podem
processar a informação do som com a ajuda de um aparelho
auditivo.
Tanto o grau da perda auditiva quanto a idade quando
ocorreu a perda são importantes. Os indivíduos que se tornam
surdos antes de aprender a falar e de entender a linguagem são
chamados surdos pré-linguísticos, assim como aqueles que
nasceram surdos ou perderam a audição quando bebês.
Aproximadamente 95% de todas as crianças e de jovens surdos
são surdos pré-linguísticos. Sua incapacidade de ouvir a
linguagem afeta seriamente a comunicação com os outros e o aprendizado, mais tarde, na escola. Uma em
cada 10 pessoas surdas pré-linguísticas tem, pelo menos, pai ou mãe com surdez.
As crianças desse grupo normalmente aprendem a se comunicar
durante o período normal de desenvolvimento. Contudo, em vez
de aprender as habilidades via comunicação oral, muitas
fazem-no por uma combinação da comunicação manual
(linguagem de sinais) e linguagem oral. Os indivíduos cujas
perdas auditivas graves ocorrem depois que aprenderam a falar
e os quais entendem a linguagem oral são considerados surdos
pós-linguísticos. Muitos são capazes de reter sua capacidade de
usar a fala e de se comunicar oralmente com os outros.
SMITH, Debora Deutsch. Introdução à educação especial, 2008, p. 299
De acordo com o excerto, assinale a alternativa em que se
depreendem diferenças básicas entre surdez e deficiência
auditiva.
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