Início

Questões de Concursos COSEAC

Resolva questões de COSEAC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q53415 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Texto associado.
MINHA CALÇADA

   
  Morreu na semana passada, atropelado pela multidão que vinha na direção oposta, o último cronista andarilho. Ele insistia em fazer como seus antepassados, João do Rio, Lima Barreto, Benjamim Costallat, Antônio Maria, Carlinhos Oliveira, e flanava em busca de assuntos. Descanse em paz, pobre coitado.
      O cronista andarilho estava na calçada par da Avenida Rio Branco, em frente à Galeria dos Empregados no Comércio, às 13h15m de quarta-feira, quando foi abalroado por um pelotão de transeuntes que marchava apressado no contrafluxo. Caiu, bateu com a cabeça num fradinho. Morreu constrangido por estar atrapalhando o tráfego de pedestres, categoria à qual sempre se orgulhou de pertencer.
      A perícia encontrou em seu bolso um caderno com a anotação “escrever sobre as mulheres executivas que caminham de salto alto sobre as pedras portuguesas do Centro, o que lhes aumenta ainda mais a sensualidade do rebolado”. O documento, entregue ao museu da Associação Brasileira de Imprensa, já está numa vitrine de relíquias cariocas.
      O cronista que ora se pranteia era um nostálgico das calçadas e tinha como livro de cabeceira “Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro”. Nele, Joaquim Manuel de Macedo descreve uma caminhada pela Rua do Ouvidor como um dos grandes prazeres da vida. No apartamento do cronista, de quem no momento se faz este funéreo, foi encontrada também a gravura de J. Carlos em que um grupo de almofadinhas observa, deslumbrado, a passagem de uma melindrosa de vestido curto e perna grossa pela Avenida Central dos anos 1920.
      As calçadas inspiravam o morto. Fez dezenas de crônicas sobre a poesia do flanar sem rumo, às vezes lambendo uma casquinha de sorvete. Numa delas chegou a falar da perda de tempo que era subir até o Corcovado para admirar o Rio. O cronista andarilho, agora de saudosa memória, dizia não haver melhor jeito e lugar para se entender a cidade do que bater perna descompromissadamente, mas em passos mais curtos do que essa palavra imensa, pelas calçadas.
      Ele ia assim como quem não quer nada, na terapia gratuita de atravessar de um lado para o outro e não estar focado em nada — enfim, na exata contramão do que recomenda o odioso estresse moderno que o atropelou próximo ao turbilhão da Galeria.
      O cronista andarilho gostava de ouvir os torcedores discutindo futebol na banca do botafoguense Tolito, na esquina com a Sete de Setembro. Também podia rir da pregação moralista do profeta Gentileza no Largo da Carioca, ou dar uma parada no Cineac Trianon, na Rio Branco 181, e avaliar as fotos das strippers que naquele momento estariam tirando a roupa lá dentro, na tela do cinema.
      A vida era o que lhe ia pelas calçadas do Rio, um espaço historicamente sem entraves para se analisar como caminhava a Humanidade. O cronista andarilho, desde já saudoso como o frapê de coco do Bar Simpatia, não percebeu o fim das calçadas — e, na distração habitual, foi vítima da confusão que se estabeleceu sobre elas, uma combinação criminosa das novas multidões apressadas com fradinho, anotador do jogo do bicho, bicicleta, burro sem rabo, mesa de botequim, gola de árvore acimentada, esgoto, banca de jornal, segurança de loja sentado no meio do caminho e o escambau a quatro.
      Calçadas não há mais. Eram passarelas onde os vizinhos se encontravam, perpetuavam os hábitos do bairro e tocavam a vida em frente com certa intimidade pública — no subúrbio chegava-se a colocar as cadeiras para curtir com mais conforto o mundo que passava. O cronista andarilho acreditava que na calçada pulsava a alma carioca. Com o caderno sempre à mão, anotava os modismos, os pequenos acontecimentos. No dia seguinte publicava o que achava ser a história afetiva da cidade, aquela em que as pessoas se reconhecem, pois são as obreiras.
      O homem gastava sola de sapato. Uma outra inspiração para o seu ofício era o livro “A arte de caminhar pelas ruas do Rio de Janeiro”, escrito pelo contista e pedestre Rubem Fonseca nos anos 1990. Ainda havia calçada suficiente para o protagonista descer andando das ladeiras do Morro da Conceição, se esgueirar pelos becos nos fundos da Rua Larga e, sem GPS, chegar à Rua Senador Dantas. Não há mais.
      O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, os dois flanando pelas calçadas do Leblon. As meninas do Leblon não olhavam para eles, não tinha importância. O mestre seguia em aparente calma, enquanto a mente elucubrava cenas cruéis de sexo e violência para um próximo conto. Mas, como sabem todos os que têm passado por ali, as calçadas do Leblon também desapareceram embaixo de tapume do metrô e da multidão trazida pelo shopping center. O engarrafamento agora é de gente — e foi aí que se deu o passamento do último cronista andarilho, vítima da absoluta impossibilidade de se caminhar pelas agressivas calçadas da sua cidade.

                                                                                        (SANTOS, J. Ferreira dos. O Globo, 17/03/2014.)
O nome substantivo “cronista”, quanto ao gênero gramatical, é classificado como comum de dois. Classificam-se também como comum de dois gêneros os substantivos constantes do par:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q681743 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

Em um processo siderúrgico o produto principal do alto forno é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q25659 | Segurança e Saúde no Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CLIN, COSEAC

As Precauções Universais, atualmente denominadas Precauções Básicas ou Padrão, são medidas de prevenção que devem ser utilizadas na assistência a todos os pacientes, independentemente do seu diagnóstico, dentre elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q46189 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

A anemia infecciosa equina (AIE) é enfermidade infectocontagiosa dos equídeos, caracterizada principalmente por períodos febris e anemia que se desenvolvem com intermitência. Sobre esta doença pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q46190 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

Doença infecciosa produzida pelo Bacillus anthracis, que afeta sobretudo mamíferos e evolui geralmente de forma aguda e mortal com o quadro de septicemia, caracterizada principalmente por infiltrados sero-hemorrágicos no conjuntivo subcutâneo e subseroso. Esta doença é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q14810 | Serviço Social, Assistência Social, Assistente Social, UFF, COSEAC

O Decreto nº 7.237/2010, que regulamenta a Lei nº 12.101/2009 dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social para obtenção da isenção das contribuições para seguridade social. Para obter esse certificado, as entidades deverão, no atendimento às demandas, obedecer ao princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q44375 | Farmácia, Farmacêutico, HUAP UFF, COSEAC

No ambiente designado como “Sala Limpa”, o número de partículas é conhecido e controlado, e é influenciado pelos equipamentos, utensílios, mobiliário, procedimentos e pessoal, sendo esse último o principal fator de operação das salas limpas. 

Todas as afirmativas abaixo devem ser consideradas, EXCETO uma. Marque-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q693720 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao processamento do líquor no laboratório de microbiologia, é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q14809 | Serviço Social, Assistência Social, Assistente Social, UFF, COSEAC

O Conselho Nacional de Assistência Social está ligado diretamente ao(à)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q691490 | Português, Médico Cirurgia Geral, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
                                       A DISCIPLINA DO AMOR
                                                                     Lygia Fagundes Telles
                    Foi   na   França,   durante    a    Segunda   Grande
             Guerra:   um   jovem tinha um cachorro que todos os
             dias,  pontualmente,  ia  esperá-lo  voltar do trabalho.
             Postava-se  na  esquina,  um  pouco antes das seis da
5           tarde.  Assim   que  via  o  dono,  ia  correndo  ao  seu
             encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu
             passinho   saltitante  de  volta  à  casa. A vila inteira já
             conhecia   o   cachorro  e  as  pessoas  que  passavam
             faziam-lhe   festinhas   e   ele   correspondia,  chegava
10         até   a   correr   todo animado atrás dos mais íntimos.
             Para   logo   voltar   atento   ao   seu   posto  e ali ficar
             sentado  até  o momento em que seu dono apontava
             lá longe.
                    Mas   eu   avisei   que  o  tempo  era  de  guerra, o
15         jovem   foi   convocado. Pensa que o cachorro deixou
             de   esperá-lo?  Continuou   a   ir   diariamente   até   a
             esquina,  fixo  o  olhar  naquele  único ponto, a orelha
             em  pé,  atenta ao menor ruído que pudesse indicar a
             presença      do     dono     bem - amado.    Assim   que
20         anoitecia,   ele   voltava  para  casa  e  levava  sua vida
             normal  de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então,
             disciplinadamente,  como se tivesse um relógio preso
             à pata,  voltava  ao  posto de espera. O jovem morreu
             num          bombardeio,        mas         no         pequeno
25         coração   do   cachorro,  não   morreu    a   esperança.
             Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando
              ia    chegando   aquela   hora,  ele   disparava  para  o
              compromisso    assumido,   todos  os  dias.
                    Todos    os    dias,    com   o   passar   dos   anos (a
30         memória    dos    homens!),   as    pessoas   foram   se
              esquecendo    do    jovem   soldado   que  não voltou.
              Casou-se    a   noiva   com   um  primo.  Os familiares
              voltaram-se   para outros familiares. Os amigos para
              outros    amigos.   Só  o  cachorro  já  velhíssimo  (era
35          jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo
              na sua esquina.
                     As    pessoas   estranhavam,    mas    quem   esse
              cachorro   está  esperando?  Uma tarde (era inverno),
              ele   lá   ficou,  o focinho voltado para aquela direção.
        TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. Disponível em:
< http://claricemenezes.com.br/2018/02/05/a-disciplina-doamor/>.
Acesso em jan. 2019.
No trecho “Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina”, as duas ocorrências do termo “jovem” exercem, respectivamente, as funções sintáticas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q684641 | Anatomia Humana, Técnico em Anatomia e Necropsia, UFF, COSEAC, 2019

Em relação a medidas para diminuir o risco de lesões por instrumentos cortantes, a opção correta é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q681838 | Anatomia Humana, Técnico em Anatomia e Necropsia, UFF, COSEAC, 2019

Sobre procedimentos na área hospitalar e de laboratório, é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q14796 | Serviço Social, Assistente Social, UFF, COSEAC

Segundo a análise de Simões (2006), a previdência social no Brasil tem início com a Lei Eloy Chaves em 1923. Entre algumas medidas, essa lei institui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q745728 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

No que se refere à atuação econômica do setor público, pode-se afirmar EXCETOque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q685653 | Odontologia, Técnico em Prótese Dentária, UFF, COSEAC, 2019

As próteses fixas provisórias são trabalhos executados com objetivo de proporcionar proteção do remanescente dentário, a manutenção da saúde pulpar e periodontal e reestabelecer imediatamente a função e estética para o paciente. Essas próteses podem ser executadas diretamente pelo cirurgiãodentista, mas é extremamente comum que sejam realizadas no laboratório pelo técnico em prótese dentária, a fim de reduzir tempo de consulta e oferecer ao paciente um trabalho com melhor acabamento. Considerando as técnicas laboratoriais para execução dessas próteses, é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q45507 | Matemática, Assistente Administrativo, IMBEL, COSEAC

O conjunto solução da equação x+1/2 - (2x - x -3) = 0 é:
                                                                          4
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q53455 | Conhecimentos Específicos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Leia com atenção o trecho abaixo.

No final da década de 60 inicia-se a construção da ponte Rio-Niterói, a qual recebeu o nome de ____. Neste mesmo período, a cidade de Niterói sofreu impacto em sua estrutura econômica, com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, efetivada pela Lei Complementar nº 20, de ____, que retirava de Niterói a condição de ____. A fusão trouxe o esvaziamento econômico imediato, mas aos poucos este quadro foi sendo modificado com a conclusão da ponte Rio-Niterói, obra que intensificou a produção imobiliária nas áreas centrais e nos bairros da zona sul, além de redirecionar a ocupação para áreas expansivas da cidade, como as regiões oceânicas e ____. (2014/cidades/IBGE).

Para o correto preenchimento das lacunas acima, devem ser usados, respectivamente, os termos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q99550 | Matemática, Analista Administrativo, ANCINE, COSEAC

Namoro ou estudo. Passeio e não estudo.Acampo ou não estudo. Ocorre que não acampo, logo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q690337 | Engenharia Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

Se houver falta de refrigerante em um sistema de refrigeração, haverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q44379 | Farmácia, Farmacêutico, HUAP UFF, COSEAC

Dentre as afirmativas a seguir, assinale a INCORRETA .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.