Questões de Concursos COSEAC

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81Q909367 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Paulo Freire mostra, em sua obra Pedagogia da Indignação, uma preocupação com um descompasso geracional no que diz respeito ao acompanhamento das transformações dos novos tempos, principalmente diante da aceleração característica dos últimos cem anos. O autor nos propõe forjar em nós uma qualidade sem a qual dificilmente conseguiremos compreender adolescentes e jovens: “a capacidade crítica, jamais ‘sonolenta’ sempre desperta à inteligência do novo. Do inusitado que, embora às vezes nos espante e nos incomode, até, não pode ser desconsiderado, só por isso, um desvalor”. Para validar a importância de se acompanhar as novas tecnologias, Paulo Freire afirma que

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82Q896312 | Biologia, A célula ao microscópio eletrônico, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A coloração de gram permitiu a visualização de bactérias em microscópios e, a partir dela, é possível classificar esses organismos em dois grupos: positivas e negativas, pela aderência desta coloração a parede celular bacteriana.

Essa classificação é de importância médica uma vez que as bactérias

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83Q909368 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Prefaciando o livro Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico, Jaan Valsiner afirma que o estudioso de literatura e psicólogo do desenvolvimento “está se tornando um herói das ciências educacionais e sociais de nosso tempo – mais de meio século após sua morte”, mas que “há um certo infortúnio na fama, particularmente na fama póstuma. Nem sempre, ao crescer a fama de uma pessoa, a análise substantiva de suas ideias avança em ritmo correspondente”.

Sobre as ideias de Vygotsky, pode-se afirmar que

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84Q896313 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“Prefeitura realiza combate ao Aedes e a roedores em bairros do município”


Disponível em: https://www.macae.rj.gov.br/noticias/ leitura/noticia/prefeitura-realiza-combate-ao-aedes-e-aroedores-em-bairros-do-municipio. Acesso em: 06 nov. 2023.


O combate citado auxilia no controle, respectivamente, das doenças:

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85Q909369 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Na postagem do CFP, intitulada Dez Razões para Psicologia e Serviço Social na Educação Básica, encontra-se, como uma das justificativas, a tendência de que “A presença de psicólogas(os) e assistentes sociais nas escolas pode contribuir significativamente para a efetivação de direitos e políticas públicas tão essenciais às crianças em idade escolar, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Igualdade Racial, o Estatuto da Juventude e o Estatuto da Pessoa com Deficiência”. Diante de lutas tão importantes para que haja uma inclusão efetiva, é fundamental que esses profissionais conheçam as políticas que contemplam estudantes e suas famílias nas diversidades que singularizam suas vidas. No que diz respeito à realidade da educação inclusiva, assinale a opção correta.

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86Q896314 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A sorologia para o diagnóstico da infecção pelo HBV envolve a pesquisa de diferentes marcadores séricos que auxiliam o médico assistente a identificar qual a fase da doença.

Em relação às afirmativas abaixo identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F), na ordem em que aparecem:


I O anti-HBs reagente isoladamente indica reação vacinal.

II Uma amostra com HBeAg reagente é altamente infectante.

III HBsAg reagente por menos de seis meses indica infecção crônica.

IV O anti-HBc total reagente indica infecção crônica ou contato prévio com o HBV.


A opção correta é:

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87Q909370 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

Gênero, seus papéis, a sexualidade e a diversidade são questões contemporâneas que não podem ficar de fora da escola. Porém, estar na escola não é tarefa fácil. Se outrora a escola foi considerada local ideal para alguns desses debates, a despeito de alguns questionamentos acerca da função social da escola, em tempos mais recentes, tais discussões foram “banidas” sob a alegação de se tratar de “ideologia de gênero”. Sobre essa temática, observe as afirmativas a seguir.

I Com Garbarino (2021), a manifestação da queixa escolar é sutilmente tonalizada por um modo cultural de entender a distinção masculino × feminino que se perpetua no contexto escolar. As expectativas e crenças das professoras e dos professores em relação ao ser menino × ser menina permeiam, “contaminam” e “deformam” seu olhar sobre o desempenho e a disciplina das alunas e dos alunos. Portanto, os estereótipos de gênero primeiramente precisam ser identificados para poderem ser desconstruídos.

II Com Rosistolato (2009), desde o início do século XX, houve uma série de iniciativas para a criação de espaços escolares no debate sobre a sexualidade dos adolescentes. A partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola ganha legitimidade para desenvolver projetos estruturados a partir de três blocos de conteúdo: a) corpo - matriz da sexualidade; b) relações de gênero; e, c) prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (Aids).

III Com Bonfim e Mesquita (2020), de um modo geral, as regras disciplinares do gênero e da sexualidade estiveram e estão presentes em todos os espaços da escola e podem ser aplicadas facilmente em outras instituições, quer sejam escolas de ensino médio, quer sejam de ensino fundamental e até na universidade. A dimensão do controle e da norma é algo amplamente discutido em trabalhos que investigam as relações entre gênero, sexualidade e educação.

IV Com Bonfim e Mesquita (2020), estudantes que, com suas diferentes culturas e inserções, têm, com limites e muitos desafios, questionado uma outra forma de ocupar os espaços dentro da escola e reivindicar o debate em torno do gênero e da sexualidade dentro da instituição.

São corretas as afirmativas:

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88Q896315 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A hipocalemia é uma condição clínica importante e pode ser resultado de diversas situações clínicas. O primeiro passo para o diagnóstico diferencial dessa condição compreende a:

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89Q909371 | Psicologia, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

“Muito se tem se discutido sobre os entraves no processo de escolarização de crianças e jovens, privilegiando-se ora aspectos individuais de ordem patológica, ora questões sociais ligadas ao esfacelamento do sistema educacional público. Paralelamente, constata-se uma difusão ilimitada do discurso científico e da cultura medicalizante, que atravessa diversos domínios, da universidade aos centros de saúde e às escolas, adentrando as fronteiras da esfera privada da família e das demais relações pessoais.” (Coutinho, 2021, p. 2). Sobre a produção de diagnósticos e o educar, observe as afirmativas a seguir.

I Na discussão dos modos contemporâneos predominantes no tratamento do mal-estar na cultura, é inegável que a produção de diagnósticos alcançou uma importância cultural imensa, estando presente não somente na prática psiquiátrica stricto sensu, mas em todo campo da assistência à saúde, na educação e nas relações sociais cotidianas mais banais.

II Os desafios relativos ao exercício da parentalidade e da educação escolar, hoje, são muitas vezes norteados por diagnósticos, medicações e/ou parâmetros presentes nos diversos dispositivos difundidos pelas “autoridades científicas”, que passam a regular e a ressignificar a criança, produzindo um certo anonimato no cerne das relações pais/filhos e professor/aluno.

III Depara-se, ainda, com a menos recente psicologização do cotidiano escolar. A escola funciona sob a base de um discurso segundo o qual educar é estimular capacidades psicológicas, o que contribui para individualizar os problemas escolares e fragmentar o olhar para o aluno.

IV Com o avanço do paradigma naturalista, ancorado nas novas pesquisas das neurociências, os diagnósticos passam a expressar “um sofrimento sem sujeito” e orientam o olhar dos profissionais que recorrem a eles exclusivamente para uma visão fragmentada da vida, que muitas vezes encontra sustentação fortemente baseada na relação entre a descrição de um comportamento e o uso ou não de um fármaco [...]. A fragmentação do sintoma psíquico em unidades sintomáticas cada vez menores pela psiquiatria contemporânea serve a um projeto social maior que tende a despolitizar o sofrimento, medicalizar o mal-estar e privatizar o sintoma.

São corretas as afirmativas:

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90Q896316 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Rara anemia hemolítica em que há síntese deficiente ou ausência do glicofosfatidilinositol, fator importante para proteger os eritrócitos da ação lítica das proteínas do sistema complemento. Logo, nessa condição, temos destruição aumentada dos eritrócitos.

O enunciado se refere a:

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91Q896317 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Em relação a fase pré-analítica do hemograma, classifique as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):


I A atividade física nos últimos 20 minutos não interfere na contagem de leucócitos


II As principais refeições como o almoço, seguida de coleta podem gerar contagens maiores de leucócitos


III O uso de torniquete por mais de 1 minuto e meio pode causar hemoconcentração


IV Estresse causa diminuição dos leucócitos e aumento relativo dos eosinófilos


A sequência correta, de cima para baixo, é:

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92Q896318 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, aprimorar os conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade, bem como do desenvolvimento da profissão é um (uma)
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93Q896319 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

O princípio da equidade é um dos fundamentos do Sistema Único de Saúde(SUS) no Brasil garantindo assim a justiça social. Este princípio pode ser entendido como:
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94Q896320 | Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Um paciente adulto jovem de 28 anos foi vítima de atropelamento. Ao ser levado para unidade de pronto atendimento (UPA) e ser avaliado pelo enfermeiro, observou-se que ele apresentava abertura ocular espontânea, resposta verbal com palavras com sons incompreensíveis e resposta motora de acordo com os comandos do enfermeiro. Considerando a Escala de Coma de Glasgow, a pontuação atribuída, respectivamente, a cada um dos parâmetros apresentados é
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95Q896321 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Para a restauração das funções cardíacas e respiratórias é realizada a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), definida como um conjunto de ações aplicadas ao indivíduo em parada cardiorrespiratória (PCR) para manter artificialmente a circulação de sangue no encéfalo e em outros órgãos vitais.
A respeito do protocolo de RCP é correto afirmar que
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96Q896322 | Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A atenção básica de saúde, impulsionada pela estratégia da saúde da família (ESF), tem um grande desafio em incorporar ações de enfrentamento às situações de violência e problemas de saúde mental. Para isso, existem ações que deverão ser implementadas por todos os profissionais da Atenção Básica em seus mais diversos dispositivos. Algumas dessas ações são

I proporcionar ao usuário um momento para pensar/refletir.
II reconhecer os modelos de entendimento do usuário.
III exercitar a habilidade da empatia.
IV oferecer suporte na medida certa, tornando o usuário dependente do sistema evitando assim interrupção no tratamento.

Dos itens acima mencionados, estão corretos
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97Q896323 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A cada ano, um número significativo de adolescentes e jovens brasileiros recebe o diagnóstico de HIV. De acordo com os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS, do Ministério da Saúde, em 2021, foram 40.880 casos de HIV notificados no Brasil. Uma das maneiras de prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia pré-Exposição prescrita pelo médico e guiada juntamente com os profissionais enfermeiros.
A respeito da PrEP é correto afirmar que
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98Q896324 | Enfermagem, Lei do SUS, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

M.A.A.S de 60 anos, dona de casa, procura uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com queixas de dores crônicas nas costas e dificuldades para caminhar e realizar suas tarefas do dia a dia. Ela também relata estar se sentindo triste e ansiosa devido às suas limitações físicas. O médico da UBS realiza uma avaliação e prescreve analgésicos para as dores nas costas e a libera sem abordar suas questões emocionais.
Com base no caso clínico apresentado, o princípio do SUS que não está sendo adequadamente observado no atendimento à paciente é o Princípio da
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99Q896325 | Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Na Atenção Básica à saúde, os profissionais que fazem parte das equipes de saúde da família como médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas por exemplo, desempenham papéis em conjunto e, também, específicos para garantir o atendimento abrangente e integral da população.
De acordo com a Portaria 2.436/2017 é uma competência exclusiva do profissional enfermeiro na Atenção básica
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100Q896326 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

No contexto da saúde pública, as doenças de notificação compulsória são aquelas que, por lei, devem ser informadas às autoridades de saúde para monitoramento e controle.
Dos exemplos abaixo, assinale as doenças que são obrigatórias de notificação compulsória imediata (até 24 horas) para a Secretaria Estadual de Saúde:
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