Questões de Concursos COVEST COPSET

Resolva questões de COVEST COPSET comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

401Q1018881 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Assinale a alternativa que expressa corretamente a identidade surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q1018887 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Sobre o tradutor virtual VLibras, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q1013277 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Sobre a educação de surdos, analise as afirmações a seguir.

1) A educação bilíngue é uma proposta de ensino surgida nas escolas de surdos, originada da teoria crítica, com o entendimento de que a pessoa surda não é mais rotulada como deficiente, mas como sujeito compreendido em uma cultura.

2) O bilinguismo surge inicialmente da compreensão de que a educação de surdos tem a necessidade de os surdos serem instruídos em duas línguas.

3) A comunicação total substituiu o oralismo, que, com a presença da teoria criacionista, admite adequação ao modelo educacional de pessoas surdas.

4) A comunicação total propôs combinar o oralismo com a língua de sinais, bem como estratégias pedagógicas com enfoque na comunicação.

5) O fato de vivermos em sociedades, majoritariamente, de falantes de línguas orais faz que os sujeitos falantes apenas de línguas de sinais sofram limitações nas interações educacionais em escolas comuns.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q1018872 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Assinale a alternativa que não corresponde a uma modalidade de tradução e interpretação de língua Brasileira de Sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q1013283 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Sobre o processo tradutório, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q1013294 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O enquadramento das pessoas surdas a partir _________________ baseou-se no modo cartesiano e racional de desenvolvimento da comunicação com fins à normalização das condutas sociais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q1018873 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

No processo de aquisição das línguas de sinais como L1 por bebês surdos, é correto afirmar que a realização dos primeiros sinais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q1018884 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Assinale a alternativa incorreta. O uso da escrita de sinais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q1013288 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Sobre as características da Língua Brasileira de Sinais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q1013290 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Na Libras, as expressões faciais e corporais exercem qual função, semelhante às línguas orais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q1018870 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Um marco histórico na formação do tradutor e intérprete de Libras aconteceu em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q1018874 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Na Libras, o sinal LADRÃO pode ser realizado de duas formas. Em uma das formas, o sinal é também um gesto natural usado em diversas culturas. Em situação de risco iminente, a comunidade surda costuma utilizar o outro sinal, que é realizado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q1018882 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A definição: “sujeitos surdos que não habitam no mesmo local, mas que estão ligados por uma origem, por um código ético de formação visual, independente do grau de evolução linguística, tais como a língua de sinais, a cultura surda e quaisquer outros laços” se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q1018885 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Em alguns dispositivos legais e de regulamentação da acessibilidade comunicacional no Brasil, encontramos o termo “janela de Libras”, que significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q1013275 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

É o resultado das interações entre as pessoas surdas, os espaços sociais em que habitam e os aspectos interpretativos singulares frente ao mundo. Sua existência se constitui no complexo campo de produções culturais, tais como a língua de sinais, as identidades, as estratégias pedagógicas e as artes. Essa é a definição de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q1013276 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

________________ consiste em uma abordagem teórica educacional que se propõe a capacitar a pessoa surda para compreensão e produção da linguagem, partindo do princípio de que o indivíduo surdo pode se constituir interlocutor por meio de técnicas para o aprendizado da língua dominante. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q1013286 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

É correto afirmar que, em sala de aula, os intérpretes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q1018876 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A educação escolar das pessoas com surdez reportase há pouco mais de dois séculos, quando se instaurou um embate político e epistemológico entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q1018877 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Em relação à educação para surdos, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação a seguir. No começo do século XX, já se ouvia falar dos insucessos do oralismo que trazia consigo conotações para os surdos, por exemplo, quando não progrediam na oralidade, _______________________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.