Questões de Concursos COSEAC

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41Q896282 | Odontologia, Cirurgião Dentista Periodontista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Aponte dentre as afecções relacionadas a seguir aquela que se associa com maior incidência de agravos da doença periodontal.
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42Q896283 | Odontologia, Cirurgião Dentista Periodontista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Osteonecrose dos maxilares ocorre quando o tecido ósseo é exposto à isquemia por um longo período de tempo, e com a interrupção da irrigação sanguínea ocorre a morte celular. As células da linhagem hematopoética são mais propensas aos efeitos negativos da isquemia e não conseguem sobreviver por mais de 12 horas sem irrigação sanguínea adequada. As células diretamente responsáveis por mineralização e renovação ósseas – osteoblastos, osteoclastos e osteócitos – são menos propensas à anoxia, embora ocorra morte celular dessas células depois de 48 horas de anoxia, e após esse período de tempo crítico, o osso irá necrosar. A osteonecrose tem múltiplas etiologias, sendo mais insidiosa nos pacientes que
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43Q896284 | Odontologia, Cirurgião Dentista Periodontista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

As condições sistêmicas geralmente identificadas afetando a resposta celular na gengivite são as discrasias sanguíneas, incluindo neutropenia e infecção pelo vírus da imunodeficiência humana/síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) (Glick et al., 1990). Essas condições são caracterizadas tanto pelo baixo número de PMN funcionais, neutropenia, quanto pelo grande número de leucócitos imaturos disfuncionais que ocorre na leucemia, infiltrando os tecidos gengivais ou, como no caso da AIDS, por uma contagem muito baixa de linfócitos T- CD4 e da incapacidade de preparar uma resposta efetiva dos linfócitos T. Segundo o Manual de Condutas do Ministério da Saúde - Controle de Infecções e a Prática Odontológica - Brasília - DF/2000, a raspagem e polimento coronário e radicular, antes do tratamento cirúrgicos extensos, deve-se avaliar o paciente quanto à presença de tendência a sangramento, por meio da leitura do prontuário ou consulta médica. Testes laboratoriais auxiliares no pré-operatório incluem
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45Q896286 | Odontologia, Prótese Total Removível, Cirurgião Dentista Protesista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A etapa da confecção de uma prótese total na qual é determinado o limite da região de término posterior ou postdamming é durante a(o)
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46Q896287 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Cirurgião Dentista Protesista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Durante o exame de um paciente, os achados de redução do terço inferior da face, projeção do mento, intrusão dos lábios e aprofundamento dos sulcos nasogenianos, são características de
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47Q896288 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Cirurgião Dentista Protesista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Analise as afirmações sobre os pinos pré-fabricados de fibra de vidro para utilização em dentes tratados endodonticamente.

I Apresentam módulo de elasticidade superior ao da dentina.
II Minimizam o estresse na interface dentina/cimento/pino.
III Apresentam como vantagem a estética, por não interferirem na coloração final da restauração.
IV Diminuem o risco de fratura do remanescente dentário.
V Apresentam resistência à corrosão e biocompatibilidade.

Estão corretas, apenas
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48Q896289 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Cirurgião Dentista Protesista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

São materiais de moldagem que podem ser utilizados para as técnicas de moldagem com fio retrator e casquetes individuais, respectivamente:
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49Q896290 | Odontologia, Prótese Parcial Removível, Cirurgião Dentista Protesista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Paciente com ausência dos elementos dentários 16, 15, 12, 11, 24, 25 e 26 (todos os outros elementos estão presentes) será reabilitado com uma prótese parcial removível a grampo. Indique a classificação desse arco dentário segundo a classificação de Kennedy, incluindo a modificação segundo Applegate (se aplicável).
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50Q896291 | Odontologia, Prótese Parcial Removível, Cirurgião Dentista Protesista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Identifique o elemento constituinte da prótese parcial removível a grampo que tem por finalidade unir o corpo do retentor à grade retentiva da sela:
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51Q909347 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Nas Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, em sua apresentação da 2ª edição, tem-se: “A educação como direito fundamental foi, durante décadas, alvo de disputa na sociedade brasileira, prevalecendo a concepção de uma educação distinta a depender da classe social. Somente com a Constituição Federal de 1988, o Estado brasileiro define a educação como direito básico e universal”. Mais recentemente, instala-se um intenso quadro de desinvestimento em políticas públicas que nos coloca diante de uma situação de sucateamento e desmonte. Tal situação convoca as(os) psicólogas(os) a reafirmarem o compromisso com os princípios de uma educação democrática, defendendo a pluralidade e a diversidade humana. Com base nas referências citadas, assinale a opção correta.

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52Q909348 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

No livro Ensinando a Transgredir: a educação como prática libertadora, há um capítulo dedicado a Paulo Freire. Nele, Gloria Watkins dialoga com bell hooks, sua voz de escritora. Influenciada por Paulo Freire, hooks apresenta as razões pelas quais foi tocada tão profundamente pelo autor. São elas:

I anos antes de conhecê-lo, hooks já tinha aprendido muito com o trabalho de Freire, aprendido maneiras novas e libertadoras de pensar sobre a realidade social. Quando encontrou a sua obra, estava em um momento de vida começando a questionar profundamente a política da dominação, o impacto do racismo, do sexismo, da exploração de classe e da colonização que ocorria no Brasil.

II Paulo foi um dos pensadores cuja obra lhe deu uma linguagem. Ele a fez pensar profundamente sobre a construção de uma identidade na resistência. hooks cita uma frase isolada de Freire que se tornou, para ela, um mantra revolucionário: “Não podemos entrar na luta como objetos para nos tornarmos sujeitos mais tarde”.

III a sua experiência na luta pela desagregação racial posicionou Paulo Freire como um professor desafiador, cuja obra alimentou a sua própria luta contra o processo de descolonização − a mentalidade colonizadora.

IV em nenhum momento hooks deixou de estar consciente não só do sexismo da linguagem como também do modo com que ele (Paulo) constrói um paradigma falocêntrico da libertação. Para ela, isso sempre foi motivo de angústia, pois acha difícil encontrar uma linguagem que permita estruturar uma crítica e, ao mesmo tempo, continue reconhecendo tudo o que é valioso e respeitado na obra.

São INCORRETAS, somente, as assertivas:

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53Q896294 | Psiquiatria, Auriculoterapeuta, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A Reforma Psiquiátrica representou a quebra da supremacia do modelo estritamente biomédico que segregava e delimitava uma parcela da população em intenso sofrimento psíquico que, consequentemente, estava incapaz de participar da vida social. Com viés de superação a este modelo, a Reforma Psiquiátrica estava intrinsecamente ligada ao movimento

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54Q896295 | Psiquiatria, Auriculoterapeuta, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Quanto à Reforma Psiquiátrica instituída pela Lei no 10.216/2001, que trata da proteção e dos direitos das pessoas com transtornos mentais e reorienta o modelo assistencial em saúde mental é correto afirmar que

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55Q896296 | Psiquiatria, Auriculoterapeuta, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Trazendo ao diálogo a Reforma Psiquiátrica Brasileira e os escritos de Fanon, é correto afirmar que:

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56Q909352 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

“O número de instituições de ensino com oferta de cursos de Psicologia igualmente se ampliou. Mas a formação voltada para a área da Psicologia Escolar e Educacional não ocupa, infelizmente, lugar de destaque entre os diversos conteúdos que são previstos nas grades curriculares. Muitos destes cursos assumem a opção de ênfase nos processos educativos sem, contudo, conduzir a formação e a prática voltadas para esta área, e o argumento que surge na maioria das vezes se relaciona à escassez do campo de trabalho na educação.” (FRANCISCHINI; VIANA, 2016, p. 3).

No texto Interfaces entre a Psicologia e a Educação: reflexões sobre a atuação em Psicologia Escolar, Meire Nunes Viana discute a Psicologia e a educação no labirinto do capital. Para a autora, “a promulgação da Constituição de 1988 significou para o Brasil a reconquista da cidadania, colocando a educação em lugar de destaque, apresentando-a como um direito de todos, universal, gratuita, democrática, comunitária e de elevado padrão de qualidade.” (FRANCISCHINI; VIANA, 2016, p. 68).Compreendendo que se trata de uma educação transformadora da realidade, consonante com a Carta Constitucional de 1988, ela deve pautar-se pelos seguintes princípios fundamentais:

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57Q896297 | Psiquiatria, Auriculoterapeuta, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“A perspectiva de Frantz Fanon expressa em "Pele Negra, Máscaras Brancas" ressalta que o racismo e as discriminações têm o poder de gerar sofrimento psíquico, podendo agravar quadros pré-existentes de adoecimento. A obra fornece exemplos substanciais de como o racismo desencadeia impactos significativos na saúde mental”.


Acerca do tema é correto afirmar que

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58Q909353 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Dermeval Saviani, em Escola e Democracia, editado em setembro de 1983, em seu último texto, a saber, Onze teses sobre Educação e Política, intentou encaminhar, de modo explícito, as discussões entre educação e política, questão central de seu livro. Considerando as proposições do autor, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações abaixo.

( ) Toda prática educativa contém inevitavelmente uma dimensão política.

( ) Toda prática política contém, por sua vez, inevitavelmente uma dimensão educativa.

( ) Existe identidade entre educação e política.

( ) A explicitação da dimensão política da prática educativa está condicionada a não explicitação da prática educativa.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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59Q896298 | Psiquiatria, Auriculoterapeuta, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Em 2011 foi instituída a RAPS (Portaria GM/MS no 3.088, de 23/12/2011), que possibilita uma nova dimensão ao conjunto das ações em saúde mental no SUS, cujos objetivos principais foram definidos como

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60Q896299 | Psiquiatria, Auriculoterapeuta, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A Portaria do Ministério da Saúde no 3.088, de 23/12/2011, estabelece, expande e integra pontos de atenção à saúde para indivíduos com sofrimento ou transtorno mental, bem como com necessidades relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Marcela, uma jovem adulta com transtorno mental grave, fazendo uso prejudicial de álcool, com significativa vulnerabilidade social, começou a receber acompanhamento na Rede de Atenção Psicossocial de seu município e precisou acessar diversos pontos dessa Rede. Os pontos da Rede de Atenção Psicossocial, delineados por essa legislação são:

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