Início

Questões de Concursos CPCON

Resolva questões de CPCON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q871605 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Sendo xum número positivo, o seu inverso é denotado por 1/x.Considerando o x conjunto formado pelos divisores positivos do número 28, é CORRETO afirmar que a soma dos inversos desses números vale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1142Q955084 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmativas a seguir.

I- Na BNCC, as brincadeiras e interações são eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil, permitindo que as crianças construam significados sobre si, os outros e o mundo ao seu redor.
II- A BNCC para a Educação Infantil estabelece que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser desenvolvidos exclusivamente no espaço escolar, pois os educadores são formados para isso.
III- A BNCC para a Educação Infantil contempla a memorização como um dos seis direitos de aprendizagem, focando no desenvolvimento cognitivo e aprendizagem das crianças.
IV- A BNCC defende que a documentação pedagógica, como registro contínuo do desenvolvimento da criança, ajuda a acompanhar a efetivação dos direitos de aprendizagem.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1143Q897026 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao RecémNascido, Enfermeiro, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A bronquiolite viral aguda (BVA) é uma doença respiratória comum que afeta predominantemente lactentes e crianças pequenas. A prevalência da bronquiolite é significativa, com aproximadamente 30 milhões de casos relatados anualmente. Além disso, a gravidade da doença leva a mais de 3 milhões de hospitalizações a cada ano, colocando uma carga substancial sobre os sistemas de saúde (Pinheiro et al., 2024). Sobre a BVA, assinale a alternativa CORRETA.

Fonte: DIRETRIZES PARA O MANEJO DA INFECÇÃO CAUSADA PELO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (VSR) – 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Diretrizes_manejo_infeccao_causada_VSR2017.pdf Abordagens clínicas da bronquiolite aguda no âmbito atual pediátrico Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67276/47915
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1144Q897030 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A maioria dos fármacos anti-inflamatórios não esteroides tradicionais (AINET) é de ácidos orgânicos com valores de pKa relativamente baixos. Assinale a alternativa que contém um AINET que apresenta semelhança química com o ácido propriônico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1145Q880650 | Serviço Social, Proteção Social aos Usuários de Álcool e outras Drogas, Educador Social, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

“No âmbito das políticas sociais, a saúde é a que mais avançou na garantia dos direitos dos usuários de psicoativos, reconhecendo a complexidade e as determinações sociais que incidem sobre o fenômeno, a condição de cidadania e os direitos humanos dos consumidores de psicoativos”.
Fonte: CFESS. O estigma do uso de drogas. Série Assistentes Sociais no combate ao preconceito. Caderno 02. Brasília: CFESS, 2016.

Nesse sentido, a Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral à Saúde dos Usuários de Álcool e Outras Drogas (2003) representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1146Q897290 | Nutrição, Vitaminas propriedades, Nutricionista, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Estudos recentes demonstraram que uma série de vitaminas e minerais pode ter papéis, além daquelas funções normalmente atribuídas a eles, na prevenção de sintomas de doenças de deficiência, além disso, as deficiências subclínicas podem ter impacto importante sobre o desenvolvimento de doenças crônicas. Sabe-se que o folato e a B12 são importantes tanto para a síntese como para o reparo de que molécula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1147Q871826 | Informática, Nuvem "cloud computing" e "cloud storage", Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Qual das seguintes afirmações é sobre o Google Drive enquanto um dispositivo para armazenamento de dados na nuvem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1148Q872377 | Matemática, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

Um atleta de corrida de rua correu, num determinado dia, 10km em 1 hora e 10 minutos. Na semana seguinte, ele fez um percurso de 10,5km em 1 hora, 13 minutos e 30 segundos. Considerando que ambos os percursos foram feitos em velocidade constante, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1149Q897336 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), na sua redação atual, cuja alteração foi feita em 2017, dispõe que “a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal” (Brasil, 1996, art. 62). Fonte: BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Neste contexto, com base no que dispõem os parágrafos do Art. 62, é CORRETO afirmar sobre a formação docente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1150Q904285 | Pedagogia, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O ensino é um ofício que se efetiva por meio da mobilização de saberes; e, o conjunto desses saberes forma uma espécie de reservatório no qual o professor se abastece para responder as exigências específicas de sua situação de ensino. Esses saberes são advindos dos campos: do currículo, das ciências da educação, das disciplinas, da tradição pedagógica, da experiência e da ação pedagógica. Assinale a alternativa que caracteriza os saberes relativos ao campo do currículo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1151Q868199 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cargos de Nível Fundamental Incompleto, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Leia e analise as proposições abaixo sobre o acesso à internet e a utilização das tecnologias da comunicação e da informação:

I-A Internet transformou muito a forma como nos comunicamos. Qualquer pessoa com acesso à rede e com um celular, pode compartilhar suas opiniões, ideias e informações.
II-No Brasil, atualmente, o acesso à internet é universal. Todas as pessoas em todos os lugares, utilizam equipamentos para acessar sites diversos e interagir em redes sociais.
III-As distâncias físicas entre cidades e países, representam um obstáculo para as comunicações e trocas de informações pela internet. A internet não venceu a distância entre os lugares.
IV-Com a internet e através das redes sociais, várias pessoas, em diferentes lugares, podem se comunicar simultaneamente e instantaneamente, fazendo uso de diferentes plataformas.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1152Q904561 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Raja Gabaglia e Delgado de Carvalho desempenharam um papel fundamental na Geografia escolar. Uma das participações foi a elaboração do currículo do Colégio Pedro II. Sobre o papel de Raja Gabaglia e Delgado de Carvalho na Geografia escolar, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1153Q905613 | Serviço Social, CREAS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A atuação do psicólogo no CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social deve priorizar práticas que reconheçam os contextos e os grupos, realizando ações preventivas unindo diversas abordagens afins à Psicologia. A partir deste contexto, e identificando uma demanda de atendimento psicoterápico, deve o psicólogo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1154Q913614 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política no Brasil, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Dona Inês PB, CPCON, 2023

No ano de 2024, teremos eleições municipais em todo o Brasil, para eleger Prefeitos e Vereadores. Refletindo sobre esse tema, e considerando os aspectos políticos e administrativos que envolvem os municípios brasileiros, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1155Q897284 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, Nutricionista, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A síndrome do intestino curto (SIC) é a condição complexa resultante da perda da capacidade absortiva intestinal, devido a ressecçãocirúrgica, defeitos congênitos ou doenças. Dentre os sintomas observados abaixo, qual deles corresponde a esta doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1156Q880655 | Meio Ambiente, Fiscal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com as diretrizes nacionais para o saneamento básico, qual dos seguintes princípios fundamentais está CORRETO?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1157Q880679 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Agente Social, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

No Brasil, o direito à educação é uma pauta que acompanha a história dos movimentos sociais negros. Considerando as medidas conquistadas para que esse direito seja assegurado e contemple o enfrentamento ao racismo, analise as proposições a seguir:


I- Assegurar que sejam contemplados conteúdos referentes à história da população negra no Brasil, os quais serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, resgatando sua contribuição decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do país.

II- Fomentar a formação inicial e continuada de professores e a elaboração de material didático específico sobre a questão étnico-racial.

III- Fortalecer o Mito da Democracia Racial nas instituições de ensino da educação básica e superior.


Constituem conquistas históricas que contribuem para a consolidação do direito à educação antirracista as seguintes alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1158Q897332 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O documento que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outras questões, dispõe de forma explícita sobre os fundamentos pedagógicos para toda a Educação Básica brasileira. A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir:

I- Foco no desenvolvimento de competências.
II- Compromisso com a educação integral.
III- Apoio à fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento.

São fundamentos pedagógicos CORRETOS da BNCC apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1159Q886585 | Administração Geral, Delegação, Assistente Administrativo, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

O processo de organizar contempla uma série de decisões acerca da distribuição de tarefas e recursos entre os membros e unidades da organização. Dentre os aspectos relativos ao processo de organização, está a definição do grau de concentração de poder para tomada de decisões dentro da estrutura organizacional. Quanto maior a concentração de poder, maior a centralização. Por outro lado, quanto mais distribuído o poder, maior o grau de descentralização. A respeito das vantagens e desvantagens da centralização e descentralização, analise as afirmativas a seguir:
I- A centralização acarreta maiores esforços duplicados de diferentes tomadores de decisão, aumentando os custos operacionais. II- A centralização promove maior demora e custos operacionais no que compete à comunicação organizacional. III- A descentralização permite que os tomadores de decisão se encontrem mais próximos dos problemas vivenciados. IV- A descentralização garante uma maior uniformidade nas decisões tomadas dentro da organização.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1160Q905616 | Psicologia, CREAS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Nas orientações do Conselho Federal de Psicologia – CFP sobre a elaboração de documentos pelo(a) psicólogo(a) em sua atividade profissional, há um conjunto de modalidades desses instrumentos. A partir da compreensão deles, assinale a alternativa em que está CORRETAMENTE descrita a modalidade laudo psicológico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.