Questões de Concursos COSEAC

Resolva questões de COSEAC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q909355 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

A Comissão de Psicologia e Educação, do XIV Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, entende que a Psicologia está presente no campo educacional de várias maneiras: “Ela circula, permeia diversos espaços legitimando determinadas práticas – modos de pensar e agir na profissão” (CRP, 2016, p. 7). A partir da publicação Conversações em Psicologia, marque a opção INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q896300 | Psiquiatria, Auriculoterapeuta, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A Portaria no 3.088/2011 aborda estratégias de desinstitucionalização, incluindo o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q909356 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

“Antes do colonialismo não existia o negro, o indígena, o branco. Como implicitamente propaga a declaração francesa dos direitos dos homens, todos eram humanos, cidadãos, desde que fossem homens, europeus e, por extensão, brancos. A ideia de direitos dos homens e, depois, a de direitos humanos (ONU, 1948), afloram justamente da negação da cidadania e de direitos para o africano, o indígena, o pobre, a mulher… [...] Sem racismo e a superexploração do(a) indígena, do homem negro e da mulher negra, não teria havido colonialismo. Sem colonialismo, sem racismo e sem capitalismo não teria havido o delineamento daquela noção de cidadania, que atrela direito à propriedade individual, à liberdade individual, à fraternidade e à igualdade só para alguns.” (CFP, 2022, p. 13). Sobre a branquitude, é correto afirmar que

I é a ideologia de superioridade branca que posiciona as pessoas brancas em um lugar de poder simbólico e material que lhes conferem algumas desvantagens.

II é uma ideologia, são valores, ideias que colocam o branco como o ideal de beleza, de civilização, de racionalidade, de intelectualidade. Ela não pode ser pensada como uma identidade racial.

III não é resultado. É aquilo que está lá na origem, não tendo qualquer relação com a colonização nem com o capitalismo imperialista.

IV ela produz subjetividade. Essa falsa ideia de superioridade vai definir e direcionar os afetos, a subjetividade, o modo de estar no mundo.

A partir das afirmações acima, assinale, somente, a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q896301 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Parasitas intestinais como a Taenia, popularmente conhecida como solitária, possuem características específicas para sua adaptação à vida parasitária. A solitária, como o nome já diz, consegue sobreviver sozinha no intestino humano se reproduzindo por autofecundação. Outras duas características ligadas a vida parasitária desses organismos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q896302 | Biologia, Moléculas, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Ao ter afinidade química com os componentes da membrana plasmática, uma substância, vírus ou um microrganismo pode entrar e sair de uma célula. A prevenção contra o coronavírus requer alguns cuidados entre o uso de máscara, lavagem das mãos com sabão e álcool sempre que pegar um objeto. É recomendado lavar as mãos com sabão e usar álcool em gel pois estas substâncias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q909358 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

No livro Psicologia Brasileira na Luta Antirracista, publicado pelo CFP, são apresentados e debatidos conceitos fundamentais para o entendimento e para a busca da superação do racismo no Brasil. “O leitor é convidado a transitar por amplo espectro de questões e lutas sociais, na perspectiva da interseccionalidade, a fim de compreender a complexidade da tessitura social brasileira e o enredar de suas hierarquias e opressões”, como bem nos conta Ana Sandra Nóbrega, Conselheira-Presidente do XVIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia. Marque a opção INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q896303 | Biologia, Origem e evolução da vida, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“O Prêmio Nobel Medicina 2023 foi concedido nesta segunda-feira, 02/10, aos cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman por seus estudos que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes contra a Covid-19. Juntos, eles encontraram uma maneira de modificar o mRNA. Essa tecnologia revolucionária foi descoberta há mais de 15 anos e possibilitou a produção, em temporecorde, de vacinas a partir de material sintético.”


Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/ 10/02/nobel-de-medicina-2023-vai-para-katalin-kariko-e-drewweussnab.ghtml. Acesso em 13 nov. 2023.

O fragmento de texto da reportagem acima aborda avanços científicos na produção de vacinas. Sobre o método de ação de vacinas em organismos vivos é correto afirmar que se trata de um método de proteção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q909359 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Na Coletânea Psicologia Brasileira na Luta Antirracista: prêmio profissional Virgínia Bicudo − dedicado à mulher negra, pioneira na psicanálise, mas invisível no Brasil −, enfatiza-se o lugar das práticas para a construção de uma psicologia antirracista. Marque a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q896304 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“No Dia Mundial da Malária, o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Dr. Jarbas Barbosa, pede aos países que intensifiquem os esforços de eliminação da malária entre as comunidades indígenas, migrantes e remotas, que são afetadas de forma desproporcional pela doença.”


Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/25-4-2023-diamundial-da-malaria-paises-devem-intensificar-esforcos-paraalcancar. Acesso em 13 nov. 2023.


O vetor e o agente etiológico da malária são, respectivamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q896305 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Numa investigação de um duplo assassinato, o DNA recolhido nas duas cenas de crime foi analisado e era idêntico. A equipe conseguiu encontrar dois suspeitos, gêmeos univitelinos, porém por essa análise não conseguiram provar qual dos gêmeos cometeu os crimes. Diante disso, os investigadores utilizaram análises sorológicas e o criminoso foi identificado.

Isso só foi possível porque os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q896306 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“Vacina contra esquistossomose estará disponível no SUS em 2025 - Imunizante inédito está sendo desenvolvido pela Fiocruz”


(Publicado em 12/06/2023 - Agência Brasil - Rio de Janeiro)


Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir relacionadas às medidas profiláticas, enquanto não se tem disponível esta vacina.


I Controle biológico do hospedeiro definitivo.

II Medidas de saneamento básico como o tratamento de esgoto.

III Tratamento de doentes em regiões endêmicas.


A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q909362 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Há mais ou menos uma década, foram publicados dois artigos que abordam questões ainda vivas no campo da educação. Seus autores, Maria Helena Souza Patto coloca em pauta o ensino a distância e a falência da educação, enquanto Fabio Scorsolini-Comin discute as repercussões do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no campo da Psicologia da Educação. A partir de seus trabalhos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q896307 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19


"Não devemos baixar a guarda, precisamos continuar vacinando os grupos vulneráveis e fortalecendo a vigilância, destacou o diretor da OPAS", Jarbas Barbosa.


Disponível em: https://www.unasus.gov.br/institucional/unasus.

(09/05/2023 - Ascom SE/UNA-SUS). Acesso em: 19 out. 2023.


Contra SARS-CoV-2, assim como em outras viroses, em nossa imunidade inata, atuam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q896308 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“Para aumentar a capacidade dos centros transplantadores do Sistema Único de Saúde (SUS), em atendimento à crescente demanda da população, o Ministério da Saúde instituiu um incremento financeiro progressivo de 40% a 80% aos procedimentos relacionados ao transplante de órgãos e medula óssea.”


” Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/assuntos/noticias/2023/setembro/ministerio-da-saudedestina-incremento-financeiro-de-ate-80-para-a-realizacao-detransplantes-de-orgaos-e-medula-ossea. Acesso em: 18 jun. 2023.


Para indivíduos geneticamente com dificuldade de desenvolver mecanismos imunológicos, o transplante de medula óssea pode ser a solução para que o organismo passe, após esse transplante, a formar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q909364 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

“A partir do fato de que escola pública elementar tem fracassado em sua função de escolarizar a maioria das crianças brasileiras e levando em conta que as crianças mais atingidas pertencem aos segmentos mais pobres das classes trabalhadoras, o artigo analisa os determinantes da má qualidade da escola oferecida a estas crianças. Entre estes determinantes, o preconceito contra pobres e negros, de profundas raízes na sociedade brasileira, atua como poderoso estruturante das práticas e processos que se dão na escola. A superação deste estado de coisas é discutida no âmbito dos direitos da cidadania e das relações de poder numa sociedade de classes.” (PATTO, 1992, p. 107).

Esse é o resumo do artigo intitulado Família Pobre e Escola Pública: anotações de um desencontro. A despeito de o texto ter sido publicado há cerca de três décadas, há nele algo que persiste como bastante atual. Em relação a esse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q896309 | Biologia, Embriologia humana, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“Cientistas criam os primeiros modelos sintéticos de embriões humanos Estruturas foram criadas a partir de células-tronco, sem a necessidade de óvulos e espermatozoides; pesquisadores estudam forma de reduzir abortos espontâneos.”


Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br /tecnologia/cientistas-criam-os-primeiros-modelos-sinteticos-deembrioes-humanos/. Acesso em: 18 jun. 2023.


Após a formação do zigoto inicia o processo de clivagens, por divisões mitóticas, resultando em um rápido aumento do número de células e que vão ficando menores a cada divisão, formando assim o embrião. Certos abortos espontâneos ocorrem em função da nidação ocorrer no segmento inferior do útero, cujo embrião encontra-se no estágio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q909365 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

O livro de Maria Helena Patto intitulado A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia, segundo um de seus prefaciadores da quarta edição, é muito mais que a denúncia do caráter ideológico das explicações hegemônicas do fracasso escolar. Seu trabalho caracteriza-se também como uma brilhante aula sobre a história da educação do país. A autora, fundamentada no materialismo histórico, examina o percurso tomado pela produção intelectual brasileira a partir da Primeira República. Tendo em vista o capítulo Da experiência à Reflexão sobre a Política Educacional: algumas anotações, pode-se afirmar que a autora destacou quatro conclusões ou confirmações, capazes de contribuir para uma revisão de medidas comumente tomadas, tendo em vista a superação das dificuldades com que a escola pública elementar brasileira se defronta na consecução de sua tarefa de socializar conhecimentos.

I. As explicações do fracasso escolar baseadas nas teorias do déficit e da diferença cultural precisam ser revistas a partir do conhecimento dos mecanismos escolares produtores de dificuldades de aprendizagem.

II. O fracasso da escola pública elementar é o resultado inevitável de um sistema educacional congenitamente gerador de obstáculos à realização de seus objetivos.

III. O fracasso da escola elementar é administrado por um discurso científico que, escudado em sua competência, naturaliza esse fracasso aos olhos de todos os envolvidos no processo.

IV. A convivência de mecanismos de neutralização dos conflitos com manifestações de insatisfação e rebeldia faz da escola um lugar propício à passagem ao compromisso humano-genérico.

São corretas as conclusões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q896310 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Diversas atividades humanas, de indústrias até o lixo doméstico, liberam metais pesados na natureza. São raras as localidades livres dessa contaminação e os oceanos acabam absorvendo uma grande parcela desses poluentes. Sua toxicidade representa um perigo não apenas para a vida marinha, mas também para os seres humanos.

Estas substâncias têm a capacidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q909366 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

O livro Pedagogia da Indignação contém os últimos escritos registrados por Paulo Freire. O educador compartilha suas reflexões a respeito da educação para a liberdade, chave para a produção de sujeitos capazes de transformar o mundo com base em uma ética da solidariedade. Sobre as ideias de Paulo Freire, observe as afirmativas a seguir.

I A educação de que precisamos, capaz de formar pessoas críticas, de raciocínio rápido, com sentido do risco, curiosas, indagadoras, é a que coloca ao educador ou educadora a tarefa de treinar a memorização mecânica das/dos educandas/os, mas também de ensinar a pensar criticamente os conteúdos.

II Não se pode de maneira alguma, nas relações político-pedagógicas com os grupos populares, desconsiderar seu saber de experiência feito, sua explicação do mundo de que faz parte a compreensão de sua própria presença no mundo.

III Se, de um lado, a educação não é a alavanca das transformações sociais, de outro, estas não se fazem sem ela. Mas a ação educativa só deve acontecer após lograrmos êxito na ação política. A transformação social é o caminho para então trabalharmos ações educativas.

IV As crianças precisam crescer no exercício dessa capacidade de pensar, de se indagar e de indagar, de duvidar, de experimentar hipóteses de ação, de programar e de não apenas seguir os programas a elas, mais do que propostos, impostos. As crianças precisam ter assegurado o direito de aprender a decidir, o que se faz decidindo.

Estão corretas, apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q896311 | Biologia, Leis de Mendel, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“Gregor Mendel é considerado o pai da genética. Em seus experimentos com cruzamentos de ervilhas, Mendel analisou a herança de várias características dessas plantas, como cor e textura das sementes, cor e forma das vagens, cor das pétalas, altura das plantas e localização das flores no caule. Com os resultados desses experimentos Mendel formulou duas leis fundamentais que embasam a genética mendeliana. Entretanto, Mendel não tinha conhecimento de biologia molecular.

Atualmente, sabe-se que os fatores a que Mendel se referiu são genes presentes em cromossomos, constituintes do DNA, e que o comportamento destas estruturas no processo de divisão celular gera as proporções fenotípicas encontradas por Mendel em seus experimentos.”


Disponível em: https://educacao.uol.com.br/ disciplinas/biologia/leis-de-mendelconhecimentos-atuais-explicam-resultados-obtidos-pormendel.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 03 out. 2023. Adaptado.



A relação entre a genética mendeliana e a biologia molecular pode ser estabelecida pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.