Início

Questões de Concursos COTEC

Resolva questões de COTEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q841747 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Montes Claros, Agente do Legislativo, COTEC, 2020

Considera-se como efetivamente desempenhadas as funções de um cargo público municipal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q840619 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

Qual é a teoria conhecida entre os educadores que enfatiza a aquisição de processos do pensamento pelo desenvolvimento de estruturas cognitivas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q843466 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de São Francisco MG Assistente Social, COTEC, 2020

Estudos sobre os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social brasileiro favorecem a identificação e a análise de diferentes fatores, mudanças e conjunturas, que inclusive alteraram as demandas e as condições do exercício profissional dos assistentes sociais em épocas importantes, como as das décadas de 1960- 1980. Tendo esse conhecimento como referência, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A aproximação teórico-metodológica majoritária do Serviço Social com a fenomenologia, enquanto pensamento que valoriza a subjetividade e a demarcação dos estudos de caso, contribuiu para que um novo ethos profissional fosse constituído. A partir disso, tem-se a necessidade de aprovação do novo Código de Ética que, até então, sustentava-se apenas no positivismo. ( ) O ecletismo, desde a década de 1980, tornou-se a perspectiva teórica para o embasamento dos procedimentos, das técnicas e da intervenção dos assistentes sociais em diferentes espaços socioocupacionais. ( ) O Serviço Social tradicional foi considerado como um componente “de validação e reforço” dos princípios da autocracia burguesa, seja pela identificação com os traços mais subalternos da profissão, seja pela contrariedade com as projeções profissionais mais críticas, outrora classificadas como conflituosas por seus posicionamentos. ( ) O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, na América Latina, que se vincula ao circuito sócio-histórico e político da década de 1960, tem o debate da “funcionalidade profissional na superação do subdesenvolvimento” como um elemento norteador. ( ) O número de escolas de Serviço Social, entre as décadas de 1960 e 1970, foi reduzido pelas limitações do período ditatorial e pelo aprofundamento de estudos e produções fundamentadas na teoria social crítica originária de Karl Marx. ( ) A renovação do Serviço Social brasileiro incitou a defesa de um pluralismo profissional, considerando as diferenças que fundamentam o trabalho dos assistentes sociais.

Com base nas afirmativas acima e na ordem apresentada, indique a alternativa que apresenta coerência com os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q473859 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Como existem inúmeros fatores que interferem no desempenho de uma habilidade motora, há também várias formas de medir o desempenho. Em relação à medida baseada na produção de desempenho, está CORRETO o seguinte exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q841799 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

Analise o fragmento a seguir:
O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade. É fundamental frisar que a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural. Esse universo compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão que não se alicerçam apenas nessa racionalidade é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Fonte: BRASIL, 2018.
De acordo com o texto, o objetivo da educação física escolar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q845021 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Montes Claros, Analista do Legislativo, COTEC, 2020

Em razão de uma situação específica e hipotética, o cargo de prefeito municipal foi reconhecido vago. Encontrando-se o vice-prefeito, igualmente, impossibilitado de exercício do cargo e, ainda, faltando, na oportunidade, apenas 11 meses para o fim do mandato da chapa eleita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q851808 | Direito Eleitoral, Direitos Políticos no Direito Eleitoral, Analista do Legislativo, COTEC, 2020

NÃO é condição obrigatória para o exercício de mandato de vereador (condição de elegibilidade):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q846749 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Montes Claros, Agente do Legislativo, COTEC, 2020

Ocorre a posse para cargo público municipal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q841401 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Montes Claros, Analista do Legislativo, COTEC, 2020

A penalidade administrativa de demissão NÃO se aplica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q852787 | Contabilidade Geral, Demonstração do Resultado do Exercício, Câmara de Montes Claros MG Analista do Legislativo Contador, COTEC, 2020

Uma determinada empresa atua no Município de Montes Claros com prestação de serviços médicos. Após consultar um contador, o seu proprietário optou pelo regime de lucro presumido para a apuração de tributos federais sobre o lucro. Caso no último trimestre de 2019 a empresa alcance uma receita bruta de R$ 440.000,00 e um lucro contábil (LAIR) de R$ 120.000,00, os valores que deverão ser pagos pela empresa a título de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido serão, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q840944 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

O treinamento de Longo Prazo (TLP) deve ocorrer por anos de preparação, não focando necessariamente em um esporte durante esse período. Assim, evita-se o treinamento precoce e possibilita a ampliação do leque motor dessas crianças.

Com esse conhecimento, podemos dizer que o TLP possui, como primeira etapa de treinamento, a/o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q323083 | Pedagogia, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Patis MG, COTEC

José Carlos Libâneo, em seu livro Didática, discute sobre os elementos constitutivos da Didática, entre os quais NÃO se encontra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q841544 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Prefeitura de São Francisco MG Professor Ciências, COTEC, 2020

Cada estômato presente na__________________das angiospermas é formado por duas células clorofiladas chamadas ________________, que se dispõem de modo a deixar entre elas uma abertura denominada ostíolo. Essas células abrem e fecham o ostíolo controlando a_________________ e as trocas gasosas entre a planta e o ambiente.
A alternativa que melhor completa as lacunas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q843116 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Prefeitura de São Francisco MG Enfermeiro, COTEC, 2020

A Resolução 358/2009, do Conselho de Enfermagem (COFEN), dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q848401 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn, Assistente Administrativo, COTEC, 2020

Dados A = {1,2} e B = {2,3,4}, determine o conjunto X tal que
A ? X = {1}, B ? X = {3} e A ? B ? X = {1, 2, 3, 4, 5}
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q849730 | Psicologia, Psicanálise, Engenheiro Ambiental, COTEC, 2020

Analise a forma pela qual a transgressão se articula nas seguintes estruturas de personalidade: Perversão, Histeria e Neurose Obsessiva, em conformidade com essa avaliação, relacione a primeira coluna à segunda:

I - Perversão

II - Neurose obsessiva

III - Histeria

( ) Nessa modalidade, a transgressão é sustentada por um questionamento agudo referindo-se à dimensão da identificação, ela mesma atraída pelo risco da lógica fálica e seu corolário concernindo à identificação sexual.

( ) Nesse modo de ser, a transgressão se dá no desafio da Lei do Pai, o sujeito se situa, essencialmente, na vertente da dialética do ser. Devemos insistir no caráter imperativo segundo o qual o sujeito fará intervir a lei do seu desejo, ou seja, como única lei do desejo que ele reconhece.

( ) Nessa forma, a transgressão apresenta o recalcamento ligado a uma disjunção da relação de causalidade que se produz em função de um deslocamento do afeto. O sintoma dessa modalidade é o resultado de deformações destinadas a mascarar o pensamento que provém da censura primária. O pensamento torna-se alheio ao sujeito. Quanto mais o sujeito se faz defensor da legalidade, mais ele luta, sem o saber, contra seu desejo de transgressão.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q853021 | Informática, Sistema Operacional, Engenheiro Ambiental, COTEC, 2020

Sobre organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, analise as seguintes afirmações e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) - Arquivos ocultos são arquivos que normalmente são relacionados ao sistema. Eles ficam ocultos, pois alterações podem danificar o Sistema Operacional.

( ) - Existem vários tipos de arquivos, como arquivos de textos, arquivos de som, imagem, planilhas, sendo que o arquivo .rtf só é aberto com o Wordpad.

( ) - Nas versões Vista, 7, 8 e 10 do Windows, é possível usar criptografia para proteger todos os arquivos que estejam armazenados na unidade em que o Windows esteja instalado.

( ) - O Windows Explorer é um gerenciador de informações, arquivos, pastas e programas do sistema operacional Windows da Microsoft.

( ) - São bibliotecas padrão do Windows: Programas, Documentos, Imagens, Músicas, Vídeos.

A sequência CORRETA das afirmações é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q858193 | Matemática, Geometria Analítica, Prefeitura de São Francisco MG Professor Matemática, COTEC, 2020

Os pontos A(6,0), B(6,3) e C(2,3) são as coordenadas dos vértices de um triângulo ABC. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que o perímetro, em centímetro, do triângulo ABC é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q849077 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questãos que a ele se refere.

A presença que as crianças podem nos ensinar

    Em tempos de mindfulness, de meditação e de reaprender a respirar, quero trazer uma reflexão. Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.
     O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são. Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são “folhas em branco”, basicamente inferiores aos adultos porque não têm a mesma experiência de vida e conhecimento do mundo que nós temos. Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos - urgentemente - reaprender, as crianças já sabem.
     No caminho até a escola, a criança vai reparar na abelha voando sobre a flor, no rabisco na parede, no ônibus que vem lá longe. Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada momento. Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso. Quem de nós pode dizer que consegue agir assim?
     Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.
     Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?

Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/. Acesso em 15 fev. 2020.

Considere o trecho: “Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são ‘folhas em branco’ [...]” (Linhas 7-8)

Tendo em vista a expressão “folhas em branco”, é CORRETO afirmar que, segundo o texto, os adultos consideram que as crianças

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q856141 | Matemática, Funções, Assistente Administrativo, COTEC, 2020

Sendo f(x) = ax , a > 0 e a ? 1, onde m e n números reais quaisquer, analise e classifique os itens.
I - f( m + n) = f(m) + f(n) II - f( m + n) = f(m) . f(n) III - f(m . n) = f(m) . f(n) IV - f(m . n) =(f(m))n V - f (m - n) = f(m) : f(n)
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.