Início

Questões de Concursos COVEST COPSET

Resolva questões de COVEST COPSET comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q213607 | Medicina, Médico Cardiologia, UFRPE, COVEST COPSET

Assinale o fator etiopatogênico não correlacionado aos sinais e sintomas da insuficiência cardíaca congestiva (ICC).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q701379 | Português, Químico, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Observe o uso das vírgulas no seguinte fragmento destacado em: “a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura”. Esse uso se justifica, gramaticalmente, por se tratar de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q213004 | Medicina, Médico Cardiologia, UFRPE, COVEST COPSET

Homem de 88 anos portador de fibrose pulmonar intersticial difusa idiopática, insuficiência renal crônica, desenvolve quadro de ICC tipo III por estenose aórtica degenerativa calcificada com gradiente VE/Ao máximo de 110mmHg, médio de 65mmHg, área valvar aórtica 0.6cm2 . De acordo com as recomendações do estudo PARTNER, assinale qual a melhor opção terapêutica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q706501 | Química, Diretor de Produção, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Acerca da substância H2SO4, e considerando as condições ambientais 1 atm e 25 ºC, analise as afirmativas a seguir.

1) É um gás incolor e inodoro.

2) É solúvel em água.

3) Pode atuar como agente redutor.

É correto o que se afirma em apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q213438 | Medicina, Médico Cardiologia, UFRPE, COVEST COPSET

Sobre a febre reumática (FR), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q699888 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

De acordo com o Art. 19 da Lei n° 8.213 de 24/07/1991, com redação dada pela Lei Complementar n° 150, de 1/6/2015, acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico, ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Para efeitos desta Lei, equiparam-se também ao acidente do trabalho:
1) o acidente ligado ao trabalho que tenha sido a causa única para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação. 2) o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de agressão; ofensa física intencional; ato de imprudência; ato de pessoa privada do uso da razão; desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior. 3) a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade. 4) o acidente sofrido pelo segurado, apenas no local e horário de trabalho, na execução de ordem ou na realização de serviço, sob a autoridade da empresa, com a finalidade de evitar prejuízo ou proporcionar proveito.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q704501 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O relatório da Commission on National Goals aponta uma grande variedade de indicadores da qualidade de vida, entre os quais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q698958 | Português, Interpretação de Textos, Químico, UFPE, COVEST COPSET, 2019

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso realvivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

Avaliando as ideias expressas no Texto 2, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q703086 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O psicodiagnóstico fenomenológico introduz algumas mudanças significativas no modelo compreensivo, entre as quais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q699097 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

As competências do Assistente Social, na área de planejamento, são estabelecidas na Lei 8.662/1993 que regulamenta a profissão. Com base no que estabelece a Lei, com relação às competências do Assistente Social nessa área, é competência do Assistente Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q705502 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Na década de 50, Abraham Maslow afirmou que a Psicologia se desenvolveu e, contemporaneamente, se estabeleceu, em quatro grandes Forças, isto é, grandes correntes ou movimentos congregadores de teorias, escolas, estudiosos e praticantes da ciência psicológica. Acerca desse tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q212978 | Medicina, Médico Cardiologia, HC UFPE, COVEST COPSET

Em estudos clínicos prospectivos randomizados e/ou metanálises, os stents eluídos com fármacos, quando comparados aos stents não eluídos, foram associados a redução estatística significativa em qual dos eventos a seguir?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q701350 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Texto associado.
Em relação à morte ou à perda, o trabalho do luto inclui: 
1) expressar a tristeza e a saudade. 
2) recordar as circunstâncias da morte. 
3) falar sobre aquilo que se perdeu. 
4) chorar por aquilo que se perdeu. 
Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q213684 | Medicina, Médico Cardiologia, UFRPE, COVEST COPSET

Em relação ao diagnóstico da fibrilação atrial (FA), assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q213733 | Medicina, Médico Cardiologia, UFRPE, COVEST COPSET

Na história natural da Tetralogia de Fallot, qual o mecanismo fisiológico desencadeado pela posição de cócoras?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q702190 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Os serviços socioassistenciais, no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), são organizados segundo as seguintes referências: vigilância social, proteção social e defesa social e institucional. Acerca do tema, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q700717 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), publicado pela Associação Psiquiátrica Americana (2000), indica, como característica primordial da dependência de substâncias, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q700403 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 18 B, define a aplicação de cinco medidas, nos casos de castigo físico ou tratamento cruel ou degradante contra crianças ou adolescentes. O órgão responsável por aplicar essas medidas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q213751 | Medicina, Médico Cardiologia, UFRPE, COVEST COPSET

Assinale qual dos medicamentos não está indicado no tratamento de pacientes com SCA sem elevação do ST?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.