Início

Questões de Concursos CPCON

Resolva questões de CPCON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q882940 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

É uma proposta de atividade voltada para a melhoria da comunicação do educando público-alvo da educação especial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1502Q882942 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino, é uma competência do(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1503Q897285 | Nutrição, Nutrição e Tireoide, Nutricionista, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Os distúrbios da tireoide podem ser conceituados como condições clínicas que alteram o funcionamento normal da tireoide, uma glândula com importante papel na regulação de numerosos processos metabólicos de todo o corpo por meio da ação dos seus hormônios. A orientação de um plano alimentar saudável faz parte do tratamento dos distúrbios da tireoide, evitando, assim, deficiências que podem acarretar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1504Q1076759 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Condutor de Veiculos de Emergência, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

As Resoluções do CONTRAN nº 965/2022 e nº 1012/2024 definem e regulamentam as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos, integrando juntamente com seus anexos os Manuais de Sinalização de Trânsito. Com relação ao tema, analise os itens a seguir.

I- Área de estacionamento para veículo de aluguel é a parte da via sinalizada para o estacionamento exclusivo de veículos de categoria de aluguel que prestam serviços públicos mediante concessão, permissão ou autorização do poder concedente.
II- Área de estacionamento de ambulância é a parte da via sinalizada, próxima a hospitais, centros de atendimentos de emergência e locais estratégicos para o estacionamento de ambulâncias e demais veículos da segurança pública.
III- Área de estacionamento rotativo é a parte da via sinalizada para o estacionamento de veículos, gratuito ou pago, regulamentado para um período determinado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, com uso obrigatório do pisca-alerta ativado.
IV- Área de estacionamento de veículos elétricos é a parte da via sinalizada para o uso de veículos com propulsão elétrica dotado de dispositivo plug-in para conexão à rede elétrica, exclusivamente durante o período de recarga.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1505Q880671 | Odontologia, Odontologia do Trabalho, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A equipe odontológica está sujeita a diversas doenças adquiridas por meio do contato direto (mãos ou pele) ou indireto (superfícies ambientais ou itens de uso do paciente), devido à proximidade e ao tempo de exposição prolongado durante a realização dos procedimentos. São procedimentos que visam a diminuir o risco de transmissão pelo contato direto e indireto com o paciente:


I- Uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

II- Higienização das mãos.

III- Higienização prévia da boca do paciente mediante escovação e/ou bochecho com antisséptico.

IV- Uso de sugadores de alta potência.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1506Q905252 | Enfermagem, Humanização, Enfermeiro, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Política Nacional de Humanização (PNH) é uma estratégia do Ministério da Saúde do Brasil que busca melhorar a qualidade dos serviços de saúde, com ênfase no acolhimento, na escuta atenta dos pacientes e no reconhecimento do trabalho em equipe. Nesse sentido, o enfermeiro desempenha um papel crucial na implementação dessa política, pois está diretamente envolvido na prestação de cuidados aos pacientes e na gestão dos serviços de saúde. Dessa forma, é CORRETO afirmar que o principal papel do enfermeiro na sua implantação consiste:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1507Q1045550 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Sobre a avaliação de estudantes com deficiência intelectual, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1508Q1045806 | Pedagogia, Legislação da Educação, AEE, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A legislação brasileira busca proteger os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e garantir sua inclusão social. A partir dessa premissa, avalie as seguintes afirmações referentes ao acesso a serviços e aos direitos das pessoas com TEA:

I- É assegurado à pessoa diagnosticada precocemente com TEA o acesso a ações e serviços de saúde, com a finalidade de obter atenção integral às suas necessidades nessa área, mesmo que o seu diagnóstico ainda não seja definitivo.
II- Embora as pessoas com TEA possam ser caracterizadas por apresentarem padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns, bem como partilhem de vários direitos que também são destinados às pessoas com deficiência, para todos os efeitos legais, as pessoas com TEA não são consideradas pessoas com deficiência.
III- Por se tratar de um tema diretamente ligado a questões que envolvem profissionais da saúde, da educação e da assistência social, a formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, é restrita a equipes multiprofissionais especializadas.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1509Q1032776 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Arquiteto, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

A proposição lógica A→B, admite as seguintes equivalências lógicas:

· (~B → ~A); e

· (~A ∨ B).

Considerando A = (p ∧ q) e B = r, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a contrapositiva de (p ∧ q) → r.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1510Q904286 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Um plano de ensino é constituído de várias partes. A parte do plano de ensino que detalha os fins da educação corresponde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1511Q884882 | Arquivologia, Agente Administrativo, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases: corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. A respeito dos conceitos e procedimentos relacionados com a gestão de documentos, analise as afirmativas abaixo:
I- Uma das características dos documentos de arquivo é a autenticidade. O documento de arquivo é autêntico quando tem a capacidade de sustentar os fatos que atesta. A autenticidade está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo. II- O princípio arquivístico, do respeito à ordem original, estabelece que o arquivo deva conservar a organização dada pelo órgão ou entidade, pessoa ou família que o produziu. III- Protocolo é o serviço encarregado do recebimento; classificação; registro; distribuição; controle da tramitação e expedição de documentos. IV- O arquivo intermediário é o conjunto de documentos produzidos em uma organização no seu nível tático, com posição intermediária na hierarquia organizacional.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1512Q905625 | Psicologia, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Considerando a atuação do psicólogo escolar em uma equipe multidisciplinar, em que ele deve oferecer informações e alternativas para diversas áreas e situações do dia a dia da escola, assinale a alternativa que corresponde a uma intervenção exclusiva deste profissional junto ao corpo docente da escola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1513Q905627 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

É possível afirmar que apsicoterapia existencialsurgiu a partir dos princípios psicológicos advindos das influências epistemológicas da Fenomenologia e das filosofias da existência. Esta psicoterapia engloba uma diversidade de correntes terapêuticas e define um conjunto de pressupostos. Assim, analise os pressupostos abaixo.


I- Os seres humanos têm necessidade de construir significado sobre a sua existência.


II- A construção pessoal tem lugar fundamentalmente no espaço subjetivo das relações com os outros e com o mundo.


III- O confronto com os dados da existência é parte intrínseca de um projeto de vida.


IV- A construção do projeto existencial é algo sempre em aberto ao longo do desenvolvimento pessoal.


Quanto aos pressupostos que correspondem à psicoterapia existencial, é CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1514Q905118 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Normalmente, os indivíduos dentro do Transtorno do Espectro Autista reagem de forma aversiva a estímulos sensoriais, dificultando a abordagem por parte do profissional. Durante o atendimento de um paciente autista, algumas condutas devem ser seguidas, a fim de estabelecer uma comunicação, um entendimento entre o profissional e o paciente, sem ocasionar a desregulação deste último e oportunizando um atendimento exitoso. Nas alternativas abaixo, marque a única opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1515Q1065381 | Sistemas Operacionais, Gerência de Memória, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

Em uma repartição pública, computadores com configuração de memória RAM insuficiente apresentam desempenho muito lento quando vários programas são abertos ao mesmo tempo. Para minimizar este problema de forma imediata e sem custos, a equipe de suporte técnico recomendou a configuração adequada de um recurso do sistema operacional que utiliza espaço do disco rígido para aumentar a capacidade de memória disponível temporariamente.

Qual recurso foi configurado pela equipe de suporte?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1516Q914599 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

A diarreia é um desarranjo do intestino, com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Pode ser potencialmente grave entre a população de crianças e idosos. Neste sentido, analise as afirmativas que se apresentam a seguir:

I- Os germes causadores da diarreia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.

II- São consideradas complicações da diarreia: desidratação; diarreias de repetição, desnutrição crônica, retardo do desenvolvimento do peso e estatura; retardo do desenvolvimento intelectual; morte.

III- Quanto ao tratamento: iniciar a ingestão do soro caseiro, o mais breve possível; aumento da ingestão de líquidos como soros, sopas, sucos; ingerir de 50 a 100 ml de líquido após cada evacuação diarreica; manter a alimentação habitual, principalmente o leite materno, corrigindo erros alimentares e seguindo as orientações médicas; observar os sinais de desidratação.

IV- São sinais de desidratação: olhos edemaciados; ausência de lágrimas quando a criança chora; boca e língua secas; ter muita sede e beber água ou outro líquido muito rápido; aumento no volume de urina; abaulamento da moleira (em bebês).

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1517Q1083049 | Direito da Criança e do Adolescente, Lei N 13 431 de 2017, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Uma das alterações feitas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA(1990) aconteceu em 2017 e diz respeito à garantia de direitos das crianças e adolescentes vítimas ou testemunha de violência.

É CORRETO afirmar que esta alteração diz respeito à lei da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1518Q914607 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Leia os versos abaixo sobre o racismo no Brasil

Mesmo após o decreto da princesa Há algumas correntes e grilhões Há mucamas, senzalas e porões E o racismo ofendendo a natureza Entre brancos e negros com certeza Nunca houve e nem há essa igualdade Preconceitos inda é realidade No emprego, na rua, na escola Só com outro Zumbi e Quilombola Pode o negro alcançar a liberdade.
(MEDEIROS, I, e RODRIGUES, J. R. Ivanildo Vila Nova: Mitos, versos & viola. João Pessoa, PB. Editora a União, 2016. P.219).

O Brasil é o país com a maior população negra fora do continente africano, esta população tem sido historicamente discriminada na sociedade brasileira. Analisando os versos sobre o racismo e considerando a realidade atual dos negros no Brasil, considere as proposições a seguir:

I- O Brasil passou por um longo período de escravidão e a abolição do trabalho escravo não assegurou, para os negros, a igualdade de direitos com os brancos.

II- O racismo no Brasil, atualmente, se manifesta apenas na esfera da política, pois a população negra não se encontra representada nos poderes legislativo e executivo.

III- O racismo no Brasil é estrutural e ocorre em diversas esferas da vida social e do cotidiano do país: na escola, nas instituições, na cultura e no mercado de trabalho.

IV- A inexistência de leis e normas que proíbam, criminalizem e punam a prática do racismo no Brasil, é uma das causas da existência do preconceito contra os negros.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1519Q871602 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Uma família composta por pai, mãe e três filhos fez uma viagem a Paris para assistir as olimpíadas de 2024. Em um dia, decidiram visitar pontos turísticos da cidade, como por exemplo, a e chegando lá decidiram pedir a uma Torre Eiffel, pessoa para tirar uma fotografia deles para registrar esse momento em família. Considerando as possíveis posições entre essas 5 pessoas, é CORRETO afirmar que o número de fotos distintas que é possível tirar dessas 5 pessoas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1520Q894655 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Conforme o Anexo I da Norma Regulamentadora Número 1 (NR 1): Termos e definições, é CORRETO afirmar que o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.