Início

Questões de Concursos COPS UEL

Resolva questões de COPS UEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q3730 | Conhecimentos Específicos, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

Analise as afirmações a seguir:

I. A pena de interdição temporária de direitos será convertida quando o condenado, injustificadamente,
exercer o direito objeto de interdição.
II. Sobrevindo, no curso da execução da pena privativa de liberdade, doença mental ou perturbação da
saúde mental, a autoridade administrativa poderá determinar a substituição da pena por medida de
segurança.
III. A pena privativa de liberdade poderá ser convertida em restritiva de direitos, desde que: não seja
superior a 2 (dois) anos; o condenado a esteja cumprindo em regime aberto; tenha sido cumprido pelo
menos ¼ (um quarto) da pena; os antecedentes e a personalidade do condenado indiquem ser a
conversão recomendável.
IV. O indulto individual poderá ser provocado por petição do próprio condenado.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q701098 | Português, Interpretação de Textos, Procurador do Município, Prefeitura de Londrina PR, COPS UEL, 2019

Texto associado.
De acordo com o estudo da WWF, preparado com dados do Banco Mundial, o Brasil produz anualmente 11,3 milhões de toneladas, ficando
atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia e à frente de países como Rússia, Indonésia e Alemanha. Cada cidadão brasileiro produz um
quilo de lixo plástico por semana, em média, enquanto na Indonésia essa é a produção a cada 10 dias e no Senegal, a cada 25 dias. A maior
parte desse lixo é descartada de forma irregular.
O Brasil recicla apenas 1,28% do plástico que descarta, diz o estudo da WWF. Muito abaixo da média mundial, de 9%, e, dentre os 10
países que mais produzem lixo plástico, o único que fica abaixo de 5% de reciclagem. Nos Estados Unidos, maior produtor mundial de lixo
plástico, a reciclagem é de 34,6%. Na China, de 21,9%. No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de
plástico são descartadas de forma irregular, sem qualquer tipo de tratamento, em lixões a céu aberto. Outros 7,7 milhões de toneladas vão
para aterros sanitários e mais de 1 milhão de toneladas sequer são recolhidas pelos sistemas de coleta.
“É hora de mudar a maneira como enxergamos o problema: há um vazamento enorme de plástico que polui a natureza e ameaça a vida. O
próximo passo para que haja soluções concretas é trabalharmos juntos por meio de marcos legais que convoquem à ação os responsáveis
pelo lixo gerado. Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos”, afirmou Maurício Voivodic, diretor
executivo do WWF-Brasil.
A política nacional de resíduos sólidos, aprovada em 2010, inclui a implantação dos programas de coleta seletiva pelas prefeituras. Os dados
mais recentes de uma pesquisa feita pela associação Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre) apontam que, em dezembro de
2018, 22% das prefeituras do país tinham algum tipo de coleta seletiva, mas não necessariamente em todo o território e de todos os
materiais recicláveis.
(Adaptado de: PARAGASSU, L. Brasil é 4º maior produtor de lixo plástico e pouco recicla, diz WWF. Disponível em:
<www.terra.com.br/noticias/brasil/brasil-e-4o-maior-produtor-de-lixo-plastico-e-pouco-recicla-diz-wwf.html> . Acesso em: 6 mar. 2019.)
Acerca das características do texto, considere as afirmativas a seguir.

I. O texto vale-se da exposição de ideias para enumerar a precariedade e a escassez de
investimentos no setor ambiental.
II. O objetivo central do texto é comentar as medidas necessárias para a implantação de programas
de coleta seletiva.
III. O texto apresenta passagens com teor argumentativo, que visam mostrar que a conscientização
acerca do meio ambiente é essencial para o desenvolvimento.
IV. Trata-se de texto de caráter informativo, típico do gênero textual ao qual pertence, e cujo
objetivo é manter o público-leitor atualizado.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q4846 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

“A ditadura da magreza dita que o índice de massa corporal (IMC) aponta a relação entre o peso e altura de uma
pessoa. Quanto mais magra ela é, menor é o índice. Desde o fim dos anos 80, o IMC das modelos vem caindo por
exigência do mercado da moda”.

Fonte: Revista Veja de 22/11/2006.

Baseado nessa afirmação, é correto afirmar que:

I. Os adolescentes, atualmente, formam um enorme grupo mundial e seguem um comportamento em que
valorizam o mesmo tipo de lazer, de alimentos, de roupas de beleza e de trabalho.
II. Segundo a ONU, a produção de cereais no planeta não é suficiente para proporcionar a todas as
pessoas uma dieta adequada, daí o número crescente de modelos com anorexia.
III. As propagandas veiculadas nos meios de comunicação mostram o glamour da vida das modelos e o
esteriótipo de pessoas magras e felizes.
IV. A rede de informações produz um padrão de beleza muito difícil de ser alcançado. Esta pressão social
pode influenciar no aparecimento de doenças relacionadas aos distúrbios de alimentação.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q3964 | Legislação de Trânsito CTB, Agente Municipal de Trânsito, Prefeitura de Maringá PR, COPS UEL

O Art. 61 do Código de Trânsito Brasileiro diz: “A velocidade máxima permitida para a via será indicada por
meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.
§1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de [...]”

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o CTB, é correto afirmar que a velocidade, nas vias rurais
(estradas), é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q932931 | Filosofia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo. Sua meta era dissolver os mitos e substituir a
imaginação pelo saber. [..] O mito converte-se em esclarecimento, e a natureza em mera objetividade. O preço
que os homens pagam pelo aumento de poder é a alienação daquilo sobre o que exercem o poder. [...] Quanto
mais a maquinaria do pensamento subjuga o que existe, tanto mais cegamente ela se contenta com essa
reprodução. Desse modo, o esclarecimento regride à mitologia da qual jamais soube escapar.
ADORNO & HORKHEIMER. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.17; 21; 34.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a crítica à racionalidade instrumental e a relação
entre mito e esclarecimento em Adorno e Horkheimer, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q3724 | Conhecimentos Específicos, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

O art. 11 da Declaração Universal dos Direitos do Homem contém duas disposições, com a seguinte
redação:

“1. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua
culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido
asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituam delito perante o
direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da
prática, era aplicável ao ato delituoso”.

Estas disposições estão contempladas no art. 5º da Constituição Federal Brasileira, respectivamente,
com a seguinte redação:

I. Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença pena condenatória; aos
litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o
contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
II. A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais; ninguém será
considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença pena condenatória.
III. A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada; não haverá juízo ou
tribunal de exceção.
IV. Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal; a lei penal não
retroagirá, salvo para beneficiar o réu.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q4848 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

“O medo é uma emoção onipresente na vida das crianças brasileiras. E não são apenas as ameaças que fazem
parte do cotidiano nacional, como os assaltos e os seqüestros, que as crianças temem. [...] Estudo mostra que as
crianças do Brasil são as mais extressadas do mundo [...]”

Em resposta à pergunta: “Quanto você se sente extressado?” as crianças brasileiras tiveram a média (em
pontos) mais alta na pesquisa Bem-Estar do Canal Nickelodeon.

Ao serem indagados como elas descarregam o stress, responderam:

  56% assistem à TV.
  45% ouvem música.
  32% choram.
  16% optam por conversar com os pais.
  15% lêem ou rezam.

Fonte: Revista Veja - 22/11/2006.

Baseado nas informações e em seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir:

I. As crianças brasileiras têm sido privadas dos seus direitos mais básicos – a inocência, a tranqüilidade
e a ilusão própria da infância.
II. Os seus pais sabem que as crianças são “esponjas” e absorvem tudo o que está a sua volta, por isso
não precisam se preocupar.
III. O cotidiano brasileiro das grandes cidades proporciona às crianças espaços físicos e psicológicos
apropriados para que elas se sintam protegidas e livres de qualquer ameaça.
IV. 16% de nossas crianças optam por conversar com seus pais quando estão aflitas.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q428291 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

Considerando os limites de reforma da Constituição Brasileira (CF) de 1988, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q704896 | Direito Administrativo, Intervenção do Estado na Propriedade, Procurador do Município, Prefeitura de Londrina PR, COPS UEL, 2019

Sobre o instituto da retrocessão, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q3723 | Conhecimentos Específicos, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

O art. 9º da Declaração Universal dos Direitos do Homem preceitua que ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Essa norma está prevista no art. 5º da Constituição Federal Brasileira, com a seguinte redação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q15862 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Assistente Administrativo, AFPR, COPS UEL

Em 2012, o Governo Federal reduziu os juros praticados pelos bancos estatais, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o principal desdobramento que essa medida teve.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q932413 | Física, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Arma ofensiva e poderosa, os chutes de bola parada foram um verdadeiro desafio defensivo na Copa da Rússia
em 2018. De fato, todos os gols sofridos pelas seleções africanas na primeira fase vieram com bola parada: um no
Egito e no Marrocos, dois na Nigéria e na Tunísia.
Adaptado de lance.com.br
Geralmente o chute de “bola parada” surpreende o adversário pela sua trajetória descrita e pela
velocidade que a bola atinge. Considerando que uma bola de futebol tem massa de 400 g e,
hipoteticamente, durante o seu movimento, a resistência do ar seja desprezível, é correto afirmar
que a bola atinge
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q178190 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

Quanto à anistia, à graça e ao indulto, considere as afirmativas a seguir.

I. A anistia e o indulto são atos privativos do Presidente da República, enquanto a graça é concedida pelo Congresso Nacional.

II. A anistia pode ser recusada pelo destinatário, admitindo inclusive revogação, enquanto a graça e o indulto não podem ser recusados, inadmitindo revogação.

III. A anistia tem natureza objetiva, dirigindo-se aos fatos, enquanto a graça em sentido estrito e o indulto destinam-se a determinados indivíduos, particular ou coletivamente considerados.

IV. A graça e o indulto pressupõem o trânsito em julgado da sentença penal condenatória e não extinguem os seus efeitos penais.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q932875 | Sociologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
A menos que seja um físico, quem anda num bonde não tem ideia de como o carro se movimenta. E não precisa
saber. Basta-lhe poder contar com o comportamento do bonde a orientar sua conduta de acordo com sua
expectativa; mas nada sabe sobre o que é necessário para produzir o bonde ou movimentá-lo. O selvagem tem
um conhecimento incomparavelmente maior sobre suas ferramentas.
WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. Max Weber. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro:
Zahar, 1979. p. 165.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade moderna, conforme Max Weber, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q3736 | Conhecimentos Específicos, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

Analise as afirmações a seguir:

I. O regime disciplinar diferenciado poderá abrigar presos provisórios ou condenados, nacionais ou
estrangeiros, que apresentem alto risco para a ordem e a segurança do estabelecimento penal ou da
sociedade.
II. A inclusão no regime disciplinar diferenciado se dá por prévio e fundamentado despacho do juiz
competente.
III. O tempo de isolamento ou inclusão preventiva no regime disciplinar diferenciado não são
computáveis no período de cumprimento de sanção disciplinar.
IV. Incumbe ao Conselho Penitenciário emitir parecer sobre livramento condicional, indulto e comutação
de pena.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q380705 | Biologia, Biologia Animal, Economia Domestica, Secretaria de Estado da Administração e da Previdência PR, COPS UEL

Num almoço de domingo, uma família apresentou sintomas de vômito e náuseas cerca de duas horas depois de comer. De todos os alimentos ingeridos, verificou-se que o arroz havia sido requentado, depois de passar a noite fora da geladeira. O provável agente causador da doença transmitida pelo alimento foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q3719 | Conhecimentos Específicos, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

A Constituição Federal veda a pena de morte e também as penas de:

I. Caráter perpétuo e trabalhos forçados.
II. Suspensão de direitos e trabalhos forçados.
III. Caráter perpétuo e perda de bens.
IV. Banimento.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q3725 | Conhecimentos Específicos, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

São considerados crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia:

I. O tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o estupro seguido de morte.
II. O tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins.
III. A prática de tortura e o furto qualificado.
IV. O terrorismo e a prática de tortura.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q203249 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PR, COPS UEL, 2018

Pedro, Quitéria, Wellington, Tatiane e Vani serão homenageados por alunos de um pequeno colégio por benfeitorias realizadas na escola. As homenagens se constituem de abraços dados pelos alunos, que poderão abraçar quantos e quais homenageados desejarem. Passada a homenagem, o diretor observou que

1. se um aluno abraçou Quitéria, então abraçou Wellington.

2. se um aluno não abraçou Vani, então abraçou Wellington.

3. se um aluno não abraçou Pedro, então abraçou Quitéria.

4. os alunos que abraçaram Tatiane são aqueles, e exatamente aqueles, que abraçaram Pedro ou que abraçaram Vani.


Supondo corretas as observações realizadas pelo diretor, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Se um aluno não abraçou Tatiane, então abraçou Quitéria e Wellington.

( ) Se um aluno não abraçou Wellington, então abraçou Tatiane.

( ) Se um aluno abraçou Vani e não abraçou Quitéria, então abraçou Tatiane.

( ) Existe um aluno que abraçou Quitéria e não abraçou Wellington.

( ) Existe um aluno que abraçou Pedro e não abraçou Tatiane.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q109317 | Português, Analista de Desenvolvimento, AFPR, COPS UEL

Texto associado.

2015_06_03_556f3e86ec657.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Quanto ao termo ?porém", na linha 13, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.