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Questões de Concursos COPEVEUFAL

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61Q1001812 | Direito Administrativo, Conceito e Classificação dos Serviços Públicos, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

O fornecimento de energia elétrica individual domiciliar pode ser classificado como serviço público
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62Q1014921 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

A escola é um grupo social que tem um papel importante no desenvolvimento identitário da criança surda. Ela pode ser um guia para a construção individual desta identidade que será fruto das experiências e escolhas feitas pela criança ao longo da sua vida. A escola deve, portanto, trabalhar com atividades e ações pedagógicas que vão para além da sala de aula com o objetivo de como esta aceitação pode ser algo positivo para o seu desenvolvimento social. Entretanto, assumir a identidade surda é ainda um processo complexo para muito surdos.
Uma das razões para que este processo de aceitação seja árduo repousa no fato de que:
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63Q1014925 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

As expressões não manuais na Libras são fundamentais para a produção de enunciados em Libras, pois atuam em todos os níveis linguísticos.
Podemos utilizar como exemplo da atuação da Libras em expressões gramaticais:
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64Q1001791 | Português, Pontuação, Médico, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

O sal da terra

Beto Guedes


[...]

Terra, és o mais bonito dos planetas

Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã Canta, leva tua vida em harmonia

E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois

Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois

[...]


Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/beto-guedes/o-sal-da-terra.html> . Acesso em: 23 out. 2017.



Na frase destacada Terra, és o mais bonito dos planetas, a vírgula foi empregada para isolar o
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65Q1001794 | Medicina, Médico, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Paciente 12 anos, feminina, residente e domiciliada no interior, apresenta-se para consulta, acompanhada de sua mãe, com queixa de astenia e anorexia com duração de 4 meses. A mãe nega passado de cirurgias, doenças sistêmicas, transfusões sanguíneas e uso de medicações domiciliares. Ao exame físico se apresenta com: palidez cutânea e mucosa, icterícia em escleras conjuntival e bulbar, sopro cardíaco em foco mitral, abdome escavado e baço palpável 5 cm abaixo do rebordo costal sem outras alterações físicas e neurológicas. O hemograma executado no momento da consulta demonstrou diminuição de células vermelhas sem alteração da quantidade de leucócitos e das plaquetas. O exame de HbSag e anti-HbSag foram negativos. Qual das alternativas apresenta um diagnóstico provável para o caso?
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66Q1001797 | Medicina, Médico, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Um homem de 45 anos, cor negra, diabético tipo 2, tabagista, com fortes antecedentes familiares de hipertensão arterial sistêmica, esteve em consulta de rotina com um cardiologista. Sua pressão arterial era 120/80 mmHg, medida da forma correta. Assintomático, seu exame físico era normal. O médico solicitou exames rotineiros e 15 dias após o paciente retornou ao consultório. Achados dignos de nota apenas uma proteinúria (++/4+) ao exame de sedimento urinário, e critérios eletrocardiográficos claros de hipertrofia ventricular esquerda. Considerando a história clínica e exames complementares, qual a hipótese diagnóstica mais provável?
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67Q1014915 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

Cada processo cognitivo acontece de maneira progressiva e temporal, de modo que é a formação de uma estrutura neurológica em etapas sucessivas que suporta o sistema cognitivo e sem o amadurecimento necessário dessa estrutura, o conhecimento, enquanto habilidade lógica para interagir com os objetos da experiência, perde autonomia.

Ou seja:

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68Q1014923 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

Os movimentos sociais alavancados pelos surdos estabeleceram como uma de suas prioridades o reconhecimento da língua de sinais nos últimos 15 anos. Foram várias as estratégias adotadas para tornar pública a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Entre elas, citamos os projetos-lei encaminhados em diferentes instâncias governamentais e a formação de instrutores de língua de sinais em vários estados brasileiros. Instaurou-se em várias unidades da Federação a discussão sobre a “língua de sinais dos surdos”, determinando o reconhecimento, por meio da legislação, dessa língua como meio de comunicação legítimo dos surdos. Esse movimento foi bastante eficiente, pois gerou uma série de iniciativas para disseminar e transformar em lei a língua de sinais brasileira, culminando na lei federal 10.436, 24/04/2002, que a reconhece no país.
Sobre a consequência destas ações, podemos destacar que:
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69Q1014928 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Este e outros artigos constituem o Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005.
O decreto delibera, dentre outras disposições, sobre:
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70Q1001818 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

O tipo de cobertura comercial estéril, composta por uma camada de tecido de carvão ativado, impregnado com prata, inserido em um envoltório de não tecido com borda selada em toda sua extensão, formando um sachê, deve ser usado em qual tipo de ferida?
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71Q1001825 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

O gerenciamento adequado dos resíduos provenientes dos serviços à atenção em saúde humana é complexo e requer uma eficiente articulação quanto às etapas de segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final. Ao retornar ao posto de enfermagem após a realização de uma punção venosa para administração de medicamento no paciente ACM, o técnico de enfermagem separou para descarte seringas agulhadas e scalp por serem materiais perfurocortantes. Esses materiais tratam de qual grupo da classificação de resíduos em saúde?
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72Q1014914 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

João é surdo, filho de pais ouvintes. Até os 9 anos, ele nunca tinha visto nada relacionado à Libras. Aos 10 anos João conhece uma amiga de sua mãe que é intérprete de Libras e o leva para uma escola onde há vários outros alunos surdos. João começa a estudar nesta escola e com o contato com os colegas surdos, inicia o processo de aquisição da Libras.

Sobre este processo, podemos afirmar que:

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73Q1001796 | Medicina, Médico, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Paciente 62 anos, masculino, 67 kg, recebendo medicação domiciliar para tratamento de hipertensão arterial sistêmica, apresentou hemiplegia em dimídio direito e afasia. Deu entrada em unidade de emergência 1 hora após início do quadro clínico. Fez tomografia computadorizada de crânio sem contraste 2 horas após início do quadro clínico que evidenciou lesão isquêmica cerebral. Qual a conduta terapêutica para esse caso?
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74Q1001807 | Auditoria Governamental, Comunicação de Resultados Parecer de auditoria, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Em relação à forma de opinião do auditor, assinale a alternativa correta.
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75Q1001820 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

A Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Qual das doenças encontra-se na lista?
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76Q1014926 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

Em 24 de abril de 2002 foi publicada lei conhecida como Lei da LIBRAS – Lei 10.436.

Segundo a lei:

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77Q1014927 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

A lei 12.319, de 1º de setembro de 2010, se caracteriza como um marco histórico para a profissão de tradutor/intérprete de Libras e língua portuguesa no Brasil.
A lei regulamenta o exercício desta profissão e assegura que:
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78Q1001821 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Um técnico de enfermagem, na Estratégia Saúde da Família, ao realizar visita domiciliar a uma família que chegou há pouco tempo em sua área de atuação, detecta que uma das crianças do casal apresenta o sinal de Romaña (edema na região da pálpebra) e sua genitora informa que ela vem apresentando com frequência febre, cefaleia e anorexia. Diante dessa situação, pode-se suspeitar de
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79Q1014918 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

No modelo de pensamento clínico-patológico, os familiares ouvintes procuram escolas em que a língua oral será a língua de instrução para os filhos surdos, pois acreditam que a escola para ouvintes é a melhor (ou a única) modalidade de ensino para as crianças surdas. Esses familiares acreditam que, como a criança surda usa aparelhos de amplificação sonora e faz tratamentos fonoaudiológicos, a surdez está sendo “curada” e, por isso, os filhos devem estudar em escolas para ouvintes, utilizando apenas a modalidade oral de comunicação.
Este pensamento se distancia da visão sócio-antropológica por:
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80Q1014920 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

A escola será determinante para o desenvolvimento cognitivo e social infantil e, portanto, para o curso posterior de sua vida. É na escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo; nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição dos princípios éticos e morais que permeiam a sociedade; na escola depositam-se as expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e às suas próprias potencialidades.
Sobre a educação de surdos, portanto, podemos dizer que:
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