Início

Questões de Concursos COPEVEUFAL

Resolva questões de COPEVEUFAL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1001801 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Dadas as proposições quantificadas,
I.x e R, se x < -2, então x² > 4. II.x e Z, se x é par, então x não é primo. III.x e R tal que x³ < 0. IV.x e Z tal que x² + 1 = 0.
verifica-se que são verdadeiras apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1006159 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

O SUAS é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira. A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS, aprovada pela Resolução CNAS nº 33, de 12 de dezembro de 2012, define como diretrizes estruturantes da gestão do SUAS, dentre outras:

I. primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;

II. centralização político-administrativa;

III. financiamento partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

IV. matricialidade sociofamiliar.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1019483 | Espanhol, Verbos Verbos, Espanhol, Prefeitura de Maceió AL, COPEVEUFAL, 2017

Qual alternativa apresenta apenas verbos irregulares no futuro simples do indicativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1014441 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

As palavras de um léxico de uma língua de sinais são compostas por um número finito de unidades discretas, sem sentido e contrastantes. Morfemas e palavras são compostos por tais unidades, que podem ser recombinadas ou substituídas umas pelas outras para criar novas palavras. Esse tipo de estruturação torna possível acumular um vasto vocabulário e nenhuma outra espécie o possui. Para Stokoe (1960), os membros das categorias principais na configuração de mão, movimento e locação são vistos como equivalentes a um fonema, mas, como na língua falada, pesquisas posteriores mostraram que as características de cada categoria possuem uma organização interna. Uma forma de identificá-las se dá a partir do estabelecimento de pares mínimos. Considerando-se o texto de referência, assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideia de “pares mínimos” no contexto das línguas de sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1014443 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

As pessoas que são surdas (pessoas com perda auditiva profunda) têm capacidades auditivas que as proveem com pouca audição útil, ainda que usem aparelhos auditivos. Mesmo que quase todas as pessoas surdas percebam alguns sons, elas não podem usar a audição como seu principal meio de obter informação. As pessoas com dificuldades auditivas podem processar a informação do som com a ajuda de um aparelho auditivo.
Tanto o grau da perda auditiva quanto a idade quando ocorreu a perda são importantes. Os indivíduos que se tornam surdos antes de aprender a falar e de entender a linguagem são chamados surdos pré-linguísticos, assim como aqueles que nasceram surdos ou perderam a audição quando bebês. Aproximadamente 95% de todas as crianças e de jovens surdos são surdos pré-linguísticos. Sua incapacidade de ouvir a linguagem afeta seriamente a comunicação com os outros e o aprendizado, mais tarde, na escola. Uma em cada 10 pessoas surdas pré-linguísticas tem, pelo menos, pai ou mãe com surdez. As crianças desse grupo normalmente aprendem a se comunicar durante o período normal de desenvolvimento. Contudo, em vez de aprender as habilidades via comunicação oral, muitas fazem-no por uma combinação da comunicação manual (linguagem de sinais) e linguagem oral. Os indivíduos cujas perdas auditivas graves ocorrem depois que aprenderam a falar e os quais entendem a linguagem oral são considerados surdos pós-linguísticos. Muitos são capazes de reter sua capacidade de usar a fala e de se comunicar oralmente com os outros.
SMITH, Debora Deutsch. Introdução à educação especial, 2008, p. 299

De acordo com o excerto, assinale a alternativa em que se depreendem diferenças básicas entre surdez e deficiência auditiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1014440 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua para ouvintes tem se tornado cada vez mais importante no Brasil.
Considerando-se as especificidades dessa modalidade de ensino, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1014442 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

A tecnologia tem evoluído e os dispositivos voltados à reabilitação auditiva também têm acompanhado essa evolução. No que diz respeito aos aspectos clínicos relacionados à surdez e à reabilitação auditiva, dadas as afirmativas,

I. Hoje em dia, os aparelhos de implante coclear podem ser recomendados para qualquer pessoa que apresente perda auditiva profunda bilateral.
II. Fatores como a idade, o grau e o tipo da perda auditiva são determinantes para o tipo de reabilitação a ser conduzida.
III. Apesar dos avanços tecnológicos, o implante coclear não representa uma cura para a surdez.
IV. Dada a dificuldade de acesso e resposta a uma reabilitação auditiva de qualidade, a maior parte das pessoas surdas no Brasil são usuárias da Libras, conforme pesquisa do IBGE. Por esse motivo, é necessária uma política que promova essa língua.
V. Para perdas profundas, pré-linguísticas e bilaterais, recomenda-se o Aparelho de Amplificação Sonora Individual.

verifica-se que estão corretas apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1001795 | Medicina, Médico, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Dadas as afirmativas quanto à cetacidose diabética (CAD) e estado hiperosmolar hiperglicêmico (EHH),
I. A CAD ocorre com níveis glicêmicos acima de 250 mg/dL. II. O EHH é mais frequente em pacientes idosos e portadores de diabetes tipo 2. III. A CAD pode evoluir com leucocitose em virtude do estresse físico, do cortisol e das catecolaminas. IV. O tratamento inclui insulinoterapia venosa, correção da desidratação e dos distúrbios hidroeletrolíticos.

verifica-se que está(ão) correta(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1001814 | Contabilidade Pública, Informação Contábil, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Segundo a Resolução CFC nº 1374/2011, que trata da Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, as características qualitativas da informação contábil-financeira útil devem ser aplicadas à informação contábil-financeira fornecida pelas demonstrações contábeis, assim como à informação contábil-financeira fornecida por outros meios. Dados os itens,
I. Relevância. II. Representação fidedigna. III. Comparabilidade. IV. Verificabilidade.
verifica-se que são características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1001800 | Medicina, Médico, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Em relação à doença inflamatória pélvica da mulher (DIP), dadas as afirmativas,
I. Apresenta baixa morbidade. II. A infertilidade tubária é inferior a 5%. III. Não há relação com prenhez ectópica. IV. Embora a infecção seja geralmente polimicrobiana, os agentes mais comuns são a Neisseria gonorrhoeae e Clamydia trachomatis.

verifica-se que está(ão) correta(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1001804 | Direito Administrativo, Conceito e classificação dos atos administrativos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Um Município alagoano resolve firmar convênio junto ao governo federal. Considerando o ato segundo seu aspecto formal, em relação a sua classificação quanto à espécie, o documento que formaliza o convênio é classificado como atos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1001805 | Legislação Federal, Assistente Administrativo, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

O Decreto nº 9.094/2017 dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. Dentre os princípios ali apontados sobre a relação entre os órgãos e os usuários do serviço público, pode-se descrever:
I. presunção de boa-fé; II. compartilhamento de informações, nos termos da lei; III. atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade; IV. racionalização de métodos e procedimentos de controle; V. eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido.
Dos itens, verifica-se que estão corretos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1001817 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

A Infecção Hospitalar (IH) é considerada um grave problema de saúde pública e, para sua prevenção e controle, práticas de biossegurança devem ser utilizadas por todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na assistência à saúde do paciente. Dadas as medidas de biossegurança,

I. Uso de EPI.

II. Higienização das mãos.

III. Manejo adequado dos resíduos sólidos em saúde.

IV. Limpeza e descontaminação de superfícies.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1001823 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Protocolos e medidas de prevenção para a redução de infecção são constantemente atualizados com vista à prevenção aos riscos dos serviços de saúde e à assistência relacionada. A medida de lavagem das mãos é ressaltada pela Organização Mundial da Saúde e essencial à segurança do paciente; portanto, os profissionais devem realizá-la:

I. antes e após contato com o paciente;

II. antes da realização de procedimento asséptico;

III. após risco de exposição a fluidos corporais;

IV. após contato com as áreas próximas ao paciente.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1001827 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao RecémNascido, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

No tratamento ao recém-nascido com icterícia neonatal é comum a utilização da fototerapia. São alterações que devem ser observadas e monitoradas, e que estão relacionadas à fototerapia:

I. hipertermia;

II. queimaduras;

III. diarreia.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1014919 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

O grau de surdez pode variar de leve a profundo. A surdez leve pode, entretanto, ir se agravando com o tempo e virar surdez profunda. São limiares de cálculo os resultados em decibéis: normal: até 25 dB, leve: de 26 a 40 dB, moderada: de 41 a 55 dB, moderadamente severa: de 56 a 70 dB, severa: de 71 a 90 dB, profunda: maior que 91 dB.
A partir destas informações, podemos dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1014929 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

Os estudos das línguas de sinais se concentraram na fonologia desde Willian Stokoe em 1960, primeiro linguista a propor um modelo fonológico de análise das línguas de sinais a partir da Língua de Sinais Americana.
Stokoe apresenta um estudo das unidades de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1014438 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

Em 2005, o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamentou a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e, entre outras medidas, incluiu a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia, de instituições de ensino públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Assinale a alternativa que se encontra dentre as determinações do decreto supracitado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1014444 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

Assim como as palavras em todas as línguas humanas, mas diferentemente dos gestos, os sinais pertencem a categorias lexicais ou a classes de palavras tais como nome, verbo, adjetivo, advérbio etc. As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas com significado (morfemas) são combinadas. Entretanto, as línguas de sinais diferem das línguas orais no tipo de processos combinatórios que, frequentemente, criam palavras morfologicamente complexas. Para as línguas orais, palavras complexas são muitas vezes formadas pela adição de um prefixo ou de um sufixo a uma raiz.
Assinale a alternativa que define, nas línguas de sinais, como acontece a formação de palavras complexas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1001793 | Medicina, Médico, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Segundo o Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil, é doença de notificação compulsória imediata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.