Início

Questões de Concursos CPCON

Resolva questões de CPCON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q904497 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Base Nacional Comum Curricular propõe que o Ensino Religioso no Brasil atinja objetivos específicos, podemos destacar o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q904290 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino. Nesta direção, o professor estrutura as aulas fazendo uso de sequências didáticas que contemple:


I- Elementos de preparação e introdução do objeto de conhecimento.


II- Tratamento didático da matéria nova.


III- Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades.


IV- Controle e avaliação dos resultados.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1443Q1083005 | Farmácia, Cálculos Farmacêuticos, Farmacêutico, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A loção de Hess é indicada para acne e é aplicada sobre a pele na frequência de 1 ou 2 vezes ao dia. A sua fórmula é a seguinte:

Enxofre precipitado ............................................3%m/v
Óxido de zinco .....................................................5%m/v
Sulfato de zinco ...................................................3%m/v
Borato de sódio ....................................................5%m/v
Cânfora ..............................................................0,5%m/v
Álcool etílico ......................................................33%v/v
Acetona................................................................33%v/v
Água de rosas.......................qsp......................100 mL

Para manipular 60 mL dessa loção na farmácia, quanto de enxofre será pesado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q955053 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

O ambiente organizacional abrange um fluxo amplo e complexo de dados e informações. Dessa forma, ao direcionar o discurso para os meios de comunicação interna, torna-se inevitável compreender que só ocorrerá, efetivamente, a comunicação se o receptor entender a mensagem enviada pelo emissor. Considerando que a comunicação interna pode ser, também, não verbal, assinale a alternativa CORRETAque representa a forma de comunicação não verbal chamada de tacêsica ou háptica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1445Q884923 | Odontologia, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

Em relação aos resíduos gerados nos serviços odontológicos, analise as proposições a seguir:
I- Resíduos resultantes do atendimento odontológico, que não contenham sangue ou líquidos corpóreos na forma livre, como luvas, óculos, máscaras e gaze; e peças anatômicas, como dentes devem ser acondicionados em sacos brancos leitosos contidos em recipiente resistente e de material lavável e devem ser substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou, pelo menos, uma vez a cada 24 horas. II- Anestésicos, reveladores e fixadores, resíduos de amálgama e radiografias odontológicas são exemplos de resíduos químicos e podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente. III- Os resíduos perfurocortantes são todos os objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar, como bisturis, agulhas, ampolas de vidro, limas endodônticas entre outros e devem ser acondicionados em recipientes rígidos, com tampa vedante, estanques, resistentes à ruptura ou perfuração.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1446Q877000 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

A dengue, hanseníase e a tuberculose são consideradas problema clínico prevalentes na atenção primária, neste sentido, diante das alternativas a seguir marque a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q880845 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Portaria, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Leia, a seguir, os trechos da música “Asa Branca”, gravada por Luiz Gonzaga:

Quando oiei' a terra ardendo Qual fogueira de São João Eu preguntei' a Deus do céu, uai Por que tamanha judiação? Que braseiro, que fornaia' Nenhum pé de prantação' Por farta' d'água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão. Hoje longe, muitas légua Numa triste solidão Espero a chuva cair de novo Pra mim vortar' pro meu sertão.


A música Asa Branca, foi gravada por Luiz Gonzaga no ano de 1947 e faz referências ao fenômeno das secas e suas consequências para a população do Sertão Nordestino. Considerando o histórico das secas no Nordeste e a realidade social e econômica desta região atualmente, analise as proposições a seguir:


I- As sucessivas secas que atingiram o Nordeste brasileiro no século atual produziram uma enorme migração de retirantes. Milhões continuam migrando para o Rio de Janeiro e São Paulo.

II- As secas que assolaram o Nordeste brasileiro no passado provocaram a ruína e a perda de várias culturas agrícolas e criações de animais, bem como ceifaram a vida de milhares de pessoas.

III- A região Nordeste vem passando nas últimas décadas por importantes transformações econômicas. Contudo, esta região continua apresentando grandes desigualdades e grande exclusão social.

IV- O fenômeno das secas continua a assolar o Sertão Nordestino, provocando maiores prejuízos sociais e econômicos, pois não foram criados projetos hídricos de captação de águas para sua população.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1448Q916454 | Português, Flexão verbal de modo indicativo, Nível Fundamental Completo, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Texto associado.
Leia o Texto I e responda à questão.

Texto I

Banhos de mar

Meu pai acreditava que todos os anos se devia fazer uma cura de banhos de mar. E nunca fui tão feliz quanto naquelas temporadas de banhos em Olinda, Recife.
Meu pai também acreditava que o banho de mar salutar era o tomado antes de o sol nascer. Como explicar o que eu sentia de presente inaudito em sair de casa de madrugada e pegar o bonde vazio que nos levaria para Olinda ainda na escuridão?
De noite eu ia dormir, mas o coração se mantinha acordado, em expectativa. E de puro alvoroço, eu acordava às quatro e pouco da madrugada e despertava o resto da família. Vestíamos depressa e saíamos em jejum. Porque meu pai acreditava que assim devia ser: em jejum.
Saíamos por uma rua toda escura, recebendo a brisa da pré-madrugada. E esperávamos o bonde.Até que lá de longe ouvíamos o seu barulho se aproximando. Eu me sentava bem na ponta do banco: e minha felicidade começava. Atravessar a cidade escura me dava algo que jamais tive de novo. No bonde mesmo o tempo começava a clarear e uma luz trêmula de sol escondido nos banhava e banhava o mundo.
Eu olhava tudo: as poucas pessoas na rua, a passagem pelo campo com os bichos-de-pé: “Olhe um porco de verdade!” gritei uma vez, e a frase de deslumbramento ficou sendo uma das brincadeiras de minha família, que de vez em quando me dizia rindo: “Olhe um porco de verdade.”
Passávamos por cavalos belos que esperavam de pé pelo amanhecer.
Eu não sei da infância alheia. Mas essa viagem diária me tornava uma criança completa de alegria. E me serviu como promessa de felicidade para o futuro. Minha capacidade de ser feliz se revelava. Eu me agarrava, dentro de uma infância muito infeliz, a essa ilha encantada que era a viagem diária.
No bonde mesmo começava a amanhecer. Meu coração batia forte ao nos aproximarmos de Olinda. Finalmente saltávamos e íamos andando para as cabinas pisando em terreno já de areia misturada com plantas. Mudávamos de roupa nas cabinas. E nunca um corpo desabrochou como o meu quando eu saía da cabina e sabia o que me esperava.
O mar de Olinda era muito perigoso. Davam-se alguns passos em um fundo raso e de repente caía-se num fundo de dois metros, calculo.
O cheiro do mar me invadia e me embriagava. As algas boiavam. Oh, bem sei que não estou transmitindo o que significavam como vida pura esses banhos em jejum, com o sol se levantando pálido ainda no horizonte. Bem sei que estou tão emocionada que não consigo escrever. O mar de Olinda era muito iodado e salgado. E eu fazia o que no futuro sempre iria fazer: com as mãos em concha, eu as mergulhava nas águas, e trazia um pouco do mar até minha boca: eu bebia diariamente o mar, de tal modo queria me unir a ele.
Não demorávamos muito. O sol já se levantara todo, e meu pai tinha que trabalhar cedo [...].

Fonte: LISPECTOR, Clarice. Banho de mar.In: Todas as crônicas.Rio de Janeiro, Rocco, 2018, p. 193-195. Disponível em: https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/12670/banhos-de-mar . Acesso em: 11 ago. 2024, com adaptações.
No excerto “Saíamos por uma rua toda escura, recebendo a brisa da pré-madrugada”, a forma verbal “saíamos” corresponde à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1449Q897279 | Nutrição, Lipídeos, Nutricionista, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Assinale a seguir o principal local de absorção de nutrientes, tendo sua área absortiva atribuída a seu grande comprimento e à organização do revestimento da mucosa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1450Q1076225 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Agente de Trânsito, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Com relação à atividade exercida pelos agentes de trânsito, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1451Q1046273 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor AEE, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), a professora percebe que algumas crianças com deficiência intelectual têm dificuldade de expressão corporal, comunicação e coordenação motora. Para favorecer o desenvolvimento global, opta por uma atividade coletiva que envolva musicalidade, interação e acessibilidade.
De acordo com os princípios do AEE, a organização física e material da SRM, o recurso mais adequado e que deve estar presente na Sala para esta proposta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1452Q1046282 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor AEE, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Em uma creche pública, a professora observa que determinada criança, com 2 anos e 5 meses, evita o contato visual, não responde ao próprio nome, apresenta movimentos repetitivos e dificuldade de interação com os colegas. Após conversar com a família, a equipe pedagógica decide acionar a rede de apoio e os serviços de saúde, propondo a inclusão da criança no programa de Atenção Precoce.
Com base na Lei nº 14.880/2024, a iniciativa da equipe pedagógica está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1453Q1083407 | Nutrição, Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

A elaboração de cardápios é uma tarefa atribuída ao nutricionista que exige conhecimentos técnicos da nutrição, além de saberes da Antropologia, Sociologia e Economia, considerando também aspectos afetivos, culturais e políticos. Diante disto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1454Q1076755 | Legislação de Trânsito, Lei N 9 503 de 1997, Condutor de Veiculos de Emergência, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

Com relação ao deslocamento dos veículos nas faixas de circulação, quando não existir sinalização de regulamentação, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1455Q889111 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico de Enfermagem Plantonista, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A vacinação é a melhor maneira de proteger o adolescente contra doenças imunopreviníveis. De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Adolescente (2024), assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE quando e quais vacinais este público precisa tomar a qualquer tempo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1456Q1083425 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Segundo Zabala (1998), ao pensar no que os alunos devem aprender, é preciso considerar diferentes tipos de conteúdos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de conteúdos factuais.

Fonte: ZABALA, A. Aprática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1457Q909095 | Nutrição, Leis da Nutrição, Nutricionista, UEPB, CPCON, 2024

Segundo Mezono (2002), além desses cuidados, deve-se observar os fundamentos da nutrição como as leis da alimentação definidas por Pedro Escudero em 1937, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1458Q880693 | Sistemas Operacionais, Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

No sistema operacional Windows, qual a função do comando nslookup?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1459Q1081402 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor do Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Mataraca PB, CPCON, 2025

Em uma visita técnica a uma escola pública que atende estudantes com e sem deficiência, o Ministério Público registra os seguintes pontos: ausência de rampas em alguns blocos, inexistência de profissionais de apoio escolar para estudantes com impedimentos severos e uma proposta pedagógica que restringe o acesso de estudantes com deficiência às aulas de educação física e atividades de lazer extracurriculares.
Considerando a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), analise os itens a seguir:

I- Aescola pode adotar critérios pedagógicos internos para restringir o acesso de estudantes com deficiência a atividades esportivas e recreativas, desde que não haja prejuízo ao rendimento nas disciplinas obrigatórias.
II- A ausência de profissionais de apoio escolar para estudantes com impedimentos significativos compromete o direito à educação em igualdade de condições e configura violação normativa.
III- A acessibilidade arquitetônica é desejável, mas não é obrigatória em instituições educacionais com projetos pedagógicos inclusivos e ambientes colaborativos de aprendizagem.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1460Q882244 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

H.U.V., sexo masculino, 49 anos, apresenta doença neurológica crônica e comparece a Estratégia Saúde da Família para atendimento de rotina. Durante a verificação dos sinais vitais, a técnica de enfermagem, percebe um padrão anormal de respiração caracterizado por inspirações rápidas e superficiais, seguida de inspirações regulares ou irregulares e períodos de apneia. Qual o nome dado ao padrão de respiração apresentado por H.U.V.?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.