Questões de Concursos COVEST COPSET

Resolva questões de COVEST COPSET comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q700798 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a política de saúde mental, álcool e outras drogas avançou de forma significativa nos últimos 30 anos. Entretanto, após 2015, essa política vem sendo ameaçada. Para contribuir com o avanço da Reforma Psiquiátrica, o assistente social precisa conhecer as ameaças que pairam sobre essa política, entre as quais:
1) o incentivo à redução dos hospitais psiquiátricos mediante alteração da lógica de financiamento da política de saúde mental. 2) a regulamentação e o financiamento de comunidades terapêuticas, para tratamento de pessoas com dependência de álcool e outras drogas, conforme deliberação do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad). 3) a defesa da cidadania como valor fundante e organizador do processo de tratamento de pessoas com transtorno e sofrimento mental, construída de forma participativa e democrática. 4) a valorização da abordagem da redução de danos, dentro da estratégia nacional de enfrentamento das drogas, secundarizando a abstinência e as ações repressivas de redução da oferta. 5) o retrocesso nas diretrizes da Reforma Sanitária e nas ações da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), restringindo o financiamento, reintroduzindo na rede os hospitais psiquiátricos, inclusive com a internação de crianças, e privilegiamento da lógica biomédica.
Estão corretas, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q213501 | Medicina, Médico Cardiologia, UFRPE, COVEST COPSET

Em relação à identificação, manuseio e tratamento da FA, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q703584 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A Lei 8069/90 estabelece que a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados, sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. Qual a definição de castigo físico, indicada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q703683 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Da relação entre Estado e sociedade, construída no âmbito das formações sociais burguesas, surgiu a construção da esfera pública, que remete aos nexos entre público e privado, à distinção entre governo e Estado e à diferenciação entre Estado e sociedade. Acerca da relação entre Estado e sociedade, é correto afirmar que:
1) a relação caracteriza-se como de dominação. 2) o Estado exerce domínio sobre a sociedade por meio de aparatos burocráticos, legais, policiais e ideológicos. 3) a instância identificada como pública tem caráter universal e geralmente está associada ao Estado. 4) a instância privada refere-se ao âmbito empresarial da sociedade civil, que recebe a proteção do Estado. 5) o Estado pode assumir funções protetoras da sociedade, apesar de possuir poder coercitivo.
Estão corretas, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q701474 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Quanto às vias de administração de medicamentos assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q705087 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Texto associado.
A maioria das crianças com transtornos ansiosos é encaminhada para serviços de saúde mental devido a problemas de comportamento, tanto em seus relacionamentos quanto no ambiente escolar. A partir da queixa principal, o papel do clínico é entender esses comportamentos em um contexto de restrições ao desenvolvimento normal, subjacentes aos comportamentos. Assim, estabelece-se uma hierarquia diagnóstica diferencial que guiará os tratamentos preconizados. 
De modo geral, o tratamento é constituído por: 
1) uso de psicofármacos. 
2) intervenções familiares. 
3) abordagem multimodal. 
4) tratamento psicoterápico.
Estão corretas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q698960 | Jornalismo, Químico, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Emissoras de rádio AM e FM apresentam tecnologias de transmissão diferentes. Acerca do tema, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q212831 | Medicina, Médico Cardiologia, HC UFPE, COVEST COPSET

Os pacientes portadores de cardiopatia isquêmica (definida como fração de ejeção do ventrículo esquerdo < 0,30) foram excluídos de todos os estudos abaixo, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q699816 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A avaliação no âmbito da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde (PNH/HumanizaSUS), distingue duas vertentes de direcionamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q213680 | Medicina, Médico Cardiologia, HC UFPE, COVEST COPSET

Entre os métodos diagnósticos abaixo, qual o mais eficiente para avaliar inflamação na placa aterosclerótica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q213739 | Medicina, Médico Cardiologia, HC UFPE, COVEST COPSET

Uma colega médica de 53 anos pede a você uma segunda opinião. Ela foi submetida a implante de stent não eluído com fármaco para a coronária descendente anterior e tem-se preocupado com a possibilidade de trombose do stent. Nove meses após o implante, a médica foi submetida a nova intervenção coronária percutânea (ICP), quando recebeu um stent eluído com fármaco em decorrência de reestenose intra- stent. Desde então, ela está bem. Contudo, ela fez algumas pesquisas na internet e insiste que ela deveria ter sido submetida a ultra-som intracoronário (USIC) adjunto à sua primeira intervenção para reduzir o risco de reestenose. Você concorda?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q703222 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Quais os objetivos das novas terapias para as pessoas sem sintomas patológicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q699702 | Informática, Químico, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Sobre Intranet, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q705646 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da Política de Assistência Social. Dentre as bases organizacionais, que estão previstas no seu processo de gestão, assinale, entre as opções abaixo, a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q705952 | Não definido, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o sistema público não contributivo, descentralizado e participativo de organização da política de assistência social. Os recursos para financiamento da assistência social são previstos no orçamento da Seguridade Social. O SUAS baseia-se nos princípios organizativos da universalidade; da gratuidade; da integralidade da proteção social; da intersetorialidade e da equidade. Sobre cada um dos princípios, é correto afirmar o que segue.
1) Universalidade: trata do direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição. 2) Gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida e sem gerar gastos aos cofres públicos. 3) Integralidade: da proteção social: oferta de contrapartida à rede socioassistencial, qualificando essa rede para a prestação de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. 4) Intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais. 5) Equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.
Estão corretas, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q701433 | Português, Interpretação de Textos, Químico, UFPE, COVEST COPSET, 2019

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso realvivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

É possível constatar afinidade semântica entre algumas palavras do Texto 2 (língua-português; norma-regras; escola-ensino; português-brasileiro; falamos-escrevemos; linguística-concepção científica; entre outras). Essa aproximação de sentidos tem uma função textual, qual seja a de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q698878 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Texto associado.
O luto constitui-se em um processo complexo e multidimensional, visto que seu curso e suas consequências são influenciados pela interação de uma série de componentes, quais sejam: 
1) físicos. 
2) sociais. 
3) neurológicos.
 4) psicológicos. 
Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q213555 | Medicina, Médico Cardiologia, HC UFPE, COVEST COPSET

Entre as anomalias coronarianas congênitas abaixo, qual não pode levar à isquemia miocárdica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q213594 | Medicina, Médico Cardiologia, HC UFPE, COVEST COPSET

Qual a causa mais comum de infarto do miocárdio peri- procedimento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q704891 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Sobre a Resolução COFEN 564/2017, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.