Início

Questões de Concursos COPS UEL

Resolva questões de COPS UEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q721349 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Auxiliar Operacional, SEAP PR, COPS UEL

Leia o texto a seguir e responda à questão 17.

Fui no shopping center com a galera, comemos um cheese burger no Mc Donalds acompanhado de uma

Coca-cola. A minha melhor amiga foi comprar um tênis Nike para combinar com seu jeans Zoomp,

enquanto o meu irmão entrava na rede mundial usando o seu LapTop, os outros resolveram assistir a um

filme da Warner Bros com Steven Spielberg.

Esta descrição é um retrato da vida de jovens mundiais. Isto significa que:

I. A maioria desses jovens valoriza este tipo de comportamento na mesma intensidade quanto valoriza o consumo exagerado de mercadorias.

II. Esses jovens moram em países capitalistas desenvolvidos e têm acesso a todas esses serviços e mercadorias, coisa que não acontece nos países subdesenvolvidos.

III. Participar dessa cultura mundial, muitas vezes, lhes é imposto como condição para estabelecer comunicação com pessoas com as quais desejam relacionar-se socialmente.

IV. Esses jovens são altamente intelectualizados e, por isso, consomem produtos de alta qualidade.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q460772 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão, Polícia Civil PR, COPS UEL

No que respeita aos crimes contra o patrimônio, considere as afirmativas a seguir:

I. O concurso de pessoas majora a pena do crime de furto, bem como qualifica o crime de roubo e o crime de extorsão.

II. Nos termos da jurisprudência do Superior Tribunal da Justiça, quando o falso se exaure no estelionato, sem potencialidade lesiva, é por este absorvido.

III. A Lei nº 11.923, de 17 de abril de 2009, enquadrou a figura do ‘sequestro relâmpago’ entre as hipóteses do crime de extorsão, cominando-lhe pena de reclusão, de seis a doze anos, além da multa. Se, da conduta, resultar lesão corporal grave, a pena será de reclusão, de dezesseis a vinte e quatro anos, e, se resultar morte, a pena será de reclusão, de vinte e quatro a trinta anos.

IV. Nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração dos bens da vítima.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q702476 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Procurador do Município, Prefeitura de Londrina PR, COPS UEL, 2019

Diante do atributo da presunção de legitimidade inerente aos atos administrativos, assinale a
alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q429105 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

Sobre mandado de segurança, considere as afirmativas a seguir.

I. A Mesa da Casa Legislativa tem legitimidade para ajuizar mandado de segurança relacionado à sua área de atuação funcional e em defesa de suas atribuições institucionais.

II. O mandado de segurança pode ser proposto por pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira.

III. O mandado de segurança deve ser impetrado em até cento e vinte dias, contados do ato que caracteriza justo receio de que o direito líquido e certo seja violado.

IV. Cabe mandado de segurança contra atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresa pública e de sociedade de economia mista.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q462509 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

Quanto à embriaguez na Legislação Penal Brasileira, considere as afirmativas a seguir.

I. A embriaguez voluntária ou culposa completa exclui a imputabilidade penal pela conturbação psíquica provocada pelo estado de ebriez.

II. A embriaguez patológica, por exercer um trabalho progressivo de destruição dos poderes psíquicos do agente, poderá isentá-lo de pena ou diminuí-la de um a dois terços.

III. A embriaguez preordenada, além de não excluir a pena do réu, gera o agravamento da mesma.

IV. A embriaguez acidental proveniente de caso fortuito ou força maior, quando completa, isenta o réu de pena e, se incompleta, gera diminuição de pena.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q364984 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

A portaria nº 485, de 11 de novembro de 2005 que trata da Norma Regulamentadora (NR- 32 ) - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, do Ministério do Trabalho e Emprego, dispõe que:

I. Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, sem afastamento do trabalhador, não há necessidade de emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

II. As enfermarias e quartos destinados a isolamento de pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas devem possuir lavatórios em seu interior.

III. É proibido ao trabalhador o consumo de alimentos, bebidas nos postos de trabalho, bem como usar calçados abertos.

IV. Todo trabalhador com riscos ou possibilidades de exposição a agentes biológicos devem comprar suas vestimentas com recursos financeiros próprios e estas devem ser adequadas para o local do labor.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q594928 | Química, Auxiliar Operacional, SEAP PR, COPS UEL

O eixo de uma estrada é marcado com um piquete a cada 20 metros. Eles são numerados seqüencialmente a partir da origem e chamados de estaca, acompanhados do número que os identificam. A que distância da origem está a estaca 21?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q704497 | Direito Tributário, Impostos dos Municípios, Procurador do Município, Prefeitura de Londrina PR, COPS UEL, 2019

No âmbito da competência tributária municipal, pertinente à imposição dos impostos sobre a
propriedade imobiliária urbana, mais precisamente do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano),
assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q179740 | Direito Penal, Concurso de Pessoas, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

Sobre o concurso de agentes, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) O Código Penal adota a teoria unitária ou monística, equiparando os participantes. No entanto, há hipóteses em que o mesmo Código atribui outro crime para a conduta de terceiro, acatando, nesses casos, a teoria pluralista.

( ) Um dos requisitos para o concurso de agentes é o acordo prévio de vontades (Pactum sceleris) sem o qual, cada um responderá por aquilo que efetivamente praticou, ocorrendo a chamada autoria colateral.

( ) Na cooperação dolosa distinta ou desvio subjetivo entre participantes, aplica-se a pena do crime menos grave ao participante que o pretendia, podendo esta ser aumentada até ametade se o resultado era previsível.

( ) O ajuste, a determinação ou a instigação e o auxílio são puníveis mesmo que os atos executórios não tenham sido iniciados.

( ) Autoria incerta é o mesmo que autoria ignorada, ocorrendo quando há incerteza sobre quem, dentre os realizadores dos vários comportamentos, produziu o resultado.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q177058 | Português, Interpretação de Textos, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

Texto associado.
A repercussão sobre o tratamento ofensivo dispensado a um menino negro de 7 anos que acompanhava os pais adotivos em uma concessionária de carros importados no Rio de Janeiro, há algumas semanas, jogou luz sobre uma discussão que permeia a história do Brasil: afinal, somos um país racista? 

Apesar de não haver preconceito assumido, o relato dos negros brasileiros que denunciam olhares tortos, desconfiança, apelidos maldosos e tratamento “diferenciado” em lojas, consultórios, bancos ou supermercados não deixa dúvidas de que são discriminados em função do tom da pele. Estatísticas como as divulgadas pelo Mapa da Violência 2012, que detectou 75% de negros entre os jovens vitimados por homicídios no Brasil em 2010, totalizando 34.983 mortes, chamam a atenção em um país que aparentemente não enfrenta conflitos raciais. 

A disparidade entre o nível de escolaridade é outro indicador importante. De acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os brasileiros com nível superior completo há 9,8 milhões de brancos e 3,3 milhões de pardos e pretos. Já entre a população sem instrução ou que não terminou o Ensino Fundamental os números se invertem: são 40 milhões de pretos e pardos e 26,3 milhões de brancos. 

“O racismo no Brasil é subjetivo, mas as consequências dele são bem objetivas”, afirma o sociólogo Renato Munhoz, educador da Colmeia, uma organização que busca despertar o protagonismo em entidades sociais, incluindo instituições ligadas à promoção da igualdade racial. 

Ele enfatiza que os negros, vitimizados pela discriminação em função da cor da pele, são minoria nas universidades, na política, em cargos de gerência e outras esferas relacionadas ao poder. “Quando chegam a essas posições, causam ‘euforia”’, analisa, referindo-se, na história contemporânea, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa e ao presidente dos EUA, Barack Obama.

 Munhoz acrescenta que o racismo tem raiz histórica. “Remete ao sequestro de um povo de sua terra para trabalhar no Brasil. Quando foram supostamente libertados, acabaram nas periferias e favelas das cidades, impedidos de frequentar outros locais”, afirma.

Esse contexto, para ele, tem sido perpetuado através dos tempos, apesar da existência da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define como crime passível de reclusão os preconceitos de raça ou de cor. “A não aceitação de negros em alguns espaços é evidente”, reforça. A subjetividade do racismo também se expressa no baixo volume de denúncias nas delegacias. No Paraná, de acordo com dados do Boletim de Ocorrência Unificado da Polícia Civil, de 2007 a 2012 foram registrados 520 crimes de preconceito, o que resulta em uma média de apenas 86 registros por ano. 

Por todas essas evidências, Munhoz defende a transformação da questão racial em políticas públicas, a exemplo das cotas para negros nas universidades. “Quando se reconhece a necessidade de políticas públicas, se reconhece também que há racismo”, diz. Ele acrescenta, ainda, que os desafios dessas políticas passam pela melhoria no atendimento em saúde à população negra e no combate à intolerância religiosa. “Não reconhecer as religiões de matriz africana é outro indicador de racismo”. 

(Adaptado de: AVANSINI, C. Preconceito velado, mas devastador. Folha de Londrina. 3 fev. 2013, p.9.)

O título da reportagem traz duas qualificações para o termo “preconceito”. No 2º parágrafo o texto, há uma terceira qualificação.
Assinale a alternativa que correlaciona, corretamente, essas qualificações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q698554 | Direito Tributário, Obrigação tributária principal e acessória, Procurador do Município, Prefeitura de Londrina PR, COPS UEL, 2019

Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à responsabilidade tributária, em se tratando
da sucessão empresarial pela aquisição do estabelecimento prestador de serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q203504 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Paraná, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PR, COPS UEL, 2018

Sobre a Polícia Civil no Estado do Paraná, bem como suas funções, considere as afirmativas a seguir.

I. Realiza apurações das infrações penais, civis e militares.

II. É dirigida por delegado de polícia, preferencialmente da classe mais elevada da carreira.

III. Exerce as funções de polícia judiciária.

IV. Sua função fundamenta-se na hierarquia e disciplina.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q428081 | Direito Constitucional, Competência Legislativa Concorrente, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

Tendo em vista a repartição de competências entre os membros da federação brasileira, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a competência necessária para legislar sobre: produção e consumo; florestas, caça, pesca, fauna e conservação da natureza; proteção à infância e à juventude.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q411186 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

Um servidor público, sob determinadas circunstâncias, pode ser absolvido da denúncia de um crime contra a administração pública. Com relação às circunstâncias em que necessariamente haverá a absolvição também no âmbito administrativo, considere as afirmativas a seguir.

I. Ausência de provas.

II. Negativa de culpabilidade.

III. Negativa da autoria.

IV. Negativa do fato.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q753020 | Engenharia Ambiental, Engenheiro, SEAP PR, COPS UEL

Em trabalhos de recomposição e revitalização de vegetação arbórea em áreas degradadas, considere as afirmativas a seguir.

I. Recomposição do solo, transposição (transferência) de solo (substrato), poleiros artificiais ou pontes ecológicas e semeadura direta são técnicas que aumentam a capacidade de resiliência de uma área degradada.

II. A disseminação das sementes nas áreas degradadas pode ocorrer pelas formas antropórica, zoocória, anemocória, hidrocória e barocória.

III. Flutuações climáticas, heterogeneidade de solos e sedimentação de rios são fatores e processos de natureza antrópica, responsáveis pela fragmentação florestal.

IV. Hovenia dulcis, Melia azedaracach e Psidium guajava são exemplos de contaminadores biológicos na região sul do Brasil.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q362640 | Enfermagem, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

A Síndrome da disfunção de múltiplos órgãos Multiple Organ Dysfunction Syndrome (MODS) não é realmente uma doença em si. É uma manifestação de outra condição subjacente progressiva. Considere os cuidados que o enfermeiro deve ter diante de um quadro de MODS.

I. O cuidado é, sobretudo, de suporte; manter a via aérea e a respiração do paciente com ventilação mecânica e oxigênio suplementar.

II. Monitorar os sinais vitais, saturação de oxigênio, parâmetros hemodinâmicos e o ritmo cardíaco para arritmias.

III. Monitorar o balanço hídrico e valores laboratoriais.

IV. Manter o paciente/cliente em posição de decúbito lateral esquerdo, com a cabeça mais baixa que o resto do corpo.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q702356 | Português, Interpretação de Textos, Procurador do Município, Prefeitura de Londrina PR, COPS UEL, 2019

Texto associado.
De acordo com o estudo da WWF, preparado com dados do Banco Mundial, o Brasil produz anualmente 11,3 milhões de toneladas, ficando
atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia e à frente de países como Rússia, Indonésia e Alemanha. Cada cidadão brasileiro produz um
quilo de lixo plástico por semana, em média, enquanto na Indonésia essa é a produção a cada 10 dias e no Senegal, a cada 25 dias. A maior
parte desse lixo é descartada de forma irregular.
O Brasil recicla apenas 1,28% do plástico que descarta, diz o estudo da WWF. Muito abaixo da média mundial, de 9%, e, dentre os 10
países que mais produzem lixo plástico, o único que fica abaixo de 5% de reciclagem. Nos Estados Unidos, maior produtor mundial de lixo
plástico, a reciclagem é de 34,6%. Na China, de 21,9%. No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de
plástico são descartadas de forma irregular, sem qualquer tipo de tratamento, em lixões a céu aberto. Outros 7,7 milhões de toneladas vão
para aterros sanitários e mais de 1 milhão de toneladas sequer são recolhidas pelos sistemas de coleta.
“É hora de mudar a maneira como enxergamos o problema: há um vazamento enorme de plástico que polui a natureza e ameaça a vida. O
próximo passo para que haja soluções concretas é trabalharmos juntos por meio de marcos legais que convoquem à ação os responsáveis
pelo lixo gerado. Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos”, afirmou Maurício Voivodic, diretor
executivo do WWF-Brasil.
A política nacional de resíduos sólidos, aprovada em 2010, inclui a implantação dos programas de coleta seletiva pelas prefeituras. Os dados
mais recentes de uma pesquisa feita pela associação Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre) apontam que, em dezembro de
2018, 22% das prefeituras do país tinham algum tipo de coleta seletiva, mas não necessariamente em todo o território e de todos os
materiais recicláveis.
(Adaptado de: PARAGASSU, L. Brasil é 4º maior produtor de lixo plástico e pouco recicla, diz WWF. Disponível em:
. Acesso em: 6 mar. 2019.)
Sobre os recursos morfossintáticos presentes no texto, considere as afirmativas a seguir.

I. Em “mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular”, a
passividade da oração revela a omissão do sujeito agente.
II. Em “O Brasil recicla apenas 1,28% do plástico que descarta, diz o estudo da WWF”, o sujeito do
verbo “descarta” é “plástico”.
III. Em “Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos”, o
sujeito da primeira oração é “mudanças urgentes”.
IV. Em “Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos”, o
termo “o” equivale a “aquilo”.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q753096 | Engenharia Ambiental, Engenheiro, SEAP PR, COPS UEL

Segundo o Decreto Estadual nº 2.458/00 de 14 de agosto de 2000, que aprovou o Regulamento do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, compete respectivamente ao Gerente de Operações Rodoviárias, Gerente Técnico, Gerente de Equipamentos e Gerente de Obras e Serviços locados nas Superintendências:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q753201 | Engenharia Ambiental, Engenheiro, SEAP PR, COPS UEL

Segundo Harry Lorenzi (2000), a espécie florestal Cedrela fissilis Vell. (cedro-rosa) ocorre desde o Rio Grande do Sul até Minas Gerais, principalmente nas florestas decídua e pluvial atlântica. A madeira é largamente empregada em chapas de compensados, contraplacados, esculturas e obras de talha, móveis em geral, marcenaria, construção civil, naval e aeronáutica. Apesar do interesse econômico sobre a utilização da madeira, o cultivo dessa espécie não tem ocorrido em função da limitação. Com base nos conhecimentos sobre a espécie, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.