Questões de Concursos COVEST COPSET

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421Q1018880 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de ouvintismo.
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422Q1018886 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Em relação à acessibilidade comunicacional em Libras para pessoas surdas candidatas a processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, cabe às instituições (Lei 13.146/2015):
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423Q1013291 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Sobre a datilologia, assinale a alternativa correta.
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424Q1018871 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Assinale com V as afirmativas VERDADEIRAS e com F as FALSAS, a respeito da interpretação simultânea e suas implicações.
( ) Algumas pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que a qualidade da interpretação começa a cair a partir de vinte minutos do início de seu ato, pois é um trabalho que exige esforço cognitivo e causa cansaço mental. ( ) A memória possui um papel fundamental na prática da interpretação simultânea, pois, na compreensão, análise e retenção da mensagem para sua enunciação na língua-alvo, o intérprete utiliza suas habilidades de concentração e processamento da mensagem. ( ) Interpretar é tomar decisões muito rapidamente, e uma boa decisão não depende do acúmulo de informações disponíveis, mas, sim, da capacidade de extrair, ao máximo, o melhor significado para contemplar um texto ou discurso. ( ) A interpretação simultânea não é uma atividade complexa, apesar de suas fases serem quase sobrepostas, com utilização de dois códigos linguísticos distintos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
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425Q1018888 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

De acordo com a Nota Técnica nº 01/2017 da FEBRAPILS, sobre a atuação do tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras e Língua Portuguesa, em materiais audiovisuais televisivos e virtuais, é correto afirmar que:
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426Q1013281 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

São habilidades e competências da atuação do profissional tradutor e intérprete de Libras na educação, exceto:
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427Q1013284 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Sobre a atuação do tradutor e intérprete na área educacional, assinale a alternativa correta.
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428Q1013289 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

. _________________ se refere ao tamanho e à forma. É utilizado para apresentar a aparência de um objeto, isto é, a forma, o tamanho, a textura ou o desenho de um objeto. Usualmente, é produzido com ambas as mãos, para formas simétricas ou assimétricas. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
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429Q1079851 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A Lei 7.853/1989, em seu artigo 2°, estabelece que o Poder Público e seus órgãos assegurem às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive o direito à educação. O artigo também prevê dispensar tratamento prioritário e adequado para viabilizar as medidas que garantam tais direitos. Conforme o que dispõe a lei, são medidas previstas para a área de educação:
1) a inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial, como modalidade educativa no ensino a distância. 2) A inserção, no sistema educacional, de escolas especiais, privadas e públicas. 3) A oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino. 4) A oferta obrigatória de programas de Educação Especial em todas as entidades de atendimento a crianças com deficiência.
Estão corretas, apenas:
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430Q1013292 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Ações que promovam rupturas em discursos de generalizações e estereótipos relacionados a singularidades em pessoas com deficiência. Tais ações promovem um tipo de acessibilidade, qual seja:
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431Q1080163 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Fonoaudiólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2017

Conforme a Lei nº 13.146/2015, do Direito à Educação, Capítulo IV, Art. 28, é incorreto afirmar que incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
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432Q1080165 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Fonoaudiólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2017

Marcos e Fátima entram em uma lanchonete localizada em uma universidade. Ele sobe a rampa com sua cadeira de rodas sem dificuldades e dirige-se ao banheiro adaptado. Fátima, que é pessoa sem deficiência, apressou-se e concluiu seu pedido ao atendente. Quando Marcos retorna à mesa, o atendente dirige o olhar apenas a Fátima e pergunta: ̶ O que ele quer comer?
Qual tipo de barreira o texto acima reflete?
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433Q1080167 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Fonoaudiólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2017

Nos termos da Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão), o termo `barreiras atitudinais´ é definido como:
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434Q1018869 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O trabalho do tradutor e intérprete da língua de sinais vem sendo construído historicamente ao longo do tempo. Identifique, entre as afirmações abaixo, aquela que não corresponde à história da profissão do tradutor e intérprete da língua de sinais.
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435Q1018875 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Na história da educação dos surdos, é pesquisado e investigado o passado dos povos surdos e das comunidades surdas, procurando-se obter episódios e compreender as suas realizações linguísticas, educacionais, sociais, políticas e culturais. Para a comunidade surda as fases da história dos surdos são, em ordem cronológica:
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436Q1018879 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

. Os estudos sobre o sujeito surdo e sua representação apontam diferentes olhares, dependendo dos contextos da história em que os surdos estão inseridos, e apresentam conceitos de surdez e de pessoa surda que passam por mudanças relacionadas às situações próprias de cada período. Assinale a alternativa que não corresponde a uma representação da surdez ou da pessoa surda ao longo de sua história.
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437Q1013282 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Na tradução do português para Libras, a datilologia corresponde a um processo de ____________ para que a comunicação exista. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
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438Q1080161 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Fonoaudiólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2017

“Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado, de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”. O texto acima está posto na Lei nº 10.098/2000 (Lei da Acessibilidade). Em qual outra legislação este texto encontra-se atualizado?
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439Q1080162 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Fonoaudiólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2017

A avaliação da deficiência, consoante a Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão), será:
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440Q1080164 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Fonoaudiólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2017

Em relação aos direitos à saúde da pessoa com deficiência, a Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão) assegura:
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