Questões de Concursos COVEST COPSET

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221Q699824 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A Lei n.° 13861/2019 altera a Lei que dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência (Lei n.° 7853/1989). Em seu Artigo 17, que trata do censo demográfico, a Lei n.° 13861/2019 faz a seguinte alteração:
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222Q705486 | Português, Químico, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Outra norma sintática que se encaixa no âmbito da regência verbal e nominal diz respeito ao acento indicativo da crase. Quanto a essa norma, identifique a alternativa correta.
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223Q213438 | Medicina, Médico Cardiologia, UFRPE, COVEST COPSET

Sobre a febre reumática (FR), assinale a alternativa correta.

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224Q698561 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

São deveres dos/as Assistentes Sociais com os/as Usuários/as, de acordo com o Código de Ética da Profissão/1993:
1) contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais. ) democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as. 3) proteger os/as usuários/as do conteúdo das informações colhidas nos estudos e pesquisas realizados com eles/as, para resguardar informações que possam fragilizar as situações que os/as trazem aos serviços. 4) contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os/as usuários/as, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.
Estão corretas, apenas:
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225Q706251 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou encefálico (AVE) pode ser isquêmico ou hemorrágico. Acerca dessa doença vascular, analise as afirmativas abaixo.

1) O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria.

2) Nos dois tipos de AVC, uma vez que o sangue, que contém nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas os quais dependerão da região do cérebro envolvida.

3) A escala de coma de Glasgow é um parâmetro de avalição dos pacientes que apresentam acidentes vasculares; nessa escala, a pontuação para abertura ocular espontânea é 2.

4) Na avaliação da resposta verbal através da escala de coma de Glasgow, o Técnico de Enfermagem pontuou com 3, o que corresponde ao paciente confuso.

Estão corretas, apenas:

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226Q121048 | Governança de TI , COBIT, Analista de Tecnologia da Informação, UFPE, COVEST COPSET

No COBIT, os objetivos de controle gerenciar projetos e gerenciar a qualidade para satisfazer os requisitos de negócios pertencem ao domínio:

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227Q700428 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Acerca das lutas sociais e da organização da sociedade civil no Brasil, assinale a alternativa correta.
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228Q706080 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O ambiente ocupado por pacientes pode funcionar como reservatório para microrganismos resistentes (MR), favorecendo a disseminação desses agentes. As rotinas de limpeza, desinfecção ambiental e isolamento são indispensáveis para a prevenção da transmissão desses microorganismos no ambiente hospitalar. Partindo desta premissa, deve-se isolar um paciente quando:
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229Q701334 | Química, Diretor de Produção, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Os lixões são uma forma inadequada de disposição do lixo doméstico. A simples descarga do lixo sobre o solo, sem as medidas corretas de proteção, provoca graves danos ao meio ambiente e à saúde pública. Uma forma de amenizar os danos é dispor o lixo em aterros sanitários. Sobre os aterros sanitários planejados, assinale a afirmativa incorreta.
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230Q698801 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

No Brasil a utilização de modelos e métodos de avaliação se fortaleceu nos anos de 1980 e de 1990, sob a hegemonia de uma ótica gerencialista, em busca de eficiência e eficácia. A avaliação de políticas, programas e projetos sociais, em consonância com o projeto ético-político hegemônico no Serviço Social:
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231Q698620 | Química, Diretor de Produção, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A potenciometria se baseia na medida do potencial de células eletroquímicas, sem o consumo apreciável de corrente.

Aponte, entre os termos abaixo, o único que não está relacionado ao estudo dos métodos potenciométricos.

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232Q705557 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

As transgressões dos preceitos do Código de Ética do Psicólogo constituem infração disciplinar e serão, assim, penalizadas. No que diz respeito às penalidades, assinale a alternativa cujo conteúdo não está em acordo com o Código de Ética. 
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233Q702290 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A Precaução de Contato deve ser utilizada sempre que houver infecção (ou suspeita de infecção) ou colonização por bactérias multirresistentes ou microorganismos epidemiologicamente importantes, passíveis de transmissão por contato direto. O conjunto de medidas que inclui a precaução de contato, além da higienização das mãos, é formado pelo uso de:
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234Q700112 | Português, Interpretação de Textos, Químico, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Observe a formulação do seguinte fragmento: “A palavra é (...) uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano, quer quando sua função é abrir caminhos na superfície da realidade imediata”. Nesse fragmento, os marcadores sublinhados expressam um sentido de
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235Q704985 | Informática, Químico, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O protocolo _______ foi concebido para o usuário que não possui conexão permanente com a internet, pois suas mensagens precisam ser armazenadas no servidor remoto à espera do usuário estabelecer uma conexão com a internet. Quando isso ocorre, esse servidor envia as mensagens do usuário para o seu “inbox” local, e as deleta do servidor. Já o protocolo______mantém as mensagens no servidor, enviando para o usuário cópias das mensagens. As siglas que preenchem corretamente as lacunas acima são, respectivamente:
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236Q703086 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O psicodiagnóstico fenomenológico introduz algumas mudanças significativas no modelo compreensivo, entre as quais:
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237Q699888 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

De acordo com o Art. 19 da Lei n° 8.213 de 24/07/1991, com redação dada pela Lei Complementar n° 150, de 1/6/2015, acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico, ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Para efeitos desta Lei, equiparam-se também ao acidente do trabalho:
1) o acidente ligado ao trabalho que tenha sido a causa única para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação. 2) o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de agressão; ofensa física intencional; ato de imprudência; ato de pessoa privada do uso da razão; desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior. 3) a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade. 4) o acidente sofrido pelo segurado, apenas no local e horário de trabalho, na execução de ordem ou na realização de serviço, sob a autoridade da empresa, com a finalidade de evitar prejuízo ou proporcionar proveito.
Estão corretas:
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238Q700668 | Português, Interpretação de Textos, Químico, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Na conclusão do Texto 1, há a proposta para que ultrapassemos a ideia de que a palavra tem sentido e utilidade, apenas, como simples instrumento de comunicação. Essa concepção:
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239Q212978 | Medicina, Médico Cardiologia, HC UFPE, COVEST COPSET

Em estudos clínicos prospectivos randomizados e/ou metanálises, os stents eluídos com fármacos, quando comparados aos stents não eluídos, foram associados a redução estatística significativa em qual dos eventos a seguir?

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240Q701350 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Texto associado.
Em relação à morte ou à perda, o trabalho do luto inclui: 
1) expressar a tristeza e a saudade. 
2) recordar as circunstâncias da morte. 
3) falar sobre aquilo que se perdeu. 
4) chorar por aquilo que se perdeu. 
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