Início

Questões de Concursos COSEAC

Resolva questões de COSEAC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2461Q909348 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

No livro Ensinando a Transgredir: a educação como prática libertadora, há um capítulo dedicado a Paulo Freire. Nele, Gloria Watkins dialoga com bell hooks, sua voz de escritora. Influenciada por Paulo Freire, hooks apresenta as razões pelas quais foi tocada tão profundamente pelo autor. São elas:

I anos antes de conhecê-lo, hooks já tinha aprendido muito com o trabalho de Freire, aprendido maneiras novas e libertadoras de pensar sobre a realidade social. Quando encontrou a sua obra, estava em um momento de vida começando a questionar profundamente a política da dominação, o impacto do racismo, do sexismo, da exploração de classe e da colonização que ocorria no Brasil.

II Paulo foi um dos pensadores cuja obra lhe deu uma linguagem. Ele a fez pensar profundamente sobre a construção de uma identidade na resistência. hooks cita uma frase isolada de Freire que se tornou, para ela, um mantra revolucionário: “Não podemos entrar na luta como objetos para nos tornarmos sujeitos mais tarde”.

III a sua experiência na luta pela desagregação racial posicionou Paulo Freire como um professor desafiador, cuja obra alimentou a sua própria luta contra o processo de descolonização − a mentalidade colonizadora.

IV em nenhum momento hooks deixou de estar consciente não só do sexismo da linguagem como também do modo com que ele (Paulo) constrói um paradigma falocêntrico da libertação. Para ela, isso sempre foi motivo de angústia, pois acha difícil encontrar uma linguagem que permita estruturar uma crítica e, ao mesmo tempo, continue reconhecendo tudo o que é valioso e respeitado na obra.

São INCORRETAS, somente, as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2462Q909353 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Dermeval Saviani, em Escola e Democracia, editado em setembro de 1983, em seu último texto, a saber, Onze teses sobre Educação e Política, intentou encaminhar, de modo explícito, as discussões entre educação e política, questão central de seu livro. Considerando as proposições do autor, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações abaixo.

( ) Toda prática educativa contém inevitavelmente uma dimensão política.

( ) Toda prática política contém, por sua vez, inevitavelmente uma dimensão educativa.

( ) Existe identidade entre educação e política.

( ) A explicitação da dimensão política da prática educativa está condicionada a não explicitação da prática educativa.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2463Q896320 | Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Um paciente adulto jovem de 28 anos foi vítima de atropelamento. Ao ser levado para unidade de pronto atendimento (UPA) e ser avaliado pelo enfermeiro, observou-se que ele apresentava abertura ocular espontânea, resposta verbal com palavras com sons incompreensíveis e resposta motora de acordo com os comandos do enfermeiro. Considerando a Escala de Coma de Glasgow, a pontuação atribuída, respectivamente, a cada um dos parâmetros apresentados é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2464Q893654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica podem ser consideradas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2465Q909370 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Gênero, seus papéis, a sexualidade e a diversidade são questões contemporâneas que não podem ficar de fora da escola. Porém, estar na escola não é tarefa fácil. Se outrora a escola foi considerada local ideal para alguns desses debates, a despeito de alguns questionamentos acerca da função social da escola, em tempos mais recentes, tais discussões foram “banidas” sob a alegação de se tratar de “ideologia de gênero”. Sobre essa temática, observe as afirmativas a seguir.

I Com Garbarino (2021), a manifestação da queixa escolar é sutilmente tonalizada por um modo cultural de entender a distinção masculino × feminino que se perpetua no contexto escolar. As expectativas e crenças das professoras e dos professores em relação ao ser menino × ser menina permeiam, “contaminam” e “deformam” seu olhar sobre o desempenho e a disciplina das alunas e dos alunos. Portanto, os estereótipos de gênero primeiramente precisam ser identificados para poderem ser desconstruídos.

II Com Rosistolato (2009), desde o início do século XX, houve uma série de iniciativas para a criação de espaços escolares no debate sobre a sexualidade dos adolescentes. A partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola ganha legitimidade para desenvolver projetos estruturados a partir de três blocos de conteúdo: a) corpo - matriz da sexualidade; b) relações de gênero; e, c) prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (Aids).

III Com Bonfim e Mesquita (2020), de um modo geral, as regras disciplinares do gênero e da sexualidade estiveram e estão presentes em todos os espaços da escola e podem ser aplicadas facilmente em outras instituições, quer sejam escolas de ensino médio, quer sejam de ensino fundamental e até na universidade. A dimensão do controle e da norma é algo amplamente discutido em trabalhos que investigam as relações entre gênero, sexualidade e educação.

IV Com Bonfim e Mesquita (2020), estudantes que, com suas diferentes culturas e inserções, têm, com limites e muitos desafios, questionado uma outra forma de ocupar os espaços dentro da escola e reivindicar o debate em torno do gênero e da sexualidade dentro da instituição.

São corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2466Q1067016 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente em Administração, UFF, COSEAC, 2025

Uma dada Unidade Universitária na Universidade Federal Fluminense (UFF), além de ensino e pesquisa básicos, ministra disciplinas, para a formação de profissionais na área de sua respectiva especialidade. Considerando o Estatuto da UFF, é correto afirmar que essa Unidade Universitária é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2467Q896318 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, aprimorar os conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade, bem como do desenvolvimento da profissão é um (uma)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2468Q896334 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Enfermeiro Estomatologista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A vacinação infantil é o principal meio para manter o organismo das crianças protegido contra vírus e bactérias e suas consequências, além de ajudar a combater e erradicar inúmeras doenças.
De acordo com as Instruções Normativas do Calendário Nacional de Imunização 2023 do MS, a respeito do calendário vacinal de crianças, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2469Q896343 | Enfermagem, Enfermeiro Estomatologista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A terapia tópica ideal requer o conhecimento sobre os mecanismos que permeiam a cicatrização visando que o procedimento seja feito com segurança e eficácia para o paciente. Assim, para o curativo ser eficaz, deve atender alguns critérios, tais como:

I Ser permeável à água e outros fluidos e permitir as trocas gasosas.
II Ser fácil de aplicar e de remover sem trauma e auxiliar na hemostasia.
III Promover desbridamento e um ambiente úmido e absorver e remover excesso de exsudato.
IV Tratar as cavidades existentes na úlcera e proteger a úlcera contra traumas mecânicos.

Dos itens mencionados, estão corretos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2470Q1023127 | Inglês, Verbos Verbs, Professor II Língua Inglesa, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Texto associado.
Read Text 2 and answer question.

TEXT 2

Criticisms of Methods

Despite the potential gains from a study of methods, it is important to acknowledge that a number of writers in our field have criticized the concept of language teaching methods. Some say that methods are prescriptions for classroom behavior, and that teachers are encouraged by textbook publishers and academics to implement them whether or not the methods are appropriate for a particular context (Pennycook 1989). Others have noted that the search for the best method is ill-advised (Prabhu 1990; Bartolome 1994); that teachers do not think about methods when planning their lessons (Long 1991); that methodological labels tell us little about what really goes on in classrooms (Katz 1996); and that teachers experience a certain fatigue concerning the constant coming and going of fashions in methods (Rajagopalan 2007). Hinkel (2006) also notes that the need for situationally relevant language pedagogy has brought about the decline of methods.

These criticisms deserve consideration. It is possible that a particular method may be imposed on teachers by others. However, these others are likely to be disappointed if they hope that mandating a particular method will lead to standardization. For we know that teaching is more than following a recipe. Any method is going to be shaped by a teacher’s own understanding, beliefs, style, and level of experience. Teachers are not mere conveyor belts delivering language through inflexible prescribed and proscribed behaviors (Larsen-Freeman 1991); they are professionals who can, in the best of all worlds, make their own decisions-informed by their own experience, the findings from research, and the wisdom of practice accumulated by the profession (see, for example, Kumaravadivelu 1994).

Furthermore, a method is decontextualized. How a method is implemented in the classroom is not only going to be affected by who the teacher is, but also by who the students are, what they and the teacher expect as appropriate social roles, the institutional constraints and demands, and factors connected to the wider sociocultural context in which the instruction takes place.Even the ‘right’ method will not compensate for inadequate conditions of learning, or overcome sociopolitical inequities. Further, decisions that teachers make are often affected by exigencies in the classroom rather than by methodological considerations. Thus, saying that a particular method is practiced certainly does not give us the whole picture of what is happening in the classroom. Since a method is more abstract than a teaching activity, it is not surprising that teachers think in terms of activities rather than methodological choices when they plan their lessons.

What critics of language teaching methods have to offer us is important. Admittedly, at this point in the evolution of our field, there is little empirical support for a particular method, although there may be some empirical support in second language acquisition research for methodological principles (Long 2009). Further, what some of the methods critics have done is to raise our awareness about the importance of critical pedagogy.

LARSEN-FREEMAN, D.; ANDERSON, M. Techniques & Principles in Language Teaching. 2011. Oxford: OUP. Adaptado.
In the sentence “Further, what some of the methods critics have done is to raise our awareness about the importance of critical pedagogy”, the author uses the Present Perfect Simple
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2471Q893684 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Muitas são as perspectivas que embasam as políticas curriculares de diferentes documentos da educação. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação básica, a política curricular é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2472Q1072140 | Filosofia, O que É a Filosofia, Sociologia, UFF, COSEAC, 2023

A respeito do SENSO-COMUM, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2473Q896321 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Para a restauração das funções cardíacas e respiratórias é realizada a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), definida como um conjunto de ações aplicadas ao indivíduo em parada cardiorrespiratória (PCR) para manter artificialmente a circulação de sangue no encéfalo e em outros órgãos vitais.
A respeito do protocolo de RCP é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2474Q896325 | Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Na Atenção Básica à saúde, os profissionais que fazem parte das equipes de saúde da família como médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas por exemplo, desempenham papéis em conjunto e, também, específicos para garantir o atendimento abrangente e integral da população.
De acordo com a Portaria 2.436/2017 é uma competência exclusiva do profissional enfermeiro na Atenção básica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2475Q896327 | Nutrição, Estratégia de Saúde Família, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) possui a importante missão de reorganizar e reordenar a atenção na saúde, sendo composta por equipe multiprofissional, que tem como objetivo substituir a assistência centrada em procedimentos e consultas por uma atenção ampliada.
A respeito da composição das equipes de saúde da família, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2476Q896350 | Enfermagem, Enfermeiro Estomatologista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

As feridas neoplásicas originam-se do crescimento tumoral e surgem como um nódulo que, progressivamente, romperá a pele. A classificação para o estadiamento de feridas foi adotada e divulgada pelo Instituo Nacional de Câncer onde define o grau de acometimento tecidual e a associação de sinais e sintomas característicos desse processo, sendo um total de 05 estágios. O estadiamento 03, por exemplo, tem como características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2477Q893658 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O período histórico que, de acordo com Gatti (2009), as escolas normais no Brasil começaram a ser valorizadas, é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2478Q896279 | Odontologia, Cirurgião Dentista Periodontista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Glickman (1965 e 1967) afirmou que a via da propagação de uma lesão gengival associada à placa pode ser modificada se forças de magnitude anormal atuarem sobre os dentes afetados. Isso implica que o caráter da destruição tecidual progressiva periodontal do “dente traumatizado” é diferente daquele de um dente “não traumatizado”. Em vez de destruição uniforme do periodonto e do osso alveolar, bolsas supra ósseas e perda óssea horizontal que, de acordo com Glickman, ocorre em locais com lesões associadas à placa não complicadas, as áreas que também são expostas à força oclusal anormal apresentarão defeitos ósseos angulares e bolsas infra ósseas; e a progressão da lesão nas estruturas periodontais podem ser divididas em duas zonas: zona de irritação e zona de codestruição.

A zona de irritação inclui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2479Q896346 | Enfermagem, Enfermeiro Estomatologista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A senhora M.A.O de 50 anos, foi submetida a um enxerto de pele autólogo na região do antebraço esquerdo após um acidente que resultou em uma grande perda de tecido. A área receptora do enxerto apresenta sinais de ressecamento e fragilidade da pele circundante. Diante do caso apresentado, a abordagem mais apropriada a ser realizada pelo enfermeiro, objetivando melhorar aintegração e a saúde da pele na área receptora do enxerto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2480Q896366 | Enfermagem, Doenças Hematológicas, Enfermeiro, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

As reações transfusionais (RT) são ocorrências associadas à terapia transfusional (TT) que podem ocorrer tanto durante, quanto após a transfusão e são fisiopatologicamente classificadas como reações imunes ou não imunes.
A respeito da RT, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.